Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

O que a Bíblia diz sobre os adolescentes?

Existem diversos textos bíblicos que tratam dessa importante fase da vida humana. A verdade é que Deus se importa muito com os adolescentes e quer vê-los felizes e instruídos nos caminhos do Senhor. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:1: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.” Infelizmente, muitas pessoas não se lembram de Deus “nos dias da mocidade” e pensam que Deus só deve ser lembrado nos “dias de angústia” ou no “vale da sombra e da morte”. É claro que podemos nos lembrar de Deus nesses momentos difíceis da vida, mas o que Salomão quer nos dizer é que devemos buscar ao Senhor quando ainda somos jovens e temos toda a vida pela frente. Quem tem Jesus na mocidade não deixará de tê-Lo na velhice!

Deus quer ser nosso melhor amigo em todos os momentos. Ele deseja estar ao lado dos adolescentes na decisão da carreira profissional, na hora de decidir com quem se relacionar e formar amigos, etc. É justamente nessa fase que mais precisamos da direção divina! E Deus está disposto a nos ajudar.

Deus se interessa mais na boa vontade do que na idade. Foi assim com o pequeno Samuel que, mesmo sendo um menino, foi usado por Deus nos serviços do Templo. Ao contrário dos filhos do sacerdote Eli, Samuel cresceu em estatura e graça diante dos homens de Deus e dos homens (1 Samuel 2:26). A Bíblia diz ainda em 1 Samuel 2:18: “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.” Que lindo ver um menino trabalhando para Deus!

Sabe o que mais Deus pede das crianças e adolescentes? A Bíblia diz em Colossenses 3:20: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.” Os pais são representantes de Deus aqui na Terra e merecem todo o nosso respeito. O melhor presente que podemos oferecer aos nossos pais é a obediência. Você se lembra do quinto mandamento da Lei de Deus? A Bíblia diz em Êxodo 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Honrar implica em amar, obedecer, respeitar e ajudá-los nas tarefas domésticas. Essa honra deve durar por toda a vida, como diz Provérbios 23:22: “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.” Quem fizer isso, terá vida longa! Essa é a promessa feita por Deus no quinto mandamento.

Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.” O próprio Jesus seguia à risca essas palavras. A Bíblia diz que Ele era submisso aos seus pais (Lucas 2:51). Que exemplo para nós! Precisamos aprender com Cristo a maneira correta de vivermos. A Bíblia diz ainda em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Assim como Cristo viveu, devemos fazer o mesmo, dando o exemplo para as outras pessoas.

A Palavra de Deus nos exorta ainda a cuidarmos com as más companhias. Os jovens devem ter cuidado na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Não é pecado ter prazer. Pecado é se afastar de Deus e colocar a vontade própria acima da vontade de Deus. Os filhos de Deus não são dominados pelos desejos impróprios, mas preservam a pureza de coração. Então, surge a pergunta do salmista: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” Ele responde: “Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmo 119:9). Há na Bíblia uma linda promessa para aqueles que mantém o coração puro: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).

Como deve agir o jovem em um momento de pressão? Imite o exemplo de José, que fugiu da paixão da mulher de Potifar. Fugir das paixões significa correr para Deus e fazer a Sua vontade. Essa é a melhor escolha a ser feita!

Que Deus lhe abençoe grandemente!

Equipe Biblia.com.br

  • yuri disse:

    As respostas bíblicas estão ai, os que não estão horando, estão morrendo. ou seja perecendo!

  • achei ótimo e eu gostaria que este assunto fosse mais abordado em relação ao adolescente que desobedece e não respeita os pais…

  • Geysa Vanderley disse:

    A melhor coisa do mundo é respeitar seus pais hoje Deus me mostou a importancia disso em minha vida, quando você quer ir pra algum lugar e sua mãe dizer não obedeça sempre nunca saia escondido pois ja ouvi um relato verdadeiro de dois irmãos que desobedereção a mãe e acabaram morrendo num trágico acidente de moto depois de irem à uma festa onde os dois morreram na hora! A mãe é o maior de todos os anjos em sua vida :)
    Sempre ouça os conselhos de mãe e valorize seus pais sempre enquanto você tem a eles pois muitos jovens hoje estão sofrendo por falta de um amor verdadeiro de pai e mãe ! Ame a eles e lhe dê todo respeito como Deus nos revela na bíblia !

  • yara fernanda disse:

    em relação aos pais´é sempre bom e importante ouvi-las e atende-los na forma segura e também é sempre lembrar que nós jovens devemos fazer os nossas missoes comandada por Deus. e o mais importante guardar em nossos coraçãos a vontade de Deus em nossas vidas e servi-lo levando o seu amor aos que realmente não conhecem!!!!!!!!!!

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações