Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Quem foi Matusalém?

Não se sabe muita coisa a respeito da vida de Matusalém.

Segundo o relato bíblico ele foi o homem que mais viveu: 969 anos. Era filho de Enoque e avô de Noé. Um homem temente a Deus que viveu até bem próximo do dilúvio.

Confira a seguir Gênesis 5:21-32 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu. Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Quando Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu. Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade. Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho e disse: —O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé. Depois disso Lameque viveu mais quinhentos e noventa e cinco anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade. Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé”.

Wellington José Paschoalli
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE

Comentarios

Este artigo teve "17 Comentários"

  • Elmo Santos disse:

    Gostaria de saber porque em nenhuma das igrejas que passei, nunca ouvi ninguém pregar sobre MATUSALÉM, o qual viveu 969 anos poderiam me dizer?

  • Leonel muniz disse:

    Bem,era uma outra época talvez o tempo fosse contado de uma maneira diferente.Tem registros arqueologicos ou estudos que falem sobre isto além da biblia? entao,quantos anos será viveram Adao e Eva?…

    • Instrutor disse:

      Que ótimo receber sua pergunta querido irmão e amigo, conforme Genesis 5:3 Adão viveu 130 anos, temos de tomar muito cuidado com relação a outros materiais pois é comentado de várias formas e não sabemos a real intenção do autor, precisamos confiar sempre no que está escrito na Bíblia que é a Palavra de Deus, conte sempre conosco, que Ele abençoe muito você, um grande abraço.

  • luciana disse:

    querido, vc esta muito desinformado, pois Adão viveu 930 anos. Antes de respondermos algo, precisamos ter certeza. Se vc continuar a leitura de Genesis no capítulo 5, no versículo 4 e 5 te dará a resposta correta. Aos 130 anos nasceu o primeiro filho de Adão, Sete.

    • Instrutor disse:

      Você tem razão querida amiga e irmã, a Palavra de Deus é muito clara neste respeito, eu deveria ter prestado mais atenção na resposta, mas fico muito grato por ter me corrigido, é maravilhoso saber que as pessoas estão acompanhando o site e interagindo cada vez mais conosco, muito obrigado mesmo irmã, um grande abraço.

  • 930 anos aqui na terra ou seja depois do pecado(ja era mortal)mas entretanto no jardim quando vivia junto com Deus foi tempo eterno não contado no sistema cronus mas em kairos ou seja alguns milhares de anos.

  • LENI GUEDES BARBOSA disse:

    A diferença que encontro entre Matusalém e Enoque é que o primeiro teve longevidade de vida, enquanto o segundo andava com Deus e foi tomado por Deus, por isso Enoque é mais falado na Bíblia pelas suas ações e não por uma vida longa.

  • LENI GUEDES BARBOSA disse:

    A vida de Enoque vivia sob a direção de Deus, enquanto a de Matusalem só foi longa.

  • SILVIO SIQUEIRA disse:

    O QUE NÃO SE PODE ESQUECER É QUE EM CERTAS REGIOES DO MUNDO (PAISES), RELIGIOES OU CREDOS, E EM EPOCAS DIFERENTES O ANO TINHA QUANTIDADE DE DIAS BEM DIFERENTES. CONSIDERANDO A EPOCA DE MATUSALEM, FAZ MUITO POUCO TEMPO QUE TEMOS UM ANO COM 365,25 DIAS. O CHAMADO ANO LUNAR FOI E OU AINDA É BASTANTE CONSIDERADO, E SE PEGARMOS 969 MULTIPLICARMOS POR 28 E DIVIDIRMOS POR 365,25 VAMOS TER MAIS DE 74 ANOS E QUE É BASTANTE TEMPO PRA EPOCA.

  • EDSON VICTORIA disse:

    O INTERESSANTE É QUE SEGUNDO A BÍBLIA,ENOQUE VIVEU 65 ANOS,DEPOIS NASCEU MATUSALÉM,DEPOIS DO NASCIMENTO DE SEU FILHO,É QUE ANDOU COM DEUS.LEVANDO PARA O ESPIRITUAL,SÓ PASSAMOS A ANDAR COM DEUS,QUANDO JESUS NASCE EM NOSSO CORAÇÃO.

  • PAULO GUSTAVO FERREIRA disse:

    Boa tarde Silvio Siqueira: entenda isso como uma pergunta ok não estou querendo debate estou querendo entender……… Gênesis 6 3 Deus fala que o homem não vivera mais que 120 anos, pela sua conta: 120 multiplicado por 28 e dividirmos por 365,25 vamos ter = – 10 anos…como pode

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, tudo bem contigo?

      Apenas não compreendemos os números utilizados para se fazer esta conta, estaremos aguardando seu retorno para podermos conversar a respeito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • ALEX BONIFACIO disse:

    Bom dia à todos! Pois não tenho credo religioso atualmente, mas voluntariamente venho estudando as religiões em separado e observo que as maiores religiões monoteístas apregoam que as suas Escrituras são a autêntica palavra de Deus. Isto lamentavelmente deixa-nos confusos, quais das Escrituras têm de fato a verdade? A Torá, o Corão ou a Bíblia? O Deus citado em todas não seria o mesmo, porém entendido culturamente de formas desiguais?Alex Bonifacio, Bonsucesso, RJ.

    • Instrutor disse:

      Muito interessante a sua questão querido irmão, é também muito importante para o entendimento de algumas coisas. A Torá é o conjunto dos escritos mais sagrados para os judeus e também é reconhecida pelos cristãos como os primeiros cinco livros da Bíblia (o Pentateuco). Inclui poesia, prosa e a lei numa cronologia narrativa que abrange milhares de anos. Com exceção de poucas palavras em aramaico, a Torá foi escrita inteiramente em hebraico. Ela é essencial para o entendimento das demais partes da Bíblia. A palavra “torá” significa instrução, doutrina, apontamento ou lei. Este último significado provém da tradução feita por judeus helênicos da palavra grega nomos, “lei”. Essa tradução para o grego leva à conclusão de que a Torá é um “livro-da-lei”, embora devamos considerar também toda a narrativa histórica e as preciosas orientações espirituais e éticas que fazem parte da “Palavra de Yahweh, o Senhor Deus”.
      Com relação ao alcorão, alguns trechos de suas páginas “sagradas”. Atenção às partes grifadas.
      Trechos do Alcorão
      [AN NISSÁ]“AN NISSÁ” (AS MULHERES)
      Revelada em Madina; 176 versículos. 4ª SURATA
      Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
      157. E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.

      171. Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.

      [AL MÁIDA]“AL MÁIDA” (A MESA SERVIDA)
      Revelada em Madina; 120 versículos, com exceção do versículo 3, que foi revelado em Arafat, durante a Peregrinação de Despedida.

      5ª SURATA
      Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
      72. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores.

      73. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único.

      75. O Messias, filho de Maria, não é mais do que um mensageiro, do nível dos mensageiro que o precederam; e sua mãe era sinceríssima. Ambos se sustentavam de alimentos terrenos, como todos. Observa como lhes elucidamos os versículos e observa como se desviam.

      116. E recordar-te de quando Deus disse: Ó Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha mãe por duas divindades, em vez de Deus? Respondeu: Glorificado sejas! É inconcebível que eu tenha dito o que por direito não me corresponde. Se tivesse dito, tê-lo-ias sabido, porque Tu conheces a natureza da minha mente, ao passo que ignoro o que encerra a Tua. Somente Tu és Conhecedor do incognoscível.

      [AS SAF]“AS SAF” (AS FILEIRAS)
      Revelada em Madina; 14 versículos. 61ª SURATA
      Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

      6. E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia!

      A Bíblia realmente é um livro que analisando todos os textos vemos que tem total harmonia entre os textos e o mais importante, este livro vem transformando vidas e a minha é uma delas, isso nos mostra que realmente é a Palavra de Deus.

      Jesus na sua oração ao Pai disse: “Santifica-os na tua verdade; a Tua Palavra é a verdade.” (João 17 : 17)

      O que pensa sobre tudo isso, hoje vemos um número muito grande de denominações religiosas exatamente pelo fato de estarem distantes da Bíblia, que é uma só, aguardaremos seu retorno para podermos conversar mais contigo sobre este assunto, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • ALEX BONIFACIO disse:

    Boa tarde à todos! Gostaria que explicassem-me algumas questões teológicas, a saber: o que aconteceu com a humanidade no período inter-bíblico de aproximadamente 400 anos? E por onde e o que fez Jesus, o Cristo dos 12 aos 30 anos de idade? E por que não mantiveram a Bíblia em sua língua original? Obrigado.

    • Instrutor disse:

      Que ótimo poder conversar contigo sobre estes assuntos querido irmão e amigo, neste período interbíblico,a humanidade seguiu ao Antigo Testamento que era a única revelação que todos tinham de Deus.
      Como os evangelhos não mencionam explicitamente o que ocorreu com Cristo dos 12 aos 30 anos de idade, muitas pessoas se sentem na liberdade de conjecturar a esse respeito. Alguns sugerem que nesse período Cristo Se afastou da Palestina para viver em algum lugar do Extremo Oriente. Outros propõem que nessa época Ele tenha Se ausentado da Terra para visitar outros planetas. Já um terceiro grupo alega que Ele permaneceu na Palestina, vivendo uma vida moral relativamente depravada. Mas, por mais originais que sejam, essas teorias não passam de meras especulações humanas, destituídas de base bíblica e de comprovação histórica.

      A despeito do silêncio bíblico sobre esses 18 anos da vida de Jesus, existem fortes evidências bíblicas de que Ele continuou residindo em Nazaré até o início do Seu ministério público. Somos informados de que, após a Sua visita a Jerusalém, aos 12 anos de idade, Jesus regressou com José e Maria “para Nazaré; e era-lhes submisso” (Lc 2:51); que Ele foi criado naquela mesma cidade (Lc 4:16); que Ele veio “de Nazaré da Galiléia” para ser batizado por João Batista no rio Jordão (Mc 1:9); e que, após o aprisionamento deste, Jesus “deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum” (Mt 4:12 e 13).

      Por haver residido em Nazaré todos esses anos, Jesus era conhecido pelos Seus contemporâneos como “Nazareno” (ver Mt 2:23; 26:71; Mc 1:24; 10:47; 16:6; Lc 4:34; 18:37; 24:19; Jo 1:45; 18:5, 7; 19:19; At 2:22; 3:6; 4:10; 6:14; 22:8; 26:9), e os Seus seguidores, como a “seita dos nazarenos” (At 24:5). Próximo ao final do Seu ministério público na Galiléia, Jesus retornou a Nazaré, qualificada nos Evangelhos de “a sua terra” (Mt 13:54; Mc 6:1), sendo reconhecido pelos próprios nazarenos como “o carpinteiro” (Mc 6:3) e o “filho do carpinteiro” (Mt 13:55). Eles jamais O teriam reconhecido como tal se Ele não houvesse exercido tal profissão naquela cidade antes do início do Seu ministério público.

      Algumas pessoas alegam que João Batista não conhecia a Cristo até ser este batizado por ele (ver Jo 1:31 e 33), porque Jesus havia Se mudado de Nazaré para outra localidade. Esse argumento não é válido, em primeiro lugar porque ambos estavam geograficamente distanciados um do outro. Enquanto Jesus permaneceu em Nazaré da Galiléia (Mc 1:9), João Batista residia na Judéia (Lc 1:39, 40, 65 e 80). Além disso, a questão envolvida não era tanto o relacionamento pessoal entre eles, mas o fato de João não haver até então identificado quem seria o prometido Messias (comparar com Mt 11:2 e 3; Lc 7:18 e 19).

      Embora Jesus houvesse exercido a profissão de carpinteiro em Nazaré, até os 30 anos de idade, Suas atividades durante esse período não foram registradas nos Evangelhos por não serem tão significativas quanto os eventos relacionados com o próprio ministério de Cristo. Não podemos nos esquecer de que os Evangelhos não são biografias exaustivas de Jesus, e sim “evangelhos” com um conteúdo biográfico restrito ao seu específico propósito salvífico (ver Jo 20:30 e 31).

      A Bíblia foi traduzida em vários idiomas justamente para que mais pessoas fossem alcançadas, aguardaremos seu retorno e opinião, que Deus abençoe muito sua vida, um grande abraço.

  • Como garantem estas datas se quem fez relógios, calendários e afins nasceu muito depois , Matusalém com 180 anos estava fazendo filho, quem tinha este viagra, onde compraram , era importado, ou foi trazido do mercado negro. O que veio primeiro o viagra ou levitra?

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *


Estude a Bíblia