Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de que vocês me tirassem uma dúvida sobre o que representa a capa do cego Bartimeu, no relato de Marcos 10:50. Existe alguma simbologia, como um todo, nesta passagem? CL

Caro amigo,

Sendo Bartimeu cego, e mendicante, tudo o que possuía era sua capa.

Ao ouvir que Jesus o chamava, ele não pensou em seu único bem (a capa). Largou-a e imediatamente foi ter com aquele que poderia fazê-lo voltar a enxergar.

Bartimeu, embora cego fisicamente, “viu” com os olhos da fé a Glória de Deus que se manifestaria através de Jesus com a cura de sua cegueira física.

Devemos proceder como Bartimeu. Ao ouvir-mos o chamado de Deus, larguemos tudo que é material e sigamos sem olhar para tráz ao encontro do Redentor.

Isto não quer dizer que Deus é contra os bens materiais. Mas significa que mais importante que tudo nesta vida é estarmos próximos de Deus e de Jesus. Nada deve nos impedir de obtermos a salvação que somente Jesus pode oferecer.

Fique com Deus.

  • michel lima disse:

    Sei que muita coisa não encontramos na Bíblia, mas que muita coisas aconteceu de fato como no livro de Mateus, Marcos, Lucas, João encontramos 35 milagres que se podem ser contados entre outro muitos milagres, por isso gosto de saber. tenho muita sede de conhecimento. se poder me conte um pouco sobre isso.

  • PR. JORGE PEREIRA DA SILVA disse:

    Em nossos dias de hoje como você identifica um cego?Pela varinha que ele leva na mão e um óculos escuro. Na antiguidade os cegos andavam com uma capa nos ombros, para que todos soubessem que ele era um deficiente visual.Quando o cego foi chamado por Jesus, pela fé dele, ele já sabia que Jesus iria curá-lo, ele tinha certeza da cura da sua cegueira, razão pela qual ele largou a capa e foi até Jesus, pois sabia que daquele momento em diante não precisaria mais usar capa de cego, pois seria curado pelo mestre.

  • carlos disse:

    qual e o siguinificado da capa do bartimeu

    • Instrutor disse:

      Muito interessante querido irmão, Bartimeu ao ser chamado lançou fora a sua capa e com ela as limitações da cegueira de que era portador. Com este gesto ele abriu mão de seu patrimônio, de sua identidade e de seu instrumento de sobrevivência. A capa representava mais do que isto, ela representava a miserável vida de mendicância, de limitações, de impossibilidades de ver as suas necessidades supridas e os seus sonhos realizados. Bartimeu naquele momento viu em Jesus a solução de todos os seus problemas. Ao lançar fora a sua capa, Bartimeu deu prova inequívoca de que depositara a sua esperança inteiramente em Jesus e que a partir daquele momento desfrutaria de uma nova vida, uma vida abundante. (Jo. 10.10b – eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância). Ele jamais voltaria a viver aquela mesma vida de antes. Tudo seria novo (2Co. 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo).
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • regina disse:

    quero saber sobre Timeu? o que o livro dos hebreus diz sobre ele

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações