Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de saber em qual tradução da Bíblia eu posso confiar? E também se existe diferença entre ler a Bíblia e estudar a Palavra.

Olá,

A Bíblia foi escrita primeiramente em Hebraico e Aramaico e depois em Grego (Novo Testamento). Houve, por várias vezes, tentativas de destruir a Bíblia. Noutras vezes, alguns grupos restringiram a distribuição da Bíblia e mesmo proibiram com pena de morte quem tentasse lê-la. Outro detalhe interessante é que tentaram inserir muitos livros na Bíblia como se fossem livros inspirados e não conseguiram.

Tudo isso nos mostra com certeza uma coisa: Existe um Deus que cuida não só do Seu povo como de Sua Palavra, a Bíblia.

Um grupo de acadêmicos desenvolveu um estudo aprofundado de comparação da Bíblia original com as Bíblias distribuídas em Português no Brasil. Você pode ler sobre esta experiência no livro “Você pode acreditar na Bíblia?”. O resultado final é surpreendente. Eles chegaram a conclusão que você pode ler tranquilamente a Bíblia em Português que a mensagem principal, ou seja, a mensagem que nos explica de onde viemos, onde estamos e como podemos ser salvos por Deus será compreendida totalmente e sem erros.

Existem erros de tradução na Bíblia? Sim, existem. Por exemplo, se você estudar a “Bíblia na linguagem de hoje”, verá que os sentidos de algumas passagens mudam bastante e outros termos “subentendidos” por algumas pessoas, foram inseridos como se fossem parte do texto original.

Como então estudar a Bíblia?

Procure estudar a Bíblia com a tradução mais fiel à original possível, descartando Bíblias “na linguagem de hoje”. Estas Bíblias podem até ser úteis quando queremos apenas ler a Bíblia ou fazer ano-Bíblico por exemplo, mas quando queremos de fato estudar com maior profundidade, devemos escolher traduções mais fiéis ao texto original.

Tendo uma Bíblia destas em mãos, podemos seguir as instruções Bíblicas para um bom estudo e assimilação da Palavra de Deus. Veja algumas delas:

Isaías 28:10 – “Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.”

Devemos comparar! A Bíblia é toda inspirada por Deus (II Tim. 3:16,17) e não se contradiz em lugar nenhum!! Às vezes podemos encontrar aparentes contradições, mas se perseverarmos em estudar a Bíblia e buscarmos várias passagens sobre o mesmo assunto, a contradição desaparecerá e conseguiremos entender o que Deus quer nos dizer.

É como montar um quebra-cabeças. Se você tiver uma só peça, não saberá qual o desenho. Mas se juntar várias ou mesmo todas as peças, ninguém poderá te enganar, pois você mesmo saberá exatamente o desenho que é mostrado no quebra-cabeças.

“Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” – Apocalipse 1:3

Outra instrução importante é o que Jesus nos diz em João 15:5 “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Assim, peça sempre a Deus que te guie na verdade e não te deixe desviar dela antes de estudar a Bíblia, e Ele te conduzirá sempre!!!

-

Seguem mais algumas informações sobre a Bíblia:
——

Conversando sobre a Bíblia
01) Qual o significado da palavra “Bíblia”?
A palavra “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “LIVROS”. São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

02) Quem é o autor da Bíblia?
O autor da Bíblia é Deus.Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.

03) Os autores humanos da BÍBLIA apenas “copiaram” o que Deus “ditou” a eles?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras – e dos próprios conhecimentos – para redigir os textos inspirados. Foram cerca de 40 homens e mulheres que escreveram os livros da Bíblia ao longo do tempo.

04) Como a Bíblia foi escrita?
A BÍBLIA foi composta “A DUAS MÃOS”: por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em “mutirão”.

05) Quando a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

07) Onde foi escrito o Novo Testamento?
Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

08) Em que línguas foram escritas a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.

09) Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).

10) No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.

12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.

13) Como está dividido o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS; livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS e, livros PROFÉTICOS.

14) Como está dividido o Novo Testamento?
O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos); CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).

15) O que são os livros APÓCRIFOS?
Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia.

16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?
A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante.
Razões teológicas e históricas levaram os judeus – e depois os protestantes – a considerar esses livros como livros apócrifos.

17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.

18) Quem é o centro da Bíblia?
O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza e indica Sua volta e o começo da vida eterna.

19) Quem pode interpretar a Bíblia?
O Espírito Santo é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O cristão que participa dos cultos de sua igreja vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamento da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia.

20) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, pois facilita a prática dos mesmos em nossa vida.

21) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.

22) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do LIvro (abreviado), Capítulo e Versículo.
Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.

A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo.
Exemplo: Jo 6,50 = Evangelho de São João, capítulo seis, versículo cinqüenta.

O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos.Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.
Exemplo: Jo 1,3.9 = Evangelho de São João, capítulo um, versículos três e nove.

O traço ( – ) indica que devemos ler de um versículo até o outro.
Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de São João, capítulo dezessete, versículos de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos.
Exemplo: Jo 17,20-18,12 = Evangelho de São João, do capítulo dezessete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.

O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.
Outro exemplo: Jo 1,5;Mt1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de São João e a outra no Evangelho de São Mateus.

Um esse ( S ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado.
Exemplo: Jo 1,5s = Evangelho de São João, capítulo um, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Jo 1,5s = Jo 1,5-6.

Dois esses ( SS ) indicam os versículos seguintes ao citado.
Exemplo: Jo 1,5ss = Evangelho de São João, capítulo um, versículos cinco e seguintes, até onde interessar a citação.

Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo.
Exemplo: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.

Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.
Exemplo: Jd 3 = Carta de São Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.
Exemplo: Jo 2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de São João.

-

Continuamos à sua disposição para estudar qualquer tema Bíblico que você quiser!

Deus continue te abençoando em seus estudos Bíblicos!!!

Grande abraço!

Comentarios

Este artigo teve "38 Comentários"

  • Moisés Hungria Pinto disse:

    O que o irmão acha da NTLH?

    • Instrutor disse:

      É muito boa sim querido irmão e amigo, dê uma olhada neste site http://amigosdejesus.com.br/ em que você poderá fazer a leitura da Bíblia com esta tradução, vá no ícone Bíblia e depois selecione ntlh.
      Depois nos diga se deu certo, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • Moisés Hungria Pinto disse:

    Boa noite, gostaria que vocês me recomendasse uma bíblia que não fosse na linguagem de hoje, pois sou diácono e sempre ministro nos culto, quero uma bíblia média de estudo revista e corrigida, e sem harpa. me passa o nome que irei compra-la.
    Eu posso confiar na biblia NTLH?
    Obrigado a paz do Senhor…Moisés Hungria

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, esta é uma boa tradução mas da linguagem de hoje, o que acha da Revista e Atualizada?

      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • Luã henrick dos santos Ipuchima disse:

    E sobre a NVI, qual delas eu compro? Pois não tem apenas NVI e pronto e sim NVI para homens para isso para aquilo, qual devo adquirir?

    • Instrutor disse:

      Que ótimo querido irmão e amigo, adquira uma NVI somente, sem que tenha nada destas coisas, a maioria é assim, será até mais fácil para você localizar.
      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • Luã henrick dos santos Ipuchima disse:

    Apesar de n ser uma linguagem simples mas em questão de fidelidade to pesquisando e pensando em adquirir a Almeida corrigida fiel o q vc acha?

    • Instrutor disse:

      É uma ótima tradução também querido irmão e amigo, pode comprar e estudar sempre a palavra do Senhor que tem maravilhas para você.

  • Luã henrick dos santos Ipuchima disse:

    Qual a melhor Biblia em linguagem mais simples? Q seje fiel e confiável, o q vc acha sobre a NTLH? A NVI n eh em linguagem simples eh? E a nova Biblia viva ? O q vc acha dela?

  • encontri no site da sbb uma biblia NTLH/RA deve ser a mistura da LH e a ARA, nunca tinha visto falar

  • é o que estou fazendo, obrigado por tudo.

  • ja sim, eu tenho a ARC e a ARA, NVI e a NTLH que estou nesse impasse

  • eu faço a lição da escola sabatina e uma lição que recebi pos batismo em março, e na hora das lições tem vezes que não entendo uma palavra ou um texto mesmo ai vem essa minha busca por uma tradução popular mais que seja de confiança que não seje eretica ou que retire a dinvidandade de Jesus. NTLH e NVI são assim por isso estou com um pé atraz.ja pesquisei bastante sobre elas duas.

    • Instrutor disse:

      Entendi querido irmão e amigo, escolha uma que se sinta mais a vontade, não há problema algum nisso, em nosso site você pode ver alguns outros tipos de versões, já chegou a fazer isso?

  • Luã Henrick dos Santos Ipuchima disse:

    Sei q estou sendo chato ja, mais quero ter certeza e n estar tendo uso de uma versão q seja eretica e blasfemadora

    • Instrutor disse:

      Fique tranquilo querido irmão e amigo, você nõ está sendo chato de forma alguma, estamos a disposição para conversar contigo sobre a Palavra do Senhor que aliás transforma nossas vidas não é mesmo?
      Independente de qual tradução escolha, o ideal seria iniciar os estudos, o que acha?

  • Luã Henrick dos Santos Ipuchima disse:

    Pois elas contem ataques a divindade de Jesus e muitos outros absurdos

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, não é nossa intenção defender qual tradução você deve ler ou não, isso é uma decisão pessoal, mas cuidado com o que consulta na web, com relação a NVI, veja um texto:
      A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.
      Mateus 1:23
      Perceba que se fosse contrário a divindade de Cristo não mencionaria Deus conosco, o que pensa sobre isso?
      Conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Luã Henrick dos Santos Ipuchima disse:

    Queria muito uma biblia em uma linguagem popular confiável mais é difícil acreditar nessas versões, não vejo bons comentários sobre a NVI, NTLH nem a VIVA :/

  • Luã Henrick dos Santos Ipuchima disse:

    Pesquisei e vi que tanto a NVI quanto a NTLH possuem conteúdos ereticos e não confiáveis , fico pensando que a única versão confiável mesmo são as ARC e ARA

    • Instrutor disse:

      Fique tranquilo querido irmão e amigo, o mais importante é você não somente ler a Bíblia mas sim estudar, estas versões são muito boas também, se aproxime cada dia mais da Palavra do Senhor, Ele te ama muito, você gostaria de estudar conosco por e-mail, o que acha?

  • obs: a biblia trinitariana tem a pontuação nos lugares certos em lucas23:43 interesante

  • muito obrigado pela sujestão, mais ouvi boas coisas dessa versão e que poderia ter pessoas incredulas envolvidas na tradução dessa versão. e que o unico pondo positivo nela seria a linguagem facil :/
    http://www.baptistlink.com/creationists/expondoerrossbinvi.htm
    não achei o site que tinha pesquisado antes mais encontrei esse agora

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão e amigo, a internet realmente é uma ferramenta poderosíssima que influencia tanto para o bem quanto para o mal, perceba que hoje em dia em tudo que formos pesquisar veremos opiniões favoráveis e contrárias não é mesmo?
      O melhor a fazer é estudar a Bíblia, não somente ler, pois quando fazemos assim, perceberemos os erros doutrinários contidos na tradução, quando oramos antes do estudo da Bíblia, Deus nos orienta e nos ajuda nesta questão não é mesmo?
      O que pensa sobre isso, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • gostaria de saber qual a melhor tradução da biblia, a que seje mais fiel ao original possivel e outra que tenha uma linguagem simples e que tambem seje fiel ao original, ja pesquisei sobre as: king james, ling. de hoje, shedd, ACF E ARC.
    Sei que a padrão da IASD é a ARA e a tenho, mais eu queria saber sobre essas que comentei e suas caracteristicas. grato desde já

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, uma das melhores da atualidade está sendo a NVI, você chegou a ler já?
      Conte sempre conosco, que Deus guie cada passo que der, um grande abraço.

  • Willian Fernandes disse:

    A Paz, gostaria de saber se existe alguma bíblia que possua mais de uma tradução na mesma bíblia?
    por exemplo: Almeida Corrigida + Nova versão atualizada…
    Facilitaria muito na hora da leitura…
    Abçs Willian

    • Instrutor disse:

      Infelizmente não querido irmão, você pode acompanhar pelo site mesmo, possibilita ler outras traduções, já chegou a ver?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Denis disse:

    Caro Roberto,
    Agradeço sua esclarecedora resposta e também o Dicionário de Personagens Bíblicos enviado. Já tem me ajudado a compreender muitas coisas e esclarecer diversas dúvidas.
    Certamente continuará a agregar junto com os estudos dirigidos que tenho feito através deste interessante e abençoado site.

    Que Deus abençoe ricamente esta obra, que embora digital, é feita por pessoas para pessoas.

    • Instrutor disse:

      Deus seja louvado querido irmão e amigo, me diz uma coisa, você aceitaria estudar a Bíblia conosco por e-mail? Seria maravilhoso para mim, outra coisa, eu poderia enviar mensagens da Palavra de Deus em seu e-mail?
      Gostaria muito de te ajudar a se aproximar ainda mais de Deus, pois você é muito importante para nós e principalmente para Deus.
      Conte sempre comigo, um grande abraço.

  • Denis disse:

    Ótimo artigo! Esclarece muitas duvidas sobre esta obra secular e inigualável.
    Gostaria de saber onde posso encontrar mais informações sobre a origem da bíblia.
    Já sabemos que foi inspirada por Deus e escrita por homens ao longo de séculos, mas quem foram estes quarenta autores? A cada livro que se estuda, é percebido uma diferença na forma de expressar do autor, pois eram de culturas, épocas e regiões diferentes. Alguns são poéticos, históricos e outros filosóficos.
    Então o que se sabe sobre eles? Quem foram, onde moravam e o que faziam estes escritores antes e depois do chamado divino?
    Também estou procurando mas ainda não encontrei, como, quando e por quem foram escolhidos os 73 livros que compõe a bíblia?

    • Instrutor disse:

      Ficamos muito felizes com seu interesse em se aprofundar no conhecimento bíblico querido irmão, isso é algo fantástico que ocorre em nossas vidas.
      Vejamos a classificação dos livros da Bíblia

      Antigo Testamento

      Livros do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
      Livros Históricos: Josué até Ester.
      Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
      Profetas Maiores: Isaias até Daniel.
      Profetas Menores: Oséias até o fim do “Velho Testamento” que termina no livro de Malaquias.

      Novo Testamento

      Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
      Cartas e epístolas: Atos até Judas.
      Profético: Apocalipse.

      A Bíblia é a coleção de livros mais antiga que existe. Os primeiros cinco livros, chamados Pentateuco, foram escritos por Moisés, cerca de 1.500 anos antes de Cristo; e o último, o Apocalipse, foi escrito pelo apóstolo João, perto do ano 100 depois de Cristo, perfazendo assim um total de aproximadamente 1.600 anos, durante os quais a coleção foi escrita.
      Colaboraram na sua produção cerca de 40 autores. Entre eles, reis e pescadores, legislador, estadista, filósofo, pastor, médico, coletor de impostos. Estes homens escreveram sobre praticamente todo tipo de assunto: História, biografias, poesia, provérbios, profecia, parábola, salmos e sermões. Mas, mesmo com tanta diversidade de autores e de assuntos, o livro tem unidade. Um autor não contradiz outro. O segredo? O apóstolo Paulo escreveu: “Toda escritura é inspirada por Deus”. Timóteo 3:16. “Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1: 20 e 21.
      O Espírito Santo comunicou as mensagens de Deus a homens piedosos e moveu-os a transmitir essas mensagens pela palavra falada ou escrita. Aproximadamente 1.300 vezes encontramos nas escrituras as expressões: Ouvi a palavra da Senhor, ouvi a voz do Senhor, dizendo, veio a mim a palavra do Senhor, seguidas de mensagens ao homem.
      Dividem-se as escrituras em velho e novo testamento. O velho testamento contém 39 livros, e foi escrito em hebraico; o Novo Testamento, em grego, e tem 27 livros. Para facilitar sua leitura, os tradutores dividiram os livros em capítulos e estes, em versículos.
      Sobre os autores iremos enviar em teu e-mail um dicionário sobre os personagens bíblicos onde você poderá ver sobre todos os personagens, o que acha?
      Estaremos aguardando seu retorno, gostaríamos também de te convidar a estudar a Bíblia conosco por e-mail, você aceitaria?
      Que Deus abençoe muito a sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Max Willian Ourique disse:

    Entre as versões Almeira Corrigida e Atualizada também há consideráveis diferenças no texto. Tenho visto todo mundo usando a versão ARA em vez da ARC. Ainda ouvi falar desta ACF Almeida Corrigida Fiél.

    Neste caso ainda, qual devo adotar?

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, procure a versão NVI, Nova Versão Internacional , é muito boa, você já conhece? Conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Parabéns que Deus abenções vcs pela deddicação no estudo da palavra de Deus.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *