Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de saber em qual livro da Bíblia fala sobre a tatuagem?

Que a paz de Deus encha o teu coração.

Analisemos este versículo bíblico a seguir, que está no velho testamento no livro de Levítico capítulo 19, versículo 28: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”

O livro acima citado, é o retrato de uma época em que o Senhor Deus estava passando ao seus servos várias normas de conduta, para que fossem um povo diferenciado das nações pagãs. Uma dessas normas trata a respeito de “não fazer nenhuma marca na carne”.

As tatuagens são desenhos bonitos e enfeitam a pele, mas o que acontece é que tal procedimento enseja desobediencia a essa ordenança antiga de Deus. Se conhecemos a Palavra de Deus e a tememos (respeitamos), é normal sermos também obedientes.

Outro problema seria a justificativa de que tal ato glorifica o nome do Senhor. Esta sempre deve ser a preocupação, insisto, daquele que serve a Deus. , Ou seja: em que esse ato ajuda as pessoas a seguir a Jesus Cristo? Vivemos para isso: glorificar a Deus COM TODAS AS NOSSAS AÇÕES.

Analise comigo os versículos abaixo: 1ª Co 10.31 “Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” e 2ª Co 4.15 “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.”

Cabe a voce analisar se tatuar-se é válido ou não. Eu entendo que não.

Muitos irmãos estão na igreja e antes de estarem na igreja adotaram tal procedimento, porém não conheciam a Verdade e ainda não tinham confessado o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador e como consequencia dessa entrega, Jesus Cristo então assume a direção dos seus procedimentos.

Existem também igrejas que não se importam, eu porém sou da opinião, pelo que está escrito na Bíblia, que não convém aos servos de Deus assim proceder.

Veja o que está escrito no livro de Tito cap. 2, vs. 1: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”. Precisamos ter cuidado até com o que falamos, e saiba, os nossos atos contam bem mais para serem fixados pelas pessoas para a glória do nome do Senhor Jesus Cristo, do que o falar.

Espero tê-lo ajudado um pouco.

Comentarios

Este artigo teve "36 Comentários"

  • jose elias disse:

    Não somos nós que criamos essas ordenanças,e sim DEUS cabe a cada um aceitar ou não.A BÍblia falou eu acredito.

  • ednan disse:

    Nosso corpo e templo do espirito santo

  • Bárbara disse:

    Em minha opinião é compreensível que pessoas opinem sobre certos assuntos,mas acho absurdo que pessoas venham a quererem serem mais que o Senhor,dizendo quem vai ou não ter o reino dos céus,é totalmente ridículo,Jesus disse que veio ao mundo para salvar,não para julgar,então quem julga se acha mais que o Senhor,coitados não sabem se quer para onde vão,mais pensam que tem moral para falar pra onde outras pessoas irão.Se enxerguem

  • Raul disse:

    Querida, até o simples colocar dum brinco é uma agressão ao nosso corpo.

  • Daniele disse:

    Concordo tbm com a maioria dos comentários a cima, hoje em dia as pessoas se fazem de desentendidos, está claramente na bíblia que : “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. então se Ele disse NÃO é NÃO. FIK A DIK

  • Cleuza da cruz disse:

    EU ACHO UM ABSURDO FAZER TATUAGEM NO CORPO
    COM CERTEZA NAO E DO AGRADO DE DEUS

  • Cris Cardoso disse:

    A paz eu só sei que os caminho do senhor
    São certo e quem desobedecer será castigado…

  • Marcia disse:

    Romanos 14:12: “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

    2 Coríntios 5:10: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

    Mas quando alguém faz algo que a Bíblia diz para não fazer, será que esta pessoa não estará trazendo escândalo para os fracos na fé? (Romanos 14:13:
    “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão”).

    Alguns ainda podem alegar que Levítico 19:28 foi escrito à época da lei e que hoje estamos na graça, porém o próprio Jesus diz em Mateus 5:17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou ab-rogar, mas cumprir.

    Devemos examinar a nós mesmos, se permanecemos na fé (II Cor. 13:5)

  • Pedro disse:

    Meus parabens Miriã

  • agnoan santos. disse:

    é bem q jesus revelou q seria nação comtra nação e irmão comtra irmão.só quem pode salvar a nós pecadores é jesus. primeiro aos corintios diz examine-se pois o homem a si mesmo e asim coma dese pão e beba deste cálice. eo aceitei jesus e meo braço é feixado de tatoo mas eo fis antes de aceitar. mas agora ñ faria. ñ acomcelho nimguem fazer mas quem sou eo de jugar a vida alheia.deixo uma palavra para os irmãos q se emcomtra em eclesiartes cp7vs20 na verdade ñ há homem JUSTO sobre a TERRA:que fassa o BEM e nunca PEQUE. ……FICA NA PAS TODOS DEUS COMTINUI NOS FORTALECENDO

  • João Pedro disse:

    Já que é pra levar no sentido literal da coisa, o cara ta dizendo que todas as mulheres que usam brincos estão erradas também, já que na passagem diz “…nem fareis marca nenhuma sobre vós.”
    Ate onde eu sei, um furo na orelha feito depois do nascimento também é considerado uma marca.
    Na minha opinião as pessoas deveriam se preocupar mais com sua vida espiritual e não com uma marca que vai ficar no corpo que temos hj, a vida cristã nao é baseada no que vc faz e sim no que vc é, seus atos e atitudes são apenas um reflexo do que vc é, eu acho que uma tatuagem nao vai te afastar de Deus nem fazer vc perder a salvação, mas isso não é motivo pra sair tatuando qualquer coisa pelo corpo. Tudo com sua decência.

  • Mary Moom disse:

    A paz de Cristo irmaos.Meu nome é Mary e eu tenho 17 anos.Eu também tinha la minhas duvidas sobre tatuagens e pircings,acho legal.Minha irma fez uma tatuagem no braço e escreveu “Jesus”.Eu vi que aqui cada um tem sua opiniao,uns sao a favor outros contra.E eu sinceramente,acredito que a curiosidade é que leva o ser humano a se questionar,e é atraves dela q se chega a te a verdade.Acho legal discutir,debater sobre esses assuntos.Muitas igrejas tem suas doutrinas diferentes umas das outras,os proprios Pastores dizem que Deus não o ve pelas suas roupas,e sim pelo seu coraçao,suas atitudes.E realmente tem muitas pessoas com tatuagens por ai,q se for olhar tem um coraçao puro,com boas atitudes.Mas,é claro que so quem pode julgar o ser humano é Deus,pois so ele ve além das roupas,além das maquiagens.E a minha opiniao é a seguinte não vamos ficar julgando uma pessoa pela roupa,pelo seu estilo de vestir,por ela ter tatuagens ou não,pois seria injusto,e não gostariamos que fizessem isso com a gente.Sei que nos “cristaos” buscamos sempre na palavra,porque acreditamos que ela é a direçao certa de Deus sobre todas as questoes de nossa vida,de como agir,se vestir e etc.. Mas,acho q antes d tudo não devemos pregar a nossa propria sabedoria,tentando fazer as pessoas mudarem de opiniao e acreditar no que achamos certo ou errado.Vamos buscar primeiro a resposta em Deus,a uma grande diferença de ouvir d Deus,atraves do que a gente sente no coraçao(porque acredito que é desta forma que ele fala com a gente,)e mtos confundem com sua propria sabedoria.E outra coisa Deus não nos fez iguais,porque imagina se fossemos todos iguais o mundo seria muito chato.Ele nos criou assim diferentes uns dos outros,cada um com uma cor de cabelo diferente,a cor dos olhos,o gosto musical,o jeito de ser,a personalidade,e etc… Entao vamos respeitar os nossos irmao,os seus gostos e etc,porque Deus nos criou assim e se ele não gostasse de nos do jeito q somos,não nos teria criado desta forma.E vamos parar d julgar uma pessoa pelo que ela esta vestindo,porque se for errado Deus é quem vai julgar,esse direito cabe a ele e não a voces.!

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, de forma alguma a nossa intenção aqui é julgar quem fez tatuagem, muito pelo contrário, o nosso único objetivo é mostrar o que a Palavra de Deus menciona sobre o assunto. Toda pessoa que tiver tatuagem será muito bem recebida em nossa igreja, pois é desta forma que a pessoa irá se aproximar de Deus.
      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • pedro k. disse:

    Olá irmãos abençoados.,sou servo e servo ele é para servir, creio que alguns de voçeis estão equivocados com relação com a verdadeira interpretação da palavra de DEUS, pois conhecereis a verdade e a verdade vos libertara e se filho do HOMEM vos libertar, verdadeiramente sereis livres, pois está escrito que DEUS quer corpo, alma e espirito., onde está escrito? leiam mais a BIBLIA e vç vão descobrir, pois DEUS vem buscar um povo SEU, ESPECIAL ZELOSO E DE BOAS OBRAS….AMEM? APDS ATODOS.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, a verdadeira libertação consiste em conhecer a verdade. Mas qual é a Verdade? Jesus disse:

      “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a TODA a verdade.” João 16:13.

      Vamos analisar qual é TODA a verdade que a Bíblia apresenta.

      Deus(Jeremias 10:10)
      Só Deus é Amor – I João 4:8.
      Só Ele merece Adoração – Lucas 4:8.
      Só Ele pode Perdoar – Marcos 2:7.

      Jesus(João 14:6)

      Ele é nosso Mediador – I Timóteo 2:5.
      Ele é nosso Advogado – I João 2:1.
      Ele é nosso Salvador – II Timóteo 1:10.

      Espírito Santo(I João 5:6)

      Convence do Pecado – João 16:7, 8.

      A Bíblia(João 17:17)
      Santifica – João 17:17.
      Ilumina – Salmo 119:105.

      A Lei(Salmos 119:142,151)
      Amor a Deus – Deut. 6:5; Mat. 22:37.
      Amor ao Próximo – Lev. 19:18; Mat. 22:39.

      Quando uma pessoa conhece a Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Bíblia e os Dez Mandamentos, ela será totalmente liberta? A Bíblia
      diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32.
      Há alguém que conheceu tudo, toda a verdade e não foi liberto. É satanás, o diabo. João 8:44.

      Será que Satanás conheceu “Toda a Verdade”?

      Ele conheceu a Deus, Jesus e o Espírito Santo porque morou lá no céu junto do Deus triúno.
      Ele também conhece a Bíblia. Conhece a Bíblia? Por incrível que pareça, ele conhece.
      Ele conhece também os 10 mandamentos.

      Lúcifer, foi um anjo que conheceu a verdade, mas não se firmou concluímos que o inimigo conhece “toda a verdade”.
      Se ele conhece toda a verdade, por que ele é Diabo? Por que não é convertido? Por que não é batizado e liberto, como disse Jesus?
      Por que alguém que conheceu toda a verdade, tornou-se o maior e pior inimigo da verdade?

      Porque jamais se firmou na verdade. João 8:44

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Certo dia um rapaz faz uma pergunta a um pastor:
    - Pastor, posso fazer uma tatuagem?
    -Sim, pode!
    -Posso tomar bebida alcoólica?
    -Sim, pode!
    -Posso ir pra balada, ficar com várias mulheres, dar golpes nas pessoas, enganar meus pais….
    -Sim, pode.
    -Mas então o que não posso?
    -ENTRAR NO REINO DO CÉU!!!

    • Instrutor disse:

      Muito bom este comentário querida irmã, realmente é exatamente assim, que Deus te abençoe muito, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Paz a todos…
    Primeiro gostaria de dizer que respeito a opinião de todos acima.
    Na realidade a um tempo que venho pensando em fazer uma tatuagem, porém pensei em primeiramente saber mais sobre o assunto, já que é algo que levarei para o resto da vida, procurei estudar e encontrar na bíblia relatos e fatos que me trouxessem respostas, é claro que achei, também procurei na internet e também encontrei resposta, cheguei a conclusão em que não farei mais a tatuagem.
    Por que a maioria já sabem, fiquei abismada com tantas coisas que li, acho incrível como pessoas usam desculpas para se livrarem dos erros ou se ocultarem dele como por exemplo “ah mais do que vale andar com uma sai no pé e não amar o próximo, do que vale ser uma coisa dentro da igreja e fora outra?”, meuuuuuu acordaaa a salvação é individual, não tente achar nos outros justificativas para os seus erros, o que eles fazem ou deixam de fazer é problema deles quem irá prestar contas são eles, não olhe e nem aponte o dedo para o seu irmão, tire primeiro a trave dos teus olhos. É obvio que muitos iram dizer exatamente assim “ Deus ele quer meu coração e não o que há por fora”, é realmente eu também acho, porém acho também que não há mais diferença das pessoas que são cristãs e das pessoas que são do mundo, está tudo tão igual que já esta tudo junto e misturado como diz os “jovens de hoje” . Creio que nós cristãos deveríamos ser a diferença o sal e a luz do mundo não se igualar a eles, por que servir a Deus de qualquer maneira é fácil o difícil é servir a Deus com Seriedade, brincar de ser crente é fácil, quero ver quando Deus voltar muitos vão ser surpreendidos. Tenho 19 anos sou jovem e cheia de falhas, defeitos e quantas vezes usei a desculpa “ de que adianta, de que adianta” até que um dia Deus falou comigo grandiosamente e graças a Deus por isso, E disse exatamente assim “ Quantas pessoas ai fora estão morrendo sem conhecer a palavra, quantos pais matam filho e filhos matam pai, tudo se acabando e você brincando de sair e entrar na igreja”. As vezes achamos que temos que aproveitar o agora e deixar pra buscar mais tarde, mais o mais tarde pode ser realmente tarde demais. Abs.,

  • aline de paula disse:

    A paz a todos, respeito a opnião de cada um acima,tenho 19 anos e tenho pensado a muito tempo em fazer uma tatuagem, porém procurei buscar mais conhecimento sobre isto, já que é algo que levarei para o resto da vida e descobri que é algo em que Deus nos deixa realmente claro, que abomina, creio sim que Deus não olha para roupas ou outra coisar qualquer em nós,porém hoje não conseguimos diferenciar o que é do mundo e o que em Deus está, no meu modo de pensar acho que as pessoas do mundo deveriam ver a diferença nos cristãos,o que não esta acontecendo mais hoje em dia, servir a Deus de qualquer maneira é muito facil, mais negar a si mesmo como diz a biblía é dificil, a essência do verdadeiro e primeiro amor não existe mais o amor pelo próximo esta acabando, verdadeiramente sinto muito por isso ao ver pessoas usando a palavra de Deus em beneficio próprio, distorcendo a palavra do que realmente diz, mais como a blíblia nos relata ” ai daquele que tirar ou acrecentar “…
    Muitos fazem comparações, ” ah mais o que vale não ter tatuagem e falar da vida dos outros, o que vale andar com a saia arrastando no pé e fazer tudo errado?” porém não temos que se preocupar com o que eles fazem ou deixam de fazer pois quando Deus voltar quem arcará são os proprios, se preocupe com você com a sua Salvação faça sua parte, não olhe para esquerda e nem para direita tire primeiro a trave dos teus olhos para ver o defeito do teu irmão, Eu Aline uso calça, porém não me importo com a vida alheia pois a salvação é individual, faço minha parte falo da palavra, louvo a Deus, saio me divirto, acho lindooo tatuagem porém não é algo que me convém, lembre-se Jesus está voltando e muitos estão dispersos, se preocupando com cabelo,corpo perfeito, etc… enquanto pessoas morrem sem conhecer a palavra de Deus, enquanto pai mata filho, filho mata pai, crianças são estrupadas, guerras acontecem e muitos estão dispersos, acho que deveriamos se preocupar mais em dar frutos e não com vaidade, quantas vezes ja pensei em Desistir ou quantas vezes você pensou em desistir, mais ai se lembramos do sacrifio maior que Deus fez por nós, do quanto sofreu, mais sabia que valeria apena, pois seriamos salvos… Me desculpem se disse algo que não agradou mais só escrevi o que senti no coração!!! abs.,

  • Alexandre Banker disse:

    Com todo respeito,acredito que DEUS se importa é com nossa alma pois o corpo ou a carne do pó veio e ao pó voltara.Cria em mim oh DEUS um coração PURO e renova dentro de mim um espírito RETO.
    E pior que uma ou duas tatuagens é a lingua comprida e venenosa de muitos crentes.

  • Roberto Gonçalves disse:

    E se eu desejar tatuar o nome de DEUS poderia?

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, independente do que seja feito a questão da tatuagem é a mesma, muito melhor que desenhar o nome de Deus é entregar nossas vidas a Ele e caminharmos conforme a vontade dEle em nosso dia a dia não é mesmo?
      o que pensa sobre isso?
      Conte sempre conosco, aguardaremos seu retorno, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • Vanessa Santa cruz Muniz disse:

    A paz do Senhor Jesus,eu acredito que além de nos preocuparmos com o que é pecado devemos nos preocupar também com oque de verdade agrada a Deus,a palavra de Deus diz para não fazermos algo que escandaliza os irmãos;mas hoje a maioria dos cristãos se escandalizam quando alguém usa maquiagem,quando usa calça,mas dificilmente vejo cristãos preocupados em lutar para pararem de mentir,comprar coisas ilegais,fazer fofoca,talvez seja porque nem sempre são vistos fazendo isso,acredito que muitas vezes nos preocupamos mais como vamos ser vistos pelas pessoas e não por Deus
    Aconselho a cada um que estiver querendo se tatuar ou pregar sobre isso q primeiro ore a Deus e Ele dará a melhor resposta,pois também não era correto para um homem de Deus se casar com uma prostituta,mas foi isso que Deus mandou Oseias fazer para corrigir um povo rebelde

  • Eu amei este exemplar. Muito bem ilustrado, e bem explicado.

  • Ednael disse:

    Israel, lí seu comentário e acho o seguinte, quanto a tatuagem nas sobrancelhas: esta tatuagem vai simplesmente fazer a marcação das sobrancelhas que com a idade das pessoas, vai caindo (os pelos), e por isto não é uma marca que vai chamar a atenção sobre sí, pois ela está no lugar das sobrancelhas que é algo que já fazia parte do corpo, não havendo assim nenhuma mudança no corpo, que é o templo do Espírito Santo. Outra situação é a operação que você citou. Pense bem; se uma mulher adquirir um câncer no útero, você acha que ela não poderia ser operada? Um órgão de seu corpo estará sendo retirado, mas será que não é para o seu próprio bem? Outra coisa; será que a medicina não é algo que Deus disponibilizou ao homem, através de sua sabedoria?. Pensemos nisto. ” Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém “

  • ISRAEL BARCARO disse:

    Olá pessoas!

    No meu entendimento acredito que, segundo a Bilbia, não devemos fazer nada que escandalize seu irmão. Se uma irma usa um vestido curto e faz o irmão pecar, ela tbm pecou. Se um irmao faz um Tatuagem e isso escandaliza seu irmao, tbm é pecado. Mas no que tange ao auto fragelamento e destruição do corpo acredito, entao, que nenhuma intervenção cirurgica poderia ser realizada por um cristão. Por exemplo a cirurgia bariatrica onde é retirado um pedaço do seu corpo( Seria Pecado tbm por que é fragelamento, não?)…

    Entao. Se do ponto de vista do escandalo já seria pecado de cara…. porém, Deus nos deu livre arbitrio para decidirmos sobre nossas ações.

    Em relação ao comentario da Miriã existem desenhos abistratos, sem signifcados, apenas riscos artirsticos.

    Só mais um comentario ( Na igueja do meu pai (Ele é Pastor) tem uma irma que fez uma tatuagem nas sobrancelhas definitiva, seria pecado tbm, Estética?)

    Abçs.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, realmente Deus nos dá o livre-arbítrio, Ele não interfere em nossas decisões, porém, nos através da Sua Palavra, Ele nos orienta para seguirmos às Suas vontades, não é mesmo?
      A tatuagem é algo que não agrada a Deus, exatamente por modificar o templo de Deus, que é o nosso corpo, você concorda com isso?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • correção:( em obedecer a DEUS e seus mandamentos)

  • Não faças cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o senhor. NVI (Levítico 19:28). Porque nisto consiste o amor de Deus; em obedecer os deus mandamentos. (joão 5:3).

  • liliane Dantas disse:

    A biblia é clara sobre marcar o corpo. Nao pode fazer isso , significa a pessoa se alto flgelar se machucar. A tauagem é uma agrecao a pele ela nao é só uma tinta sobre a pele ela fere sua pele tem q tomar os devidos cuidados para nao enflamar etc. Vc nasceu sem marcar sem tatu pra q colocar? Quem usa e nao se senti encomodado eu te digo uma coisa, desde de quando o é errado nao agradavel? Pelo q eu sei o pecado ou algo errado é agradavel, exemplo: a furnicaçao é um pecado mas nao te doem em fazer é agradvel, dia em algo errado for ruim , desgradavel , doer todo o planta seria salvo.

  • Edson disse:

    Antes de ficarem discutindo sobre tatuagem,e melhor pesquisar a origem dela
    o porque da sua criação e qual a real finalidade desta marca.
    A tatuagem foi usada pelo imperio Egipicio e era feito nos mortos junto com o embalsamento antes de serem enterrados.
    E o povo judeu trouxe este costume da epoca que eram escravos no Egito e foi por este motivo que Deus proibiu a marca no corpo.
    No meu ponto de vista,se foi criado para fazer em MORTOS porque fazer nos VIVOS ?
    Abraços a todos.

  • victor disse:

    Isso, vc tem q interpretar a biblia , ele fala q N marca sua Carne em memoria dos MORTOS então que dizer q os outras coisa n tem importancia ..”

  • Miriã disse:

    corrigindo alguns erros de digitação. Eu quis dizer (pra si) (pra si mesmo)

  • Miriã disse:

    Em relação ao comentário da jovem, Pamela Santana. Digo: Que na bíblia sagrada diz em relação a marcas no corpo do ser humano, o seguinte: Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne, NEM FAREIS MARCA ALGUMA SOBRE VÓS: DIZ O SENHOR DEUS: EU SOU O SENHOR. Então, Pâmela, até mesmos os desenhos ” sem significados” como vc diz, é bem claro que tbm Deus diz pra não fazer. Apesar de que, todos os desenhos, e principalmente as tatuagens, tem algum significado. Ninguém tatua na pele, algo que pra sim, não tem significado nenhum. Todos que fazem tatuagem, escolhem um desenho por algum motivo e o que ele significa pra sim mesmo. Leia mais a palavra de Deus, e não á interprete mal. Fica a dica!! Boa noite!!!

  • Bom acho q o texto de levitico e bem claro em questão a tatuagem!não e preciso nem revelação do Espirito pra entender!!!o texto diz …”nao marquei os vossoscorpos em adoração a MORTOS…”entao desenhos sem significados nao tem problema algum!!!entao antes de inventarmos doutrinas humanas vamos ler a Palavra de Deus!

  • wiliam disse:

    Gostei muito,agora eu tirei minha duvida.

Comente este artigo

Comente este artigo