Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de uma explicação sobre o capítulo 15 do evangelho de João onde fala sobre a videira verdadeira. CD

A seguir, algumas considerações do Pr. Neumoel Stina sobre o assunto em sua palestra “Eu sou a videira”

No livro de João no capítulo 15, Jesus conforta seus discípulos dizendo:
“Eu Sou a Videira verdadeira. . . permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. João 15: 1 e 4. O resumo é que Jesus é a videira e cada discípulo, cada seguidor, cada cristão é um ramo.
Depois da última ceia, Jesus e os discípulos foram para o Monte das Oliveiras. Jesus tinha costume de se retirar e ir para este Monte para refazer as forças e também para ficar em íntima comunhão com o Pai.
E durante o caminho Jesus usou a ilustração da videira. Ele disse : Eu Sou a Videira.
Em vez de escolher a palmeira ou o cedro, ou então o vigoroso carvalho, Jesus escolheu a videira. Talvez porque as outras arvores fossem majestosas por si próprias e conseguiam manter-se em pé sozinhas.
Mas a videira não. Ela precisa de grades para se entrelaçar e assim seus galhos crescem em direção ao céu. Jesus em Sua humanidade, dependia do poder divino. Ele mesmo disse: “Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma.” João 5:30.
Os judeus consideravam a videira como a mais nobre das plantas, também a videira representava tudo quanto é poderoso e frutífero. Israel era representado por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Eles julgavam que estariam salvos enquanto estivessem ligados a Israel.
Porém Jesus disse: “Eu sou a Videira verdadeira, e Meu Pai é o Lavrador.” João 15:1. Nos Montes da Palestina Deus plantou a Videira que é Jesus. Muitas pessoas foram atraídas a Jesus e reconheceram nEle a origem divina.
Porém para os guias religiosos da época, Jesus parecia uma raiz em terra seca. Não deram importância a Jesus. Humilharam, esmagaram e pisaram a Videira.
A figura da videira é um símbolo perfeito. Quando Jesus disse: Eu Sou a Videira e vocês são os ramos, Ele quis dizer que a ligação dos ramos com a videira, representa a relação que devemos ter com os Céus, na pessoa de Jesus.
Quando estamos ligados à Videira, recebemos forças como que um renovo, que é enxertado na videira viva, e fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco.
A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida, diante da ligação com Jesus. E é pela fé em nosso Salvador pessoal, que é formada esta união.
E é maravilhoso estar ligado a Jesus, nosso Salvador pessoal e dEle recebermos forças para viver o dia a dia.

Porém o próprio Jesus disse: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós: como o ramo de si mesmo, não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” João 15:4
Separado da videira o ramo não pode sobreviver. A raiz é Jesus. A raiz por meio dos galhos, envia a nutrição aos ramos mais afastados. Dessa mesma maneira Jesus comunica a todas as pessoas que estão ligadas a Ele, a corrente do vigor espiritual.
Como o ramo é nutrido pela seiva, quase que sem cessar, da videira, assim deve o cristão se apegar à Videira verdadeira, e dEla receber força e poder para vencer o mal.
Outro aspecto muito importante da parábola da videira é o dar frutos. O resultado natural quando um ramo permanece ligado à videira é dar frutos.
Dar frutos significa que a mensagem da salvação não deve ficar limitada somente a nós. Quando a videira dá frutos esses frutos servem para alimentar e conseqüentemente são úteis para as pessoas.
Assim é o cristão que dá frutos. Sua vida quando ligada à Videira verdadeira que é Jesus, será uma fonte inesgotável do amor, pronta para ajudar a todos que necessitem de uma palavra de ânimo.
“O objetivo da vida cristã é a frutificação, a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que Se possa reproduzir em outros.” – Parábolas de Jesus, pág 67
O mais importante de tudo isso é reconhecer Jesus como nosso Salvador pessoal. Se deixarmos de reconhecer a Jesus como nosso Salvador, mesmo que pretendamos ser cristãos, jamais poderemos produzir bons frutos.
Devemos participar da natureza de Jesus, com o poder que Ele nos dá de vencermos as tentações que enfrentamos. Devemos deixar que Jesus opere em nós o Seu querer e efetuar.
Se deixarmos de participar da natureza de Jesus, não produziremos frutos. Se não produzirmos frutos, finalmente nos desligaremos de Jesus. Se por outro lado permanecermos em Jesus seremos ramos vivos e produtivos.
E a união que teremos com Jesus, que é o resultado de uma contínua comunhão, nos tornará livres. E a liberdade derivada desta união nos trará a paz de que necessitamos.
E esta união com Jesus, resulta da constante leitura da Bíblia e fervorosa de uma vida de fervorosa oração.
Gostaria você de ser o ramo que vem da Videira verdadeira? Gostaria você de ser um ramo produtivo? Nada trará mais paz e liberdade do que estar do ligado a Jesus.

EQUIPE BIBLIA ONLINE

Comentarios

Este artigo teve "24 Comentários"

  • A PAZ DO SENHOR IRMÃOS AMEI DE CORAÇÃO A EXPLICAÇÃO DA MENSAGENS, GOSTARIA DE RECEBER NO MEU E-MAIL MENSAGENS E ATÉ PEQUENOS ESBOÇOS SOU NOVATA E JÁ DIRIJO CULTOS MAS SINTO DIFICULDADES PRECISO DE AJUDA DE IRMÃOS EXPERIENTES COMO VOCÊS, DESDE JÁ AGRADEÇO QUE DEUS OS ABENÇÕES FIQUE NA PAZ DO SENHOR AMÉM!

  • Rayssa disse:

    Amém , eu creio

  • maria laudjane dos santos disse:

    Gostei muito do comentário, me abriu a mente e me emocionou, Deus abençoe!

  • Erisvaldo R.Silva disse:

    Muito bom queridos ,gostei,pois é claro e em sua objeção ,fala ao coração do homem!!!!!

  • vania dias disse:

    Amei essa mensagem, que Deus lhe abençoe.

  • Silas Samuel da Silva disse:

    foi muito construtivo para mim ajudou-me a tirar algumas duvidas.

  • Maravilhoso esse ensinamento. Deus o abençoe

  • Paulo Juliana Trindade disse:

    Pastor… muito boa a explanação do texto, nele me apoiei para preparar uma pequena Msg para uma célula – Título EU SOU… a videira verdadeira!!! Grato

  • Erlete Regina Littig Margotto disse:

    A explicação me ajudou a preparar uma celebração de aniversário, ficou claro a explicação porque a videira e não outras arvores mais frondosas, um simples e frágil ramo de uva que depende ser acolhido para produzir, exemplo de que nenhum cristão pode viver só.

  • DAVID REIS DE QUEIROZ disse:

    s.JOAO CAP15 E UM DOS CAPITULOS DA BIBLIA MAS ESPIRADORES.

  • ZAQUEU SILVESTRE disse:

    A PAZ IRMÃO TUDO BEM,ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA TENHO UM TRABALHO PARA ENTREGAR NA SEGUNDA FEIRA E NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER VC PODE ME AJUDAR
    TRABALHO DE HOMILÉTICA.
    ESCOLHER E EXPLICAR UMA ILUSTRAÇÃO BÍBLICA E TAMBEM ESCOLHER UM ESBOÇO DOS TEMAS APRESENTADOS E FAZER MEU PRÓPRIO ESBOÇO.
    ESTOU COMEÇANDO AGORA E ESTOU CO DIFICULDADE PODE ME AJUDAR EM NOME DE JESUS
    AGRADEÇO RICAMENTE

  • Adolfo Raúl Alone disse:

    Eu agradeço a Deus por abrir sua mente e achares o mais necessario enviar no ar esse estudo biblico. Deus abençoe mais au Pr.
    MOÇAMBIQUE ZAMBEZIA.

    • Instrutor disse:

      Deus seja louvado querido irmão, que você continue se aproximando de Deus cada dia mais, Ele tem muitos planos para sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • JAIRO FONSECA disse:

    GOSTEI MESMO DESTE ASSUNTO

    • Instrutor disse:

      Que ótimo querido irmão, ficamos muito felizes e saber que gostou do assunto, que você se aproxime cada dia mais da Palavra de Deus,Ele te ama muito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Alan disse:

    Muito bom o comentário Pr. Neumuel, entretando, gostaria de saber como tratar a questão do ramo que é cortado da videira e lançado fora para secar e ser jogado ao fogo.

    Queria ouvi-lo a esse respeito.

    Grato

  • Marcia Garcia disse:

    Muito bom ler o que escreveu o Pastor Neumuel a respeito do capitulo 15 de João,ja havia estudado esse capitulo e o artigo completou mais ainda meu entendimento. OBRIGADO!Jesus abençoe!

  • Ivanir Cesar disse:

    Gostei muito deste artigo, a explicação foi muito clara Deus abençoe

  • Ivanir Cesar disse:

    Achei maravilhoso este artigo e me ajudou muito na compreensão desta parábola

  • Derlin Carvalho Novais disse:

    Gosto muito dos seus ensinamentos e explicações acerca dos Evangelhos e demais livros da Bíblia. Sou católico, porém fã do Senhor Neumoel Stina. Sempre que posso compartilho o que aprendo com o Senhor nas suas palestras via Rádio.
    Gostaria de saber quando o Senhor estará ministrando através da Rádio Novo Tempo as palestras em 2013.
    Obrigado e que Jesus continue iluminando seus passos.
    Derlin Novais.

    • Instrutor disse:

      Que maravilha saber que gosta das pregações do Pr Neumoel Stina querido irmão e amigo. Não sei se sabe mas ele está na Igreja do UNASP aqui em SP, se por acaso for de SP e quiser um dia seria uma alegria enorme receber sua visita. Porém, se for de outra cidade, o culto da igreja é transmitido ao vivo pela internet todos os sábados, vc gostaria de assistir?Estaremos aguardando seu retorno, será uma alegria enorme poder ajuda-lo nesta questão, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Angela oliveira disse:

    Achei maravilhoso e muito explicativo. Parabéns. Q Deus abençoe.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *