biblia.com.br

Quem foi o salmista Davi?

bíblia

Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império. Quando em pecado foi confrontado por Deus. Como foi sua reação?

Davi conquistou proeminência em um momento singular. Os reinos da Assíria e do Egito estavam em declínio. Davi usou sua experiência militar para reagrupar as forças de Israel. Ele organizou exércitos fortes, bem treinados e transformou-os em uma poderosa máquina de guerra. Sob sua liderança, as fronteiras da nação foram expandidas e os impostos, reduzidos. Houve grande prosperidade. No reinado de Davi, Jerusalém foi fundada para ser a capital religiosa e política da nação.

Os salmos de Davi revelam sua intensa devoção a Deus. Por vezes, Davi ergue-se até as alturas do êxtase. Outras vezes, ele encontra-se nas masmorras do desespero. Às vezes, alguns dos seus salmos revelam que ele está perdoado, enquanto em outros ele sente a pesada mão da condenação de Deus.¹

O relato bíblico não omite os erros de Davi e as consequências dos mesmos.

“Deus providenciou para que a história inspirada apresentasse um fiel esboço do caráter dos melhores e mais importantes homens daqueles dias. Eram homens mortais, sujeitos a um diabo tentador. As fraquezas e pecados deles não foram ocultados, antes registrados fielmente, juntamente com a reprovação e punição consequentes. “Estas coisas… foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (1 Coríntios 10:11).

“Contudo, Davi arrependeu-se de seu pecado (…) Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores. Desejava que outros fossem instruídos pela triste história de sua vida. – “Os cânticos compostos por Davi eram cantados por todo Israel, especialmente na presença da corte em assembleia, e diante de sacerdotes, anciãos e maiorais. Ele sabia que a confissão de sua culpa traria o seu pecado à lembrança de outras gerações.

Apresentou o seu caso, revelando em quem repousava sua confiança e esperança de perdão. “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. […] Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação!” (Salmos 51:1, 2, 14).

Davi não manifestou o espírito de um homem inconverso. Tivesse ele possuído o espírito dos governantes das nações à sua volta, não teria tolerado o quadro de seus crimes, pintado por Natã em suas cores verdadeiramente abomináveis, mas teria tirado a vida do fiel reprovador. Entretanto, a despeito da grandeza de seu trono e de seu ilimitado poder, o humilde reconhecimento de tudo aquilo de que era acusado constitui uma evidência de que ainda temia e tremia diante da Palavra do Senhor.” ²

»Continue lendo«
Equipe Biblia.com.br
_____________________
¹ Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.
² Testemunhos sobre Conduta Sexual, Adultério e Divórcio, p. 94-96.

O que a Bíblia diz sobre o coração?
No céu, reconheceremos nossos familiares?