Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

De acordo com Gênesis 4:15 Deus pôs em Caim um sinal, para que quem o visse não o matasse. Que sinal era esse?

Paz esteja convosco.

Caim foi o primeiro bebê deste mundo. Deve ter sido muito lindo, forte e sadio. Talvez sua mãe, Eva, tenha até imaginado que ele pudesse ser o Messias prometido, Aquele que esmagaria a cabeça de Satanás, simbolizado pela serpente. Mal sabia ela que segurava em seus bra­ços o primeiro assassino, aquele que, por ciúme, mata­ria seu irmão, o piedoso e justo Abel. Chamado a se ex­plicar diante de Deus, declarou cinicamente: “Acaso sou eu tutor de meu irmão?” (Gn 4:9).

O relato bíblico afirma que Caim estava com medo de morrer devido a seu crime (Gn 4:14). Isso poderia aconte­cer pelas mãos de algum “vingador do sangue”, que pode­ria ser Adão mesmo ou qualquer um de seus outros irmãos (veja, em Gn 5:4, que ele teve outros irmãos e i rmãs). Então, Deus pôs nele um sinal, “para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse” (Gn 4:15). A palavra “sinal”, no original, é “ôt, e significa “sinal”, “marca”, “emblema”, “símbolo”. Essa palavra aparece também em Gênesis 9:12 e 13, com respeito ao arco-íris, sinal divino de que a Terra não mais seria destruída por outro dilúvio. No entanto, apenas pelo significado dessa palavra hebraica não se pode saber qual teria sido o sinal posto em Caim.

“Alguns comentaristas têm interpretado este sinal como uma marca externa, posta em Caim, ao passo que outros interpretam o sinal como sendo a promessa di­vina de que nada poria em risco a vida de Caim. De toda maneira, não era um sinal de perdão, mas tão-somente de proteção temporal” (E D. Nichol, Comentário Bíblico Adventista del Séptimo Dia, v. 1, p. 254).

R. N. Champlin (em O Antigo Testamento Interpretado, v. 1, p. 47) lista diversas tentativas de explicação para esse sinal, algumas até risíveis:

1. Caim teria se tornado negro e foi o pai das pessoas de pele escura. Essa é uma hipótese nitidamente racista. Na verdade, os negros se originaram com um dos filhos de Noé – Cam;

2. Ele teria recebido uma espécie de tatuagem;

3. O nome de Deus, Yahweh, teria sido estampado na testa dele;

4. O nome “Caim, o fratricida”, teria sido escrito em sua testa;

5. Deus teria tornado Caim invencível – não podia ser queimado, afogado, nem ferido à espada;

6. Uma luz, como o círculo do Sol, o acompanhava por onde quer que ele fosse.

Como se pode ver, nenhuma dessas explicações sa­tisfaz a curiosidade em relação àquele sinal. Contudo, o mais importante não é o sinal em si, mas a razão pela qual Deus o pôs em Caim: foi para que ele tivesse tempo de se arrepender. Percebe o grande amor de Deus pelo pri­meiro homicida? Pena que Caim não tenha aproveitado sua longa vida (talvez perto dos mil anos, como muitos dos seus parentes antediluvianos) para se arrepender, desprezando o oferecimento divino de salvação.

Sobre o casamento de Caim, deve-se dizer que as in­formações são bem escassas. Sabemos apenas que ele se retirou “da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden” (Gn 4:16) e, nesse lugar, “coabi­tou com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque” (4:17). “Coabitar”, nesse verso, é ter relações sexuais.

Como Caim teria conseguido mulher na terra de Node, uma vez que, segundo a Bíblia, Adão e Eva forma­ram o casal que iniciou o povoamento da Terra? Perceba que o relato bíblico diz apenas que, em Node, Caim teve relações sexuais com sua mulher. Com certeza, já era ca­sado com uma de suas irmãs ou sobrinhas, antes de fu­gir da presença do Senhor (em Gn 5:4 é dito que Adão teve outros filhos e filhas).

No início da história da Terra, não havia problemas com casamentos tão próximos, o que não é o caso hoje, devido às tendências degenerativas no ser humano. Note que Abraão era casado com Sara, sua irmã por parte de pai (Gn 20:12), e Moisés era filho de um casamento entre tia e sobrinho (a mãe dele era tia do marido, conforme Êxodo 6:20). Casamentos com parentes tão próximos fo­ram proibidos por Deus ainda nos dias de Moisés (ver Levítico 18:9-14).

Algumas lições podem ser tiradas da vida de Caim: (1) ira mal resolvida pode levar ao ódio, e este ao assas­sinato, (2) Deus não nos rejeita quando praticamos um ato mau, mas nos dá oportunidade para que nos arre­pendamos, sejamos perdoados e salvos, (3) a piedade e religiosidade dos pais não são automaticamente trans­feridas aos filhos. Com certeza, ajudam no desenvolvi­mento de um bom caráter, mas o fator decisivo é a to­mada de decisões por parte de cada filho, “pois cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14:12).

- Por Ozeas C. Moura, doutor em Teologia Bíblica e editor na Casa Publícadora Brasileira.

Mais itens relacionados

Comentarios

Este artigo teve "12 Comentários"

  • Ruffos disse:

    A cor negra se originou de mudança genética para proteção do próprio corpo, assim como a maioria das pessoas brancas vivem em paises frios, a cor branca tambem veio de mudanca genética para protecao do frio

  • Dani disse:

    Deus pai, deus Filho e Deus Espirito Santo

  • Yoseph Makabi disse:

    O ilustre doutor coloca atributos em Caim, que não estão na Bíblia (ele respondeu “cínicamente”, por exemplo). O fato é que Caim era AGRICULTOR e Abel era CRIADOR DE ANIMAIS (PECUARISTA?) O que motivou o assassinato foi a tentativa de Caim de evitar que a humanidade enveredasse pelo CARNIVORISMO, como aconteceu, e se afastasse do VEGETARIANISMO, que era a dieta original. Ou não? O pecado de Adão e Eva não foi ter COMIDO ALGO PROIBIDO? Talvez o Tentador tenha lhes oferecido CARNE ASSADA, ou COZIDA o que vai causar a MORTE prematura da espécie humana. Ou não? Só depois do dilúvio foi que Deus autorizou o ser humano a comer carne. Ou não?

  • rodrigo souza disse:

    Não entendi sua resposta. Pelo que parece você quis dizer que a inspiração divina veio só pra você e o meu modo de ver é errado porque, apesar de não haver na Bíblia nada que o contrarie, é diferente do seu. Em outras palavras, quando você mencionou 2 Timóteo 3:16 você quis dizer que seu modo de pensar é o correto e que eu, apesar de ter Cristo como meu único e verdairo Salvador não sou tão “INSPIRADO” como você. Estou decepcionado, pensei que usaria argumentos bíblicos mais fortes do que “EU SOU MELHOR QUE VOCÊ, SOU MAIS INSPIRADO QUE VOCÊ”. Esse é o mesmo argumento que os judeus um dia empregaram para cravar Jesus em uma cruz.

    • Instrutor disse:

      De forma alguma querido irmão e amigo, em nenhum momento quis dizer isso, você interpretou de maneira equivocada, disse apenas que a Bíblia foi toda inspirada por Deus e não eu, na verdade, todos nós somos falhos e pecadores, jamais me colocaria numa situação dessas porque não é verídica irmão, o que quis dizer é que devemos confiar plenamente no que a Bíblia nos mostra, você concorda com isso?
      Conte sempre conosco irmão, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • rodrigo souza disse:

    E se a interpretação que temos da Bíblia não for a real? E se a criação de ADÃO for o marco meramente espiritual. E se ADÃO for o primeiro homem espiritual (seu ESPÍRITO se tornou à imagem e semelhança do ESPÍRITO DE DEUS)? vamos analisar Gêneses: “E fez Deus o homem do pó da terra. (passaram-se milhares de anos, ele se tornou sedentário – Caim era agricultor e Abel era pecuarista). Deus soprou no homem o seu espírito”. Da mesma forma podemos analisar a morte do homem após comer o fruto da ci~encia do bem e do mal: “NO DIA QUE DELE COMERDES morrerás.” Adão não MORREU NAQUELE DIA, não fisicamente, mas espiritualmente. O que o fazia diferente dos demais homens existentes deixou de ser, mas a semente da religiosidade permaneceu.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, ficamos muito felizes em conversar contigo, temos certeza e plena confiança do que consta na Bíblia porque sabemos que é a Palavra de Deus, como nos mostra:
      Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
      Você concorda neste sentido?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • José Tavares disse:

    Acredito que a mulher de Caim foi Avan sua irmã filha de Adão e Eva,outros filhos e filhas!

  • DEIWSON disse:

    SE DEUS CRIOU O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA , E SUA IMAGEM OS CRIOU HOMEM E MULHER?
    DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA , E A TERRA. E A TERRA ERA SEM FUNDO , SO EXISTIA UM LADO . DEPOIS QUE ELE DIVIDIU TERRA E ÁGUA , E FEZ HOMEM E MULHER ENTÃO QUER DIZER QUE ANTES DE ADÃO JA EXISTIA HOMENS NA TERRA , ( HOMENS NÃO ANJOS ) CREIO EU QUE JA EXISTIA UM EXÉRCITO DE ANJOS NA TERRA , ANTES DE DELE CRIAR HOMEM E MULHER COMO DIZ E V 27 ?

    • Instrutor disse:

      Na criação querido irmão, somente Adão inicialmente estava no mundo, os anjos de Deus estavam ao lado de Deus e os que foram expulsos só entraram na Terra após a desobediência de Adão e Eva, com isso, antes de Adão não havia ninguém na Terra.
      Aguardamos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • marcos disse:

    A PAZ DO SENHOR DOUTOR OZEAS ESTE SINAL EM CAIM E POR ELE IR MORAR NO ORIENTE SERIA ELE UM SINAL NA FACE DE CAIM SERIA ELE UM JAPONES?

    • Instrutor disse:

      A Bíblia não nos informa neste sentido irmão, nem com relação ao sinal, como foi frisado bem, o mais importante foi o porquê deste sinal, conte sempre conosco, estaremos aguardando seu retorno, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *