biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a mentira?

Mentira

11 de abril de 2012

Quando mentimos não estamos seguindo o exemplo de Jesus: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:9-10). Além disso, Deus detesta a mentira, conforme escreveu Salomão: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Provérbios 12:22).

Segundo a Bíblia, o pai da mentira é o diabo, pois “Ele foi homicida desde o princípio, e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).Os que mentem são excluídos da presença de Deus: “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos” (Salmos 101:7). Portanto, podemos concluir que os desonestos não entrarão na cidade de Deus, conforme está escrito em Apocalipse 22:15: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”

Se dizemos que somos cristãos mas não obedecemos a Deus, somos considerados mentirosos: “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). Segundo o ensino bíblico, os hipócritas são mentirosos: “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade” (Tiago 3:14).

Porém, se nos arrependermos genuinamente, pela graça de Deus, e confessarmos os pecados, Deus é fiel em nos perdoar todos os pecados! “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Equipe Biblia.com.br