Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Por que Deus criou o Homem?

A Paz do Senhor,

Alguns crêem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Contudo, no Gênesis não há referência ao por que Deus criou o homem, simplesmente diz que o homem foi criado e colocado num paraíso, num mundo maravilhoso, num lugar bem especial mencionado pelo nome de Jardim do Éden.

O livro do Gênesis nos diz que Deus formou o corpo do homem “do barro da terra”, e lhe soprou no rosto “alento de vida”. A vida é sagrada porque vem de Deus.

A obra de um artista é o reflexo de sua arte. Ainda que, às vezes, uma obra de arte não tenha a assinatura de seu autor, é possível descobrir de quem é a obra porque ali está refletida a sua personalidade. O homem é imagem de Deus. Vejamos alguns aspectos que manifestam a imagem de Deus no homem:

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Por ter sido criado à imagem de Deus, o ser humano tem a dignidade de PESSOA. Não é tão somente alguma coisa, mas alguém. O homem é a única criatura da terra à qual Deus amou por si mesma. Só ele está chamado a participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Para este fim foi criado e esta é a razão fundamental de sua dignidade.

O HOMEM É UM SER INTELIGENTE. Os animais não pensam, mas o homem pode pensar e expressar seu pensamento com palavras. Sabe calcular, contar, medir etc..; fabrica motores, descobre a eletricidade. Distingue-se dos demais seres por sua razão ou inteligência, que é um reflexo da inteligência de Deus. Os animais louvam a Deus sem o saber; o homem o faz sabendo…

O HOMEM É UM SER LIVRE. Os animais se governam por instintos e não podem agir de outra maneira; as plantas regem-se por leis as quais obedecem cegamente. O homem pode escolher; pode fazer uma coisa ou outra; pode fazer o bem ou o mal, pode cumprir ou não as leis que o Senhor lhe deu. Deus lhe concedeu a faculdade de escolher livremente. Deus quis o homem livre.

O HOMEM É REI E SENHOR DO MUNDO. Deus entregou o mundo ao homem para que o submetesse e transformasse. O homem pode domesticar os animais selvagens, desviar os rios, fazer saltar as pedras, cortar as árvores, etc.. Deus o quis assim. Sendo Deus o Dono e o Senhor de tudo, porque tudo criou e tudo lhe pertence, colocou tudo nas mãos do homem, para que este seja senhor e domine a terra. Nisto também se parece o homem com Deus, que lhe fez participar do dom de poder dominar sobre os animais, as plantas…, todo o mundo.

O homem e a mulher foram criados por Deus em total igualdade, como pessoas humanas, mas com diferenças morfológicas e peculiaridades psicológicas. Ser “homem” ou ser “mulher”, é pois, uma realidade boa e querida por Deus. O homem e a mulher são, portanto, “imagem de Deus”. Vamos procurar sempre agradecer a Deus, que nos criou e tem cuidado de nós.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Comentarios

Este artigo teve "21 Comentários"

  • muito obrigado pelas vossas partilhas que continuem assim a difundir o envagelho a dar gloria ao Altissimo, tudo de bom para vos que Deus vos proteja sempre.

  • jorge disse:

    Bom dia, li a bíblia e esta referia ” Deus disse:Façamos o ser humano á nossa imagem” e novamente ” o senhor disse: Eis que o homem quanto ao conhecimento do bem e do mal se tornou como um de nos…”
    A bíblia refere duas vezes um “nos” quem é esse “nos” assim tao poderoso?

    • Instrutor disse:

      Muito interessante esta questão querido irmão, no primeiro texto que mencionou estava se referindo a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, já no segundo texto nos mostra que o homem se inteirou de seu castigo e do plano de redenção. Por sua desobediência tinha conhecido a diferença entre o bem e o mal, ao passo que Deus tinha procurado que obtivera esse conhecimento mediante sua espontânea cooperação com a vontade divina. A promessa de Satanás de que o homem chegaria a ser “como Deus” tão só se cumpriu que o homem agora conhecia algo dos resultados do pecado.
      Estaremos aguardando sua opinião, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar sempre, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • bia disse:

    obrigado, todos esses comentários esclareceram muitas coisas para mim.

  • Eu achei que era meio grande mais td bm é sobre deus eu amo eleele não tinha que morer por nos nos tinha que viver ele tambem fim thauuuuuuuuuu

  • isadora disse:

    muito obgada por essas palavras me exclareceram muito…
    mas é bom ter em conta o que diz o Deuteronomio 29:29 que as coisas encobertas sao para o nosso Deus e as reveladas para nós nossos filhos para se cumprirem….. nao tentem chegar aonde Deus nao deixou que a mente humana alcançasse……..que Deus nos abençoe e nos dê luz…

  • MANOEL LEITE disse:

    Eu creio muito no amor de Ddeus, maas também devemos lembrar daa sua justiça.

  • mayane disse:

    Exatamente querida irmã, temos de tentar nos aproximar e ter como exemplo as atitudes de Cristo aqui na Terra, infelizmente é algo muito difícil pois o mundo sempre tenta nos afastar de Deus, mas conforme tivermos uma comunhão proxima com Deus com certeza, Ele nos ajudará a isso não é mesmo? Você concorda com isso?
    Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande ab

  • mirian gomes de oliveira souza disse:

    outro dia um pastor veio e falou que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, mas não através do homem e sua carnalidade e sim a sua imagem e semelhança da alma, eu fiquei pensando que isso explica tanto. mas se Jesus é Deus nós também somos imagem e semelhança de Deus como homem também. pois quando formos ter com o pai celestial veremos as marcas dos pregos que Jesus tem nas mãos, foi o momento em que Jesus passou pela terra e Deus nos mostrou, como era a sua imagem e semelhança através de jesus. mas temos que andar como Jesus andou, pelo menos tentar Jesus sentiu todas as fraquezas do Homem para que Deus nos desse chance de ser perdoados, porque senão Deus já tinha feito a terra engolir esses pecadores sobreviventes habitáveis da terra.

    • Instrutor disse:

      Exatamente querida irmã, temos de tentar nos aproximar e ter como exemplo as atitudes de Cristo aqui na Terra, infelizmente é algo muito difícil pois o mundo sempre tenta nos afastar de Deus, mas conforme tivermos uma comunhão proxima com Deus com certeza, Ele nos ajudará a isso não é mesmo? Você concorda com isso?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • alex matos disse:

    meus irmão? vejam só! gen 1.1 diz que Deus criou o ceu e a terra. acaba ai toda duvida. você crê que o Senhor criou o Céu e a terra? pronto! se Ele criou o ceu e a terra não temos motivos para duvidar de mais nada que vem do Senhor. temos que entender uma coisa, apesar de imagem e semelhança somos seres limitados em pensamentos. necessitamos do Senhor para nos revelar muita coisa ocultas, mas, tenha certeza de uma coisa! para que a sua e a minha vida seja transformada a bíblia que é a palavra de Deus nos dá motivo de sobra com grande entendimento para todo ser humano sobre a forma certa de viver e ter um encontro com Deus. Deus é amor. não vamos ficar se apegando em detalhes isolados, porque tenho certeza que o Senhor te revelara que por detrás de uma criação sempre tem um criador. isso que temos que saber. aceite a Jesus como seu único e suficiente salvador e verá
    como é bom desvendar os mistérios de Deus e muitos nem poderão ser contados, é só você e Deus. a paz do Senhor Jesus para todos. AMEM !!!! Alex Matos.

  • Arilson disse:

    DEUS criou o homem para adoralo e viver eternamente com ELE mais depois da queda o homem so conseque se um verdadeiro adorador e te uma vida eterna com DEUS atraves do reconhecimento do sacrificio de CRISTO no calvario e tendo ELE como seu unico e suficiente SALVADOR.

  • Arilson disse:

    A paz! Em Gen 1.1 diz: no principio criou o ceu e a terra. A terra era perfeita mais devido a espulçao de de lucifer do ceu ele cai na terra e ela e completamente destruida, no versiculo 2 nos diz que a terra era sem forma e fazia pois o profeta Isaias diz que Deus ñ vaz nada sem forma, dai em diante DEUS começa reconstruir a terra poi a agua tinha tomado conta de tudo e no sexto dia a imagem de DEUS os criou o homem macho e femia os criou, mas o homem ainda ñ tinha forma mais no cap.2.7 diz e formou o SENHOR DEUS ao homem do po da terra.

  • Deusimar disse:

    Embora bem apresentado as propriedades da criação humana. Então não há como responder essa pergunta?

    - Obs.:
    Já vi pregações respondendo essa pergunta como na parte introdutória deste texto. Mas esquecemos a idéia que Deus já tinha criado anjos, antes do homem, assim Deus já possuia seres semelhantes para se relacionar.
    Porque de fato Deus criou o homem?

    • Instrutor disse:

      A resposta é simples, Deus criou o homem por amor, da mesma forma que um casal deseja ter um filho, Deus criou o homem unicamente por amor, mesmo sabendo que iríamos pecar, Ele criou também o plano da salvação para que um dia possamos viver eternamente ao lado dEle, isso não é maravilhoso?
      Conte sempre conosco, um grande abraço.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, tudo bem contigo?
      Gostaríamos muito de conversar contigo sobre a Palavra de Deus, aguardamos seu retorno, um grande abraço.

  • fry disse:

    mas o homem é imperfeito, entao na sua logica Deus tambem é imperfeito?Afinal o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus!

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, o home foi criado a imagem e semelhança de Deus, porém tomou decisões próprias e com isso o pecado entrou no mundo e também adquirimos uma natureza pecaminosa.
      Deus é perfeito e um dia irá nos trazer de volta a perfeição quando o pecado for destruído, Jesus em breve está voltando e o maior desejo dEle é que estejamos ao Seu lado eternamente, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • MARIA MANUELA disse:

    o meu comentario e o seguinte::.estou 1000% de acordo com o que li acima..so gostava de adicionar o seguinte:: Deus diz na Biblia se passeava por cima das aguas..o espirito de Deus..pois Deus e espirito…as aguas ja existiam muito antes da terra ser formada..alias..por debaixo das aguas ja existia a porçao seca..da qual Deus retirou e separou das aguas…mas nao havia luz..pela palavra de Deus tudo ficou claro…esta passagem e linda…mostra que ja havia neste gesto uma intençao..de criar um mundo novo…Deus antes deste capitulo ja tinha formado os anjos no céu…que O adoravam..lhe prestavam gratidao que o Louvavam…neste capuitulo..Deus esta noutro sitio nao ao lado dos anjos no céu…esta numa dimensao muito longe..perto de aguas…que no meu ver ja existiam a bilioes de anos…e dentro nas profundezas..existia terra..que estava la escondida…mas que so com uma ordem poderia submergir de novo…uma ordem dum ser que tudo obedece…Deus…Jesus calmou as tempestades…Deus abriu o mar vermelho..pela sua palavra tudo obedece e tudo se mexe..aquela cena de que Deus queria formar um mundo novo…um mundo onde Deus pode-se olhar e gostar do que via…criar tantas coisas lindas..como um quadro…penso que foi por isso que Deus criou este mundo com tantas cores…para serem admiradas..os animais saltando..outros voando…mas sem fala…Deus queria um ser que tivesse comunicaçao com Ele, como os anjos faziamm no céu..mas ao ser humano Deus queria mais..queria que o homem gosta-se Dele por livre vontade..dai o livre arbitrioentao Adao foi formado para agradar a Deus..e Adao falava com Deus..todos os dias..lhe dava coisas…mas estava triste..Deus percebeu no seu semblante que Adao nao tinha companheira como os animais..e ai sim Deus o prsenteou com Eva..mas a finalidade de dweus era que este par o visse como um Pai a quem se deve respeito e que se ama, se grada com coisaas..e ambos sabiam que Deus os visitava sempre ao fim do dia…so que ninguem contava que Lucifer ja estivesse ali naquele lugar muito antes da chegada destes humanos..e este mafarrico quis estragar a harmonia que havia entre os humanos e Deus…e usou Eva para isso..a mulher e um ser mais influenciavel..e Deus como sabia do plano deste maligno anjo..deu ordens a Adao e Eva para nao comerem de certa arvore…Deus ja sabia qual seria o resultado…mas mesmo assim, depois..de os expulsar daquele lugar tao lindo..como um quadro pintado de tantas cores…Deus queria de novo a comunhao com este ser ue ele admirava e gostava..mas sendo Deus Amor e justiça…o pecado nao combinava mais..e Deus por ter tanto amor pelo ser humano abdicou do seu filho no ceu para vir morrer pelo pecado do homem..e assim restaurar a comunicaçao..porwue so com sangue inocente se poderia ter de novo comunhao com o Pai…e Jesus veio como sendo um cordeiro..para a humanidade…desculpem de ser tao longa mas fui m3 distraindo e teclando..

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *