Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

É pecado casar-se com uma pessoa que já foi casada?

“Gostaria de saber se é pecado casar-se com uma mulher que já foi casada e que deixou seu marido porque nunca gostou realmente dele. Casou-se obrigada porque engravidou e seu pai não permitiu que ela, na época, com 16 anos, ficasse sozinha para criar um filho. Hoje namoro essa pessoa. Ela gosta muito de mim. Pretendemos nos casar. Tenho 27 anos e nunca me casei e ela tem 25. Tenho essa dúvida muito grande no meu coração. Apesar de gostar muito dela, quero obedecer a vontade de Deus. Me ajudem a discernir o que é certo.”

Algumas pessoas têm se deparado com estas questões e sobre o que a Bíblia diz acerca do novo casamento. Vejamos o que a Bíblia ensina sobre este tema. De acordo com Romanos 7:2, o casamento deve durar por toda a vida. “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido” (Romanos 7:2).

Cristo reconhece somente uma razão válida para o divórcio. A Bíblia diz em Mateus 5:32: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.”

Não agrada a Deus que as pessoas se divorciem. Quando ocorre a infidelidade, Deus concorda que se separem; entretanto mesmo assim não ordena. Quando entre o casal tem havido fidelidade, eles não devem se separar.

A Bíblia diz em Malaquias 2:14-16: “E vocês ainda perguntam: ‘Por quê?’ É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.
‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, e ‘o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas’, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.”

Se um dos cônjuges se divorcia por outra razão além de adultério, deve permanecer solteiro. A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:10-11: “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.”

Não há na Escritura nenhum ensinamento direto sobre novo casamento após o divórcio. Existe, no entanto, uma forte implicação nas palavras de Jesus em Mateus 19:9 no sentido de permitir o novo casamento de uma pessoa que permaneceu fiel, cujo cônjuge foi infiel ao voto matrimonial. “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]” (Mateus 19:9). Portanto, entende-se que se houve divórcio decorrente de infidelidade conjugal por parte do cônjuge, a parte inocente fica livre para um novo casamento.

Vale ressaltar que o problema do divórcio e do novo casamento só poderá ser visto em sua verdadeira luz se for observado do ponto de vista do Céu, tendo como pano de fundo o Jardim do Éden. Portanto, para compreender melhor esse assunto, leia aqui o artigo “Casamento, divórcio e novo casamento”.

Equipe Biblia.com.br

  • everaldo disse:

    e outra coisa casou seja por qualquer q for a condição,se vc se separar vai ter q viver sozinho(a)para o resto de sua longa vida ou ore mas ore bastante p Deus tirar a vida do seu conjuge pois DEUS NAO ACEITA O DIVORCIO em nenhuma situação ok senhoras e senhores.me perdoem todos mas a porta e estreita e o caminho apertado.
    tem mta gente sendo enganado com esse papo q pode se casar novamente se ouve traição.
    perdoe seus companheiros volte p el ou ela e mude a forma de viver ganhe ele ou ela pra vc e p cristo com ações, e nao com separações.
    e a vcs q sao solteiros nao case-se com quem ja foi casado e se separou vc estara adulterando com ele ou ela nao sou eu quem digo e sao as escrituras.e elas dizem o meu povo erra pq nao conhece as minha palavras ne se enganem meus amados o ceu e para vc q aceita a palavra e nao p quem vivve dando desculpas e procurando soluções onde a pecado.nao citei nenhum vers biblico pq vcs precisam examinar mais e melhor.mas oq é mais facil entrar pela palavra como disse alguem ai ao pe da letra ou burlar-la, e como mtos disem vou pagar meu preço amem entao pague.e sejam infelizes na eternidade pois o inferno sera inalgurado para desobedientes como vcs q acha q e tudo simples assim fiquem com Deus e a paz do senhor jesus cristo a todos.

  • Lucia Braz disse:

    É pecado sim.No livro de Mateus 5:32 diz:No entanto,eu vos digo que todo aquele que se divorciar de sua esposa, a não ser por causa de fornicação,expõe-na ao adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada comete adultério.
    Obs

  • Renato silva rocha disse:

    As pessoas que se divorciaram, pela palavra de Deus só podem se casar quando um falecer ou ficar viúva ou viúvo. Aos Romanos c7 v2 e 3, somente a morte separa um casamento diz a palavra.., isso também esta no velho testamento LEVITICO C21 V7 NÃO TOMARAS MULHER REPUDIADA DE SEU MARIDO!!

  • Christopher disse:

    Ola Pastor! Nao sou um grande conhecedor da bíblia mas gosto de ouvir a palavra e entende-la e no mundo de hoje tenho uma duvida em minha mente: o que caracteriza o casamento? Isto perante a Deus e nao ao estado.

    • debora disse:

      Olá Christopher,
      Agradecemos por nos escrever.
      Para Deus, a união sexual de duas pessoas equivale ao casamento. Se elas se casam no civil e no religioso, elas estão seguindo
      as leis do país.

      Cremos que sim. Deus quer que estejamos em harmonia com as leis dos homens que são justas. A lei do casamento civil é uma lei justa. As autoridades constituídas existem pela permissão de Deus e obedecê-las (sempre que não seja exigido transgredir a Lei de Deus) é nossa obrigação.
      Romanos 13:1: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”.

      O casamento civil é necessário para que os cônjuges estejam de acordo com as leis do país, para confirmar a dignidade do casamento e também para preservar os direitos dos filhos.

      Espera-se que antes do casamento religioso, os nubentes realizem a cerimônia civil do casamento. Mas o que confere santidade ao casamento não é o casamento civil e nem mesmo a cerimônia religiosa! A cerimônia religiosa é um privilégio e não uma obrigação. Quem confere santidade ao casamento é Deus quando dá a duas pessoas o amor mútuo e a habilidade de serem fiéis uma a outra.

      Deus te abençoe!

  • serva de Deus disse:

    Oi Syllis Cláudia, tudo bom? Queria te ajudar com conselhos… Em primeiro lugar, parabéns por ter perdoado seu ex marido, pois como servos de Deus é isso que devemos fazer! Se não perdoamos acabamos prejudicando a nós mesmos… Devemos agir como Jesus agiria e Ele com certeza perdoaria! Mas muito cuidado, perdoar não quer dizer que você tenha que voltar ao casamento… Não se pode casar de novo (com outro, eu acho) se se separou de acordo com a Bíblia, mas eu não sei se não pode voltar com o mesmo de antes, acho que sim, de acordo com 1Corintios 7:11, mas lembrando que eu ACHO… E se for voltar com seu ex marido, mas não casados e sim namorando, ficando, não podem ter reações sexuais, pois ai seria pecado… Eu espero ter ajudado um pouco, estas situações são bem complicadas, mas eu sei o que você deve fazer, busque a orientação do Senhor… Ele é quem vai te dar a melhor ajuda!! Confie nEle! Ele sabe o que faz, sabe o que é melhor pra todos…

  • aldino weis disse:

    olha mateus se voce a ama e ela lhe ama casen se o quanto antes pois o amor foi Deus que criou , veja voce a ama e ela lhe ama aonde estaria um pecado ai então não se cansem , e sim marcan o casamento e aproveitam o proximo verão com muito amor e Deus no coração

  • Tiago disse:

    No capítulo 19 de Mateus:
    “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’? e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.
    Perguntaram eles:
    — Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?”

    (Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que “Para Deus não existe divórcio!”)

    “Jesus respondeu:
    — Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério

  • Michelle disse:

    Olá, Moro junto com uma pessoa a 3 anos temos um filho de 1 ano ,eu cabei traindo ele com um rapaz que era casado na igreja a 2 anos… ele voltou para esposa alegando que não poderia se separar pois Deus não se agrada do divorcio e que não queria viver no pecado …minha duvida é eu não sou casada na igreja nem no papel posso me separar?para conhecer outra pessoa nos caminhos do Senhor ..pq meu companheiro não e evangélico e sim católico não profetizamos a mesma fé… e pecado se eu me separar para talvez um dia casar na igreja com uma pessoa.?

  • roberto disse:

    Olá querida irmã ANNA, a Bíblia contém amplos conselhos que orientam a uma boa escolha do parceiro para a vida. Em 2Co 6:14 encontra-se um excelente e clássico exemplo: “não vos prendais ao jugo desigual com os incrédulos”.

    Já na época de Abraão, havia preocupação por parte dos pais religiosos sobre este assunto (Gên. 24:3). O Comentário Adventista diz que “a demora em fazer planos para o casamento de Isaque, provavelmente se devia ao desejo de Abraão, em evitar que seu filho tomasse por esposa uma Cananéia”. Semelhantemente, Isaque pediu a Jacó para não tomar “esposa de entre as filhas de Canaã” (Gên. 28:1) pois, “ele não as via com bons olhos” (Gên. 28:8). Posteriormente, após o êxodo, Deus proíbe Seus filhos de contraírem matrimônio com as filhas das outras nações (Deut. 7:3), porque, “não pode haver felicidade nem segurança nas alianças feitas com os que não amam nem servem a Deus. As trágicas experiências de Esaú (Gên. 26:34, 35) e Sansão (Jz 14:1) são testemunho eloqüente em favor da admoestação divina de manter-se separados dos incrédulos” (CBASD).

    Avançando ao Novo Testamento, observar-se-á que Paulo também coloca a impossibilidade de ligação entre o santuário de Deus e os ídolos, por isso, um acordo ou uma aliança entre crentes e incrédulos é igualmente inconcebível. Pois, “quando se trata de uma relação tão estreita como o matrimonio, o cristão que verdadeiramente ama ao Senhor, em nenhuma circunstância se unirá com um incrédulo, mesmo que tenha a nobre esperança de ganhá-lo para Cristo, o que em outras circunstancias seria digno de elogio” (CBASD).

    É bom lembrar que “jugo desigual” significa uma “diferença” entre o casal, ou seja, também entre duas pessoas da mesma religião ele pode ocorrer: idades muito diferentes, nível social muito diferente, escolaridade muito diferente, ideais de vida muito diferentes, etc.

    Saiba que Deus nunca se esquece de você, seu nome está nas palmas das mãos de nosso Senhor, busque-O diariamente para ter sua vida transformada cada dia mais, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • Felipe disse:

    A Paz do Senhor,
    Tenho 30 anos, já fui casado e estou separado a 2 anos.
    Me separei porque o casamento já estava nos fazendo sofrer ao inves do nos fazer feliz.
    Era obreiro porem ela nunca me acompanhava, minha familia em 3 anos de casamento foi em minha casa uma unica vez porque ela não gostava deles. com o passar do tempo discutiamos por tudo, e chegou um tempo que ele me agredia com tapas na cara e murros, nunca encostei um dedo nela porque não sou a favor, simplesmente me afastava e saia para que pudessemos nos acalmar porem todos os dias ela arrumava motivos para reclamar e acabava me agredindo. Não aguentei mais e pedi a separação.
    Estava vivendo angustiado e comecei a orar pedindo a Deus uma nova chance de ser feliz. Nos separamos e minha duvida é… Posso me casar novamente?
    Estaria pecando?

  • Ane disse:

    Bom eu entrei na igreja pura (virgem) , mas me desviei dos caminhos do Senhor com 16 anos. E cometi pecado quando eu voltei pra igreja eu não era mas pura (virgem), me reconciliei hoje tenho 18 anos. A dúvida é isso pode me prejudicar no futuro em relação a casamento?

  • Ionara disse:

    Morei com um rapaz por 5 anos, tivemos um filho, e por traição da parte dele a relação chegou ao fim, durante esse relacionamento eu estava afastada dos caminhos do senhor, após 5 meses da separação voltei pra Deus. Gostaria de saber como fica minha situação perante Deus, já que nunca fomos casados oficialmente. Para Deus sou solteira? Sou livre para ter um relacionamento, sem estar no pecado?

  • roberto disse:

    Olá querida irmã DEUSA, gostaríamos de conversar mais contigo a respeito, vamos entrar em contato contigo por e-mail, que você sinta a presença de Jesus atuando de maneira direta em sua vida, que você esteja em Suas poderosas mãos em todos os dias de sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • roberto disse:

    Muito interessante esta questão querida irmã ADRIANA, mesmo em processo de divórcio você continua casada, aguarde sair realmente a separação irmã, o maior objetivo de Deus para sua vida é a vida eterna, a Bíblia nos orienta exatamente como cumprirmos as vontades dEle para nossa vida, estude e ore diariamente, que Deus te abençoe muito , conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • traie minha mulher com oltra ela teve um filho meu hoje ta gravida de novo a mesma mulher eu nao consigo deicha a oltra poque amo de mas nao consigo ficar sem ela e nao quero deicha a minha mulher eu nao tou sabendo quem amo mas tou perdido nao sei o que fazer alguem me ajude

  • Quezia Santos disse:

    sou crente mais namoro com um rapaz que está desviado , sei que o que sinto é verdadeiro , ele está pensando em voltar pra igreja , tô pecando?

    • Instrutor disse:

      Então querida irmã QUEZIA, a Bíblia nos orienta a tomar muito cuidado com relação a isso, você o convidou para estudar a Bíblia? Ele está indo na igreja já ou ainda não?

      Estaremos sempre a disposição, que cumpramos as vontades do Senhor em nossas vidas, este é um desejo de Deus para você pois somente seguindo os passos de Cristo seremos felizes e alcançaremos a vida eterna, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • Daniel disse:

    Esse pastor é um fundamentalista… aposto que é daqueles que leva irmã pro motel…

  • patricia da silva alves disse:

    a paz do senhor, tenho 18 anos, estou apaixonada por um homem que ja foi casado, mais hoje ele e separado legalmente, ja tem 2 anos q ele e separado, e eu vou noivar com ele em seguida casar, so que eu tenho medo que eu esteja adulterando na presença de deus, eu nunca fui casada, mais desejo contruir uma familia com ele, sera que eu posso segui em frente ou eu desisto ?

    • Instrutor disse:

      Siga em frente querida irmã, o perdão de Deus é algo maravilhoso, assim como o amor que Ele tem por cada um de nós, o mais importante neste momento é que vocês caminhem conforme a vontade dEle, estudando a Bíblia e orando todos os dias, o que acha?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • hwwf disse:

    Há dois tipos de casamentos. O social, feito pelo homem (legislação do pais) e o casamento bíblico. Hoje, todos embarcaram no casamento cívil, onde, você pode casar, se divorciar e casar novamente. Inclusive agora, até com mesmo sexo. Muitos crentes estão neste. O casamento bíblico é realizado mediante a Palavra de Deus que é esta. ” Deixará o varão, seu pai e sua mãe e unir-si-á à mulher. Agora já não são dois, más, uma só carne..” O casamento ocorre quando há a entrega que envolve a alma, mediante a união da carne. E há uma advertência. ” O que Deus uniu não separe o homem!”. Portanto, o casamento bíblico, não está alienado as leis do homem. A cerimônia religiosa é somente uma comemoração e o cartório é o registro legislativo. O que vale é o mandamento. Jesus não liberou o divórcio. Aquele que se uniu a uma pessoa divorciada antes de si converter é um caso, más se ele já conhece a Palavra é outro caso. O marido de uma mulher ou vice versa, é sempre o primeiro que a(o) possuiu,exceto no caso de estrupo, onde não há a satisfação da entrega. A condição entre um homem e uma mulher é tão extrema,que se houver cobiça, até pelo pensamento se comete adultério. O mundo neste contexto está de ponta a cabeça. Más, tudo pode ser corrigido mediante a conversão de vida. O caso da mulher adúltera perdoada por jesus é a confirmação disto. No casamento bíblico não dissolução.

  • Paula disse:

    Boa tarde, tenho 19 anos sou evangélica desde pequena e tenho orado muito e pedido ao Senhor a vontade Dele na minha vida e sou virgem, nunca namorei, escolhi esperar no Senhor. Conheci um rapaz de 25 anos que se converteu a oito meses, estamos só conversando e ele demonstrou interesse, gosto dele e ele gosta de mim e quer ter algo sério seguindo a vontade do Senhor. Porém ele já tem um filho de 5 anos com uma moça que esteve com ela durante 7 anos (não se casaram, somente moraram juntos). Estamos orando e jejuando, buscando conselhos com o pastor dele e esperando a resposta do Senhor. Porém já conversamos que sou virgem, ele porém já até foi “casado”. É possível esse relacionamento estar nos planos do Senhor?

    • Instrutor disse:

      Claro que sim querida irmã, nos diga uma coisa, ele está separado judicialmente?

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • henrique disse:

    bom dia irmão! a paz do SENHOR!
    bem, irmão, as coisas se cumplicaram um pouco entre eu e minha ex-esposa… diga assim, porque tenho que aceitar que talvez as coisas jamis voltem a ser o que eram. eu a amo, mas, ela demonstra cada vez mais que não está nem ai pro meu sentimento! eu fui numa festividade de aniiversario de uma cidade aqui perto de onde moro e lá a vi, com um cara diferente! nós, não temos mais nada em comum a não ser nosso filho, e ela diz que tem um namorado e ele está viajando, e quando a vi naquele lugar com outro, meu mundo desmoronou! eu fui lá a trabalho,e quando a vi na (bebedeira) como disse antes, até agora meu coração está amargurado! sabe, eu penso, como uma pessoa que era minha esposa, amiga e companheira se tornou esse tipo de mulher que não liga mais pra nada! a familia dela está condenando essas atitudes mas, parece que ela não está nem ai! já pensei em sumir, ir embora daqui só pra não mais me deparar com essa situação! cada vez mais eu me sinto angustiado pela coisas terem chegado a esse ponto! no momento que escrevo, faz varios dias que não vejo nem meu filho! tenho saudade dele mais, não mais olhar na cara da mãe dele! estou indo a igreja, mas, confesso que de vez em quando tenho vontade de ir no bar e beber todas pra ver o que acontece! não é a coisa certa a fazer, mais, só DEUS sabe o que estou passando! eu abri mão do meu trabalho, da minha familia, meus amigos por ela! foi 8,5 anos e agora estou aqui! quero recomessar! DEUS vai me ajudar! orem por mim! sabe o q aconteceu esses dias aqui em minha cidade? um rapaz pegou a mulher dele com outro na cama! perguntou por que ela fez isso se ele foi um bom marido e bom pai de familia, ela não deu explicação, então ele pegou a moto, foi na BR e foi de encontro a uma carreta! não deu outra! sei que já tive muitos erros em minha vida, mais, irmão, como tá dificil supera esse fracasso total em minha vida! ore por mim! me ajude! me ajude a não fazer o que esse rapaz fez e ele era crente aqui de uma igreja evangelica! o diabo tem. dado pensamentos suicidas e isso é muito ruim! não resolverá nada! só vai piorar! mais eu vou vencer!me ajude!

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, não entenda isso como um fracasso em sua vida, todos nós erramos e somos falhos, porém, o que está acontecendo é que sua esposa não está cumprindo a vontade de Deus na vida dela, é uma decisão que ela está tomando, não é culpa sua, porque por maiores que sejam os problemas que enfrentamos, não justifica esta atitude dela, antes disso, deve-se conversar com o cônjuge e também se aproximarem de Deus juntos.

      O que ela está fazendo está te magoando muito irmão, mas saiba que a maior prejudicada será ela, por não caminhar conforme a vontade de Deus, devemos orar bastante por ela neste sentido.

      Você disse que sente vontade de ir ao bar para ver o que acontece e digo a você, sabe o que acontece? Absolutamente nada, mas quando nos aproximamos de Deus e entregamos nossas vidas a Ele, nossa vida se transforma, confie sempre em Deus irmão, Ele tem planos lindos para sua vida, não desanime jamais, muita coisa poderá mudar, conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • olá pastor a paz do senhor!estou juntas há um ano e tres meses,ainda nao casamos pq ele me parece q nao quer.eu tenho 19 e ele 36 e tem tres filhos do
    primeiro casamento…quando se juntamos ele ja tinha bens materiais como duas
    casas,as coisa dentro de casa e um carro dai tudo bem.durante esse ano a gente comprou um terreno e esta sendo feito apartamentos porem agora ele veio
    com historia dizendo q vai colocar tudo no nome dos filhos dele….na minha opiniao ele esta sendo desleal comingo,perguntei pra ele pq disso agora ele so me responde q quer ver os filhos futuramente bem…ja conversei muitas vezes com ele sobre isso so piora as coisas diz q se não for dele nao vai ser de ninguem…fico muito revoltada com esta situaçao…pra ele é Deus no ceu e os filhos na terra,os filhos fazem o que querem…tá muito dificil a situação aqui gosto muito dele mas nao sei o que faço tbm to quase indo jã´q os filhos são tudo pra ele ai me pergunto o q estou fazendo aqui por favor me ajude me der uma orientação.

    • Instrutor disse:

      Como conversamos sempre querida irmã e amiga, a melhor forma de resolver esta questão é o diálogo, a conversa irá ajuda-los bastante neste sentido. É muito importante o que ele está fazendo para os filhos, diga isso para ele, porém, ele deve pensar em constituir uma nova família, que se inicia através do casamento.
      Talvez seja isso que esteja atrapalhando a concretização do casamento, talvez por pressão de familiares dele ou até dele mesmo, será que isso está acontecendo?
      Esta pergunta que você nos fez, você já direcionou a ele?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço .

  • Instrutor disse:

    Olá querida irmã, ficamos muito felizes em poder conversar contigo sobre isso, vejamos o que a Bíblia nos mostra sobre isso:
    “Ouviste que foi dito: não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mateus 5:27-28).
    Perceba que o mandamento Não Adulterarás é muito complexo?
    Na verdade, muitas atitudes representam o adultério, no entanto, gostaríamos de conversar mais contigo sobre o assunto, pois caso ele aceite se aproximar de Deus tudo pode mudar irmã, será que ele aceitaria?
    O que você sente por ele?
    Nos responda por e-mail, estaremos entrando em contato com você, conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • Instrutor disse:

    Veja querido irmão, este exemplo mencionado por você é algo que pode ser muito perigoso pois abre uma porta muito grande para que satanás atue na vida da pessoa, não serve como válvula de escape pois a pessoa sabe bem o que é o pecado.
    O melhor nesta situação é o casal conversar sobre os problemas que estão enfrentando, contar o que agrada e também o que não traz alegria e também, juntos, aumentar o relacionamento com Deus.
    Aguardaremos sua opinião sobre o assunto, saiba que pode contar sempre conosco, Deus te ama muito e tem lindos planos para você, um grande abraço.

  • ana disse:

    Boa noite, estou vivendo com o coração apertado, eu era fiel a Deus, mas acabei me afastando muito dos caminhos do nosso Senhor. E nesse tempo conheci um rapaz que era casado, ele era casado apenas no civil, mas estava em crise no seu casamento. Nunca tivemos nada enquanto ele era casado, mas assim que se separou começamos a namorar, e hoje fazemos planos de nos casarmos, mas vivo com o coração apertado, temendo não esta cumprindo com a palavra do Senhor, pois li em vários sites que quem se separa sem ser por adultereo e casa-se novamente comete adultério, e quero muito voltar para o caminho reto, e por isso temo tanto estar agindo de forma errada. Preciso de uma luz, de uma resposta. Por favor, me ajudem..

  • henrique disse:

    meu msn: acabanaomundao2011@hotmail.com aguardo o seu convite! boa tarde!

  • henrique disse:

    enviei o convite pra nóis converssar-mos por email!

  • henrique disse:

    bom dia irmão! obrigado pelo retorno. irmão, nós samos separados judicialmente,mas, ainda não divorciamos! depois que eu escrevi tudo aquilo, eu tive um encontro com ela, converssamos, falavos dos bons e maus momentos e etc… e também irmão tive uma recaida! ficamos! foi bom(em tese) satisfazer o prazer carnal, mas, depois bateu um momento que não sei explicar! vazio, angustia ao mesmo tempo! saber que a mulher que foi minha esposa durante 8 anos está com um outro? e pior, morando junto? tenho ido muito a igreja, e confesso que não consigo converssar com nimguem sobre isso! se eu decidir voltar pra ela, a minha familia me condenará e a dela virará as costas pra ela, mas, a realidade é que ainda existe sentimentos entro nóis, mas em mim ficará essa magua que nao sei se esquecerei! me explique por favor: foi eu quem errou por ter entrado nesse relacionamento, sabendo que ela já havia sido casada, tem 2 filhos, mais um agora com o nosso, eu cometi adultério? ou foi uma armadilha do inimigo pra tentar me destruir? eu era um crente sincero! plantei a semente em muitos corações e levei a palavra a muitos! mas, me sinto fraco nessa situação! será errado perdoar e voltar, ou é melhor perdoa e viver vidas diferentes? eu ainda não consigo esquece-la! ela tambem me diz que está com ele mas, pensa muito em mim! me culpa por ter saido de casa, mas viver aquela situação não dava mais! e ela está com um velho que tem idade de ser nosso pai! como posso esquecer e perdoar! ela bebia muito e mentia demais! me ajudem! quero fazer o melhor! tomar a decisão certa! penso muito no nossso filho que tem 4 anos! aguardo resposta! boa noite!

  • henrique disse:

    bom dia irmão! com relação a sua pergunta, nós (eu e minha ex-esposa) estamos separados judicialmente, porem o divorcio, nóis ainda não demos entrada, nem ela quis nem eu, ainda… ela não está casada com ele, ele viaja, trabalha fora. pois, irmão, no mesmo dia em que enviei a msg, eu tive uma conversa com ela, falamos sobre todos os nossos anos de casados, nosso filho e etc… ela me disse de novo que estava com ele mas, me amava, e por acaso, eu peguei o telefone dela e olhei sem ela perceber, e descobrir muitas coisas! as mesmas msg que eu mandava pra ela enquanto viajava, ou estava distante, ela simplesmente reenviava pra esse homem! fiquei mais arrasado ainda!confesso que, fiquei sem chão! depois discutimos, e as últimas esperanças de uma futura reconciliação foram por terra! tenho 32 anos e ela 39, eramos, um casal normal, não dava pra ver difença de idade entre nóis. também não imaginava ela mais velha, eu queria sim envelhecer ao lado dela! fui pra casa, orei, chorei, me senti muito desvalorizado! mas, depois fui me acalmando, sabe, irmão, é com angustia que escrevi essas palavras, mas eu coloquei na cabeça que DEUS merece muito mais do que ela(minha ex-) pode oferecer! como eu disse antes, eu era um crente sincero! estudava a palavra de DEUS! falei de JESUS para tanta gente! plantei a semente em muitos corações! sei que DEUS tem um plano na minha vida mas, quero remover esses 8 anos que estive longe DELE! seria hipocrita se dissesse que não fiquei fiquei com ele, pois digo que fiquei! sei que pequei porque pensei: ela ainda me ama, é ainda minha esposa, mas, no final, ficou aquele vazio! em saber que a mulher que era minha um dia está com outra pessou por quem ela me traiu! me responda: analisando tudo que escrevi até aqui, eu (digo eu mesmo) cometi adulterio por ter me casado com uma mulher que já foi casada? meu erro foi mais grave, por que deixei de ouvie os conselhos da minha mãe e principalmente por não observar a palavra de DEUS que, se eu nunca tivesse me afastado dos caminhos DELE eu jamis teria cometido essa loucura! e outra, seria errado eu perdoa-la e recomeçar de novo ao lado dela? porque se eu fizer isso, tanto a minha familia quanto a dela já disseram que estariamos sozinho e sei que será dificil! mas, não farei isso! não sei… me ajude! meu pensamento continua a mil até porque a casa em que nóis viviamos está quase vendida e sei que será o fim em definitivo! só em pensar que fui traido e a pessoa que está com ela tem idade de ser paide nóis 2 aumenta a revolta! me ajude! quero recomeçar! não será erro eu me envolver com outra pessoa(e vou orar a DEUS pra isso) pra construir uma familia de verdade! conto com você! não tenho ninguém com quem conversar sobre esse assunto e foi no silencio do meu quarto e sozinho em frete ao computador que tiv o privilegio de conhece-los! orem por mim! desde já agradeço a paciência e desejo muitas bençãos de DEUS em sua vidas! bom dia.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, primeiramente queremos agradecer muito a Deus e a você também, por sua amizade e confiança em podermos conversar sobre este assunto, o melhor a fazer neste momento é não lembrar-se de passado, você está tomando uma decisão maravilhosa em sua vida que é entregar-se novamente nos braços de Cristo, não importa o que tenha feito irmão, o momento agora é de se aproximar dEle para que tenha uma vida feliz que é o seu desejo e também a vontade de Deus para você que é muito especial e valioso para Deus irmão.
      Alguns sentimentos ficam em nossa mente justamente para nos atrapalhar a comunhão que temos com Deus, perceba que estes sentimentos negativos fazem muito mal a nós mesmos não é verdade?
      Ore bastante a Deus, esqueça o passado, se aproxime de Deus no presente para que tenha um futuro maravilhoso na Terra e principalmente no céu, que é o grande objetivo de Deus para você, a vida eterna, amém?
      Conte sempre comigo, o que acha de conversarmos por e-mail, ficaria melhor não é mesmo?
      Aguardo seu retorno, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • henrique disse:

    boa tarde! estou passando por algo parecido… eu era um cristão fiel a DEUS e a igreja, mas, acabei me afastando porque me envolvi com pessoas erradas… pois bem, nesse tempo encontrei uma mulher(que seria minha futura esposa), ela já havia sido casada e tem 2 filhos, nóis paqueramos, depois namoramos e decidimos morar juntos, ela tem 7 anos a mais que eu. pois bem, eu decidi casar-me com ela porque achei q era errado ficar morando juntos sem ser casados. não comentei nada com minha familia e ela tambem não comentou nada com a dela porque eles não aceitariam, então passou-se aproximandamente 8 anos, aconteceu muitos altos e baixo na nossa vida, compramos uma casa, eu trabalhava e ela também, mas, tinha um problema sério: ela bebia demais! e nisso eu comecei a beber tambem, ela trabalhou num bar e conheceu muitas pessoas(para não dizer homens) em fim, eu a levei pra igreja (assembleia) e ficamos 8 meses, ela continuou por mais um ano e saiu, eu amava demais minha esposa, não olhava os defeitos dela e sim as qualidades, mas, ela começou a se aproveitar dos meus sentimentos… eu sempre trabalhei viajando, e um belo dia, encontrei mensagens no celular dela de um cara… então quebrei o celular porque ela não explicou o por que daquelas mensagens… passou um ano, eu sempre viajando e novamente, eu peguei ela dessa vez, converssando com ele, eu quebrei o celular de novo e pensei que tava resolvido. minha esposa era uma pessoa atenciosa, cuidava bem da casa, do nosso filho(tivemos um), mas, tinha esse defeito, quando bebia, ela praticamente me esquecia! passei anos lutando, pedindo pra ela parar de beber, eu queria viver com ela, não queria separar, mas, por fim a situação chegou ao extremo! ela começou a trabalhar numa firma, e eu sempre viajando, quando eu chegava em casa ela não mais dava atenção pra mim, começou a entrar na bebida cada vez mais, então eu decidi sair de casa e estou morando com minha mãe, ela tambem saiu da casa e mora com a mãe dela que me odeia, mas, descobri que durante esses 8 anos a mãe dela sempre frequentou o terreiro de macumba a pagava trabalhos pra nois nos separar-mos, e hoje ela(minha ex-sogra) conta como vitoria! quando eu estava quase tendo uma recaida pra voltar com minha ex-esposa, eu descobri que ela estava ou está tendo um caso com aquele mesmo cara das mensagens e foi o responsavel por eu ter quebrado aqueles celulares… meu coração tá arrazado! meu sentimentos estão partidos! eu não imaginava viver longe dela, não consigo esquece-la! ainda a amo! tenho medo de me envolver com outra pessoa e sofrer, casei com 23 anos, era jovem, abandonei tudo por esse relacionamento e só querbbrei a cara! me ajudem! já tive vontade de sumir! já tive pensamentos suicidas! voltei pra igreja, estou recomeçando o caminho da fé, mas, tenho essa magou no meu coração! outro dia converssei com ela, e ela me disse que não me esqueceu… está com ele mas, pensa demais em mim! ela foi minha primeira mulher, amei demais! o que eu faço? me ajudem! fui um jovem estudante da palavra de DEUS mas, me sinto só nessas horas, tento recomessar a vida! por favor me ajudem! agradeço. abraço.

    • Instrutor disse:

      Ficamos muito felizes em poder conversar contigo querido irmão, o melhor a fazer é exatamente o que disse, recomeçar a vida ao lado de Cristo, tendo um relacionamento muito próximo com Deus, estudando a Bíblia e orando diariamente.
      Com relação a sua ex-esposa, vocês se separaram judicialmente ou não?
      Ela está casada com este rapaz?
      Aguardaremos seu retorno para podermos te ajudar melhor nesta situação, conte sempre conosco, que Deus abençoe e ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • vilton disse:

    Eu conheci uma mulher que estava separada do ex marido ela disse que ele o mal tratava e ainda foi infiel a ela eles forao casados durantes três anos. Eu ja estou morando com ela a dez mês queria me casar com ela porque eu a amo muito mais tenho duvidas se eu posso me casar com ela porque eles nao se divorsiarao. Se eles se divorcia agora sera que posso me casar com ela.

    • Instrutor disse:

      Então querido irmão, o casamento só será possível quando eles se divorciarem judicialmente, eles já entraram com este processo?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe e guie cada passo que derem, um grande abraço.

  • Liz disse:

    Olá. Sou adventista e sonho em casar na igreja e construir uma família pautada nos princípios de Deus. Minha dúvida é a seguinte: se eu decidisse casar com um homem que já foi casado na igreja adventista eu poderia? Ou teria que casar apenas no civil? Sonho em casar na igreja, pois nunk fui casada!!

    • Instrutor disse:

      Que ótimo poder conversar contigo querida irmã, ficamos muito felizes por isso, neste caso, o ideal seria conversar com o Pr para analisar bem a situação, já chegou a conversar com ele sobre isso?
      Aguardaremos seu retorno, entraremos em contato por e-mail para podermos conversar mais contigo, que Deus abençoe e ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Instrutor disse:

    Veja querido irmão, realmente é uma situação delicada, Deus não aprova o divórcio, somente em algumas condições, porém irmão, você acabou se separando novamente para tentar reparar um erro, mas será que adianta conviver de maneira infeliz no casamento?
    O ideal a fazer é se aproximar cada dia mais de Deus, Ele te dará a resposta correta para a decisão que deverá tomar, gostaríamos de conversar mais contigo sobre este assunto e poder te ajudar nesta questão.
    Qual o relacionamento que você tem com Deus hoje? E com a sua atual esposa?
    O que sente realmente por ela?
    Aguardaremos seu retorno, pode nos responder por e-mail se desejar, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • Roberto disse:

    Esqueci de dizer que vivi 7 anos com esta segunda ela era a esposa perfeita,mais o meu peso de consciencia do que fiz com a familia antiga nao me deixava em paz.

    • Instrutor disse:

      Respondemos a sua pergunta e gostaríamos de conversar mais contigo para podermos te ajudar mais nesta importante decisão que terá de tomar, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • joao batista aniceto disse:

    ela foi embora pra bahia eu moro em minas mais aamo muito peço ajuda eu etava com 66 kilo oje apenas com 58 estou pedindo muito adeus pq nao quero divorciar pq amo

  • joao batista aniceto disse:

    pastor sou desviado minha esposa tanbem casamos pra comsertar a vida com deus mais nao conseguimos um dia brigamos pq eu cheguei em casa ela estava falando no faece com um rapaz eu nao goste briguei com ela dem um tapa na orelha mais arepende portoda minha vida agora eu voltem pra deus perdoei ela pq ama quero q deus o traga de volta mim ajuda o nome dela e camila rocha silva

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, é muito importante para vocês no momento se aproximarem de Deus juntos, vocês estão tendo alguma comunhão com Deus diária?
      Gostariam de estudar a Bíblia conosco por e-mail, o que acha?
      Aguardaremos seu retorno, queremos ajudar vocês neste sentido, que Deus abençoe e ilumine muito suas vidas, um grande abraço.

  • Andressa disse:

    Não sei , estava dando erro , então enviei as resposta sobre as perguntas que o senhor me fez pelo email por aqui mesmo. Amigo querido ,muito obrigada por todo carinho e sim vou tentar mais uma vez , vou propor a ele uma conversa, esses dias ando muito fechada e ele esta me perguntando o que esta acontecendo e talls , mais estou calada, ando irritada e sei que em momentos de ira qualquer palavra pronunciada acaba gerando ofensa , então to fechada esses ultimos dias , mais Deus esta me acalmando e vou sim conversar com ele e tentar mais uma vez e a direção que o Senhor me der assim farei !!! Obrigada por tudo e manterei vc informado .. a paz de Cristo !!!

    • Instrutor disse:

      Ok querida irmã e amiga, talvez este seja o momento de vocês se aproximarem de Deus, já que ele está perguntando o que está acontecendo, porque não diz que deseja isso em sua vida?
      Nos mande notícias, estaremos orando por vocês, conte sempre conosco, Deus está ao seu lado irmã, um grande abraço.

  • kah disse:

    Já sim já o procurei,mais ele não quer me dar o divorcio…vou ter que entrar no litigioso..eu queria fazer tudo na paz,mais ele quer guerra,por isso estou calada nem dei entrada ainda no litigioso.

    • Instrutor disse:

      Que pena querida irmã e amiga, realmente é complicado quando ocorre desta forma, você já procurou um advogado para que pudesse conversar com ele, de repente outra pessoa poderia ajudar, o que acha?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, Deus está ao seu lado irmã, confie sempre nEle, um grande abraço.

  • Instrutor disse:

    Veja querida irmã, a grande diferença na vida de qualquer pessoa é quando se aceita a Palavra de Deus em sua vida, enquanto isso não ocorre realmente fica muito complicado, vemos muitas pessoas na igreja todos os dias, porém, o coração está distante dos conselhos da Palavra do Senhor.
    Deus nos perdoa de tudo que façamos, se ele tiver um relacionamento próximo com Deus, se arrepender de tudo que fizer e realmente desejar uma vida ao lado de Cristo, ele sentirá a voz de Deus em seu coração e irá repensar no casamento de vocês, pelo menos um diálogo para que possam se acertar e seguir uma nova vida.
    Você acha que existe esta possibilidade entre vocês?
    Conte sempre conosco, estaremos aguardando seu retorno, que Deus abençoe e ilumine muito sua vida, um grande abraço.

  • kah disse:

    obrigado irmão, eu estou desolada porque essa situação tá me matando..eu sei q é adultério,e q os adúlteros não entraram no reino do ceu…ontem fizemos um concerto com Deus e resolvemos nos afastar ate toda a situação ser resolvida….e quando eu me divorciar será pecado eu me casar de novo?porque desse relacionamento que eu sai ouve tentativa de homicídio e mesmo assim eu tentei permanecer casada,só que agora como ele que saiu de casa eu não vou outra vez tentar porque não partiu de mim a separação,e eu não o amo a ponto de tentar tudo de novo!

    • Instrutor disse:

      Entendi querida irmã e amiga, você já o procurou para legalizar sua situação?

      Aguardaremos seu retorno para conversarmos a respeito, conte sempre conosco, Deus te ama muito, que Ele te abençoe muito, um grande abraço.

  • Diane disse:

    sim eu gostaria muito de legalizar minha situação sim . más a percunta que não se fas calar é como o pastor da igreja que eu frequento dis que se ouver o casamento com outro estaria em pecado e Deus dis na palavra que não entrara no ceu pois para Deus o divorcio so é valido se ouver adulterio fora isso Deus não aceita isso que eu quero entender é certo que eu não vou pegar essa palavra e guardar no meu coração pois sei do amor de Deus e ele conhece cada um dos seus.

  • Olá…Respondam por favor!
    Meu casamento esta numa situação muito difícil.
    Quando me casei, minha esposa tinha 16 anos e eu 22 éramos da Igreja mas com o tempo minha esposa me cobrava muito porque gostaria de conhecer muitas coisas que não teve a oportunidade de conhecer.(mundo)E acreditei que seria melhor mostrar para ela antes que ela pensasse besteira e confesso que também estava cansado daquela vida monótona na igreja. Começamos a frequentar shows,bares,lanchonetes, Baladas e fazer amizades com pessoas do mundão etc.
    Hoje depois de 9 anos de casado e uma filha linda de 6 estou numa situação mega complicada, minha esposa quer sair para barzinhos somente comas amigas, amigas das quais já tem um casamento defasado dormindo até em quartos separador dos maridos, e eu simplesmente não aceito isso,mas ela acha normal. Vive postando em redes sociais Facebook que precisa de liberdade, Iniciar uma nova vida etc. O grande problema é assim: Eu amo muito ela,sempre fui responsável, respeitador,carinhoso etc… Mas o que eu vejo é que ela perdeu o encanto,já discutimos muito e ela me garante que não tem nenhum homem na história e que só precisa de um tempo e que ela esta muito confusa.. o que devo fazer? Como agir agora?
    Me separo dela e deixo ela viver a vida que ela quer?
    Devo ser durão com ela e proibi-la de sair com estas amigas?
    Devo me fazer de bobo e aceitar isso?
    Já falei em voltar para a igreja e tentar recuperar nossa relação mas ela não quer diz que é uma vidinha chata e pacata… Me ajudem.. O que devo Fazer?

  • marcia kely disse:

    Bom eu contei pra ele o q aconteceu , ele disse q perdoaria, mas ta dificill continuar por estes outros motivos .. sei que deus e contra o divorcio , mas não sei se vamos conseguir superar as brigas entre outras coisas.ta muito dificil , mas eu quero fazer a vontade de DEus sobre todas as coisas..

  • marcia kely disse:

    A paz ..
    Irmas meu caso e o seguinte .. conheci este rapaz com quem sou casada a três casei porque engravidei e queria voltar a comunhao com deus pois eu era batizada e ele desviado , com o passar dos anos ele.começou a frequentar a igreja chegou até a se batizar, mas vira e mexe usava droga começou a ser um pouco agressivo , conversei com ele varias vezes pedi pra ele mudar e nada , agora aconteceu uma situaçao chata acabei começando a gostar de uma pessoa e até me envolvi com ela 4 vezes … agora reconheci meu erro e achei melhor me separar do meu marido mesmo q seja pra ficar sozinha , mas ele disse que não vai se separar e que vai mudar, eu não aguento mais promessas de mudança … deus sabe que eu quero fazer a vontade dele ..mas nao sinto o amor que sentia por ele por csusa das brigas agressão e etc .. me ajudem por favor..

    • Instrutor disse:

      Olá querida irmã, é uma alegria enorme poder conversar com você sobre isso, saiba que a única forma de termos a vida transformada é nos aproximar de Deus, ter um relacionamento diário com Deus, estudando a Bíblia e orando diariamente, será que ele aceitaria isso?
      Gostaríamos de saber a sua opinião sobre isso e podermos conversar mais, você aceitaria?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • Diane disse:

    eu entendi aqui e estou meio que com os meus penssamentos duvidosos eu me separei do meu marido a tempos pois não deu certo por motivos particular não teve adulterio como relata a biblia mas eu vivo com outro tambem foi casado mas não se divorciou ainda e se separou tambem ja tem 8 anos e estamos juntos e queremos casar mas ouvir uma pregação que não pode se casar pois se casar estara em pecado e perdera a salvação o certo o que seria viver juntos em fornicação por toda vida ou o que? pois sozinha como manda a biblia não ficarei pois eu amo meu companheiro como ele tambem me ama vejo muitas as x citado as leis .e a igreja o pastor fas questão que essa lei seja comprida porque não é na vida dele e sera que as outras leis de Deus se cumpre na vida dos pastores os 10 mandamentos então so vai entrar no ceu os casados os solteiros sem maridos ou sem esposa e as crianças então se é assim porque o plano de salvação para o homem se as igrejas ja tem a separação desse povo deus veio so para os certos e não erronio ?fiquei muito triste com essa pregação pois é como se o sacrificio do meu jesus fosse valido so para os certinhos.olha voltar para meu ex esposo seria impossivel eu jamais faria isso. no ponto de vista se eu realmente não estivesse com a minha casa firme na rocha eu então iria para o mundo onde se viver a vida não teria esse julgamento .no meu entender só quem pode julgar é Deus jeus ele veio pros doentes nececitados etc não veio para os santos é por pregaçoes e encinamentos como esse que muitos estão no mundo perecendo se afasta de deus por muitos motivos bobos.gostaria de uma resposta e explicação do que vc aprendeu para ensinar. obrigado

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, você tem toda razão quando diz que Deus ama a todos e é a mais pura verdade, com relação a situação que estão vivendo , o ideal seria legalizar a situação de vocês, tenha certeza que nada afastará vocês do amor de Deus, vocês são muito valiosos e especiais para Ele, é claro que Deus deseja muito que caminhem conforme a vontade dEle, vocês desejariam isso para suas vidas?
      Aguardaremos seu retorno, queremos conversar mais contigo sobre isso, que Deus abençoe e ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Deborah disse:

    Olá, Boa Noite!!
    É muito bom encontrar um site assim, bom vamos lá. Ha exatos 10 anos atras namorei com um rapaz durante alguns meses, terminamos e não tivemos muito contato mas nosso sentimento ficou adormecido,sou da area da saude e quando soube q sua namorada estava gravida e o bebe tinha um serio problema cardiaco entrei em panico precisava falar com ele. Começamos a nos comunicar ele me mantinha informada sobre o estado de saude do bebe. Sabia que o problema era muito serio que logo o senhor o levaria para perto dele novamente e foi isso que aconteceu. Depois do óbito do bebe eu parei de ter contato pelo medo de alguma confusão de sentimentos. Pois bem foi exatamente isso que aconteceu ele chegou a casar com a namorada só que o que sentimentos um pelo outro é algo muito alem de uma amizade, creio que é um amor adormecido. Porem não quero causar nenhuma separação entre o casal até mesmo porque sei que nasci com o selo do Senhor e sei que isso encomoda e muito a satanás. Não quero desagradar ao senhor! Mas fico me perguntando e se ele for o homem que Deus escolheu para mim? Por favor me ajudem!

    [

    • Instrutor disse:

      Muito interessante esta questão querida irmã, o mais importante é você continuar seguindo a Palavra do Senhor em sua vida, entregue seu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará, confie sempre no poder de Deus, Ele tem lindos planos para sua vida, mantenha-se firme, Ele estará guiando a sua vida da maneira que você tenha muita alegria em sua vida, você concorda com isso?
      Estaremos aguardando seu retorno, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Glauh disse:

    Olá vim contar minha história,
    Bom é o seguinte estou frequentando a assembléia de Deus
    Meu namorado tbm a frequenta,mas ele é divorciado legalmente a mais de 8 anos se separou pois pegou sua esposa que vivia dentro da igreja com um “amigo” dele dentro de sua própria casa, ele tem 2 filhos e tem 50 anos e eu vou fazer 19 mas idade p mim são só numeros e ele é meu primeiro namorado, pois sempre pedi a deus que me enviasse somente um homem para ser meu para todo sempre e me entregar de corpo e alma…
    Bom ele me incentiva ir a igreja que melhor lugar não há, meus pais o aceita e tudo e gostam muito dele e queremos nos casar mt em breve
    Mas ontem tive uma conversa com o Pastor da igreja que frequento pois quero me batizar e ele disse que isso era errado que ele deveria perdoar a traição da ex mulher dele, e que eu e ele estaremos pecando e que ele não concorda em me batizar, e que eu estarei fazendo ele entrar em adultério mas foi caso de traição da parte da esposa e o pior que ela sabe das leis de Deus…
    E tbm meu namorado perguntou ao pastor da igreja dele Em MG se ele poderia se casar e o Pastor de lá disse que sim, pois o caso dele foi a traição…
    Espero uma resposta pois estou desnorteada, pois o amo muito e sei q ele é p ser meu
    Que Deus o abençoe :)

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, a família é um dos planos de Deus para cada um de nós, vemos que satanás tenta atrapalhar estes planos de todas as formas e com isso ocorre o adultério que Deus abomina e é uma das formas que se pode acabar com um casamento.
      Vou te falar como a Igreja Adventista , que é a que eu frequento, trata do assunto. Você poderia se batizar normalmente, se estiverem morando juntos não seria possível, pois é necessário que sejam casados entendeu.
      Aguardamos sua opinião a respeito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • AMELIA disse:

    minha história não é muito diferente as acima.fui casada na época eu me casei p/ficar livre das surras do meu pai eu tinha 13 anos fiquei casada 6 anos tive 2 filhas ele começou a beber, me trair, e me bater todos os dias se eu não quizesse apanhar tinha que correr com minhas filhas pqcasa de meus pais ate que um dia não suportando mais,levei minhas filhas p/casa dos meus pais e esperei ele chegar em casa como sempre bebedo ele chegou queria me bater, eu enfrentei ele e disse hoje não vou fugir pode até me matar mas vamos resolver tudo.ele pegou uma tesoura e disse que quando eu dormir ia me matar.fiquei anoite toda acordada, ate de manhã. aí acordei ele coloquei uma mala no chão e falei chega sai eu ou vc.ele saiu foi embora p/sempre nunca deu nada p/minhas filhas só voltou depois de 8 anos,quando perdi uma de minhas filhas vei no velório já com outra mulher.
    agora estou frequentado igreja evangélica a 3 anos mas ainda não batisei. meu pastor disse que não posso me casar enquanto ele for vivo.moro sozinha minha filha casou,não tenho saúde p/trabalhar,e não consigo aposentar eu me pergunto como viver?vale a pena viver assim?minha vida está sem sentido.vivo somente p/DEUS.sei isso é bom mas faz falta um companheiro.será que mesmo nesta situação que vivi é pecado casar de novo?sou divorciada.me responda preciso tirar minhas dúvidas.
    abraços.

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, não é pecado você casar de novo, porém, precisa acertar sua regularização, você foi casada no civil?

      Se sim, já entrou com pedido de divórcio?

      Gostaríamos de conversar mais contigo sobre o assunto, se desejar nos envie a resposta por e-mail estaremos aguardando seu contato, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Instrutor disse:

    A Palavra de Deus nos orienta a não nos relacionar com parentes querido irmão, como lhe disse no comentário anterior a melhor coisa a fazer é conversar com Deus, Ele te ama muito e irá te orientar da melhor maneira, mas gostaríamos muito de saber a sua opinião a respeito, você é muito especial para nós, um grande abraço.

  • Instrutor disse:

    Querido irmão, a melhor coisa é seguir sempre a Palavra do Senhor, ficamos muito felizes por saber que deseja isso para sua vida, É interessante notar que, no capítulo 18 de Levíticos vemos algumas orientações sobre esta questão, começa assim:
    “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes, Eu Sou o Senhor vosso Deus, não fareis segundo as obras da terra do Egito em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã para qual eu vos levo, nem andareis segundo o seu estatuto. Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andares neles. Eu Sou o Senhor. Guardareis pois os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem observando-as, viverá. Eu sou o Senhor. Nenhum se chegará aquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez…” Aí o texto continua descrevendo, “Não descobrirás a nudez de teus pais, irmãos, tios, noras, etc…”
    Ou seja, no tempo de Moisés, quando já haviam diversos povos e nações na terra, não se fazia necessário que irmão casasse com irmã, pois haviam outras opções entre as muitas famílias que existiam no mundo, por isto, Deus colocou uma proibição de união sexual entre parentes da mesma família.
    Aqui está, portanto, a linha demarcatória clara, de quando Deus proibiu tal união entre parentes.
    Reflita bem sobre isso querido irmão, Deus nos orienta sempre para o nosso melhor, converse com Ele, peça orientação a Deus, conte sempre conosco, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações