Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

O que era o sinal que Deus pôs em Caim?

Algumas pessoas têm sugerido, especulativamente, que o sinal que Deus colocou em Caim foi a cor negra, que acabou dando origem ao povo africano. Essa teoria, porém, é completamente destituída de fundamentação bíblica e de comprovação histórica. Para entendermos melhor o assunto, devemos reconhecer, em primeiro lugar, que esse sinal não foi um sinal de maldição, mas de proteção. Foi somente depois de amaldiçoado pelo assassinato de seu irmão Abel (Gênesis 4:8-12) que Caim recebeu de Deus sinal, “para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse” (Gênesis 4:15). Devemos lembrar também que a raça humana pós-diluviana derivou dos três filhos de Noé (Gênesis 7:13; 10:1-32), que eram descendentes de Sete (ver Gênesis 5) e não de Caim, o que elimina praticamente a possibilidade da perpetuação de qualquer característica genética de Caim. Quer esse “sinal” (hebraico ‘oth) tenha sido realmente uma marca visível colocada sobre a pessoa de Caim, como querem alguns, ou apenas um sinal a ele mostrado como garantia de proteção, como sugerem outros, o certo é que não dispomos de informações suficientes para identificá-lo mais precisamente. Isso significa que toda e qualquer tentativa de uma identificação exata desse sinal não passa de mera conjectura artificialmente imposta ao texto bíblico. (Alberto R. Timm, Sinais dos Tempos, agosto de 1998, p. 29).

Equipe Biblia.com.br

  • katlen disse:

    Legal o artigo mas nn esclareceu nada. No livro da Cassandra Clare ela citou sibre esta marca e que toda pessoa que machucasse fisicamente Cain teria a punicao da agrecao realizada vezes sete
    Ela ta certa sobre as afirmacoes OU nao??
    Obg ….

    • Moderador disse:

      Olá, Katlen!
      Não há base bíblica para a afirmação dela.
      Se você discorda que tenha sido um sinal de proteção temporária, e o mais importante da história: não descobrir de fato como era esse sinal em si, mas saber a razão pela qual Deus o pôs em Caim: foi para que ele tivesse tempo de se arrepender. Leia Deuteronômio 29:29.
      Paz!

  • Lucas disse:

    “Na verdade, os negros se originaram com um dos filhos de Noé – Cam;”, daí discordo, respeito as opiniões diversas, acredito que Noé, Sem, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e tantos outros profetas eram negros, porque viviam no deserto, o povo israelita também eram negros, pois andaram durante 40 anos no deserto. E mais, brancos não geram filhos negros, o contrário, sim…

    • Moderador disse:

      Ok, Lucas.
      Dependendo das condições alimentares e climáticas que certas civilizações experimentaram houve uma adaptação de cor e forma física, para haver melhor chance de sobrevivência naquelas condições.

      Veja esta resposta da Sociedade Criacionista Brasileira: “… As raças podem se diferenciar quando pequenos grupos são isolados. Além da distância, a linguagem é provavelmente o maior fator de isolamento. Quando as linguagens foram confundidas em Babel, provavelmente pequenos grupos se dispersaram para vários lugares, produzindo grupos isolados que se diferenciaram em raças distintas. Alguns aspectos raciais podem ser o resultado do fato de que certas características fisiológicas são vantajosas em determinados ambientes. A cor da pele é um exemplo.
      A luz solar é necessária para produzir vitamina D. Luz solar em excesso aumenta o risco de câncer de pele. A melanina protege os que vivem em climas tropicais do câncer da pele causado por excesso de luz solar. Isto explica porque pessoas que vivem nos trópicos têm tipicamente pele mais escura. Pessoas que vivem em latitudes mais altas não necessitam de muita proteção contra o sol e têm pele mais clara. A pele escura pode ser desvantajosa em latitudes altas se a quantidade de luz solar for apenas suficiente para a produção de vitamina D.”[i]
      Paz!

      [i] http://scb.org.br (ver a sessão Perguntas e Respostas – “Fósseis Humanos”).

  • joão gomes disse:

    meus amigos realmente a bíblia não diz qual foi o sinal que Deus colocou, eu acredito que tenha sido uma tatuagem ou algo parecido para que todos que o visse tomasse conhecimento do que aconteceu.

  • Manoel moraes disse:

    Ótimo ler o escrito por todos, tanto perguntas como respostas, muito edificante

  • Daniane barbosa disse:

    Oi amigos, não tive tempo de ver todas as reposta, mas é engraçado ver as pessoas discutindo sobre a marca que Deus colocou em Caim. Amigos eu provo facilmente a vocês que nunca foi a cor negra esta marca sabe porque? O mundo foi destruído pelo dilúvio e todos descendentes de Caim morreram e quem deu origem a este mundo foram os descendente de Noé. bjosss meus irmãos espero ajudar vocês

  • Ruffos disse:

    A cor negra se originou de mudança genética para proteção do próprio corpo, assim como a maioria das pessoas brancas vivem em paises frios, a cor branca tambem veio de mudanca genética para protecao do frio

  • Dani disse:

    Deus pai, deus Filho e Deus Espirito Santo

  • rodrigo souza disse:

    Não entendi sua resposta. Pelo que parece você quis dizer que a inspiração divina veio só pra você e o meu modo de ver é errado porque, apesar de não haver na Bíblia nada que o contrarie, é diferente do seu. Em outras palavras, quando você mencionou 2 Timóteo 3:16 você quis dizer que seu modo de pensar é o correto e que eu, apesar de ter Cristo como meu único e verdairo Salvador não sou tão “INSPIRADO” como você. Estou decepcionado, pensei que usaria argumentos bíblicos mais fortes do que “EU SOU MELHOR QUE VOCÊ, SOU MAIS INSPIRADO QUE VOCÊ”. Esse é o mesmo argumento que os judeus um dia empregaram para cravar Jesus em uma cruz.

    • Instrutor disse:

      De forma alguma querido irmão e amigo, em nenhum momento quis dizer isso, você interpretou de maneira equivocada, disse apenas que a Bíblia foi toda inspirada por Deus e não eu, na verdade, todos nós somos falhos e pecadores, jamais me colocaria numa situação dessas porque não é verídica irmão, o que quis dizer é que devemos confiar plenamente no que a Bíblia nos mostra, você concorda com isso?
      Conte sempre conosco irmão, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • rodrigo souza disse:

    E se a interpretação que temos da Bíblia não for a real? E se a criação de ADÃO for o marco meramente espiritual. E se ADÃO for o primeiro homem espiritual (seu ESPÍRITO se tornou à imagem e semelhança do ESPÍRITO DE DEUS)? vamos analisar Gêneses: “E fez Deus o homem do pó da terra. (passaram-se milhares de anos, ele se tornou sedentário – Caim era agricultor e Abel era pecuarista). Deus soprou no homem o seu espírito”. Da mesma forma podemos analisar a morte do homem após comer o fruto da ci~encia do bem e do mal: “NO DIA QUE DELE COMERDES morrerás.” Adão não MORREU NAQUELE DIA, não fisicamente, mas espiritualmente. O que o fazia diferente dos demais homens existentes deixou de ser, mas a semente da religiosidade permaneceu.

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, ficamos muito felizes em conversar contigo, temos certeza e plena confiança do que consta na Bíblia porque sabemos que é a Palavra de Deus, como nos mostra:
      Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
      Você concorda neste sentido?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • marcos disse:

    A PAZ DO SENHOR DOUTOR OZEAS ESTE SINAL EM CAIM E POR ELE IR MORAR NO ORIENTE SERIA ELE UM SINAL NA FACE DE CAIM SERIA ELE UM JAPONES?

    • Instrutor disse:

      A Bíblia não nos informa neste sentido irmão, nem com relação ao sinal, como foi frisado bem, o mais importante foi o porquê deste sinal, conte sempre conosco, estaremos aguardando seu retorno, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações