biblia.com.br

Qual é o verdadeiro nome do sogro de Moisés?

11 de abril de 2012

Vários personagens bíblicos foram conhecidos por dois nomes, tal como Salomão cujo segundo nome era Jedidias, que em hebraico significa "amado do Senhor".

Ao ler a história bíblica de Moisés, podemos dividi-la em três períodos. O primeiro deles apresenta Moisés na corte egípcia até a idade de quarenta anos. A segunda fase, dos quarenta aos oitenta anos,  compreende o período que ele permaneceu no deserto de Midiã como fugitivo e pastor de ovelhas. Por fim, o último período de sua vida, dos oitenta aos cento e vinte anos, Moisés lidera o povo de Israel na saída do Egito rumo à terra de Canaã.

Aos quarenta anos de idade, em um determinado dia ele saiu para ver os seus irmãos que sofriam penosamente sob a opressora mão dos egípcios. Nessa ocasião ele viu um egípcio espancando um hebreu e não ficou parado sem fazer nada. Agiu, e agiu errado! “Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia” (Êxodo 2:12). No dia seguinte, ao tentar ajuizar uma disputa entre dois hebreus que contendiam, ele disse ao culpado: “Por que espancas o teu próximo?” (Êxodo 2:13).  O hebreu respondeu: “Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio?” (Êxodo 2:14). Vendo que a notícia tinha se tornado pública, temendo que ela chegasse a Faraó e que ele certamente o mataria, “Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midã; e assentou-se junto a um poço” (Êxodo 2:15). É nesse contexto que a Bíblia apresenta o sacerdote de Midiã, pois este se tornaria seu sogro, pai de Zípora. No primeiro texto abaixo ele é chamado de Reuel e no segundo de Jetro:

“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai. Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho. Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?” (Êxodo 2:16-18).

“Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe” (Êxodo 3:1).

Alguns leitores ficam com uma dúvida, afinal, qual é o verdadeiro nome do sogro de Moisés? Reuel ou Jetro? “Reuel significa ‘amigo de Deus’ e implica monoteísmo. Reuel era também conhecido como Jetro (Êxodo 3:1). Vários outros personagens bíblicos foram conhecidos por dois nomes, tal como Salomão cujo segundo nome era Jedidias (2 Samuel 12:24,25), que em hebraico significa ‘amado do Senhor’.[1] O sogro de Moisés, portanto, possuía dois nomes, pois isso acontecia nos tempos bíblicos. O nome de alguém era a “expressão de seu caráter”.

Equipe Biblia.com.br

________________________

[1] Francis D. Nichol, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, vl. 1) p. 537.

História da Bíblia
O que a Bíblia diz sobre a tranquilidade?