biblia.com.br

Espírito mentiroso da parte de Deus

23 de novembro de 2016

Como entender 1 Reis 22:19-23?

Como entender 1 Reis 22:19-23?

“Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. Perguntou o SENHOR: Quem enganará a Acabe, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás, sai e faze-o assim. Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o SENHOR falou o que é mau contra ti” (1 Reis 22:19-23)

Na Bíblia, Deus é frequentemente apresentado como fazendo algo que Ele não restringe. O que está sendo apresentado neste texto é uma parábola. Acabe havia escolhido ser guiado por falsos profetas e Deus simplesmente permitiu que ele fosse guiado por eles para a sua ruína (pois Acabe escolheu isto).

Portanto, esse “espírito mentiroso” representa os profetas falsos que Acabe escolheu seguir e Deus não o impediu de seguir suas próprias tolices. É nesse sentido que a Bíblia diz que foi um “espírito mentiroso da parte do Senhor”. Não que Deus tenha mandado, mas que Deus permitiu que Acabe acabasse colhendo o fruto que ele havia plantado. A Bíblia diz que Deus “enviou um espírito mentiroso” para enganar Acabe.

Não foi Deus quem enviou, simplesmente, esta é uma forma hebraica de dizer que Deus “permitiu” que o rei fosse enganado. Deve-se ressaltar também que esta é uma visão em forma de parábola e, portanto, não deve ser interpretada literalmente.

Este texto nos mostra a importância de não pecarmos contra o Senhor. Se o fizermos, certamente colheremos os frutos da desobediência, assim como Acabe (Gálatas 6:7, 8).

Equipe Biblia.com.br

 

É a mentira justificável em algumas situações?
A mentira de Abraão