biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o medo ou temor?

Medo

11 de abril de 2012

O termo grego phobos (de onde vem a expressão “fobia”) significa “pânico”, “susto”, “medo”, “temor”, “reverência”. De modo geral, no entanto, a atitude de reverência diante da divindade é denotada na Bíblia pelo termo sebomai (“temer”, “temor respeitoso”, “reverenciar”, “adorar”). Esse temor pela divindade tem mais a ver com respeito e reverência do que “medo” em si.

Diferentemente dos povos gentílicos, os israelitas ficavam diante de Deus em temor e amor, pois Ele mesmo diz diversas vezes: “Não temais”. Aliás, comentaristas afirmam que existem 366 menções do termo “não temais” na Bíblia, um para cada dia do ano, inclusive o ano bissexto! Esse mesmo Deus que é grande, poderoso e terrível (Deuteronômio 10:17-18), ao mesmo tempo é gracioso para com o ser humano. Não podemos jamais perder de vista a noção de que a graça e o favor de Deus não anulam a solenidade do tratamento que devemos ter para com Ele.

Quanto ao medo corriqueiro, fruto do pecado em nosso mundo, deve ser vencido mediante a crença nas promessas de Deus. A Bíblia diz em Isaías 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Quando estiver com medo, não se esqueça de Deus. A Bíblia diz em Josué 1:9: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Existe um outro verso muito interessante que apresenta um verdadeiro remédio contra o medo. A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Quando amamos verdadeiramente ao Senhor e ao próximo, temos o medo extirpado do coração. Devemos nutrir sempre esse princípio no coração.

Outra dica importante é que não devemos ter medo das pessoas. A Bíblia diz em Hebreus 13:6: “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?” Nossos inimigos não devem ser odiados ou temidos. Jesus mencionou que devemos “amá-los” (Mateus 5:44). Que verdadeiro remédio para a alma! Não devemos ainda temer as nações ou governos. Em Deuteronômio 7:21 diz: “Não te espantes diante deles (outras nações), porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”.

Portanto, quando medo se levantar, creia que você tem um Deus que é maior do que qualquer dificuldade. Confie nEle! Ele está sempre presente para nos ajudar. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas horas de tribulação” (Salmos 46:1).

Equipe Biblia.com