Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Onde está escrito na Biblia que o dízimo tem que ser de 10% de tudo o que recebemos? CD

Oi Amiga.

A palavra dizimo, em si mesma, quer dizer dez por cento. Se você olhar num dicionário verá que este é o significado. O dicionário Michaelis traz a seguinte definição para o verbete “dizimo”, A décima parte (substantivo masculino).

Em Malaquias 3:10 você vê que esta prática é uma solicitação de Deus. Aqueles que separam dez por cento dos lucros para a obra de Deus serão ricamente recompensados. Deus é quem promete.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3:10 RA)

O dízimo é fruto de um coração agradecido, por tudo que o Senhor tem proporcionado. Ajudar financeiramente para a construção do reino de Deus neste mundo. mediante os dízimos e ofertas, é um privilégio.

A finalidade do dízimo é abençoar aquele que o separa. O dizímista passa a ser mais íntimo de Deus e torna-se menos egoísta.

Comentarios

Este artigo teve "30 Comentários"

  • evandro sabino disse:

    ser dizimista é uma alegria e eu faço com alegria pos deus é sempre fiél deus ti abençoé a paz de cristo p/ todos amén

  • Simone disse:

    Não ser dizimista impede de sermos salvos?

    Deus abençoe.

    • Administrador disse:

      A salvação vem apenas através de Jesus.
      O dízimo assim como outras ordenanças da Bíblia são demonstrações da nossa gratidão pela salvação imerecida que Ele nos oferece. Se você tem recursos ou fonte de renda e não devolve o dízimo, está demonstrando que não se importa com o que Deus deixou na Bíblia.

  • Everton Dias disse:

    E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

    Malaquias 3:11

    - Vemos que o devorador só é repreendido mediante a nossa fidelidade
    á Deus mediante o dízimo, não é “obrigatório” devolver o dízimo
    mas é uma regra a ser seguida se queremos ser abençoados por Deus.
    Deus nos mostra o caminho certo a se seguir,
    mas quem é avarento questiona o dizimo…

  • Ramon disse:

    Amada, A paz do eterno e Salvador.
    gostaria de relatar que o Dizimo nunca foi dinheiro, sempre foi produtos agrícolas ou animais (ofertas),e não venha me dizer que não existia dinheiro pois desde o inicio existe, José foi vendido como escravo por DINHEIRO, outro porem é que a lei de MOISÉS dos dízimos foi na antiga aliança que é bom dizer que foi ABOLIDA na cruz do calvário, o próprio salvador na ultima ceia falou sobre o sangue que estava derramando seria o da NOVA ALIANÇA (a chamada GRAÇA).
    Outra coisa amada só quem pode recolher os dízimos são os sacerdotes que na época eram os levitas, que de forma errada se colocam no músicos, pois os levitas só são os que saem da linhagem de LEVI.
    outra coisa os dízimos só podiam ser colocados em JERUSALÉM, agora se quiser seguir a Lei de Moisés fique a vontade, vou deixar alguns versículos para você.

    Galatas 3:10-13
    Já os que se apóiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”
    É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”
    A Lei não é baseada na fé; ao contrário, “quem praticar estas coisas, por elas viverá”
    Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”

    Galatas 3:19
    Qual era então o propósito da Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

    Galatas 3:24-25
    Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
    Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

    Galatas 4:4-5
    Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

    Galatas 5:14
    Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”

    Hebreus 7:28
    Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho perfeito para sempre.

    Fica em paz amada e permita que a verdade mude a sua vida.

  • joão messias teixeira disse:

    eu sugeria que o dizimo das igrejas fosse usado realmente para suprir as viuvas,os orfãos,e os estrangeiros!!!!!!!!!!

  • Queridos irmãos, estou buscando a bastante tempo uma igreja que seja honesta, no sentido de “ensinar” aos seus membros e visitantes que o Senhor veio para nos libertar de todo o julgo. Porém reconhecendo que exista a necessidade de se levantar recursos. Esclarecendo que estes devem vir do entendimento individual num exercício saudável de quem recebe a abundante graça (que é de graça) e somente por isso desejar retribui-la para que outros também alcancem. Eu estou alcançando entendimentos e vitórias pelo amor de Deus, não porque Ele tem a obrigação de me devolver na justa ou injusta porção daquilo que é cobrado… contribuo por amor. Embora o dízimo tenha sido reconhecido na época de Moisés; nos dias de Malaquias OS SACERDOTES DO TEMPLO RECOLHIAM AS OFERTAS E NÃO REPASSAVAM para os levitas, para que estes pudessem cuidar dos próprios levitas, dos órfãos, das viúvas e viajantes. E isso deve ter indicado ao profeta Malaquias a tomar a iniciativa de advertir a todos sobre o roubo do dízimo: “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” (Malaquias 3:9.
    Creio que se houvesse mais transparência os dízimos e as ofertas seriam maiores.

    Que o Senhor nos liberte da escravidão e da cegueira.

    Atenciosamente
    Emanuel Pereira.

  • Alexandre disse:

    «Quem lhe deu primeiro a Ele, para que Lhe seja recompensado?» (Romanos 11:35) . A esta questão retórica não é dada nenhuma resposta, visto que ela é óbvia. Tu não podes dar a Deus esperando que Deus fique em dívida para contigo.
    Há uma lei se semear e ceifar ou colher, e recompenses para as boas obras. Mas contrariamente aos ensinos do “evangelho da prosperidade”, não podes colocar Deus em dívida para contigo.
    Deus criou o universo. Ele sustém-no pela Palavra do Seu poder. Ele não precisa do teu dinheiro, e não quer o teu dinheiro. Deus quer-te a ti, e quer-te numa atitude correta.

  • Alexandre disse:

    Falar sobre DEUS é muito complexo, mas reflito sobre o comentário de todos vocês e acredito que para DEUS, nada é mais importante que o amor dele por nós. Sendo assim tenho comigo a seguinte frase: que não importa o que fazemos se o que fazemos seja realmente para o bem de todos.Que esse magnífico DEUS seja para sempre nossa grande luz e harmonia.

  • Rachel disse:

    Como cada um colocou os livros e seus capítulos em relação ao dizimo. Olhai em que lado da bíblia eles estão, todos aqui está no velho testamento, isso não vale para nós. Dai e recebeis, dai com alegria e não como obrigação, e o que dar, será de um puro coração, sem querer nada em troca, sem esperar riquezas ou que o Senhor dará o dobro, esse valor que é dado a igreja, é para os quem não tem condição de comer, para atender os necessitados, para a manutenção da igreja como água, luz. Pastor ou qualquer outro que tem cargos em igrejas não devem receber por isto, para Deus não temos valores, não somos empregados dele, estamos aqui para só 1 objetivo, a salvação eterna, como ganhara tal recebendo em dinheiro pelo que faz na igreja? Salvação não se compra nem com ouro e nem com prata.

    • Instrutor disse:

      Respeitamos sua opinião querida irmã, mas gostaríamos de te dar alguns exemplos para refletirmos nesta questão. Em algumas cidades do Brasil, um Pr é responsável por várias igrejas, às vezes, chega a cuidar de 10 igrejas em cidades diferentes, como seria possível, ele cuidar do rebanho de Cristo sem ajuda financeira, tendo que se deslocar entre várias cidades?
      Outra coisa, temos uma Rede de Televisão, chama-se Novo Tempo, em todos programas, distribuímos milhares estudos bíblicos, como faríamos isso sem ajuda financeira?
      Veja irmã, é muito melhor o Pr ter um salário, que pode ter certeza, não é nenhum valor altíssimo, para que ele se dedique integralmente a obra do Senhor, o que vemos realmente nos dias de hoje é que muitos “Pastores”e igrejas tem banalizado a questão do dízimo com o intuito de enriquecerem, este é o grande problema.
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • percilia ferreira disse:

    o dízimo não podemos dizer que é obrigatório mas sim; Devemos oferecer a casa do senhor e dar mesmo o dizimo porque quando não temos emprego, negócio, filhos etc. Pedimos ajuda ao nosso Salvador que é o criador do Ceu e da terra.

  • lidiane disse:

    O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.
    Levítico 27:32
    “Diga o seguinte aos levitas: Quando receberem dos israelitas o dízimo que dou a vocês como herança, vocês deverão apresentar um décimo daquele dízimo como contribuição pertencente ao Senhor.
    Números 18:26

  • EUGENIO COSTA disse:

    Agrego no meu comentario que SOU CONTRA o USO DO DIZIMO como a principal IDEA de prosperacao na VIDA de quem o DA induzido pelo PASTOR ou POLITICA DE ARRECADACAO DE UMA IGREJA.

  • EUGENIO COSTA disse:

    Se somos CRISTAOS, porque a maioria das igrejas insisten em falar sobre as leis do velho testamento ?. Realmento nao vejo nada sobre o DIZIMO no NOVO TESTAMENTO,sim coisas relacionadas a DAR PARA RECEBER, JESUS em uma passagem comenta sobre a Mulher que deu tudo o que tinha por amor a DEUS, e disse que isso eh muito mais importante, e quero pensar que básicamente ele modifica a idea dos 10%, assim como o ADULTERIO que antes era o ATO, e JESUS menciona que so em pensar ja esta pecando. Apesar de nao entender e ter minhas duvidas com relacao ao DIZIMO, devo acreditar que as congregacoes necessitam de dinheiro para aumentar a obra, pagar os custos que tudo isso implica, aos músicos, funcionarios, inclusive aos PASTORES que se dedican integralmente a obra. COM FE EU POSSO DAR MEUS 100% porque DEUS estará cuidando das minhas financas, seja ele para a IGREJA ou por indicacao do ESPIRITO.

    • Instrutor disse:

      Que ótimo podermos conversar contigo sobre este assunto querido irmão, pois realmente leva muitas pessoas a dúvidas com relação a isso. Estaremos enviando um estudo em seu e-mail sobre o assunto.
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • janio jordao disse:

    Leia Malaquias 3: 8-11

  • Carmen disse:

    Então Deus é vingativo a ponto de tirar as bençãos se não pagarmos os dízimos??? Por isso é que os “pastores” estão cheios de “dizimos”. Quando for aos USA, procure ver como eu vi, a mansão do Edyr Macedo, seus carros suas piscinas. E o um pastor que mora em uma belíssima casa em S. Francisco que na garage tem 2 MERCEDES, sendo uma sport, e uma copia do carro da Rainha da Inglaterra!!!!

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, infelizmente o dízimo tem esta visão exatamente por “Pastores”como estes citados por você, na verdade, Deus não é vingativo para quem não dá o dízimo, Deus ama a todos, o que Ele deseja é que dizimemos em uma igreja que não ocorra o evangelho da prosperidade, como vemos em muitas igrejas.
      Gostaríamos de indicar a você um excelente vídeo sobre este assunto, acesse http://novotempo.com/estaescrito/2012/12/10/o-evangelho-que-eu-abomino/
      Depois nos diga a sua opinião, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • wagner cherdellen disse:

    O dizimo e a oferta e o segredo do seu sucesso !

  • Rogerio disse:

    irmã Jucielde não e porque algumas passagem dizem que não seremos amaldiçoada que não exista maldição, pois voc^fizou bem, (maldito todo aquele que for perdurado na cruz); mas no livro de malaquias cap. 3 e vers.8 e 9 falam.Roubará o Homem a Deus?todavia,vós me roubais e dizeis: e que te roubamos?Nos Dizimos e nas ofertas.Com maldição sois amaldiçoados porque a mim me roubais,vós a nação toda.

  • JUCIELDE disse:

    vc esta equivocada irmã Karine

    somos livres de maldições sejam elas quem forem.

    Gálatas 3.13
    Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

    salmos 91.10
    Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

    AFIRMO O DIZIMO É BIBLICO. MAIS NÃO É UMA OBRIGAÇÃO PARA A IGREJA, POIS NÃO VIVEMOS SEGUNDO A LEI DE MOISES. MAIS SEGUNDO A LEI DO NOVO TESTAMENTO QUE É AMAR, SE AMARMOS DOAREMOS NÃO 10% MAIS 100% DA NOSSA VIDA, POIS QUEM AMA DÁ COM ALEGRIA, E QUEM AMA CUMPRE A LEI DE DEUS QUE É OS DEZ MANDAMENTOS, QUE HOJE ANDA TÃO ESQUECIDO PELAS INSTIUIÇÕES CRISTÃ.

    POR ISSO SE VC DÁ O DIZIMO COM ALEGRIA E NÃO PORQUE É REGRA OU OBRIGAÇÃO VC ESTÁ NO CAMINHO CERTO. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E A SUA CONGREGAÇÃO.

  • CARINE disse:

    DESDES QUE ME TORNEI CRISTÃ SOU OFERTANTE DIZIMISTA FIÉL NUNCA DEIXEI DE DIZIMAR E DEUS TEM ME PROPERADO MUITO PRINCIPALMENTE MEU ESPOSO, E ELE POUCO VAI A IGREJA E NÃO DIZIMISTA MAS OFERTA ENTÃO FALEI COM MINHA PASTORA ELA ME DISSE QUE MULHER SABIA EDIFICA A CASA SENDO ASSIM QUANDO MENOS ESPERAR ELE VAI DIZIMAR AMEM JESUS EU CREIO.

  • CARINE disse:

    PENSO ASSIM PRA VC TANTO OFERTAR OU DIZIMAR PRECISA CRER SE VC TEM DUVIDAS NÃO SEMEIE POIS PODE TRAZE RMALDIÇÃO POIS NÃO TEM ENTENDIMENTO AMEM.

  • paulo alves de oliveira disse:

    Entao o dizimo nao e obrigatorio

    • Instrutor disse:

      É sim querido irmão, o que devemos fazer de coração está relacionado as ofertas, não da mesma forma que ocorre em algumas igrejas, devemos dar de acordo com a nossa vontade e não por influência de ninguém, o que você pensa sobre isso?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Priscila disse:

    Etimologicamente o dízimo (latim decimus), significa a décima parte de algo e eram pagos na forma de bens. Encontra suas origens no Sacerdócio Levítico judaico (Lv 27, 30-34). Por ser Cristo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedec, anulou o sacerdócio levítico com todas as suas as leis, dízimos e costumes, conforme narra São Paulo na Carta endereçada aos Hebreus (Hebr 7, 1 – 28).

    —– Jesus nos manda dar daquilo que nos sobeja (Cf. Lc. XI, 41)——-

    Dar os 10% (ou dizimo) era das Leis Leviticas. A primeira menção de dízimo na Bíblia está registrada no livro Gênesis, cap. 14, referindo-se a uma atitude voluntariosa de Abraão, que depois de uma guerra,deu o dízimo do despojo e não de todos os seus bens a um sacerdote, chamado Melquisedeque. Um segundo relato, ainda pré Mosaico, é registrado sob a forma de promessa voluntária onde após uma noite em que teve um sonho que julgou revelador, Jacó, neto de Abraão, também comprometeu-se voluntariamente a dar dízimos – “oferecerei o dízimo de tudo que me deres” – caso Deus o guardasse e protegesse.

    Posteriormente, a lei Mosaica previa um imposto de dez por cento (dízimas) dos animais e colheitas recolhidos uma vez ao ano, registrado em Levítico 27. Há também um imposto, relatado em Deuteronômios 14, onde percebem-se alguns aspectos que não foram explicitados em Levítico, como: razão de culto, interação familiar e auxílio a classe sacerdotal. Também está registrado no contexto, que a “cada três anos, esses dízimos deveriam ser instrumentos de auxílio social, notadamente para os levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas.”
    Os próprios sacerdotes, devido a um afroxamento no rigor de cumprir a Lei e desvios na conduta dos homens que cuidavam do serviço sacerdotal, foram avisados e amaldiçoados por Deus, no ministério do profeta Malaquias. E foram advertidos que se não mudassem de comportamento em relação às ofertas e ao dízimo, Deus tornaria as suas bênçãos em maldição e mandaria o anjo do Senhor para preparar os Seus caminhos a fim de que viesse Jesus Cristo com uma nova doutrina.

  • maria disse:

    quero saber se na biblia ñ tem nem um verciculo q fala q é dez por cento por favor ñ tem mesmo ou eu ñ encontrei preciso de uma resp. ok obrigada

    • Instrutor disse:

      Na verdade querida irmã, não está na Bíblia, porém o significado da palavra dízimo é exatamente a décima parte ou 10% de algo, conte sempre conosco, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *