Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

É importante frequentar uma igreja? O que a Bíblia diz sobre isso?

Vivemos em uma época em que a correria faz parte de nosso dia a dia. Não há tempo para tudo aquilo que queríamos, pois há inúmeros compromissos e muitas outras coisas a se fazer. A sociedade moderna vive num ritmo frenético e tal situação prejudica inclusive a comunhão entre família e igreja.

Sendo que a vida moderna é desta maneira, será que não bastaria comungarmos com Deus em nosso lar ao invés de ir sempre à igreja? Para ter resposta a esta questão, precisamos analisar por que existe a igreja e qual é seu propósito. Na Bíblia, vemos que a primeira ocorrência de uma igreja, um local de adoração, foi com o povo de Israel, quando Deus os livrou dos egípcios. A ordem divina foi: “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles” (Êxodo 25:8).

Mesmo sendo Onipresente (está em todo o lugar), Deus estabeleceu um lugar onde pudesse encontrar-Se de forma mais pessoal com seu povo: o Santuário. Em seguida, após serem abolidos os rituais do santuário, Deus instituiu a igreja como o lugar onde se encontraria com Seus filhos; o propósito da mesma é servir e levar a mensagem do evangelho às pessoas. “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6 RA).

Como um meio organizado, a importância da igreja é animar, instruir, ensinar, levar as pessoas a estarem em comunhão com Deus. Mas será que não podemos estar firmes com Deus fazendo nossos cultos em casa apenas? Muitas pessoas colocam este argumento como desculpa para não ir à igreja. Dizem que estão firmes com Deus, que oram sempre e leem a Bíblia em casa. Contudo, é muito mais fácil nos dedicarmos à adoração a Deus quando estamos em um lugar apropriado para isso. Prova de que Deus quer que comunguemos com Ele também na igreja, está no seguinte texto: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25 RA).

De modo claro, Paulo ensina que os cristãos não devem deixar de congregar-se como é costume de alguns e que, quanto mais se aproxima o dia da volta de Jesus, mais devemos ir à igreja a fim de nos prepararmos. Se este conselho era válido há cerca de 2000 atrás, imagine hoje! A seguinte ilustração nos ajudará a entender ainda mais sobre a importância de congregar-nos: O que acontece a uma brasa quando sai do fogo? Ela permanece acesa, mas por pouco tempo, pois ela vai esfriando e apagando. O mesmo se dá conosco quando saímos da igreja, vamos esfriando na fé e em seguida, apagamos.

Caso você sinta que sua a igreja está desanimada, com poucos membros, saiba que Jesus está presente mesmo assim: “… onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20 RA). Esteja firme no Senhor, pois Deus escolheu a igreja para encontrar-Se com Seu povo porque é ali que Ele quer nos instruir. O Senhor sabe também que a comunhão entre os irmãos fortalece a fé e o ânimo a fim de perseverar em seguir a Deus e que o louvor através dos cânticos enriquece a vida espiritual.

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:24-25).

“Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável” (Salmos 135:3 RA).

O grande dia da volta de Cristo se aproxima. Não compensa ficarmos longe de Deus, e se não vamos à igreja, torna-se mais fácil nos afastarmos de Jesus. Faça como o salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Salmos 122:1).

Equipe Biblia.com.br

  • Cleber disse:

    Olá boa noite!
    As pessoas me dizem que na igreja não podemos olhar para homens, Devemos olhar p Deus.
    Então pq Paulo disse “sede meus imitadores assim como sou de Cristo”
    Imitar a quem na igreja de hj onde andam todos corrompidos pelo dinheiro, poder, estatos dentro da igreja, pornografia, aduterio ……

    • Moderador disse:

      Olá, Cleber!

      Veja esses outros textos:

      “Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.
      Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.” 1 Coríntios 4:16,17;20

      “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” Efésios 5:1

      Nas palavras de Paulo vemos que os ministros devem viver de tal modo que seu povo possa tê-los como modelo, e viver segundo seu exemplo. Eles devem guiá-los tanto pela vida quanto por seus lábios, ir adiante deles no caminho para o céu e não se contentar em apontá-lo.

      Contudo, Cristo sempre será o nosso exemplo perfeito! Se você não encontra pessoas que lhe inspirem, permaneça tendo a Cristo como seu modelo. Não fomos chamados para nos deter nos erros alheios mas para prosseguir permanecendo em Cristo, a videira sem a qual nada podemos fazer. Leia João 15.

      Contudo, ainda há gente fiel e temente a Deus, embora sejam poucos!

  • eder disse:

    A pergunta na verdade é : Deus precisa de um templo para se manifestar? Claro que não, a palavra nos ensina que devemos se achegar a Deus e Ele se achegará a nós, independente de estarmos em um templo ou não, em nada devemos limitar a Deus, por que a ideia de um corpo é exatamente estarmos unidos em amor, misericórdia e justiça e que possamos se apoiar uns nos outros, e devemos nos lembrar que o fato de estarmos dentro de uma igreja não nos garante a salvação, más o motivo de estarmos ali isso sim pode nos guiar a salvação ou ao inferno.

    Se eu vou a igreja por que penso em ser prospero e abençoado e por que eu quero que Deus realize os meus sonhos estamos perdendo a essência de igreja. Devemos entender que jJesus deve ser o centro do evangelho e Ele nos ensina a amar respeitar e tratar as pessoas com misericórdia e justiça estando sempre em união uns com os outros. E se vamos a igreja pelo que queremos que Jesus faça por nós eu preciso dizer que caminhamos em um caminho perigoso. Devemos se reunir em uma igreja ou fora dela não por que queremos algo, mais sim porque já nos alcançou graça maior que é a salvação, devemos buscar conhecer mais de Jesus para não nos perder neste caminho, devemos ser igreja e não só estar em uma, por que o que esta no corpo sem ser do corpo é parasita, assim também quem está na igreja sem ser igreja se torna parasita, seremos julgados pelos atos que fizermos fora da igreja e não o que fizermos dentro dela. Devemos ser igreja em todo tempo por que fomos chamados a ser filhos de Deus irrepreensíveis em amor e o Senhor nos observa em todo o tempo.
    Fiquem com Deus e que Ele nos abençoe !!!!!!

  • Alex Sandra Silva disse:

    Boa noite,

    É bíblico que o templo do Senhor, e casa de oração.

    Mateus 11:15/17
    15. Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas;

    16. e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio;

    17. e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.

    Devemos sim ir na igreja,orar, adorar, louvar, ouvir a palavra de Deus, e se tivermos oportunidade falar da palavra para pessoas que necessitam dela.
    O problema é que procuramos una igreja perfeita e não vamos achar. Perfeito só Jesus. A igreja é direcionada pelo homem e o homem é falho. Assim como nós também somos. Quando estamos no templo de Deus, temos que pegar a parte que nos cabe, ajudar ao próximo o máximo que pudermos e descartar o que não nos acrescenta nada.
    Separar o joio do trigo.
    Porém tem gente que esquece que tem uma vida, se enfia na igreja e o seu lar desabando. Temos que tomar cuidado. Vigiar orar.
    Não é o templo que salva e sim sua fé e seu sincero arrependimento.

    A paz para todos.

  • Anderson disse:

    Nós somos a igreja, nós somos o templo.

  • Anderson disse:

    As pessoas desanimam de ir a igreja por causa do joio e há igrejas que são impossíveis de se congregar pois os verdadeiros cristão estão desanimando de ir às casas de concreto por causa que a maioria dos pastores querem viver de aparência e é essa imagem que eles passam ao público a maioria que está ali se apóia

    • debora disse:

      Paz, Anderson!
      Não podemos deixar que pessoas interfiram em nossa comunhão com o Senhor.
      O foco é relacionar-se com Ele, é olhar para Ele e permanecer nEle.
      Todos somos pecadores e carecemos de Sua misericórdia. Oremos uns pelos outros
      e como diz a Palavra:

      “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
      Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
      assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”
      Romanos 12:3-5

      “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
      Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Romanos 12:17,18

      Paz!

  • Rafael Carmo disse:

    Obs: Não existe essa ramificação relacionada à igreja, pois, só existe UMA, à de Cristo!
    Igreja não é um templo, mas as pessoas que constituem um templo (ou não)!
    Quem somos nos para separar as ovelhas dos bodes?
    Existem ovelhas dentro e fora dos templos, isso é Fato!!!

  • Rafael Carmo disse:

    Laiser, Deus nos orienta à sermos igreja…

    Reflita no seguinte:

    Baseando-se nos feitos e discórdias que jesus pronunciou à cerca de TEORIAS do tipo farisaicas, você acha q ELE aconselha você(ou nós) à que?

    À IRMOS ou à SERMOS?

    Não estou aqui pra fazer apologia à não frequentar um templo(até porque eu frequento) mas, a questão é ir além de meros “SERVOS INÚTEIS”(Jesus que disse), ELE nos chama pra sermos filhos(Veja Lucas cap.17) e filhos bem chegados, uma amizade profunda que vem através de um ótimo relacionamento..

    E NÃO DEVEMOS limitar o Médico dos médicos aos “Hospitais”, até porque ELE opera maravilhas ONDE e quando ELE quiser, lembremos o que Jesus disse á mulher Samaritana mediante o poço… (João cap. 4)

    Graça e Paz!!!

  • isabel disse:

    A paz do Senhor, uma pessoa me perguntou porque devemos ir a igreja, se podemo orar e louvar em casa, e fiquei sem saber o que responder,queria mais informações sobre este assunto por favor, oObrigada, que Deus continue ti abençoando…

  • Laiser disse:

    Boa Noite! Deus nos orienta á ir a igreja? Por que?

  • gabriela disse:

    Mas nao esqueçamos que a verdade esta em Cristo,

  • Luis Henrique Cerqueira Machado disse:

    GOSTARIA QUE FALACE UM POUCO SOBRE JOVENS CRISTAOS NO MUNDO ONDE SER CRENTE É A MAIS NOVA MODA

  • Luis Henrique Cerqueira Machado disse:

    Parabéns por esse site.
    vcs esclarecem duvidas sobre diversos assuntos e isso é muito importante para o jovem cristão. vou pregar na domingo pra iniciarmos o mes dos jovens.
    peco a todos q estejam orando pela minha vida para q o ESPIRITO DE DEUS possa está falando ao meu coraçao.
    Q JESUS ABENÇOE A TODOS

  • NAILDO VENANCIO disse:

    Parabéns pelo maravilhoso artigo. Este texto esclarece claramente o objetivo pelo qual existem as igrejas prédios levantados nas cidades grandes e nos cantos mais escondidos. Hospital espiritual. Sem essa visão não iremos compreender o real sentido da Igreja. Só precisa de médico quem está doente, e, quem está doente é levado ao hospital. A igreja local é o hospital, a liderança com dons, vocações, chamado específico e capacitação, são os médicos. O pastor é um médico, o professor da EBD, é um médico, o pregador é um médico, o evangelísta e o grupo de evangelísmo é a ambulância que recolhe os doentes pelas ruas e valados e os trazem para o hospital igreja.
    Claro, que falamos no sentido figurado, porém, usando a revelação que o Espírito Santo nos permiti ter. PARABÉNS AO AUTOR DO TEXTO, PARABÉNS AO INSTRUTOR.

  • Erivaldo disse:

    2 cOR.11;2 Aqui Paulo está falando à;.. para VOS apresentar como virgem pura, Paulo não diz que a igreja é a noiva, Paulo está se referindo à aquela igreja, NÓS não somos IGREJA hoje. Apoc.21;9- A esposa é AQUELA QUE DESCE DO CEU a JERUSÁLEM CELESTIAL, essa desce do CEU não é essa ainda aqui na terra. Meu caro entenda que essa que está aqui agora é; somente congregação dos MEMBROS daquela IGREJA que foi FORMADA pelos santos APOSTOLOS e por JESUS CRISTO, a IGREJA foi formada ha mais de 2000 anos atrás, HOJE E somente HOJE, NÓS não podemos ficar nos incluindo nesse VÓS e NÓS dos textos biblicos dessa maneira que o NÓS hoje é GENTIS, e GENTIS não são IGREJA, GENTIS são MEMBROS E co-herdeiros, participantes de UM SÓ CORPO que CORPO? A IGREJA, más qual IGREJA? A de hoje? NÃO, a que FOI FUNDADA HÁ 2000 ANOS, podemos agora nos conectarmos com essa IGREJA através do EVANGELHO dos APOSTOLOS, o mesmo evangelho que JESUS mandou que ELES PREGASSEM.

  • Norberto Pereira Filho disse:

    a Palavra de Deus diz que aonde ouver dois ou tres reunidos ai o Senhor está então temos que sempre estar na casa do Senhor

  • ilzinha disse:

    uma pessoa me falou uma vez q nao frequentava igreja pq Deus nao habita em templos feito por homens. gostaria de saber um pouco sobre este assunto.

    • Instrutor disse:

      Querida irmã e amiga, que ótimo poder conversar com você e saber que a Palavra de Deus nos esclarece em todos assuntos e dúvidas que surgem.
      Veja o que nos mostra Mateus 18:20:
      Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.
      Veja, não está dizendo o local, mas sim onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas para buscar e adorar a Deus, Ele estará presente, independente de quem tenha feito.
      O interessante é sempre buscarmos na Bíblia algo sobre determinado assunto e infelizmente muitas pessoas acabam acreditando em coisas que não tem fundamento algum, parabéns por ter buscado na Palavra do Senhor a resposta, conte sempre conosco, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações