Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Se no começo eram somente Adão Eva Caim e Abel, de onde surgiu a esposa de Caim? CD

Sua dúvida diz respeito a Gênesis 4:16, 17: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”

É certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência. Porém, devemos nos lembrar que a Terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, naquela altura dos acontecimentos, havia muito mais do que apenas 5 pessoas, inclusive outras mulheres além de Eva. Notemos os seguintes pontos antes de chegarmos a uma conclusão:

1. Em Gênesis são mencionados pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gênesis 5:3). E o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete, “gerou filhos e filhas” (Gênesis 5:4). Não sendo importantes tais detalhes, não foram mencionados os nomes e nem a quantidade de filhos e filhas que Adão e Eva tiveram, mas, é certo que a bênção de Deus ao casal, registrada em Gênesis 1:28, já estava se cumprindo: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” E, num tempo em que a vida humana se media em séculos, a descendência de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.
2. Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
Isso mostra o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos…”. E, o “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia” também admite esta hipótese: “ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
3. Alguns acreditam que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sobrinha dele, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muito temo o exílio de Caim na terra de Node, (Gênesis 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 afirma que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo Abel assassinado. Esse era Sete, e também ele “gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:7. A terra de Node, para onde Caim foi, era conhecida com esse nome no tempo de Moisés, (em que ele estava escrevendo o Livro!) que relatou por inspiração divina a história de Caim. É bem provável que no tempo de Caim o lugar não tinha nome. Também é importante considerarmos que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés talvez milênios depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade (Gênesis 4:17), quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole.
4. Há ainda comentaristas que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Afirma que ele a conheceu e ela concebeu um filho. O seu conhecimento quanto à sua mulher não foi no sentido de a ver pela primeira vez, mas sim de gerar um filho. É comum na Bíblia usar o termo “conhecer” para se referir à relação sexual (ver Mateus 1:25).

Podemos concluir que tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva casavam-se ou com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam tão prematuramente como nos nossos dias). E, ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs e muitas sobrinhas, o que não lhe trouxe dificuldades para encontrar uma esposa.

*Autor desconhecido. A resposta foi editada pelo jornalista e consultor bíblico Leandro Quadros.

Equipe Biblia Online

Comentarios

Este artigo teve "45 Comentários"

  • Esse assunto muito polemico mas não são todas pessoas q entendem e o inimigo veio para enganar Deus é o caminho a verdade e a vida.

  • Ana carla disse:

    As coisas oculta pertence a Deus

  • Kamila disse:

    Agora faz muito sentido,Obrigada!

  • Rosangela disse:

    Que Deus tenha misericórdia desse povo, deveriam pedir inteligência e sabedoria para entenderem melhor seus ensinamentos. Me arrepio e me entristeço com certas discussões,

  • Homerio disse:

    Tá certo,existe feitos de Deus que não está no nosso alcance e é inútil procurara descobrir; mais a pergunta é: Jesus era maçon? os maçons dizem que ele era, por isto é que o maçon só chega ao grau 33 por que se baseia na idade dele que era o grau que ele tinha.

  • Luiz Claudio disse:

    Concordo que seja por nossas escolhas que sofremos ou somos felizes, mais se uma criança que nasce cega ela não teve escolha, ela ja nasceu assim, se não existe outra vida que culpa esta criança traz para ser cega? ninguem pode pagar pelo pecado do outro, não seria justo eu ser preso por um crime que não cometi. Que Deus que é meu senhor e jesus que é meu modelo e guia sempre esteja com o Senhor

    • Instrutor disse:

      Amém querido irmão e amigo, permaneça no caminho do Senhor, Ele te ama muito e tem planos grandiosos para sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Luiz Claudio disse:

    CAro Instrutor, voltando sobre as pessoas que nascen com deficiencia fisica, se nós acreditamos que Deus é justo, então tudo que nos ocorre tambem é justo, e novamente repito se somos criados uma só vez, não ha justiça uma pessoa nascer rica outra pobre, nascer alijada, cega e outras não, até agora o sr. negou a ciencia quanto a idade da terra, agora aceita a genetica? Então este Deus que o Sr. fala concede privilégios aos seus preferidos e a outros não, se tudo Que Deus é este?
    E quando o Sr. diz ” tudo é uma questão de fé e crer.” devemos ter a fé cega, sem razão? como disse o Yan a ciencia comprova a existencia de dinossauros e sua idade, negar a ciência que comprova ja torna a fé cega.
    Instrutor, sera que não estão se transformando em novos Doutores da lei? como na época de cristo? que tinha explicação para tudo, e não conseguiu enxergar e aceitar que ele era o messias e até hoje estão esperando sua vinda, sera que o cristo não ja voltou de outra forma e voceis tambem não enxegaram e ficarão esperando sua volta em carne e osso como os doutores da lei? louvar, cantar diante do altar é muito bom e facil, mais oque realmente agrada ao Sr. é quando acolher uma criança, vestir a um irmão é amim que estara acolhendo. fique em paz e que jesus esteja sempre em sua vida, e por favor continue fazendo o trabalho maravilhoso que o sr. faz, divulgar a palavra de Deus,

    • Instrutor disse:

      De forma alguma querido irmão e amigo, não estamos aqui para julgar nem ficar dando explicações por nós mesmos, mas sim baseados na Palavra do Senhor.
      Deus criou o mundo perfeito, porém, após a entrada do pecado no mundo, que foi por uma escolha e decisão do homem, por exemplo, algumas coisas ocorrem justamente pelo mesmo motivo, por nossas escolhas equivocadas, você concorda com isso?
      Conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • jose antonio de carvalho disse:

    amjgo se voce ler a palavra de deus , diz no principio criou deus os ceus e a terra , pois bem se voce pegar um grao de arroz em distancia de 6 metros colocando uma laranja ,esta e comparaçao da terra ao sol , porem a proxima estrela fica a 120 metros de distancia em comparaçao a laranja , tudo oque esta em volta e o universo imagina o tamanho de deus , pois a resposta se encontra quando deus dar ordens a adao no edem , encher e multiplicar a terra, esta ordem deus deu foi a adao , imagima depois que descansou da sua , sabe quantos anos isto passou, ai esta as respostas dos filhos de deus , apos a sua expulsao , conta a idade de 130 ,quando teve sete , podemos dizer que foi no ano 130 , apos sua saida , com isto ate a data do diluvio esta na biblia , ano 1654 , ao segundo mes ,aos 17 dias , ler o principio que voces vai ver com quem cain casou, amem.

  • yan disse:

    ola amigos instrutot agradeço-lhe pela resposta.
    Onde esta o link do site abordando o assunto do carbono 14?
    obrigado pela atenção.

  • yan disse:

    a biblia esta repleta de metaforas e linguagem figurada.
    Não se pode interpreta-la ao pé da letra…
    Pois feito isso fica um texto ilógico e ultrapassado pela ciência.
    um exemplo disto é a data de criação da Terra.
    registros fóssei examinados pelo método de datação carbomo14 datam de milhões de anos antes de cristo.Portanto como é possivel a criação do Planeta Terra em 4000 anos antes da era cristã????
    gostaria que alguem respondesse essa minha pergunta se possivel.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, é uma alegria enorme podermos conversar contigo sobre este assunto, veja este site que aborda sobre Carbono 14.Estaremos aguardando sua opinião, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar sempre, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • Luciano Viana dos santos disse:

    Eu Estou satisfeito com a Respostas sobre a mulher de Caim.
    pois como está escrito sobre os filhos e filhas de Adão e eva, explica bem como seria capaz de Caim ter casado com uma das suas irmãs ou sobrinhas, pois ele já era adulto quando achou sua mulher.

  • solange disse:

    Fazendo uma pesquisa sobre as mulheres da Bíblia cheguei a esses comentários, muito bons. O respeito das perguntas e o respeito das respostas.
    Aproveito para saber qual o sentido de se escrever sobre a historia da humanidade através da ciência se as narrativas Bíblicas são obras da fé?
    Se as narrativas Bíblicas, contém a biografia do povo Judeu, onde buscar a historias dos povos antes dos judeus?
    grata

  • Luiz Claudio disse:

    Desculpe a demora, mais estive bastante ocupado, O Sr. não me respondeu sobre porque algumas pessoas NASCEM cegas, surdas e outras não, se esta pessoa foi criada naquele istante, não tendo a reencarnação, se ele foi criada agora, então concluimos que ela não teria pecados, então porque veio sofrendo de defeitos fisicos, onde estaria a justiça divina neste caso.
    E o video indicado tambem não me respondeu a pergunta sobre Chico Xavier que eu fiz, ele apenas disse oque ja sabemos sobre o Espiritismo , mais não foi esta pergunta que fiz, e a pessoa do video ainda afirmou que a terra teria apenas 6000 anos, sendo somente a acupuntura tem registros cientificos e escritos de 5000 anos. e agradeço a gentileza de dispor do seu tempo para me responder.

    • Instrutor disse:

      Pois é querido irmão e amigo, veja como tudo é uma questão de fé e crer.
      Por exemplo, vemos muitas pessoas duvidando da Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas se duvidarmos da Bíblia, como podemos acreditar em registros da acupuntura?
      Poderíamos ficar debatendo por um longo tempo sobre isso, mas como lhe dissemos é uma questão de fé, respeitamos muito a sua opinião, mas confiamos plenamente na Bíblia.
      Sobre pessoas que nascem com deficiência, isso ocorre por consequências do pecado, as doenças, as degenerações genéticas e os defeitos físicossão consequências disso, mas a Bíblia oferece esperança para estas pessoas e seus familiares que são muito especiais para Deus, veja:
      E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.Isaías 35:8
      Ou seja, em breve Jesus estará retornando a este mundo para nos resgatar e nos conduzir a uma nova Terra onde o pecado não existirá mais, você cr6e nisso?

  • CARLOS disse:

    NO PRINCIPIO FOI SIM NECESSÁRIO A UNIÃO DE PARENTES LEGÍTIMOS,IRMÃO E IRMÃ E PRIMOS E, ISSO É LÓGICO ATÉ PORQUE TODOS VEM DE ADÃO.NÃO HOUVE NENHUMA FAMÍLIA PARALELA A DELE EM TODA A HISTORIA.ESTE FATO EM NOSSOS DIAS PODE SER CHOCANTE MAIS FOI PRECISO PARA ESTARMOS ONDE ESTAMOS HOJE.ASSIM COMO A POLIGAMIA EM TEMPOS DO VELHO TESTAMENTOS.E NÃO ME DIGAM QUE CONCUBINAS ERAM APENAS EMPREGADAS ,POIS NÃO ERA.VEJAM A HISTORIA DE DAVI…O MOMENTO EM QUE ELE COMETE ADULTÉRIO SEGUIDO DE ASSASSINATO…O QUE DIZ O PROFETA NATÃ A ELE, ESTA É A MELHOR RESPOSTA PARA A QUESTÃO,QUEM DEU TAIS MULHERES A DAVI?

  • luiz carlos disse:

    como realmente sera a volta de jesus por que muitas pessoas falam mjuitas coisas as pessoas mortas vao ser julgadas elas podem ser salvas mesmo estando no inferno..

    • Instrutor disse:

      Então querido irmão e amigo a oportunidade de salvação é agora mesmo, não tem como ser salvos após a morte, gostaríamos muito de te indicar um vídeo em que aborda este assunto, acesse http://www.youtube.com/watch?v=Xqrp1nDOzR4
      Depois nos diga a sua opinião e se tem dúvidas sobre o assunto, estaremos sempre a disposição, conte sempre conosco, que Deus abençoe cada dia mais a sua vida, um grande abraço.

  • Felix disse:

    Mesmo assim, paira uma duvida cruel…

    Se a Biblia cita somente Adão X Eva, e depois cita somente caim e Abel.
    Como algum autor poderia sugerir ou achar que a mulher de Caim era irmã ou sobrinha dele ? Filha de Sete ? E Sete se casou com quem ? Com outra irmã não citada nos livros bíblicos ?

    Eu adoro o Antigo Testamento, mais isso de que Adão e Eva povoaram a terra, e seus filhos e filhos casaram com filhas e sobrinhas e netos, se faz sentido. Entretanto se o livro da lei, é tão seguido, e adorado, porque, se deu esse salto enorme na historia ? Pura e simplesmente porque era simples ? Não fazia sentido registrar isso…

    Afinal, é o principio do mundo, dos homens segundo a fé cristã !

  • Luiz Claudio disse:

    Gostei muito de quando o Sr. disse que o importante todos nós temomos algo em comum que é o amor a Deus, a Jesus, ao proximo, a fraternidade, a benevolencia, temos isto em comum, mais volto a afirmar que nós espiritas não fazemos consultas aos mortos, talvez o Sr. possa estar confundindo o Espirita com umbandista, candomblé eles sim fazem consultas aos mortos, mais nós não temos esta pratica e não vemos utilidade em consultar espiritos, Mais gostaria de outra pergunta:

    1- Como explicar que pessoas vem a este mundo Cegas, outras surdas, nascem aleijadas eu outras perfeitas, umas na miseria e outras na abundancia, se não existe outra vida, porque estas pessoas vem nesta condição?

    2- Como explicar no caso do Sr. Chico Xavier atender a mais de 100 pessoas por dia de varias partes do Brasil e do mundo, sem ter nuca visto estas pessoas que vinham em busca de noticias de seus entes queridos que morrerão, o Sr. Chico Xavier recebia cartas destas supostas pessoas que morrerão com detalhes intimos que somente a familia conhecia, se for fraude como ele teria condição de conhecer detalhes que nem outros membros da familia conhecia?

    Pastor a minha intenção jamais foi de denegrir a sua crença, porque posso ver que as igrejas evangélicas serias tem um pepel fundamental, e todos sabemos que os evangélicos são os unicos que vão aos presidios e convertem aqueles irmãos nossos presos, sabemos tambem que onde tem uma igreja evangélica a violencia diminui, se o sr, quizer podemos passar este estudo para um local mais reservado que o sr, escolher, porque eu invadi um assunto que não esta em pauta. desde ja fique com Deus.

    • Instrutor disse:

      Imagina querido irmão e amigo, podemos conversar por aqui mesmo, qualquer coisa me envie um e-mail para roberti.adv@gmail.com.
      Com relação as suas perguntas, vejamos:
      A doença, o sofrimento e a morte são conseqüência do pecado do homem (Gênesis 3:17, 18). Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e obedeceram ao diabo, transferiram para o diabo o domínio deste mundo. O diabo passou a ser o príncipe deste mundo (João 14:30). O diabo disse a Jesus que era dono da glória deste mundo “porque ele me foi entregue” (Lucas 4:6) e Jesus concordou.

      Deus é amor (I João 4:8) e Ele só nos dá coisas boas (Tiago 1:17; Mateus 7:9-11). Deus permite que o homem sofra as conseqüências de suas escolhas erradas. O alcoólatra pode ter cirrose hepática, o fumante morrerá de câncer do pulmão ou de enfisema pulmonar, e etc. Por outro lado, o diabo conhece as leis físicas do mundo e pode manipulá-las com o intuito de causar destruição (tempestades, terremotos, etc.). A degeneração da raça humana, depois de tantos séculos de pecado, dá lugar a deformidades físicas e mentais congênitas.

      O cristão tem a promessa de que não ficará sozinho no vale da dor e da aflição (Salmo 23:4, Mateus 28:20, João 16:33). Por outro lado, Deus estabelece limites ao diabo (I Coríntios 10:13). O apóstolo Paulo chama a tribulação de “leve e momentânea” (II Coríntios 4:17) porque em breve terminará quando Jesus voltar e criar novo céu e nova terra (Apocalipse 21:1-4).

      Jesus veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19:10) e para destruir as obras do diabo (I João 3:8). Deus promete que o homem vai recuperar o domínio perdido (Miquéias 4:8) e que Seus gemidos ter!ao um fim (Romanos 8:18-23). Na verdade, devemos exultar porque a nossa redenção se aproxima (Lucas 21:28).

      Este mundo, cheio de tristeza e de misérias, não é o lugar de nossa recompensa, de nossa felicidade total, e devemos nos considerar estrangeiros e peregrinos sobre a terra (Hebreus 11:13). Estamos em viagem para a Nova Terra, a herança que Deus nos promete em Cristo. Esta é a nossa esperança e a nossa certeza de salvação em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador (Tito 2:13). A vida eterna será um local onde nada mais disso existirá, não haverá sofrimento nem dor.

      Sobre Chico Xavier, gostaria de te indicar um curto vídeo sobre esta questão, acesse http://www.youtube.com/watch?v=Vontp1N_gO8

      Aguardaremos seu retorno e opinião sobre o assunto, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Luiz Claudio disse:

    Gosto de conversar com o Sr. mais a doutrina espirita não consulta os espiritos, ou feiticeiros, ou advinhos, talvez algumas religiões afrobrasileiras sim, mais a palavra ESPIRITISMO foi criada por Alan Kardec a cento e poucos anos atras, se foi criada por ele não pode constar na biblia, pois esta é muito mais antiga,, Moises proibiu os homens de conversar com espiritos mais oque Moises estava fazendo nesta passagem de Marcos 9,?
    ” E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
    E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.
    E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
    Marcos 9:2-4″
    Se Moises e Elias ja estavam Mortos ha muitos anos, oque era isto? não era Jesus que estava de frente aos chamados mortos? se era proibido porque deu esta exemplo? Embora meu amigo isto pra nós espiritas não tem a menor importancia, se nós deixarmos estas questões polemicas de lado que são apenas interpretações, para nós o mais importante é o amor se tivermos amor ao proximo isto basta. Fique na paz de Jesus

    • Instrutor disse:

      Também estamos muito felizes em poder conversar contigo querido irmão e amigo, o melhor de tudo é expormos nossas opiniões de maneira respeitosa e principalmente pelo fato de que apesar de algumas opiniões serem diferentes o nosso amor a Deus está acima de tudo não é mesmo?
      O aparecimento de Elias e Moisés no evento da transfiguração foi genuíno e possível pelos fatos (1) de Elias haver sido trasladado vivo ao Céu, sem provar a morte (II Rs 2:9-12), e (2) de Moisés haver sido previamente ressuscitado dos mortos e levado para o Céu, como sugere a declaração de que certa ocasião o arcanjo Miguel disputou com o diabo a posse “do corpo de Moisés” (Jd 9).
      Qualquer tentativa de justificar a teoria espírita da reencarnação, com base no relato da transfiguração, está em direta oposição ao claro ensinamento bíblico de que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez vindo depois disso o juízo” (Hb 9:27). As Escrituras não reconhecem como autênticas quaisquer comunicações com mortos que não foram previamente ressuscitados de forma corpórea e literal. Manifestações espirituais de mortos nãoressuscitados são identificadas como enganosas contrafações satânicas (ver I Sm 28:1-25; Is
      8:19 e 20; Ap 21:8).
      Não tenho dúvidas do amor de Deus por todos os espíritas e do quanto Ele fica feliz em vê-los fazer o bem para o próximo. Isso é digno de louvor e imitação, pois, eles cumprem Mateus 22:39. Todavia, isso não torna o espiritismo algo bom. Boas são as pessoas que fazem parte dele.

      Quem diz que o espiritismo não é alguém de Deus mas o próprio Deus! Veja o que Ele afirma em Isaías 8:19, 20:

      “Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”

      Aguardaremos seu retorno e opinião, conte sempre conosco, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • Luiz Claudio disse:

    Gostaria de perguntar, Sendo a Doutrina Espirita Kardecista, uma doutrina que prega somente a caridade, o amor ao proximo, a compaixão, a benevolencia, sendo esta doutrina que não tem a missão de fazer adeptos, sendo esta doutrina que reconhece que as igrejas evangélicas são EXTREMAMENTE nescessarias, considera os evangélicos como irmãos que ajudam e trabalha para um mundo melhor, que o Chico Xavier ajudou com doações financeira para construir templos para igrejas evangélicas, sendo esta doutrina que em momento alguem deseja tirar religiosos de outras igrejas, pelo contrario quando procurada por evangélicos e católicos, estimula estas pessoas a continuarem e ajudar as suas igrejas. Embora entendemos mais Porque tanto combate por parte de irmãos evangélicos?

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, ficamos muito felizes em poder conversar contigo sobre este assunto que é muito delicado porém importantíssimo para nossa compreensão.
      Primeiramente, Deus não faz acepção de pessoas, sendo assim, nenhum cristão deve fazer também não é mesmo?
      Deus ama o espírita mas abomina o espiritismo, pois de acordo com a Bíblia, quando um a pessoa morre ela está em total inconsciência. Veja: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem “coisa nenhuma”, nem tampouco terão eles recompensa, pois sua memória está entregue ao esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram: para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5,6- leia também Salmo 6:5;Salmo115:17;Salmo 146:3,4;Isaías 38: 18,19)
      Deus nos adverte: “Não vos voltareis para os necromantes (quem consulta os “mortos”), nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 19:31)

      E continua: “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu (o próprio Deus é quem está dizendo isto!) me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo…” (Levítico 20:6)

      O objetivo de satanás, através do espiritismo, é enganar as pessoas. Ele sabe que, se conseguir fazer com que uma pessoa acredite que está conversando com um ente que faleceu, facilmente introduzirá na pessoa a falsa crença de que podemos consultar mortos, fazendo assim que o praticante aceite as falsas doutrinas por ele ensinadas e se afaste de Deus. (a pessoa que consulta espíritos normalmente não tem tempo para Deus. Leia Isaías 8:19,20)

      Perceba o grande problema de seguirmos esta doutrina, o mais importante é seguir inteiramente a Palavra de Deus, o que você acha sobre isso?>
      A sua opinião é muito importante para nós, você é muito valioso e especial para Dues e também para nós, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Luiz Claudio disse:

    A questão do primeiro homem, na pessoa de Adão, como único tronco da Humanidade, não é a única sobre a qual as crenças religiosas têm de modificar-se. O movimento da Terra parecia, em determinada época, tão contrário aos textos sagrados, que não há formas de perseguição a que essa teoria não tenha dado pretexto. Não obstante, a Terra gira, malgrado os anátemas, e ninguém hoje em dia poderia contestá-lo, sem ofender a sua própria razão.

    A Bíblia diz igualmente que o mundo foi criado em seis dias, e fixa a época da Criação em cerca de quatro mil anos antes da Era Cristã. Antes disso, a Terra não existia; ela foi tirada do nada. O texto é formal. E eis que a Ciência positiva, a Ciência inexorável, vem provar o contrário. A formação do globo está gravada em caracteres indeléveis no mundo fóssil, e está provado que os seis dias da Criação representam outros tantos períodos, cada um deles, talvez, de muitas centenas de milhares de anos. E não se trata de um sistema, uma doutrina, uma opinião isolada, mas de um fato tido constante como o do movimento da Terra, e que a Teologia não pode deixar de admitir, prova evidente do erro em que se pode cair, quando se tomam ao pé da letra as expressões de uma linguagem freqüentemente figurada[9]. Devemos concluir, então, que a Bíblia é um erro? Não; mas que os homens se enganaram na sua interpretação[10].

    A Ciência, escavando os arquivos da Terra, descobriu a ordem em que os diferentes seres vivos apareceram na sua superfície, e essa ordem concorda com a indicada no Gênesis, com a diferença de que essa obra, em vez de ter saído miraculosamente das mãos de Deus, em apenas algumas horas, realizou-se, sempre pela sua vontade, mas segundo a lei das forças naturais, em alguns milhões de anos. Deus seria, por isso, menor e menos poderoso? Sua obra se tornada menos sublime, por não ter o prestígio da instantaneidade? Evidentemente, não. É preciso fazer da Divindade, uma idéia bem mesquinha, para não reconhecer a sua onipotência nas leis eternas que ela estabeleceu para reger os mundos. A Ciência, longe de diminuir a obra divina, no-la mostra sob um aspecto mais grandioso e mais conforme com as noções que temos do poder e da majestade de Deus, pelo fato mesmo de ter ela se realizado sem derrogar as leis da Natureza.

    A Ciência, de acordo neste ponto com Moisés, coloca o homem por último na ordem da criação dos seres vivos. Moisés, porém, coloca o dilúvio universal no ano 1654 da formação do mundo, enquanto a Geologia nos mostra o grande cataclismo como anterior a aparição do homem, tendo em vista que, até agora, não se encontra nas camadas primitivas nenhum traço da sua presença, nem da presença dos animais que, sob o ponto de vista físico, são da sua mesma categoria. Mas nada prova que isso seja impossível; várias descobertas já lançaram dúvidas a respeito, podendo acontecer, portanto, que de um momento para outro se adquira a certeza material da anterioridade da raça humana. E então se reconhecerá que, nesse ponto, como em outros, o texto bíblico é figurado.

    A questão está em saber se o cataclismo é o mesmo de Noé. Ora, a duração necessária a formação das camadas fósseis não dá lugar a confusões, e no momento em que se encontrarem os traços da existência do homem, anteriores a grande catástrofe, ficará provado que Adão não foi o primeiro homem, ou que a sua criação se perde na noite dos tempos. Contra a evidência não há raciocínios possíveis, e será necessário aceitar o fato, como se aceitou o do movimento da Terra e o dos seis períodos da Criação.

    A existência do homem antes do dilúvio geológico e, não há dúvida, ainda hipotética, mas eis como nos parece menos. Admitindo-se que o homem tenha aparecido pela primeira vez na Terra há quatro mil anos antes de Cristo, se 1650 anos mais tarde toda a raça humana foi destruída, com exceção apenas de uma família, conclui-se que o povoamento da Terra data de Noé, ou seja, de 2.350 anos antes da nossa era. Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito, no décimo oitavo século, encontraram esse país bastante povoado e já bem avançado em civilização. A História prova que, nessa época, a Índia e outros países eram igualmente florescentes, mesmo sem levarmos em conta a cronologia de certos povos, que remonta a uma época mais recuada. Teria sido então necessário que do vigésimo quarto ao décimo oitavo século, quer dizer, num espaço de seiscentos anos, não somente a posteridade de um único homem tivesse podido povoar todas as imensas regiões então conhecidas, supondo-se que as outras não estivessem povoadas, mas também que, nesse curto intervalo, a espécie humana tivesse podido elevar-se da ignorância absoluta do estado primitivo ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que é contrário a todas as leis antropológicas.

    A diversidade das raças humanas vem ainda em apoio desta opinião. O clima e os hábitos produzem, sem dúvida, modificações das características físicas, mas sabe-se até onde pode chegar a influência dessas causas, e o exame fisiológico prova a existência, entre algumas raças, de diferenças constitucionais mais profundas que as produzidas pelo clima. O cruzamento de raças produz os tipos intermediários; tende a superar os caracteres extremos, mas não cria estes, produzindo apenas as variedades. Ora, para que tivesse havido cruzamento de raças, era necessário que houvesse raças distintas, e como explicarmos a sua existência, dando-lhes um tronco comum, e sobretudo tão próximo? Como admitir-se que, em alguns séculos, certos descendentes de Noé se tivessem transformado, a ponto de produzirem a raça etíope, por exemplo? Uma tal metamorfose não é mais admissível que a hipótese de um tronco comum para o lobo e a ovelha, o elefante e o pulgão, a ave e o peixe. Ainda uma vez, nada poderia prevalecer contra a evidência dos fatos.

    Tudo se explica, pelo contrário, admitindo-se a existência do homem antes da época que lhe é vulgarmente assinalada; a diversidade das origens; Adão, que viveu há seis mil anos, como tendo povoado uma região ainda inabitada; o dilúvio de Noé como uma catástrofe parcial, que se tomou pelo cataclismo geológico[11]; e tendo-se em conta, por fim, a forma alegórica peculiar ao estilo oriental, que se encontra nos livros sagrados de todos os povos. Eis porque é prudente não se acusar muito ligeiramente de falsas as doutrinas que podem, cedo ou tarde, como tantas outras, oferecer um desmentido aos que as combatem. As idéias religiosas, longe de perder, se engrandecem, ao marchar com a Ciência; esse o único meio de não apresentarem ao ceticismo um elo vulnerável.

  • Luiz Claudio disse:

    Outra Pergunta, quando houve o diluvio, para a arca foram noé seus filhos Sem, Cam e Jafé(homens) e diz que quando terminou o diluvio eles tiveram filhos e habitaram a terra, Com Quem ? se sua mãe(esposa de Nóé) como Nóe ja eram idosos?
    Outra coisa na biblia diz que foram colocados um casal de cada animal do mundo inteiro, como ele fez pra colocar um casal de tigres da india? um casal de quati do Brasil, um casal de urso polar do polo norte? um casal de elefante da africa? voce não acha que esta historia é um poucio infantil, sendo que a ciência diz que este cataclisma existiu muito antes de qualquer ser humano habitar a terra.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, um texto explica sobre a sua primeira pergunta, veja:
      Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.Gen 7:7
      Perceba que tinha mais mulheres dentro da arca.
      Sobre a segunda questão, na verdade, estes animais ainda não eram destes locais, mas todos ficam juntos e estes animais que você mencionou surgiu de descendências posteriores,o que acha sobre isso?
      Conte sempre comigo, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • marcelo eduardo disse:

    Entender ate entendo.Mas como explicar que a mulher de caim poderia ter sido uma das irmas ou sobrinhas, se há um texto que diz: E depois que gerou a sete teve filhos e filhas.Depois que gerou a sete,logo,so havia Caim.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, algumas coisas realmente podem parecer difíceis de acreditarmos, o mais importante é crer sempre na Bíblia principalmente no que ela nos mostra com relação a salvação e a vida eterna.
      Sabemos que a Palavra de Deus é a verdade, certamente haviam outras pessoas pois há períodos que não são citados na Bíblia, ficamos muito felizes por você se aproximar cada dia mais da Palavra do Senhor, que Ele te abençoe muito, um grande abraço.

  • Carlos Soledade disse:

    Caro amigo Roberto, eu me referi ao fato de que a família começou com Adão e Eva e seus filhos, certo?Segundo se sabe, os filhos e filhas de Adão e Eva relacionaram-se sexualmente entre si, portanto, iniciou-se o povoamento no mundo. Isso tudo com a permissão de Deus.Muito bem. Depois quando já existia muita gente esse casamento entre pessoas da mesma família foi proibido por Deus, mas como os casamentos continuaram, se todos pertenciam a mesma família, a família de Adão e Eva? É esse o meu questionamento, acho que não me fiz entender muiro bem na pergunta anterior. Alguém pode me explicar melhor dentro do contexto bíblico?

    • Instrutor disse:

      Que ótimo conversar novamente contigo querido irmão e amigo, a partir do momento que foi proibido por Deus não havia mais a necessidade de ter este tipo de relacionamento.
      Os casamentos que já haviam ocorrido podem ter continuado da mesma forma, até porque para eles não havia problema nenhum e sabemos que Deus não leva em conta os tempos de ignorância não é mesmo?
      Conte sempre conosco, aguardarei sua opinião, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Carlos Soledade disse:

    Ora, se todos vieram de Adão e Eva, automaticamente todos possuem o mesmo DNA, então todos vão sempre pertencer a mesma família, como explica que foi propibido o casamento entre pessoas da mesma família? Poderia sim, ser permitido o casamento com parentes a partir de tal geração. Não é mesmo?

  • Dani disse:

    A paz de Cristo, meu sogro está com essa duvida a respeito da esposa de caim;
    Ele alega porque após o versículo 17 é mencionado somente depois que Adão e Eva tiveram filhos e filhas, por essa afirmação ele Pergunta de onde surgiu esta mulher. Se somente nos versículos a frente é sitado que tiveram filhos.
    Fico no Aguardo.

    • Instrutor disse:

      Olá tudo bem?

      Veja, a Bíblia não relata especificamente quem foi a esposa de Caim. A Bíblia não diz qual a idade de Caim quando matou Abel (Gênesis 4:8). Uma vez que eram ambos fazendeiros, eram provavelmente adultos, possivelmente já com suas próprias famílias. Adão e Eva certamente haviam tido mais filhos além de Caim e Abel na época em que Abel foi assassinado – e com certeza tiveram muito mais filhos depois (Gênesis 5:4). O fato de Caim ter temido por sua própria vida depois de ter matado Abel (Gênesis 4:14) indica que provavelmente havia muitos outros filhos e talvez até netos ou bisnetos de Adão e Eva naquele tempo. A esposa de Caim (Gênesis 4:17) era filha ou neta de Adão e Eva.

      Como Adão e Eva foram os primeiros (e únicos) seres humanos, seus filhos não tinham outra escolha a não ser o casamento entre si. Neste ponto, Deus não proibiu o casamento dentro de uma mesma família; somente o fez muito mais tarde, quando já havia suficiente número de pessoas para que o casamento dentro da mesma família não fosse mais necessário. Note que Abraão era casado com Sara, sua irmã por parte de pai (Gn 20:12), e Moisés era filho de um casamento entre tia e sobrinho (a mãe dele era tia do marido, conforme Êxodo6:20). Casamentos com parentes tão próximos fo­ram proibidos por Deus ainda nos dias de Moisés (ver Levítico 18:9-14).
      O fato de ser comentado somente no versículo 17 não demonstra que surgiu depois do ocorrido, estaremos aguardando seu retorno, que Deus abençoe muito vocês, um grande abraço.

  • kaue disse:

    Pergunto, no começo o incesto estava liberado? Porque se no começo era adão e eva e seus filhos e filhas, né.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, no início foi necessário para que houvesse a multiplicação da população, porém, logo em seguida foi algo proibido por Deus.
      Aguardaremos sua opinião, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Alexandre disse:

    as mulheres de Caim e Abel

  • raquel disse:

    Se o jardim do edem,foi o principio de tudo,como então haviam outros povos?

    • Instrutor disse:

      O início foi com o Jardim do éden realmente querida irmã e amiga, estes povos surgiram após o Éden, na Bíblia vemos alguns espaços de tempo que não são mencionados, porque também não seria possível comentar todos os fatos do período em que ela foi escrita, conte sempre conosco, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *