biblia.com.br

Base teológica para o dízimo: dinheiro ou alimento?

Dízimos

17 de novembro de 2015

“Dízimo na Torah ou melhor, Bíblia, nunca está relacionado a dinheiro. Nunca e nunca. Dízimo sempre está relacionado a comida, alimentos, produção agro-pecuária. Dízimo na Bíblia é sinônimo de alimento, e isto é um fato! Ofertas podiam ser trazidas em forma de dinheiro (2 Reis 22:4-7). Mas, quando o assunto era dízimo, somente ovelhas, bois, grãos e comida eram aceito. Dinheiro nunca! Vamos analisar agora este aspecto:

A primeira ocorrência da palavra “dízimo” nas Escrituras está num evento que “desmancha” esta teoria. Vejamos o que nos diz o texto: “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20). Se todos nos lembramos da história, Abraão vai em busca de seu sobrinho Ló e de sua família além de trazer junto com eles os “espólios” da guerra. Parte destes espólios foram entregues como dízimo por Abraão. Mas o que eram estes espólios? A Torah nos esclarece: “E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se” (Gênesis 14:11). Então os espólios eram os “bens de Sodoma e Gomorra” e todo o mantimento. Pelo texto a Torah diz que o dízimo foi dado de tudo e não somente dos “alimentos” que estavam disponíveis ali como espólio de guerra.

Uma outra ocorrência diz algo semelhante: “E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Elohim; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gênesis 28:22). Neste caso, Jacó estava indo para a casa de Labão e quando teve um encontro com o Eterno ele lhe faz uma oração e lhe diz que daria o dízimo “e de tudo quanto me deres”. Ora, para mim “tudo” é tudo, incluindo dinheiro!

Finalmente queremos mostrar que quando o Templo ainda estava de pé, eles agiam desta mesma forma: “E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor, o seu Deus; e fizeram muitos montões” (2 Crônicas 31:5-6). No texto verificamos que os dízimos eram trazidos dos alimentos mas no mesmo verso diz-se que eram também trazidos “os dízimos de tudo” em abundância! Isso além de trazer também os dízimos das coisas dedicadas, com os quais fizeram “montões”. Imaginamos que os cereais e as frutas ainda poderiam ser colocados em “montões”, mas como fazer isso com os animais? Você imagina uma pilha de vacas ou ovelhas? Isso certamente seria difícil de se imaginar!

Portanto concluímos que seria impossível dizer que nas Escrituras os dízimos são somente dos “alimentos” ou dos animais do rebanho. Dízimo é o produto de qualquer coisa que se produz ou do fruto de uma realização qualquer, como por exemplo o seu trabalho! (Vide etimologia da palavra). «Continue a leitura»

Equipe Biblia.com.br

¹http://shemaysrael.com/artigos