biblia.com.br

Como escolher a pessoa certa para namorar, noivar e casar?

11 de abril de 2012

Um relacionamento pode destruir nossa vida ou nos trazer muita felicidade. Veja algumas dicas para se fazer uma boa escolha!

Pr. Frederico Branco

Um relacionamento pode destruir nossa vida ou nos trazer muita felicidade. Por isso, a oração e comunhão com Deus é imprescindível para quem pretende arrumar um namoro objetivando o casamento. Deus deve dirigir a nossa vida em todas as questões, e, por essa razão, precisamos manter comunhão com Ele através do estudo diário da Bíblia, oração e outras atividades espirituais. Desse modo é possível conhecer a vontade de Deus sobre valores e princípios fundamentais que não podem ser negociados, bem como discernir características e defeitos de caráter que não podem ser tolerados.

É muito importante se associar com pessoas e fazer amigos, pois há mais chance de se escolher alguém que faça parte de seu círculo de amigos e da sua igreja. Se puder ampliar esse círculo de amizade, isso pode ser muito bom. A etapa do namoro deve ser antecedida pela etapa da amizade. É no contexto do convívio social entre amigos que torna mais possível conhecer a pessoa como ela é, como ela trata os amigos, os familiares e os pais, conhecer seus defeitos e virtudes. Conhece-se mais sobre o interesse que ela tem em relação as coisas espirituais e possibilita uma melhor avaliação antes de se tomar a decisão de namorar ou não. Então, não se desespere. Deus conhece o seu coração e sabe do que você precisa. Tenha atenção, repare as pessoas, faça novos amigos e peça a Deus que lhe ajude e encontrar uma pessoa especial a quem possa dedicar o seu afeto e obter um amor correspondente.

Enquanto estiver à espera de encontrar essa pessoa especial, muitas coisas podem ser feitas. Listamos algumas delas:

1. Faça de Jesus o primeiro, o último e o melhor em sua vida. Isso significa manter comunhão com Deus.
2. Estar a caminho ou já possuir uma profissão capaz de se manter.
3. Hoje se fala em educação contínua, então, continuar estudando pode ser uma boa opção.
4. Ser cortês com as pessoas, manter as amizades e fazer novos amigos.
5. Ler livros sobre relacionamento interpessoal. Desenvolver a habilidade de ouvir.

Deus criou o ser humano com capacidade de raciocinar e de fazer escolhas inteligentes. Portanto, lembre-se que não há uma única pessoa certa para você. Na verdade é possível ter mais de uma boa opção, e você terá que fazer a sua escolha, de preferência a melhor escolha! Como o casamento é para toda a vida, cada escolha e decisão deve ser dirigida por Deus. Deixar de orar depois que de ter iniciado o namoro é um erro que deve ser evitado por todo aquele que deseja entrar inteligentemente para o casamento. Nosso discernimento é limitado e podemos nos equivocar. Por isso é muito importante continuar orando e estudando a Bíblia, para que nossa mente esteja em sintonia e subordinada às orientações divinas.

Há um texto bíblico que nos encoraja a colocar toda a nossa confiança em Deus: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará” (Salmos 37:5). Quem confia em Deus, entrega-se a Ele, e quem se entrega, descansa. Portanto, descanse no Senhor!

Equipe Biblia.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?