biblia.com.br

À espera da pessoa certa

Namoro

11 de abril de 2012

“Como jovem cristã aprendi que Deus tem a pessoa certa para cada um de nós. Acreditei e segui esta lição. Só que estou sozinha até hoje e me sinto quase abandonada por Deus, pois não consegui realizar o meu sonho de me casar. O que vou fazer?”

Deus quer que você tome parte na escolha do seu futuro cônjuge. É isso mesmo: apesar de Ele ter planos lindos para a sua vida (Salmo 139:16), não é da vontade dEle que aguarde passivamente por uma pessoa enviada. A história de Isaque e Rebeca tem muito a nos ensinar sobre isso (ver Gênesis 24). Deus havia planejado o casamento dele com Rebeca, mas, não teria acontecido se o pai dele não houvesse enviado um servo para buscá-la a quilômetros de distância! Perceba que houve uma combinação entre o divino e o humano.

Você precisa conhecer rapazes, fazer amizades, para que dentre esses amigos escolha o seu amor. Lembre-se que para ser feliz é preciso fazer escolhas. Deus respeita o livre arbítrio de cada um e jamais a forçará a casar-se com alguém que não queira. Leia Gênesis 24:8 e veja que Rebeca era livre para aceitar ou não a vontade do Senhor para a vida dela.

Existem alguns critérios muito importantes a serem considerados com muita atenção: (1) Não se envolver emocionalmente em um relacionamento com jugo desigual. Deus é muito sábio em advertir claramente contra isso, pois ele conhece muito bem os riscos e problemas envolvidos (2 Coríntios 6:14); (2) Deve ser uma pessoa cristã que pertença a mesma denominação, interessada e comprometida com as coisas de Deus e que contribua para o seu fortalecimento espiritual. Isso envolve o estudo diário da Bíblia, a prática da oração, a frequência aos cultos e participação das atividades da igreja; (3) Os objetivos de vida devem ser parecidos, pois como poderiam duas pessoas permanecer juntas se os ideais e valores forem tão discrepantes ou irreconciliáveis? Para evitar esses problemas, é muito importante ter afinidade e semelhança de objetivos para se construir um lar e uma família feliz; (4) A pessoa deve ter uma conduta de respeito e educação para com os pais e familiares, e também deve se portar no namoro como um cristão  respeitoso, que deseja manter o ideal de pureza no coração, preservando-se para o casamento.

Ore ao Senhor para que lhe dê sabedoria para você também escolher dentre as possibilidades que Ele colocar em sua vida. Tendo feito essa escolha no coração, haja para demonstrar ao seu futuro amor que está interessada nele. Dê demonstrações carinhosas de uma pura moça cristã, para que o rapaz possa ter um “sinal verde” a fim de lhe pedir em namoro. A amizade e depois o namoro são etapas muito importantes que devem ser respeitadas para se poder conhecer melhor um ao outro e poder decidir pelo casamento ou não. Quando se decide pelo casamento, o noivado é também uma fase de preparação para o casamento, mas não é o casamento ainda. Ambos devem se resguardar para o matrimônio e nessa preparação é possível haver um rompimento ou a consolidação da decisão de se unir em casamento.

Deus quer que você seja feliz com a pessoa que escolher amar, e Ele deseja ajudá-la nessa escolha: “Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Salmo 25:12). Que Deus lhe abençoe!

Equipe Biblia.com.br

___________________________

Tenho uma sugestão de vídeo para você: