Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

É importante frequentar uma igreja? O que a Bíblia diz sobre isso? CD

Igreja – Hospital Espiritual

Vamos pensar um pouco sobre a igreja. A gente espera perfeição e santidade, não é? Quando olhamos com um pouquinho de atenção percebemos que os seguidores de Cristo e Sua igreja apresentam tantas falhas como os de fora, nos decepcionamos profundamente. Por que isto acontece?

A igreja deve ser o melhor lugar do mundo e os crentes as melhores pessoas. Essa é a expectativa, o ideal que esperamos ver na vida dos cristãos. Quando uma moça se casa, o marido espera, e ela também, que esta possa ser a melhor esposa do mundo. Esse é o ideal, mas não a realidade. A expectativa é uma coisa, mas o fato, outro. O mesmo ocorre com a igreja.

A fim de compreender isto, faz-se necessário compreendermos uma das funções da igreja.
“Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5:30-32)

Vemos aqui que uma das tarefas da igreja é tratar os ‘enfermos espirituais’. Isto significa que, se a mesma fosse perfeita, não haveria tal necessidade; Jesus não precisava ter vindo. Podemos compará-la a um “Hospital Espiritual”, no qual há vários tipos de enfermos.

Todos nós estamos doentes pelo pecado e precisamos de um lugar para esta cura: a igreja. O médico é Cristo e Ele tem o bálsamo reservado para cada um.

A falta deste conhecimento entre o povo de Deus é um dos grandes motivos que contribuem para a depreciação de Seu caráter entre os não crentes. Criticam a igreja por nesta haver pessoas indignas, que não estão ali para louvar a Deus. Esquecem que é bíblico o fato de haver entre o povo de Deus o joio (cf. Mateus 13:1-30) e assim caem na cilada de apenas enxergar os defeitos das pessoas. Deve-se perguntar a eles qual o jardim mais bonito que já viram. Comente sobre os belos e numerosos tipos de flores. Então, indague a essa pessoa se seria sábio destruir o jardim inteiro ou fazer um julgamento severo dele por causa das ervas daninhas. Certamente a resposta será não. O mesmo se dá em relação à igreja…

Devemos ver a igreja com outros olhos. Precisamos entender que apesar dos defeitos, ela continua sendo a noiva, a esposa de Cristo (cf. II Coríntios 11:2; Apocalipse 21:9, etc). Se ferirmos a noiva, estaremos fazendo o mesmo com o noivo.

Queremos nos unir a você no preparo para a volta de Jesus. Está aproximando-se o dia de glória. Enquanto o Senhor não chega, sigamos o conselho bíblico:

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. (Hebreus 10:25)

* Texto do acervo da Escola Bíblica

Comentarios

Este artigo teve "13 Comentários"

  • ilzinha disse:

    uma pessoa me falou uma vez q nao frequentava igreja pq Deus nao habita em templos feito por homens. gostaria de saber um pouco sobre este assunto.

    • Instrutor disse:

      Querida irmã e amiga, que ótimo poder conversar com você e saber que a Palavra de Deus nos esclarece em todos assuntos e dúvidas que surgem.
      Veja o que nos mostra Mateus 18:20:
      Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.
      Veja, não está dizendo o local, mas sim onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas para buscar e adorar a Deus, Ele estará presente, independente de quem tenha feito.
      O interessante é sempre buscarmos na Bíblia algo sobre determinado assunto e infelizmente muitas pessoas acabam acreditando em coisas que não tem fundamento algum, parabéns por ter buscado na Palavra do Senhor a resposta, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Norberto Pereira Filho disse:

    a Palavra de Deus diz que aonde ouver dois ou tres reunidos ai o Senhor está então temos que sempre estar na casa do Senhor

  • Erivaldo disse:

    2 cOR.11;2 Aqui Paulo está falando à;.. para VOS apresentar como virgem pura, Paulo não diz que a igreja é a noiva, Paulo está se referindo à aquela igreja, NÓS não somos IGREJA hoje. Apoc.21;9- A esposa é AQUELA QUE DESCE DO CEU a JERUSÁLEM CELESTIAL, essa desce do CEU não é essa ainda aqui na terra. Meu caro entenda que essa que está aqui agora é; somente congregação dos MEMBROS daquela IGREJA que foi FORMADA pelos santos APOSTOLOS e por JESUS CRISTO, a IGREJA foi formada ha mais de 2000 anos atrás, HOJE E somente HOJE, NÓS não podemos ficar nos incluindo nesse VÓS e NÓS dos textos biblicos dessa maneira que o NÓS hoje é GENTIS, e GENTIS não são IGREJA, GENTIS são MEMBROS E co-herdeiros, participantes de UM SÓ CORPO que CORPO? A IGREJA, más qual IGREJA? A de hoje? NÃO, a que FOI FUNDADA HÁ 2000 ANOS, podemos agora nos conectarmos com essa IGREJA através do EVANGELHO dos APOSTOLOS, o mesmo evangelho que JESUS mandou que ELES PREGASSEM.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, na antigüidade se contratava a um intermediário para que fizesse os acertos para o compromisso de um filho ou uma
      filha (ver Mat. 25: 1-13; 1 Cor. 7: 36-38; com. Gén. 24). Na realidade, entre os judeus um compromisso matrimonial tinha nesse então tanto valor como o
      casamento. Neste caso Paulo era o intermediário entre Cristo e a igreja.

      A noiva escolhida podia ficar em casa com seus pais, ou era entregue ao cuidado e ao amparo dos amigos de confiança do noivo até que este viesse a procurá-la com freqüência passava muito tempo entre o compromisso matrimonial e as bodas; mas durante esse lapso toda comunicação entre o noivo
      e a noiva se fazia por meio de um “amigo” de confiança (ver Jo 3: 29), a quem também lhe correspondia instruir e preparar à noiva para o dia quando
      chegasse o noivo. A responsabilidade do “amigo” se considerava sagrada. A infidelidade da noiva às vezes se castigava com a morte.

      Neste caso Cristo era o Noivo; a igreja de Corinto, a noiva escolhida, e Paulo, o “amigo” do Noivo. Paulo era o que tinha feito os acertos para o
      compromisso dos crentes corintios com Cristo (cf. ROM. 7: 1-6), e desejava que a igreja de Corinto permanecesse pura e descontaminado.

      O matrimônio se emprega com freqüência nas Escrituras como uma ilustração da relação entre Cristo e seu povo (ISA. 54: 5; 62: 5; Jer. 3; Eze. 16:
      8-63; Ouse. 2: 18-20; F. 5: 25-32). O supremo sacerdote, que simbolizava a Cristo, estava autorizado para casar-se unicamente com uma virgem (Lev. 21:
      10-14). A ofegante expectativa da igreja é encontrar-se com Cristo cara a cara.

      O momento supremo no antigo ritual do casamento era quando aparecia o noivo para tomar a sua noiva e levá-la a sua casa para a festa de bodas.
      Paulo, como amigo do Noivo, pensava em seu gozo quando Cristo retornasse e ele tivesse o gozo de lhe apresentar aos corintios. Será um dia de imenso quando a noiva contemple o rosto do Noivo e veja sua gloriosa pessoa (1 Cor. 13: 12; 1 Ped. 1: 7-8; 1 Juan 3: 2). Então o Noivo contemplará a sua noiva adornada com as brancas e puras vestimentas de justiça e, satisfeito, a levará a casa de seu Pai (ISA. 53: 11; Sof. 3: 17; Jo 14: 1-3).

      Perceba como podemos considerar este texto para os dias atuais, o que acha?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Erivaldo disse:

    Heb.10;25 CONGREGAR- significa= CONVOCAR- REUNIR- AGREGAR- REUNIR-SE EM CONGRESSO, más nunca vai significar termos que ir à UMA IGREJA (predio, local) significa que é PARA ESTARMOS NOS REUNINDO, PORQUE? Jesus diz; João.4;21..HORA VEM QUE NEM NESTE MONTE E NEM EM JERUSALEM ADORAREIS O PAI. Significa que NÓS não podemos ficar prendendo DEUS entre 4 (quatro paredes) e falar que DEUS está AQUI? Jesus diz; DUAS OU TRES PESSOAS, somente nós reunirmos, sem nescessidade de nenhuma AUTORIDADE ECLESIASTICA, pois Jesus é o que vai nos levar ao PAI, não ha nescessidade de outro homem ficar intercedendo por outro homem, ORE por mim não existe. Não temos mais sacerdotes à levar pecados nosso a DEUS. O espirito Santo foi enviado para nos ensinar-1 JOÃO.2;27- A unção do E. Santo que Jesus enviou irá ensinar a todos a quanto receberam.

    • Instrutor disse:

      Com certeza querido irmão, porém cremos que na igreja podemos nos encontrar com Deus e também com outras pessoas que compartilhem da mesma fé que a nossa, além de podermos nos unir para pregar o evangelho, é claro que podemos fazer isso dentro de casa, mas perceba que na igreja a probabilidade de uma pessoa ir é muito maior que na casa de alguém, ainda mais nos dias de hoje. Só irão na casa quem for conhecido, você concorda sobre isso?
      Aguardamos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • Maria Ana disse:

    Sou batizada na igreja católica porque meus pais eram católicos quando nasci. Conheci a Deus pela igreja católica. Conforme fui crescendo acabei me afastando da igreja mas não de Deus, pois em todos os momentos de minha vida foi pela fé Nele que atravessei bons e maus momentos. Em uma certa altura de minha vida meu vai se converteu a igreja evangélica e a partir daí passamos a viver uma verdadeira tempestade em nossa vida pois eles (da igreja) exigiam que ele nos levasse (a família) para a igreja. o que acontece é que meu pai é uma pessoa muito correta e quando via alguma barbaridade dentro daquela igreja ele mudava pra outra (ele já foi da adventista, batista, universal, mundial e outras tantas que nem me lembro mais) Hoje o que vemos na igreja evangélica sao pessoas que se aproveitam da situaçao de vulnerabilidade das pessoas em benefício próprio. Não me refiro somente ao “problema” com dinheiro, mas a falta de postura, honestidade, credibilidade, e respeito e falta de amor ao próximo. Agora pergunto, como posso frequentar a igreja sabendo de tudo de errado que acontece lá dentro? Estarei eu sendo conivente com esse tipo de pessoas? Uma pessoa da assembleia de Deus me disse que minha oraçao feita em casa nao tem o mesmo “efeito” da oração feita na igreja e que é pra eu fechar os olhos ao joio. Pocurei na bíblia e nao encontrei onde está escrito que só a oração feita na igreja é ouvida por Deus. Onde está na bíblia que temos que frequentar uma igreja em vez de reunirmos familiares e amigos e fazermos nossas oraçoes e adoraçao ao senhor em nossa casa ou qualquer outro lugar. Ficarei grata se me esclarecer essas dúvidas. Obrigada

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, ficamos muito felizes em podermos conversar contigo sobre este assunto que realmente é muito delicado, pois , na verdade mesmo na igreja encontramos muitos problemas, afinal de contas todos que frequentam a igreja são seres humanos falhos e pecadores não é mesmo?
      Devemos comparar a igreja como um hospital, onde Jesus Cristo é o Médico, ou seja, muitas pessoas vão ao hospital buscando a cura, da mesma forma, muitos vão a igreja para buscar a cura espiritual, não é assim que ocorre?

      Pensando desta forma irmã, chegamos a conclusão que vamos a igreja para nos aproximar de Deus, pois lá é a Sua casa, qual pai não fica feliz por ver um filho ou filha que Ele tanto ama em sua própria casa?

      Isso também ocorre com Deus, Ele deseja nos ver na igreja para que possamos nos aproximar mais dEle, a oração e o estudo da Bíblia feito em casa é fundamental e o que mais falta em milhares de pessoas é justamente isso, pois se todos tivessem um relacionamento diário com Cristo certamente as atitudes seriam completamente diferentes, você concorda neste sentido?

      O que pensa a respeito? Aguardaremos seu retorno e opinião para prosseguirmos neste assunto, pois a igreja que devemos frequentar é algo muito importante, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • NAILDO VENANCIO disse:

    Parabéns pelo maravilhoso artigo. Este texto esclarece claramente o objetivo pelo qual existem as igrejas prédios levantados nas cidades grandes e nos cantos mais escondidos. Hospital espiritual. Sem essa visão não iremos compreender o real sentido da Igreja. Só precisa de médico quem está doente, e, quem está doente é levado ao hospital. A igreja local é o hospital, a liderança com dons, vocações, chamado específico e capacitação, são os médicos. O pastor é um médico, o professor da EBD, é um médico, o pregador é um médico, o evangelísta e o grupo de evangelísmo é a ambulância que recolhe os doentes pelas ruas e valados e os trazem para o hospital igreja.
    Claro, que falamos no sentido figurado, porém, usando a revelação que o Espírito Santo nos permiti ter. PARABÉNS AO AUTOR DO TEXTO, PARABÉNS AO INSTRUTOR.

  • Luis Henrique Cerqueira Machado disse:

    Parabéns por esse site.
    vcs esclarecem duvidas sobre diversos assuntos e isso é muito importante para o jovem cristão. vou pregar na domingo pra iniciarmos o mes dos jovens.
    peco a todos q estejam orando pela minha vida para q o ESPIRITO DE DEUS possa está falando ao meu coraçao.
    Q JESUS ABENÇOE A TODOS

  • Luis Henrique Cerqueira Machado disse:

    GOSTARIA QUE FALACE UM POUCO SOBRE JOVENS CRISTAOS NO MUNDO ONDE SER CRENTE É A MAIS NOVA MODA

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *


Estude a Bíblia