Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de uma explicação sobre o capítulo 15 do evangelho de João onde fala sobre a videira verdadeira. CD

A seguir, algumas considerações do Pr. Neumoel Stina sobre o assunto em sua palestra “Eu sou a videira”

No livro de João no capítulo 15, Jesus conforta seus discípulos dizendo:
“Eu Sou a Videira verdadeira. . . permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. João 15: 1 e 4. O resumo é que Jesus é a videira e cada discípulo, cada seguidor, cada cristão é um ramo.

Depois da última ceia, Jesus e os discípulos foram para o Monte das Oliveiras. Jesus tinha costume de se retirar e ir para este Monte para refazer as forças e também para ficar em íntima comunhão com o Pai.
E durante o caminho Jesus usou a ilustração da videira. Ele disse : Eu Sou a Videira.

Em vez de escolher a palmeira ou o cedro, ou então o vigoroso carvalho, Jesus escolheu a videira. Talvez porque as outras arvores fossem majestosas por si próprias e conseguiam manter-se em pé sozinhas.

Mas a videira não. Ela precisa de grades para se entrelaçar e assim seus galhos crescem em direção ao céu. Jesus em Sua humanidade, dependia do poder divino. Ele mesmo disse: “Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma.” João 5:30.
Os judeus consideravam a videira como a mais nobre das plantas, também a videira representava tudo quanto é poderoso e frutífero. Israel era representado por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Eles julgavam que estariam salvos enquanto estivessem ligados a Israel.

Porém Jesus disse: “Eu sou a Videira verdadeira, e Meu Pai é o Lavrador.” João 15:1. Nos Montes da Palestina Deus plantou a Videira que é Jesus. Muitas pessoas foram atraídas a Jesus e reconheceram nEle a origem divina.
Porém para os guias religiosos da época, Jesus parecia uma raiz em terra seca. Não deram importância a Jesus. Humilharam, esmagaram e pisaram a Videira.

A figura da videira é um símbolo perfeito. Quando Jesus disse: Eu Sou a Videira e vocês são os ramos, Ele quis dizer que a ligação dos ramos com a videira, representa a relação que devemos ter com os Céus, na pessoa de Jesus.

Quando estamos ligados à Videira, recebemos forças como que um renovo, que é enxertado na videira viva, e fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco.

A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida, diante da ligação com Jesus. E é pela fé em nosso Salvador pessoal, que é formada esta união.

E é maravilhoso estar ligado a Jesus, nosso Salvador pessoal e dEle recebermos forças para viver o dia a dia.

Porém o próprio Jesus disse: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós: como o ramo de si mesmo, não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” João 15:4

Separado da videira o ramo não pode sobreviver. A raiz é Jesus. A raiz por meio dos galhos, envia a nutrição aos ramos mais afastados. Dessa mesma maneira Jesus comunica a todas as pessoas que estão ligadas a Ele, a corrente do vigor espiritual.

Como o ramo é nutrido pela seiva, quase que sem cessar, da videira, assim deve o cristão se apegar à Videira verdadeira, e dEla receber força e poder para vencer o mal.

Outro aspecto muito importante da parábola da videira é o dar frutos. O resultado natural quando um ramo permanece ligado à videira é dar frutos.

Dar frutos significa que a mensagem da salvação não deve ficar limitada somente a nós. Quando a videira dá frutos esses frutos servem para alimentar e conseqüentemente são úteis para as pessoas.

Assim é o cristão que dá frutos. Sua vida quando ligada à Videira verdadeira que é Jesus, será uma fonte inesgotável do amor, pronta para ajudar a todos que necessitem de uma palavra de ânimo.

“O objetivo da vida cristã é a frutificação, a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que Se possa reproduzir em outros.” – Parábolas de Jesus, pág 67

O mais importante de tudo isso é reconhecer Jesus como nosso Salvador pessoal. Se deixarmos de reconhecer a Jesus como nosso Salvador, mesmo que pretendamos ser cristãos, jamais poderemos produzir bons frutos.

Devemos participar da natureza de Jesus, com o poder que Ele nos dá de vencermos as tentações que enfrentamos. Devemos deixar que Jesus opere em nós o Seu querer e efetuar.

Se deixarmos de participar da natureza de Jesus, não produziremos frutos. Se não produzirmos frutos, finalmente nos desligaremos de Jesus. Se por outro lado permanecermos em Jesus seremos ramos vivos e produtivos.

E a união que teremos com Jesus, que é o resultado de uma contínua comunhão, nos tornará livres. E a liberdade derivada desta união nos trará a paz de que necessitamos.

Esta união com Jesus, resulta da constante leitura da Bíblia e fervorosa de uma vida de fervorosa oração.
Gostaria você de ser o ramo que vem da Videira verdadeira? Gostaria você de ser um ramo produtivo? Nada trará mais paz e liberdade do que estar do ligado a Jesus.

[Equipe Bíblia.com]

  • Uhelliton Andrade disse:

    Palavra maravilhosa….Deus o abençoe.

  • joao santos de assuncao filho disse:

    volto aqui a defender a total divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, a que deixemos, de buscar argumentos doutrinários, que envolvam qualquer direção contrária, ao seu Ser revelador.
    tudo que Cristo fez, foi motivado por intenso amor… Seus ensinos no sermão do Monte, suas curas, seus gestos, suas lágrimas
    suas orações no jardim, sua expiação na cruz, fazem a total diferença de um ser incomum, de um Deus revelado em favor de muitos, de todos;
    que, se colocou e se ofereceu, como o exemplo. Ele próprio é o princípio e o fundamento de tudo. ora, Jesus é Senhor, é Mestre, é Onipotente, Onipresente, Onisciente, é completamente sem faltar uma vírgula sequer, o poder em absoluto, o Filho de DEUS.
    Jesus ia costumeiramente, ao jardim, ao templo, esteve no Monte da Transfiguração, por ter uma razão maior nisso tudo….
    Ele é o bom pastor, Jesus é Mestre.

  • Adão Gomes dos santos disse:

    muito bom. muitos pregadores entendem que todos aqueles que dão problema na igreja devem ser lançados fora, mas hoje entendi completamente diferente!!
    grato!!

  • Ana lúcia Santos disse:

    Prezado,

    Estou fazendo o estudo do livro de João com uma equipe do meu trabalho, e estamos no cap. 15, essa explicação me ajudou muito. Gostaria de receber por e-mail versículos bíblicos com os comentários explicando se for possível.

    Grata,

    Ana Lúcia

  • Eduardo disse:

    Olá,
    gostaria de receber isso e mensagens da bíblia em meu e-mail. se possível.
    obrigado

  • sonia tavares vieira barreto disse:

    MUITO BOM ,É MARAVILHOSO CONHECER MAIS DA PALAVRA , QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE
    DANDO DIREÇAO PELO EPÍRITO SANTO,PARA TRAZER O CONHECIMENTO DA VERDADE.OBRIGADA, SENHOR JESUS.

  • A PAZ DO SENHOR IRMÃOS AMEI DE CORAÇÃO A EXPLICAÇÃO DA MENSAGENS, GOSTARIA DE RECEBER NO MEU E-MAIL MENSAGENS E ATÉ PEQUENOS ESBOÇOS SOU NOVATA E JÁ DIRIJO CULTOS MAS SINTO DIFICULDADES PRECISO DE AJUDA DE IRMÃOS EXPERIENTES COMO VOCÊS, DESDE JÁ AGRADEÇO QUE DEUS OS ABENÇÕES FIQUE NA PAZ DO SENHOR AMÉM!

    • Instrutor Bíblico e Conselheiro disse:

      Querido amigo Elci,
      Estaremos entrando em contato pelo e-mail do senhor.

      Cordialmente,
      Equipe Bíblia.com.br

  • Rayssa disse:

    Amém , eu creio

  • maria laudjane dos santos disse:

    Gostei muito do comentário, me abriu a mente e me emocionou, Deus abençoe!

  • Erisvaldo R.Silva disse:

    Muito bom queridos ,gostei,pois é claro e em sua objeção ,fala ao coração do homem!!!!!

  • vania dias disse:

    Amei essa mensagem, que Deus lhe abençoe.

  • Silas Samuel da Silva disse:

    foi muito construtivo para mim ajudou-me a tirar algumas duvidas.

  • Maravilhoso esse ensinamento. Deus o abençoe

  • Paulo Juliana Trindade disse:

    Pastor… muito boa a explanação do texto, nele me apoiei para preparar uma pequena Msg para uma célula – Título EU SOU… a videira verdadeira!!! Grato

  • Erlete Regina Littig Margotto disse:

    A explicação me ajudou a preparar uma celebração de aniversário, ficou claro a explicação porque a videira e não outras arvores mais frondosas, um simples e frágil ramo de uva que depende ser acolhido para produzir, exemplo de que nenhum cristão pode viver só.

  • DAVID REIS DE QUEIROZ disse:

    João 15 é um dos capítulos mais inspiradores da Bíblia.

  • ZAQUEU SILVESTRE disse:

    A PAZ IRMÃO TUDO BEM,ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA TENHO UM TRABALHO PARA ENTREGAR NA SEGUNDA FEIRA E NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER VC PODE ME AJUDAR
    TRABALHO DE HOMILÉTICA.
    ESCOLHER E EXPLICAR UMA ILUSTRAÇÃO BÍBLICA E TAMBEM ESCOLHER UM ESBOÇO DOS TEMAS APRESENTADOS E FAZER MEU PRÓPRIO ESBOÇO.
    ESTOU COMEÇANDO AGORA E ESTOU CO DIFICULDADE PODE ME AJUDAR EM NOME DE JESUS
    AGRADEÇO RICAMENTE

  • Adolfo Raúl Alone disse:

    Eu agradeço a Deus por abrir sua mente e achares o mais necessario enviar no ar esse estudo biblico. Deus abençoe mais au Pr.
    MOÇAMBIQUE ZAMBEZIA.

    • Instrutor disse:

      Deus seja louvado querido irmão, que você continue se aproximando de Deus cada dia mais, Ele tem muitos planos para sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • JAIRO FONSECA disse:

    GOSTEI MESMO DESTE ASSUNTO

    • Instrutor disse:

      Que ótimo querido irmão, ficamos muito felizes e saber que gostou do assunto, que você se aproxime cada dia mais da Palavra de Deus,Ele te ama muito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Alan disse:

    Muito bom o comentário Pr. Neumuel, entretando, gostaria de saber como tratar a questão do ramo que é cortado da videira e lançado fora para secar e ser jogado ao fogo.

    Queria ouvi-lo a esse respeito.

    Grato

  • Marcia Garcia disse:

    Muito bom ler o que escreveu o Pastor Neumuel a respeito do capitulo 15 de João,ja havia estudado esse capitulo e o artigo completou mais ainda meu entendimento. OBRIGADO!Jesus abençoe!

  • Ivanir Cesar disse:

    Gostei muito deste artigo, a explicação foi muito clara Deus abençoe

  • Ivanir Cesar disse:

    Achei maravilhoso este artigo e me ajudou muito na compreensão desta parábola

  • Derlin Carvalho Novais disse:

    Gosto muito dos seus ensinamentos e explicações acerca dos Evangelhos e demais livros da Bíblia. Sou católico, porém fã do Senhor Neumoel Stina. Sempre que posso compartilho o que aprendo com o Senhor nas suas palestras via Rádio.
    Gostaria de saber quando o Senhor estará ministrando através da Rádio Novo Tempo as palestras em 2013.
    Obrigado e que Jesus continue iluminando seus passos.
    Derlin Novais.

    • Instrutor disse:

      Que maravilha saber que gosta das pregações do Pr Neumoel Stina querido irmão e amigo. Não sei se sabe mas ele está na Igreja do UNASP aqui em SP, se por acaso for de SP e quiser um dia seria uma alegria enorme receber sua visita. Porém, se for de outra cidade, o culto da igreja é transmitido ao vivo pela internet todos os sábados, vc gostaria de assistir?Estaremos aguardando seu retorno, será uma alegria enorme poder ajuda-lo nesta questão, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Angela oliveira disse:

    Achei maravilhoso e muito explicativo. Parabéns. Q Deus abençoe.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações