biblia.com.br

Por que Deus criou o Homem?

Humanidade

11 de abril de 2012

Alguns creem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Contudo, no Gênesis não há referência ao por que Deus criou o homem, simplesmente diz que o homem foi criado e colocado num paraíso, num mundo maravilhoso, num lugar bem especial mencionado pelo nome de Jardim do Éden.

O livro do Gênesis nos diz que Deus formou o corpo do homem “do barro da terra”, e lhe soprou no rosto “alento de vida”. A vida é sagrada porque vem de Deus.

A obra de um artista é o reflexo de sua arte. Ainda que, às vezes, uma obra de arte não tenha a assinatura de seu autor, é possível descobrir de quem é a obra porque ali está refletida a sua personalidade. O homem é imagem de Deus. Vejamos alguns aspectos que manifestam a imagem de Deus no homem:

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Por ter sido criado à imagem de Deus, o ser humano tem a dignidade de PESSOA. Não é tão somente alguma coisa, mas alguém. O homem é a única criatura da terra à qual Deus amou por si mesma. Só ele está chamado a participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Para este fim foi criado e esta é a razão fundamental de sua dignidade.

O HOMEM É UM SER INTELIGENTE. Os animais não pensam, mas o homem pode pensar e expressar seu pensamento com palavras. Sabe calcular, contar, medir etc..; fabrica motores, descobre a eletricidade. Distingue-se dos demais seres por sua razão ou inteligência, que é um reflexo da inteligência de Deus. Os animais louvam a Deus sem o saber; o homem o faz sabendo…

O HOMEM É UM SER LIVRE. Os animais se governam por instintos e não podem agir de outra maneira; as plantas regem-se por leis as quais obedecem cegamente. O homem pode escolher; pode fazer uma coisa ou outra; pode fazer o bem ou o mal, pode cumprir ou não as leis que o Senhor lhe deu. Deus lhe concedeu a faculdade de escolher livremente. Deus quis o homem livre.

O HOMEM FOI COLOCADO COMO ADMINISTRADOR NO MUNDO. Deus entregou o mundo ao homem para que o submetesse e transformasse. O homem pode domesticar os animais selvagens, desviar os rios, fazer saltar as pedras, cortar as árvores, etc.. Deus o quis assim. Sendo Deus o Dono e o Senhor de tudo, porque tudo criou e tudo lhe pertence, colocou tudo nas mãos do homem, para que este seja senhor e domine a terra. Nisto também se parece o homem com Deus, que lhe fez participar do dom de poder dominar sobre os animais, as plantas…, todo o mundo.

O homem e a mulher foram criados por Deus em total igualdade, como pessoas humanas, mas com diferenças morfológicas e peculiaridades psicológicas. Ser “homem” ou ser “mulher”, é pois, uma realidade boa e querida por Deus. O homem e a mulher são, portanto, “imagem de Deus”. Vamos procurar sempre agradecer a Deus, que nos criou e tem cuidado de nós.

Equipe Biblia.com.br