Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

De onde veio a mulher com quem Caim, filho de Adão, se casou, sendo que só existiam pela lógica Adão, Eva e Caim?

Gên. 4:13-16 – É certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência. Contudo, devemos nos lembrar que a terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, a esta altura dos acontecimentos havia muito mais do que apenas 5 pessoas sobre a terra e outras mulheres além de Eva.
Notemos os seguintes pontos:
1. Em Gênesis, as Escrituras mencionam pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração. Este, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gen. 5:3). Mas o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete, gerou filhos e FILHAS”. (Gen. 5:4).
Não havendo interesse em detalhes, não se mencionam os nomes e nem a quantidade dos outros filhos e FILHAS, mas já os havia com abundância como decorrência do cumprimento do imperativo: “Frutificai-vos e multiplicai-vos …” (Gen. 1:28). E num tempo em que a vida humana se media em séculos, a prole de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.
2. Mais ainda: Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3 – “ao fim de dias … Caim …, etc.” Isto denota o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos … ” e o comentário bíblico S.D.A Bible Comentary também admite esta hipótese afirmando: Gênesis 4:3 – ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. “Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
3. Crêem ainda alguns que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sua sobrinha, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muitos anos entre Caim exilado na terra de Node, (Gên. 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 ainda refere que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo assassinado. Esse era Sete, e também Sete “gerou filhos e filhas”. (Gên. 5:7).
4. Há ainda comentadores que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 filhos de Sete.
A título de informação devemos dizer que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés, mil e tantos anos depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade, quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole. E assim já não nos resta mais dúvida de que havia mulheres suficientes para Caim escolher a sua.
5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Diz, porém, que ele a conheceu e ela concebeu um filho, pelo que vemos que o seu conhecimento quanto à sua mulher não foi de vista pela primeira vez, mas sim para gerar um filho. Na verdade, como rezam os pontos acima, tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva, casavam-se ou com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam tão prematuramente como nos nossos dias) e ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs suas e muitas sobrinhas suas, e ele não teve dificuldades em encontrar uma esposa.
A terra de Node, para onde Caim foi, era com esse nome conhecido ao tempo de Moisés, que relatou por inspiração a história de Caim. Pode ser que ao tempo de Caim o lugar para onde ele fora não tinha nenhum nome, mas o tinha agora ao tempo de Moisés

Comentarios

Este artigo teve "26 Comentários"

  • Nielson Nilo disse:

    Penso igual a Ritielen !
    no Jardim do ÉDEN SÓ EXISTIA ADÃO E EVA .
    MAIS FORA DO JARDIM ,JÁ EXISTIAM SERES HUMANOS.
    POIS PENSEM UM POUCO: DEUS CRIOU ADÃO ,FEZ ADÃO DORMIR E FEZ EVA ( 2 PESSOAS ) NASCERAM CAIM E ABEL ( 4 PESSOAS )
    CAIM MATOU ABEL ( FICARAM 3 PESSOAS ) CAIM CASOU-SE ?
    OBS: A BÍBLIA ESTÁ CORRETA ,NÓS É QUE COMPLICAMOS.
    E disse Adão: Esta é agora é osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

    obs: esta agora ( será que ele quer dizer que existiu outra ? quem souber me explique ,pois o Homem é falho ,mais Deus é perfeito.
    só em sabermos que Jesus levou sobre sim,todos os nossos pecados,ELE era DEUS E SE FEZ Homem,e morreu na cruz por nossa causa,e levou sobre si todas as nossa dores,disse que iria para junto do Pai ,e enviaria o consolador ,que é o ESPÍRITO SANTO , JÁ ESTOU FELIZ !!! ABRAÇOS PESSOAL !

  • Neide Duarte de Morais disse:

    Comcordo com Ritielen quando inforna que em Geneses cap.1v26 e
    27 esclarece algo a respeito da criação de Deus, exixtiam 2 familias uma para crescer e mutiplicar e a outra Criada pela mão de Deus para habitar no Jardim do Edem. Caso continue com duvida procure entender o que a biblia diz
    que coisas não revelada não nos pertence

    A paz do senhor

  • Rose disse:

    A bíblia não é específica em relação ao assunto. Mas pela possível ordem cronológica interpretativa das escrituras, há grande probabilidade de ser fato verídico a existência de outros “homens” fora do jardim; isso não anula de forma alguma o conceito de Segundo Adão.
    A Teoria da Eva Mitocondrial – comprovada cientificamente- afirma que todas as mulheres descendem de uma única mãe, porém, não afirma essa exclusiva existência. Para entender melhor sobre a Teoria, basta pesquisá-la; traz conhecimento imediato, também, para argumentos contra o evolucionismo.

  • dan disse:

    acho q quando Deus fala fascamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança,ele esta se referindo a Jesus Cristo q estava com ele desde o princípio…espero ter ajudado a paz

  • GILSON disse:

    meus irmaos nos sabemos que a palavra de Deus la em geneses cp 4 falam de 4 pessoas adao,eva,caim e abel creio eu que a esposa de caim nao era sua irma e nem subrinha porque antes da queda adao e eva estavam vivendo pela inocencia no dicionario da lingua portuguesa inocencia significa,qualidade de inocente,falta de culpa,pureza,sem malicia,entao me chama a atencao que antes da queda adao e eva nao tiveram relacao sexual esta mulher que caim tomou por sua esposa nao poderia ser de forma alguma sua irma ou subrinha nao quero entrar em contradicao o que diz a palavra de Deus creio eu antes que adao e eva foram criados aviam abitantes na terra isto e muito polemico.

  • ANTONIO QUEIROZ disse:

    Caro instrutor, concordo com a resposta do Carlos Hilário, se ler a bíblia sequencialmente faz muito sentido o que ele disse. Como se explica a parte em que Deus criou macho e fêmea e mandou que enchessem a terra???

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, esta é a grande questão, a Bíblia tem que ser lida sequencialmente porém, muitos trechos não estão em sequência, precisamos estuda-la não somente por algum texto e sim em todo contexto e analisar outros textos sobre o assunto, desta forma compreenderemos melhor.
      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • cleber disse:

    pois irmãos a biblia diz que as coisas não reveladas não nos pertence,por isso como caim encontrou sua mulher a deus pertence,creiamos tão somente que deus é o provedor de todas as coisas.amém?

  • Celso Luis Ferreira disse:

    Vou Simplificar todas essas respostas, Na verdade todos nós somos descendentes de Adao e Eva, Isso quer dizer, todos somos sangue do mesmo sangue, apenas com a diferença de generos fortes que generaliza a mudança de“ abitos, cores de pele, cabelos, etc… tipo: eu puxei meu pai, a eu puxei meu avô, a eu puxei minha mãe…. e assim por diante!! temos que levar em consideração. que naquele tempo nao existia isso de saber o grau de parentesco!!

  • gescivaldo disse:

    adão é especial deus fez a terra e tudo que tem nela e no sétimo dia descançou, mais antes já tinha feito o homem macho e femea e mandou ir e frutificai etc, gn;02 ele separa um lugar na terra especial e nela planta todas planta que não tem na terra esse lugar o chamou de jardim ,vc sabe a diferença do quintal pro jardim, e alguém tem que ser o jardineiro, ai ele pega da terra especial e faz o cara especial limpo puro santo, e depois uma parceira também pura sem conhecimento do bem e do mal,

  • Josemar Ferreira disse:

    Deus teve seus motivos para mandar que adão, eva e sua prole se relacionassem entre si,e também motivos para depois proibilos, Ele é Deus e tem o melhor pra nós.

  • Josemar Ferreira disse:

    a bíblia é muito clara e os mistérios de Deus pra quem crê, Como já foi dito em um comentário acima, Deus deu ordem a Adão de se multiplicar, Eva foi tirada de sua costela e ele não questionou nada a Deus. No começo irmãos e irmãs, primos e primas e etc. se relacionavam e não cometiam pecado, pois isto era a vontade permissiva de Deus e está escrito em Romanos que onde não há lei não há pecado. No tempo de Deus ele proibiu esta prática e trouxe leis para toda aquela geraçao. Hoje esta pratica é considerada um pecado e também tras consequencias graves á saúde das pessoas.

  • Carlos José de Lima disse:

    Diletos (as) Irmãos e Irmãs
    Tenho a contribuir o seguinte

    DEUS através de sua infinita glória e majestade, sendo UNO e TRINO, não se pode explicar. Vive-se a alegria de se saber pela fé que é DELE e que nos dá de forma livre na medida em que o buscamos conhecê-lo. Assim, sendo nós filhos por adoção, pela graça de JESUS que morreu por nós para nos livrar do inferno e do julgo de Satanás, podemos e temos a certeza de que _ tudo é DELE e por ELE _. Mas sempre ou de vez em quando nos deparamos com perguntas e dúvidas de pessoas que ainda não tiveram encontro com JESUS e não se sentiram amados por ELE, JESUS. Indagam-se e discutem acerca das possíveis falhas, aspas, na palavra de DEUS. Nos cabendo esclarecer…mas esclarecer algo que não é necessário! De toda sorte, houve o ordenamento de DEUS à ADÃO e EVA, nossos pais…quando do estado de pecadores que éramos, segundo Romanos, que todos pecaram estão destituídos da glória de DEUS… o que através do sangue de JESUS CRISTO fomos perdoados… Ao tempo de Gênesis, início, ao passo que houve o primeiro homicídio no relato pós-queda, e errante o filho sobrevivente tornou-se… nascidos ABEL e CAIM, já com pecado original, um agradável ao DEUS ETERNO e o outro sendo rebelde e de disposição violenta e assassina, apesar de ser(m) ambos fruto do mesmo ventre, agir(m) de forma diametralmente diferente. O que vemos ainda nos dias de hoje! Muito mais nos dias de hoje, digo não! Sempre foi e sempre será assim… Pois o homem é pecador por natureza… mas à toda regra a exceção. Ok! Por fim, CAIM, errante, rebelde, homicida, triste, revoltado com DEUS, com uma marca em seu corpo que delatava o que fez, vivendo anos a fio, como todos os homens viviam segundo relatos da bíblia em que há desde 365 anos de vida (ENOQUE) e 777 anos de vida (LAMEQUE), há uma certeza de grande fertilidade destes homens e das mulheres também, vejamos a idade de NOÉ quando pode ter filhos, à idade de 500 anos (Gen. 5.32) _ Daí que CAIM pode ter um enorme tempo para encontrar filhas de seus compatriotas, não necessariamente uma sua irmã ou uma sua sobrinha (primeiro) grau, mas sim, uma mulher de sua parentela, de terceira geração, quarta geração, quinta geração, posto que, geração segundo nosso cronologia, segue à 10 em 10 anos , o que naqueles tempos era um nada num espectro de vida de mais de 500 anos e da fertilidade de centenas de anos…. Bom seria se ainda fosse assim, mas o que seria da terra, ao passo que com tenra(s) idade(s) morremos, pegando-se ao contexto daqueles tempos, meninos seríamos com 50, 60, 70 anos e assim por diante. O que só justifica o fato do ódio dos anciãos dos tempos de JESUS CRISTO (homem nascido de mulher) que se apresentou como RABI, sendo tão jovem e até sem a barba dos anciãos, e, sabendo mais do que eles sonhariam saber de DEUS e agir segundo a vontade de DEUS… Escândalo para aqueles tempos… e escândalo ainda hoje. Sejam ao SENHOR toda HONRA, GLÓRIA, LOUVOR, PODER, e tudo de melhor desta vida e deste mundo, que por ELE e ara ELE foi criado, e aos que NELE depositam sua fé. Hoje e sempre!!!!!! E que as dúvidas sejam tão só para que o SENHOR seja glorificado e exaltado, para SEMPRE!!!! E que a IGREJA VIVA diga, AMÉM!!!!!!!!Deus os abençoe!!!!!!!GOD BLESS YOU!!!!!!

  • Adenilson colares disse:

    se existia somente Adão e eva na quela época como então ocorreu a multiplicação da humanidade se não fosse por meio da parentela? sera que realmente havia outras pessoas abitando a terra fora do paraíso?

    • Instrutor disse:

      Na verdade querido irmão realmente ocorreu o relacionamento entre familiares que posteriormente foi abominável para Deus, ocorreu neste momento para que a Terra pudesse ser povoada somente.
      Aguardaremos sua opinião a respeito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • CARLOS HILÁRIO disse:

    Acredito que quando Deus criou o homem, já criou macho e fêmea e mandou que enchesse a terra. Para Adão ele não disse isso, até porque ele não habitava a terra, maso Jardim do Édem. Até porque, a incumbência de gerar filhos só foi dada a Eva depois de haver pecado: ” E tu mulher, com dor terás filho”, o que significa que até então ela não tinha esta incumbência.
    Sendo desta forma, é possível qaue Caim tenha casado, com filhas da outra geração de humanos que já existia na terra. Outra confirmação disto se acha no capítulo 6 do livro de Gênesis: ” E os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens”. O que se pode entender, como filhos dos homens aqueles que nasceram da relação entre homens e mulheres criados para encher a terra e filhos de Deus, aqueles gerados de Adão e Eva, pois este casal não foi gerado pelo sexo, mas pelas mãos de Deus, por isto, esta geração é chamada “filhos de Deus”. Desta forma, não há como dizer que houve incesto no casamento de Caim, pois duas gerações diferentes habitavam a terra. Uma criada por Deus para encher a terra. Outra formada pela mão de Deus para habitar o jardim. O relacionamento destas duas gerações de humanos deu a geração que consta a partir do capítulo 6 de gênesis.

  • pedro filho disse:

    as pessoas as vezes querem saber coisas que nos compete saber, é claro que DEUS não criou mais ninguém além de adão e eva, se não, não poderiamos dizer que somos irmãos. caim pode ter ficado com uma irmã ou uma sobrinha. qual era o problema, era planos de DEUS. e os planos de DEUS nós não contestamos. que a paz estejam com todos.

  • João Lima disse:

    Humildemente quero fazer algumas colocações. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem que havia criado(macho e fêmea), para se multiplicar e encher a terra, para povoá-la, o que tornaria a relação entre seus filhos, logo irmãos, uma consequência. A única proibição de Adão e Eva seria para não comer o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sendo esse o único pecado possível para eles na época; tudo o mais eles poderiam fazer, inclusive multiplicar-se, sendo isso então o natural. A proibição do relacionamento entre irmãos, veio com Moisés, quando da instituição do livro de Levíticos, capítulo 18, sendo a partir daí um pecado. O Novo Testamento afirma que a lei nos deu ciência do pecado (Romanos 8), e então os primeiros homens e mulheres não pecaram neste sentido, pois o entendimento que tinham era que estariam gerando seus descendentes, como Deus ordenara.

  • Adão foi um nome dado para dar origem a raça humana,Leia introdução comentários de Gê neses Derek Kidner,regeração era contada como séculos, antes do dilúvio o mundo tinha outra caracteristica; exemplo não hávia chuva e sim a terra era regada com um vapor que subia da terra. Portanto procurem ler este comentário já mencionado que teremos outra visão sobre a criação .Pr Vírgilio Severo

  • claudionor disse:

    Se nos como servos do Senhor deixarmos de acreditar. no que a biblia nos revela acabaremos entrando no mundo das suposic,oes se Deus criou o homem e a mulher ou seja adao e eva e depois deu a ordem para eles frutificarem a terra esta bem claro apartir dai. tudo comecou.! E com serteza caim pode ter se casado com sua propria. Irma. depois disso ou. seja. depois que aterra estava povoada este conceito de procriacao. foi abolido. Pelo proprio Deus se tornando ensesto e isto foi dado como Lei. Lv:20,17.

  • Ramon Costa disse:

    Não convém nos aqui ficar juntando a ciência com a religião, pois se existiu 1 homem e 1 mulher, a intenção de Deus foi para multiplicação dá humanidade na terra, ja que adão e eva ja teria pecado contra Deus, então o investi nao existia ainda, pois para povoar era preciso relação entre primogenitos!

  • Cristina disse:

    Esta história está incompleta. O que a Igreja não admite é que provavelmente houve INCESTO. Sim. Irmãos e irmãs, filhos de Adão e Eva, se relacionavam… E aí? Durma com este barulho…

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, no início era permitido para que a população crescesse no mundo, porém a Bíblia tem algo bem claro para dizer sobre o assunto. Está em Levítico 18:6-18, onde especificamente no verso 14, é claramente mencionada a relação com tio ou tia como uma abominação diante do Senhor.

      Além deste relacionamento ferir um princípio bíblico temos ainda o fator biológico, pois uma gravidez incestuosa põe em risco a vida da mãe e também a vida do bebê, em conseqüência da sua consangüinidade. Não é aconselhável aprender a gostar da pessoa errada, pois é muito dolorido ter que abandonar os sentimentos por esta pessoa. É necessário dar muita atenção a este assunto, pois a sua felicidade eterna está em jogo.

      Se alguma pessoa está presa vítima de um sentimento de atração para com algum parente próximo deve pedir humildemente a Deus para afastar-se desse relacionamento. Mesmo que seja uma decisão difícil Deus espera que esta atitude seja tomada. Deus dará força para esta decisão. Isaías 27:5 garante: ‘Que homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo.’

      Qual a sua opinião a respeito, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • vanderley disse:

    NÃO ACREDITO QUE QUANDO DEUS CRIOU ADÃO E EVE , JÁ EXISTIA OUTROS HOMENS E MULHERES, FORA DO JARDIN DO ÉDEM.SE NÃO PERDERIA O SENTIDO DO 1º ADÃO( HOMEM) PARA O SEGUNDO ADÃO (jESUS CRISTO). ELES JA CONHECIA A MALDADEO PECADO OU TAMBEM ERAM PUROS QUE ADÃO E EVA.
    É SÓ A MINHA OPINIÃO. RITIELE REIS QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MUITÍSSIMO.

  • Ritielen Reis disse:

    Bem, eu também me perguntei muitas vezes sobre isso mas semana passada ao ler novamente o livro de Gênesis me deparei com o seguinte texto:
    Gênesis 1
    26 Aí ele disse:
    - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.
    27 b Ele os criou homem e mulher os abençoando dizendo:
    - Tenham muitos e muitos filho;…

    Gênesis 2
    8 Depois o senhor plantou um jardim na região do Éden, no leste
    18 Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele[Éden] alguém que o ajude como se fosse sua metade.

    O que significa que Deus já havia criado outros homens e mulheres, mas no jardim do Éden vivia somente Adão e Eva.
    Acredito que a esposa de Caim tenha vindo dos povos que viviam fora do Jardim.

    Espero ter ajudado.
    a paz do senhor esteja convosco
    Beijoo

    Ps.: A minha bíblia é numa linguagem atual e jovem, por isso pode haver diferenças.

Comente este artigo

Comente este artigo