Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

No início, o mundo era composto por Adão e Eva. Depois, nasceram Caim e Abel. Então, Caim matou Abel. Como Caim encontrou uma mulher? De onde ela veio? Por que a Bíblia não nos relata?

Em primeiro lugar – Deus criou o ambiente onde Ele colocaria o homem. Fez os animais em pares (o macho e sua fêmea) e viu que era bom.

Em segundo lugar – Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, e viu que não era bom que o homem estivesse só. Fez-lhe uma companheira – a mulher.

Em terceiro lugar – Deus dotou esse casal com a bênção da procriação, e transformou esse ato numa oportunidade de prazer e satisfação santificados: “Então Deus os abençoou e lhes disse: Crescei e Multiplicai-vos: ENCHEI a Terra” Gênesis 1:28. Algumas traduções dizem: “Sêde fecundos” outra dizem ainda: “Frutificai e multiplicai-vos”.

Como Adão e Eva poderiam encher a Terra cumprindo a determinação de Deus? De que maneira isso poderia ser possível? Veja, o relato bíblico diz que “Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz a um filho”. Ora, o verbo tornar significa dizer que ele já a tinha conhecido antes. A referência aqui é ao ato sexual – a intimidade entre o homem e a sua mulher necessária para procriação e cumprimento da obrigação de encher a Terra.

A resposta é muito simples: casamento entre irmãos. Antes dos seus 130 anos de existência, Adão e Eva tiveram dois filhos homens – Caim e Abel. Aos 130 anos, Adão e Eva geraram Sete. Adão viveu 800 anos depois que Sete nasceu e teve filhos e filhas (Gênesis 5:4). Quantos? Ninguém sabe. Muitos. Adão viveu quase um milênio: 930 anos.
Na gênesis bíblica só há história de machos. As fêmeas não entram em genealogia. Por conseguinte, não se sabe quantas filhas foram geradas por Adão antes ou depois de seu filho Sete. O casamento entre irmãos fora permitido por Deus para que a Terra fosse povoada. Foi por isso que Caim conheceu sua mulher e teve um filho. A súbita menção da mulher de Caim não cria problema, porquanto Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas, além dos três primeiros cujos nomes lhe foram dados.

Os primeiros habitantes da Terra não tiveram outra alternativa, senão casarem-se com seus irmãos e irmãs a fim de cumprir a ordem divina: “Crescei e multiplicai-vos; enchei a Terra”. Aliás, esta dificuldade se deflui de imediato, pela simples leitura do texto de Atos 17:26: “de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da Terra.” Esse costume, o casamento entre irmãos consangüíneos, continuou por muito tempo. Tanto que Abraão se casou com sua irmã Sara (Gênesis 20:12). Posteriormente, pelo degenerar-se da raça humana, essa prática foi proibida – Levíticos 18:6-17.
Não é sem razão que o Senhor Deus, no segundo mandamento escrito em sua Santa Lei, fala da bagagem genética: “visitarei a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração” Êxodo 20:5.
Hoje, essa prática é denunciada criminalmente como sendo uma relação incestuosa. Só acontece entre pai e filha, filho e mãe, e irmãos entre irmãos, relacionadas com o estupro, contrária à vontade de uma das partes.

Por final, da boa leitura que você fará dos capítulos 4 e 5 de Gênesis, muitos outros enigmas relacionados com o relacionamento, o crescimento e, ainda com o surgimento das raças humanas serão convenientemente esclarecidos. O melhor comentário bíblico, ainda é a própria Bíblia. A Bíblia é a sua própria intérprete.

Comentarios

Este artigo teve "43 Comentários"

  • Cristian disse:

    caro Alves de Marques tenho muito a falar a você mas somente falarei oque você precisa ouvir, quando você aprender a escrever o nome do seu criador corretamente(Deus)e tenha mas respeito quando você voltar a tocar no assunto que-se refere a Deus…

  • wanderson disse:

    Muito boa essa explicação
    Agora a minha pergunta tem uma resposta
    Obrigado…..
    Deus lhe Abençoe

  • Antônio dos Santos disse:

    Admiro-me e muito, hoje, em pleno século XXI, pessoas ainda estarem estagnadas espiritualmente, atreladas ao ‘Velho Testamento’. É certo que esta obra já teve a sua importância, compatível com a nossa ignorância da época, mas hoje, é verdadeiro conto infantil. Analisem amigos, seguidores da Bíblia, com bom senso e chegarão à conclusão que, se hoje se declaram cristãos, não faz sentido esquecer o Novo Testamento, como muitos fazem e apegarem IAVÉH, Deus de Israel, sendo que Deus é universal.
    Acordem irmãos, por causa do conteúdo do Velho Testamento, Jesus nosso Mestre maior foi sacrificado.
    Fiquem com Deus e com as bençãos de Nosso Senhor Jesus, o Cristo.

  • realista disse:

    Adao e Eva criados como? Com pó de pirlimpimpim?, eles simplesmente surgiram?, qual o problema de sermos a evolução do macaco?

    • Instrutor disse:

      O grande problema de sermos evoluídos do macaco é com relação ao fato de não ser verdade e a Bíblia não mencionar sobre isso, você gostaria de conversar mais a respeito?

      Estaremos aguardando seu retorno, Deus tem muitas bênçãos reservadas para você, confie sempre nEle, pois a poderosa mão do Senhor está sobre sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço dos amigos do BÍBLIA.

  • geverson costa farias disse:

    Nele conhecerás a verdadeira mensagem que o proprio mestre ensinou livre de tradições e detalhes da sua vida até hoje desconhecida!

  • Alves de Marques disse:

    Meu caro instrutor: Já é tempo dos irmãos crentes acordarem de sua longa alucinação. As escrituras já tinham muito pouco de original quando os primeiros hebreus começaram a escrevê-las. É amplamente sustentado nos meios científicos que este povo copiou e transliterou tradições históricas de vários povos anteriores com os quais conviveram. Este foi um grande esforço para formar uma tradição própria para que servisse de base para a tão sonhada nação que desejavam construir. Tomaram as histórias de tradições politeístas e foram aos poucos forjando-as para servirem a sua concepção monoteísmo. É por isso que as escrituras trazem muitas lacunas, imprecisões históricas e até algumas contradições. Com todo este amontoado de mitos, lendas, romances e algumas histórias, a bíblia nos mostra uma variação psicológica muito grande da personalidade de deus. Desde um deus cruel, vingativo e arbitrário e que muitas vezes erra e se arrepende, até o deus perfeito que ama todas as suas criaturas e não mede sacrifícios para provar este amor. Tentam conciliar o deus pai amoroso de Jesus com o deus de Abraão como se fosse um único personagem. Como uma história literal já era insustentável em sua versão mais remota e ficou ainda pior quando foi tomada pelo ocidente e quase que completamente adulterada para servir a propósitos imperiais ao qual bem sabemos. O seu único valor está em conter os resquícios de uma época onde nossa cultura religiosa criou suas raízes.
    Estudar estes resquícios que ainda podem ser encontrados na bíblia é de grande valor para formar a nossa fé e regra de conduto. Mas tentar fazer dela uma enciclopédia histórica a torna vazia para nossa alma e apenas enche nossa mente infantil de fábulas. Para aceitá-las literalmente, temos que trair nossa consciência, suprimir nosso intelécto e ignorar o conhecimento e a ciência acumulada pela humanidade, atitudes que certamente levaria nossa espécie à extinção.

    • Instrutor disse:

      Respeitamos a sua opinião querido irmão e amigo, estaremos orando a Deus por você que sempre será muito especial e valioso para Ele e também para nós, um grande abraço.

  • Victoria disse:

    Paz do senhor irmãos

  • Rogério disse:

    Olá!
    Gostaria de saber:
    1- Como funcionava a contagem dos anos no Antigo Testamento? As pessoas viviam mais?
    2- A questão dos dinossauros e animais pré-histórico?
    3- Como aconteceu o povoamento da terra pós Adão e Eva?
    4- Qual foi exatamente o pecado cometido por Adão e Eva?
    Agradeço a atençao.
    Abraço.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, que alegria podermos conversar com você sobre estes assuntos. Realmente no Antigo Testamento as pessoas viviam mais , porém com a entrada do pecado mundo, juntamente com a alimentação as pessoas foram se afastando de Deus cada dia mais e com isso vivendo bem menos.
      Deixando de lado a posição evolucionista, que é uma teoria ou hipótese sobre as origens, e seguindo a posição criacionista, que é a posição bíblica, vamos procurar dar uma explicação plausível sobre o que teria acontecido.

      Com a entrada do pecado no mundo muita coisa mudou. Animais se tornaram ferozes e mesmo plantas foram modificadas pela ação deletéria de Satanás (Gen 3:18). Estes animais vorazes ameaçaram a própria existência do homem e trouxeram desequilíbrio ecológico.

      O homem também se corrompeu e a justiça divina foi manifestada por ocasião do dilúvio. Há claras evidências na Bíblia e pela natureza afora de uma destruição universal. Houve mudanças na estrutura da Terra, no clima, etc.

      Achados fósseis demonstram que esses animais existiram. Não há como negar a existência dos dinossauros, isso seria negar a própria verdade. Muitos deles foram destruídos no dilúvio e no clima muito frio que tomou conta da Terra logo após a invasão das águas diluvianas.

      O evolucionismo diz que a idade do gelo foi de milhares de anos, mas para nós foi um período relativamente curto logo após o dilúvio. Nesse período desapareceram todos os dinossauros.

      Nos fale melhor sobre a sua dúvida da questão 3.

      O maior pecado de Adão e Eva foi a desobediência a Deus, vemos que ainda hoje isso ocorre não é mesmo?

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Felipe Mendes Degraf disse:

    Quem escreveu a Bíblia? Foi o próprio Deus?

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, foram 40 autores diferentes porém com um único escritor que é Deus.
      O que acha sobre isso?
      Conte sempre comigo, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • José disse:

    Querido Instrutor, Paz e Graça!
    Não pretendo polemizar o assunto mas não está claro a parte em que Eva é excluída da possibilidde de ter gerado filhos de Caim. Onde está essa exclusão?

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, realmente a Palavra de Deus não nos mostra a exclusão total sobre isso, porém, também não confirma, com certeza, seria mencionado se tivesse ocorrido, você concorda com isso?
      Conte sempre conosco, aguardaremos seu retorno, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • José disse:

    Não poderia ter sido também a própria Eva?

    • Instrutor disse:

      Não querido irmão, a Bíblia nos mostra sobre esta mulher como vemos no artigo. Ficamos muito felizes em poder entrar em contato contigo e também com sua pergunta, nos diga a sua opinião, conte sempre conosco, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • gyorgy de bona disse:

    Quanto tempo Adão e Eva teriam ficado no jardim? a Bíblia não relata mas eu
    fico imaginando que eles não devem ter ficado muito tempo, senão Eva teria ficado grávida ainda na perfeição,com isso ela teria gerado filhos perfeitos
    mas isso não aconteceu.Adão teria evitado Eva no jardim do Éden?

    • Instrutor disse:

      Pois é querido irmão, muitas coisas a Bíblia não relata, tenha certeza que em breve estaremos descobrindo muitas coisas ao lado de Cristo não é mesmo?
      Conte sempre conosco, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • sidney disse:

    Gostaria de explicar as interrogações acima a respeito dos primeiros habitantes da terra, pois não foram adão e eva observe o que diz a bíblia em genesis
    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

    27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

    28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

    neste dia ele ainda não havia criado adão e eva, que posteriormente foram criado para morar especialmente no jardim do edem, fora do jardim havia muitas gentes criadas por Deus dai a explicação de que caim arrumou sua esposa fora do jardim e não era sua irmã

  • Aguiar disse:

    explicações convincentes, mas não responde a todo minhas perguntas, em primeiro lugar: “Deus fez o homem a sua imagem e semelhança”, creio eu que isso não tenha sido levado ao sentido LITERAL da palavra, pois nos primórdios da humanidade eramos homens totalmente diferentes, com bastante pelos no corpo e um aspecto rude, então Deus naquela época se parecia com um Neandertal ?, segundo: a Bíblia foi escrita em Hebraico, Aramaico e Grego antigo, um idioma muito incompleto, por exemplo não existia a palavra “primos”, por isso filhos de sua mãe, e filhos de sua tia era dado emprego de “irmão, desse modo ainda foi traduzido pro latim , muitas partes se perderam, foram omitidas ou traduzidas “erradas” ao medo que convém a quem estava no poder desse modo não se pode ter certeza de nada disso.

    curiosidades: Na santa ceia,o ato de “comer Deus” ( partilha o pão/Ostia) foi trazido pelos maias, o aniversário de Jesus é na mesma data que o aniversário do Deus sol (25 de dezembro), e ouro, mirra e incenso foram presentes que o Deus sol recebeu( segundo a cultura dos politeístas)isso são provas cabais de que a bíblia foi modificada. Se um povo tem uma religião e você quer dominar essa povo e impor a “sua” religião, vai haver uma revolta, por isso eles incorporaram aspectos de religiões daquele povo para diminuir a revolta, a bíblia é uma mistura de religiões e omissões de fatos, não se deve levar nada ao pé da letra, mas sim acreditar somente na ideologia e nos valores ali apresentados.

    • Instrutor disse:

      Respeitamos muito a sua opinião querido irmão, na verdade, fomos criados a imagem e semelhança de Deus referentes ao Seu caráter. A Bíblia é a Palavra de Deus, Ele nos deixou tudo que necessitamos saber para chegarmos à vida eterna.
      Qual a sua opinião sobre isso?
      Conte sempre conosco, é uma alegria enorme poder te ajudar, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Flavio disse:

    Que a Paz de Deus esteja em nosso coração, Amem

    Bom sejamos espirituais, em analisar este inicio da vida na terra, e como nos dias de hoje, naquele tempo também Deus reprovava relacionamento entre irmãos,
    pais e filhos, enfim era pecado sim pois da hora que Adão e Eva fora expulso do Jardim do Edem Deus com certeza ja lhes dera o entendimento do certo e errado, mas como Deus tudo que faz é perfeito ja sabia que tudo isto ia acontecer, Voltamos em Genesis cap. 1 vs.26 Certo então ja existia o homem e a mulher e quando caim saiu a perambular como vagabundo e abitou na terra de Node da banda do oriente do Édem la ele conheceu sua mulher0 ele conheceu caso contrario ele ja conhecia, pois tudo era inicio e ela concebeu e ela teve a Enóque e ele edificou uma cidade com o nome de seu filho Enóque Cap. 4 vs. 16, Então na guia de Deus e seu espirito, entenda uma coisa ele conheceu sua mulher do primeiro povo que Deus criou na terra.

  • Fabíola Araújo disse:

    Outra coisa que também não entendo,se praticar magia e errado, porque o Menino Jesus foi visitado por tres reis magos. Mago não é o mestre da Magia?

    Desde já agradeço as respostas. Abraços

    • Instrutor disse:

      Mago tem dois significados, vejamos:
      1) Aquele que pratica MAGIA (Êx 7.22).
      2) Estudioso das estrelas (Mt 2.1-16).
      Estes reis que visitaram Jesus não praticavam magia e mesmo que fosse, o amor de Deus por cada um de nós é imenso não é verdade?
      Com certeza não teria nenhum problema, aliás seria algo maravilhoso pois todos aqueles que vivem distantes de Deus e tentam se aproximar de Jesus são muito bem vindos, o que você acha sobre isso?
      Aguardamos sua opinião, conte sempre conosco, estamos muito felizes em poder conversar contigo, um grande abraço.

  • Fabíola Araújo disse:

    Sabe o que eu ainda não entendo,
    Gn 4;14 Eis que me lanças da face da Terra,e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra e; quem comigo se encontrar me matará.
    Gn 4;15 O Senhor,porém,lhe disse: Assim,qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.

    AHHHHHHHHHHH??? Tipo quem?

    • Instrutor disse:

      Muito interessante esta questão, Caim sabia que tinha que ficar desligado não só das bênçãos da terra como também de toda relação com Deus.

      Com isso, ele se desesperou, temendo que a maldição de Deus significaria o retiro da restrição divina que impedia que vingassem ao sangue de Abel os que queriam fazê-lo. Sua consciência culpada lhe advertia que merecia morrer e que dali em adiante sua própria vida estava em perigo.
      Mas a pena de morte que merecia foi comutada por um desterro perpétuo. Em vez de estar na prisão, ficaria afastado de toda associação feliz e normal com seus próximos e, por sua própria decisão, também com Deus, por ter tirado a vida de seu irmão.

      Quano o texto nos mostra “sete vezes” isto implica um severo castigo sobre qualquer que matasse Caim (ver Lev.26: 18, 21, 24, 28; Sal. 79: 12; Prov 6: 31).
      A vida de Caim e de seus descendentes tinha que ser a manifestação da obra completa do pecado nos seres racionais.

      Alguns comentaistas acreditam que recebeu um sinal de Deus, como
      uma promessa divina de que nada poria em perigo sua vida. De qualquer maneira
      que fora, não era um sinal do perdão de Deus a não ser tão somente de um amparo temporario.
      Estaremos aguardando seu retorno e opinião, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • fabio disse:

    incrível QUE NAQUELA época ELES DEIXAVAM COISAS DE FORA DA BÍBLIA, COMO VC DIZ. (mas hoje, 8000 anos depois dos fatos, os religiosos sabem explicar exatamente a intenção dessas pessoas que escreveram a Bíblia, se nem na época eles se importavam com todos os fatos, segundo os religiosos. parabéns pela imaginação!)Essa teoria pode servir para pessoas sem muita critica.

  • fabio disse:

    (“devemos nos lembrar que a terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, a esta altura dos acontecimentos havia muito mais do que apenas 5 pessoas sobre a terra e outras mulheres além de Eva”). ISSO É PURA IMAGINAÇÃO, NÃO PODEMOS LEMBRAR DE UMA COISA QUE NÃO NOS FOI DITA E QUE NÃO ESTA ESCRITA EM GÊNESIS. Vc diz que a terra já tinha começado a ser povoada, mas não é isso que esta em Gênesis, então como eu havia dito, temos que usar as teorias, pois a Bíblia não fala nada como por exemplo: “então Adam e Eva povoaram a terra. Pelo contrario, até a expulsão de Caim nada consta sobre a terra ser povoada. Todas as explicações de religiosos são baseadas em Teorias pessoais, crenças e muita imaginação de quem quer acreditar que isso faz sentido. Mas não faz. ACREDITA QUEM QUER, SÃO APENAS TEORIAS!

  • fabio disse:

    Os religiosos podem criar varias teorias para explicar quem era a mulher que Caim se casou depois de ser expulso por deus, mas a verdade registrada na bíblia é clara, desde o começo da bíblia até a expulsão de Caim NÃO CONSTA ninguém nas escrituras alem de Adão, Eva, Caim e Abel. Essa mulher de Caim é sim um grande furo da bíblia, podem inventar a teoria que quiserem, mas Eva só teve outro filho depois da morte de Abel, que foi Sete, antes disso ninguém mais existia, não adianta inventar teorias para querem explicar. (E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. ) Leiam a bíblia linha por linha até a expulsão de Caim e coloquem aqui onde se encontra outro ser humano. (Deus expulsa Caim (E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque) isso quer dizer que já deveria existir pessoas em outros lugares; mas como, se só existiam Adão, Eva, Caim e Abel? usem sua criatividade e completem o furo da bília senhores religiosos! ( Enoque foi expulso da Bíblia pela igreja católica, suas escrituras não constam na Bíblia porque ia contra os interesses da Igreja Católica no inicio da era cristã)

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, é certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência. Contudo, devemos nos lembrar que a terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, a esta altura dos acontecimentos havia muito mais do que apenas 5 pessoas sobre a terra e outras mulheres além de Eva.

      Notemos os seguintes pontos:
      1. Em Gênesis, as Escrituras mencionam pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração. Este, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gen. 5:3). Mas o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete, gerou filhos e FILHAS”. (Gen. 5:4).

      Não havendo interesse em detalhes, não se mencionam os nomes e nem a quantidade dos outros filhos e FILHAS, mas já os havia com abundância como decorrência do cumprimento do imperativo: “Frutificai-vos e multiplicai-vos …” (Gen. 1:28). E num tempo em que a vida humana se media em séculos, a prole de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.

      2. Mais ainda: Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3 – “ao fim de dias … Caim …, etc.” Isto denota o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos … ” e o comentário bíblico S.D.A Bible Comentary também admite esta hipótese afirmando: Gênesis 4:3 – ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. “Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.

      3. Crêem ainda alguns que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sua sobrinha, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muitos anos entre Caim exilado na terra de Node, (Gên. 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 ainda refere que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo assassinado. Esse era Sete, e também Sete “gerou filhos e filhas”. (Gên. 5:7).

      4. Há ainda comentadores que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 filhos de Sete.

      A título de informação devemos dizer que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés, mil e tantos anos depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade, quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole. E assim já não nos resta mais dúvida de que havia mulheres suficientes para Caim escolher a sua.

      5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Diz, porém, que ele a conheceu e ela concebeu um filho, pelo que vemos que o seu conhecimento quanto à sua mulher não foi de vista pela primeira vez, mas sim para gerar um filho. Na verdade, como rezam os pontos acima, tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva, casavam-se ou com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam tão prematuramente como nos nossos dias) e ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs suas e muitas sobrinhas suas, e ele não teve dificuldades em encontrar uma esposa.

      A terra de Node, para onde Caim foi, era com esse nome conhecido ao tempo de Moisés, que relatou por inspiração a história de Caim. Pode ser que ao tempo de Caim o lugar para onde ele fora não tinha nenhum nome, mas o tinha agora ao tempo de Moisés.

      Depois nos diga a sua opinião, um grande abraço.

  • Laira disse:

    ainda tenho algumas duvidas, no que diz respeito ao povoamento da terra.A partir de que momento, é citado na biblia que o irmão(a)não poderia mais se relacionar com sua irmã (o ) ?depois do diluvio ainda se relacionavam sexualmente?houve um novo repovoamento?

    • Instrutor disse:

      Olá querida irmã, encontramos o esclarecimento de Deus sobre esta questão em Levítico 18:6 onde diz:
      Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR.
      Isso foi permitido somente no início para que o mundo fosse povoado, porém depois Deus não permitiu mais, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Geraldo Magela disse:

    Caros, isso nunca aconteceu assim a evolução humana não foi assim. O homem nunca falou com Deus Se deu a milhões de anos como tudo evolui e a vida aqui se deu por puro acaso.

  • Clovis disse:

    Caim matou o irmao Abel, para se casar com a irmã Awan (Avan).
    O que eu não entendo é. Como Adão e Eva cometeram pecado e foram
    expulsos do paraiso,se Deus disse -Crescei e multiplicai.

    • Instrutor disse:

      Eles foram expulsos do Jardim do Éden querido irmão, porque la só poderiam permanecer caso não tivessem pecado, este Jardim representa o local onde estaremos em breve, um lugar sem pecado e ao lado de Cristo.
      Aguardamos a sua opinião, um grande abraço.

  • Maria Augusta Lima Sampaio disse:

    queria saber sobre no tempo de Adão e Eva, um tempo em que antes havia outra Eva,com o nome que me parece que é Lidian não sei bem sobre o nome dela me fale por favor.

    • Instrutor disse:

      Querida irmã e amiga, não houve ninguém na Terra antes de Adão e Eva, mas aguardaremos seu retorno, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • petronilton disse:

    Deus pai criador esteja com todos os que busca o entendimento da palavra, pois conheceis a verdade e ela te libertara . Gênesis-1,26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
    27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. gênesis 2,2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito,descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
    8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.
    POIS BEM IRMÃOS COMO DIZ A PALAVRA, A BÍBLIA E MISTÉRIO, MAS AS RESPOSTAS SÃO SIMPLES PARA QUEM BUSCA , DEUS CRIA O HOMEM EM DOIS MOMENTOS,COM UMA DIFERNCA O SEGUNDO QUE E ADAO RECEBE ALGO A MAS QUE E o homem do pó da terra, e le soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; que e espirito santo de DEUS. tenha boas novas no entendimento da palavra, fiquem com DEUS.

  • Aldair disse:

    Deus que o abençõe por esta explicação, falta muito aos cristãos observarem os detalhes de cada escrita. Precisamos lêr com entendimento, se nnão atropelamos tudo.Devamos aprender uns com os outros.

    • Instrutor disse:

      Parabéns querido irmão, continue firme estudando a Palavra de Deus, saiba que você é muito especial para Deus e para nós também, conte sempre conosco, você tem um novo amigo para toda e qualquer dúvida, que Deus te abençoe muito.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *