Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

O que a Bíblia diz sobre a boatos ou mexericos?

As palavras têm poder. Quando são bem empregadas elas podem edificar, encorajar, trazer paz, esperança e salvação. Mas quando são mal utilizadas, seu efeito é catastrófico, como o fogo destruidor (Tiago 3:6). Que efeito têm os boatos? Eles podem destruir amizades e afinidades. A Bíblia diz em Êxodo 23:1: “Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta.”

Conforme descrito em Provérbios, os mexericos são tão prejudiciais e duradouros como ferimentos físicos: “Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo” (Provérbios 25:18). Os boatos são uma perda de tempo precioso. Pessoas ocupadas e dedicadas em cumprir fielmente o seu dever não encontrarão tempo nem se intrometerão nas questões alheias: “Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão” (2 Tessalonicenses 3:11-12).

Os boatos arruínam amizades: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Os boatos baseiam-se em rumores: “O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” (Provérbios 11:13). O mexeriqueiro é aquele que sai difamando ou fazendo fofoca, como o querubim caído em Ezequiel 28:16. O “fiel de espírito” refere-se à pessoa que é confiável. O cristão deve ser íntegro, honesto, justo e de confiança. Ele deve saber dominar a própria língua e usá-la para edificar, ensinar a verdade, encorajar no caminho do bem e advertir em amor e bondade.

Biblia.com.br

  • LILIANE BARBOSA disse:

    bom dia, muito bom artigo necessitava de ouvir essas palavras .

  • francisco de sousa lopes disse:

    Valeu a pena esse comentário !!

  • aldilene abreu ferreira disse:

    Muito bom.

  • Roberto Diniz disse:

    Dentro da Igreja congregam pessoas humildes, sábias, e os que são ansiosos pelo poder. Os humildes trazem em seu coração pureza, ao passo que os desejosos de poder acumulam maldedes em seu coração. Para alcançarem o que buscam, muitas vezes passam por cima dos outros.
    Existem dentro da Igreja os que querem servir sómente, e outros que querem sómente aparecer.
    Tentam ofuscar o brilho daqueles que trabalham por amor.
    Espalham boatos mentirosos para tomar o cargo do irmão que trabalha.
    São raposas vestidas de ovelhas.
    Mas elas não prosperarão. A verdade sempre vencerá. Por si só elas caem no ridículo, e suas mentiras veem a tona.
    As promessas de Deus são verdadeiras e trazem esperança aos que estão abatidos pelos boatos maldosos. Veja:
    1 Pedro 3
    12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal[12].
    Creia, você não está só. Mantenha sua dignidade. Espere no Senhor.
    1 Pedro 3
    16 Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
    Seja forte. Confie nesse Deus zeloso e maravilhoso. Por mais dificil que seja sua situação, por injustiçado que sejas, o teu Advogado está contigo.
    Provérbios 19
    5 A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre.
    9 A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá.
    Por isso confie, e não deixe a ira te afastar do seu caminho, nem de Deus.
    Tenha um lindo dia.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações