Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Antes da minha filha se casar tudo era maravilhoso na vida dela e do seu futuro esposo. A partir do momento que se casaram, tudo começou a dar errado. Perderam emprego, carros e até apartamento. Não conseguiram sequer ter um filho do próprio sangue deles, apesar de Deus ter lhes dado um filho do coração. Hoje, eles têm um comércio, mas não vêem a cor do dinheiro, pois vivem endividados. Gostaria de saber o que significa isso? CL

É difícil opinar sobre o real motivo pelo qual sua filha e seu esposo se endividaram sem conhecer a história de vida deles. No entanto, seguem abaixo preciosas dicas que podem ajudá-los a encontrar a saída para essa situação.

O primeiro passo para sair das dívidas é reconhecer que precisamos de ajuda.

O segundo é pedir a Deus forças e sabedoria para fazer um orçamento familiar. Nesse orçamento deverão constar a renda líquida (entradas) e as despesas (saídas) mensais: aluguel (se não tiver cada própria), água, luz, alimentação, transporte, dízimo e ofertas (fundamental para as bênçãos virem – Malaquias 3:8-10), roupas…, etc. Em seguida, o casal deverá fazer o propósito de NUNCA gastar mais do que ganha.

Depois desse orçamento feito com base na renda líquida, poderão fazer o propósito de, inicialmente, separar pelo menos 5% do seu salário e guardar numa poupança. Isso para que tenham como se manter quando vierem os imprevistos: doença, pagamento de IPTU, entre outras coisas.

Aí, é só seguir o orçamento – que poderá ser feito numa planilha de Excel, no Word ou no caderno – e tudo irá melhorar.

Antes de tudo isso, deixo um “dever de casa” para descobrirmos por onde o dinheiro está “escoando”. O casal deve pegar um bloquinho e uma caneta para cada um. E, durante um mês inteiro, anotar TUDO o que gastarem: seja até mesmo o valor de uma bala ou lanche. No final do mês, avaliem o que foi gasto e pensem o que pode ser melhorado.

Aproveito a oportunidade para lhe indicar a leitura de um excelente livro sobre o assunto, intitulado “Administração Financeira da Família”, escrito pelo Pr. e administrador Antônio Tostes. Custa apenas 5,00 e pode ser adquirido com a editora Casa Publicadora Brasileira pelo telefone 0800 979 0606.

Despeço-me com um texto bíblico para sua reflexão: “Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá”. Salmo 37:5.

Leandro Soares de Quadros
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE

Comentarios

Este artigo teve "Nenhum Comentário"

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *