Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Jesus pergunta a Pedro três vezes se este o ama. (João 21:15-17) Já li que no original foram usadas palavras diferentes para a palavra “amor”. Quais as palavras que constam no original grego e seus significados?

Querida Amiga,

O livro de João foi escrito originalmente em grego. No grego, há quatro palavras diferentes que são traduzidas pela palavra amor, e são conhecidas como Ágape, Fileo, Stergo e Eros.

Agapao é considerar com reverência, admirar por algum bem, amar de modo mais elevado. No grego clássico significava saudar afetuosamente. Sua grande diferença com fileo é a seguinte: agapao não tem nada do calor e da afetividade que caracteriza o fileo.

Fileo é olhar para alguém com afetuosa consideração, ter afeição, amizade, gostar de; podendo até ser traduzido por acariciar, beijar. Pode ser usado para o amor entre o marido e esposa. No Novo Testamento fileo é usado para expressar o amor de pai e mãe e de filho e de filha (Mateus 10:37). É usado para o amor de Jesus por Lázaro (João 11:3,36) e uma vez é usado para o amor de Jesus pelo discípulo amado (João 20:2).

Stergo é um verbo que está mais relacionado com afeição familiar. Seria traduzido com propriedade para o português por amar com ternura, suportar. Seu uso mais normal é descrever o amor entre cônjuges, e entre pais e filhos.

Eros – usado principalmente para o amor entre os sexos. Tanto em grego como os derivados em português (erotismo, erótico) nos evidenciam que este verbo adquiriu uma conotação pejorativa. A nossa palavra amante expressa esta ideia decadente do vocabulário”. (Pedro Apolinário, Explicação de Textos Difíceis da Bíblia (adaptado) p. 396 e 397.)

Quando Jesus pergunta para Pedro se ele o ama, Jesus usa o verbo Agapao, querendo saber se Pedro é capaz de amá-lo com todo o seu coração, de forma profunda e incondicional. Contudo, Pedro responde que o ama com o verbo Phileo, ou seja, Pedro o amava de forma incompleta.

Lembra-se quando Pedro negou a Jesus antes da crucificação? Pedro tinha dito a Jesus que jamais o negaria, mas na hora H, ele falhou. A Bíblia relata que Pedro chorou amargamente depois disso.

No capítulo de João, onde Cristo tem esta conversa com Pedro, Jesus faz a mesma pergunta três vezes, para que Pedro refletisse na resposta que estava dando, e reconhecesse que não podia ser fiel a Deus sem a ajuda de Cristo.

Mas algo surpreendente ocorre na terceira vez que Jesus pergunta a Pedro “você me ama?” (João 21:17) Jesus agora usa a expressão phileo. Dando a entender que Jesus aceita o amor de Pedro por ele, mesmo sendo limitado pela fragilidade humana.

Tanto é assim que na terceira vez, Pedro responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo (Phileo)”. É um amor imperfeito, que necessita da graça de Deus para se tornar Agapê, mas é o que Pedro tinha para oferecer a Jesus, tendo fé de que seria transformado pela graça de Deus.

O que é maravilhoso é que Jesus aceita este amor imperfeito que Pedro e todos nós temos para com ele.

Mais que isso: Jesus nos convida a sermos Seus colaboradores em servir a humanidade. Ele diz à Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:17)

Obviamente Deus quer que todos tenhamos o amor Agapê em nosso coração. Mas a vida cristã é uma vida de aprendizado contínuo. É a graça de Deus, através do Espírito Santo, trabalhando em nosso coração a cada dia, que vai fazer uma transformação em nosso coração, até atingirmos o ideal que Deus quer para a nossa vida. Buscando a Deus através da oração sincera, e do estudo humilde da Bíblia a cada dia, podemos deixar que o Espírito Santo complete a obra em nós.

Quando lemos nos evangelhos sobre Pedro, vemos um homem rude, grosseiro, sem paciência alguma, partindo para bater e cortar a orelha do servo do sumo sacerdote, orgulhoso, ranzinza.

Contudo, ao lermos as epístolas que o Pedro escreveu, vemos que é um outro homem, um homem que se deixou converter pelo Espírito Santo de Deus, um homem que estava cumprindo fielmente o chamado que Cristo tinha feito à ele: “Apascenta as minhas ovelhas”.

Para apascentar ovelhas, para cuidar da vida espiritual de outras pessoas, é necessário paciência, humildade, consagração, comunhão diária e ininterrupta com Deus. Ao ler I e II Pedro, vemos um homem verdadeiramente convertido. Alguém que tinha passado a viver em maior quantidade o amor agapê.

Temos na Bíblia quem foi Pedro, e em que ele se tornou, com o poder de Deus. Ele é um dos exemplos que Deus coloca em sua palavra para que nos animemos, na certeza de que o que Deus fez por Pedro, fará também por nós.

Comentarios

Este artigo teve "18 Comentários"

  • Haylton gomes disse:

    Muito interessante o artigo. Com certeza inspirado pelo Espírito da verdade; O artigo me impactou de uma forma tremendamente maravilhosa de uma maneira que não sei explicar. que Deus continue te iluminando através da luz do Espírito que é a verdade. Aprendi que o amor de Jesus está acima de qualquer entendimento humano, nos constrangendo amá-lo minimamente possível, o máximo da nossa capacidade e entendimento.

  • claudemiro disse:

    Foi muito edificante para minha vida espiritual. Deus abençoe vcs.

  • Rubya disse:

    Maravilhoso, Deus nos ama tanta que perdoa nossos pecados e nos reconhece como filhos seus..Como é bom poder louvar e glorificar o nome do Senhor…Parabéns!

  • janilson disse:

    muito bom seu texto,parabéns!

  • Walcyr disse:

    Ótimo,gostei muito mesmo. Que o Senhor continue te dando sabedoria.
    Abraço fraternal

  • Will Souza disse:

    Me emociono ao ler artigos construtivos principalmente essa passagem que para mim é sensacional, necessitamos refletir sobre o nosso amor por cristo todos os dias.

  • Fábio disse:

    Sei que esse texto (essa passagem bíblica) pode ser muito mais explanada do que o que já exposto a cima; contudo Parabéns, Deus abençoe sempre sua vida.

  • Eduardo disse:

    Boa Tarde!

    Eu gostaria de saber onde ou como, posso encontrar estes argumentos que vc postou sobre cp 21 de João, sobre a palavra amor,ágape, eu preciso de algum livro ou outra coisa, poderia me ajudar?

    Obrigado!
    Att,
    Eduardo

    • Instrutor disse:

      Entendi querido irmão e amigo, você gostaria de um livro que comentasse mais sobre a palavra amor, seria isso?

      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Mismana disse:

    o INTERESSANTE E QUE NA BIBLIA NA PALAVRA DO SENHOR SEPRE TEM COISAS NOVAS PARA ARENDER QUANTO MAIS BUSCAMOS MAIS ACHAMOS POIS A PALAVRA DO SENHOR SE RENOVA CADA DIA NÉ PAZ ME AJUDOU MUITOO

  • Gostei muito…….simples, e com clareza, coisa de Deus…..

  • nito disse:

    eu não tenho capacidade de amar o Senhor.

    • Instrutor disse:

      Olá tudo bem contigo querido irmão?

      Porque diz isso, saiba que você é muito especial e valioso para Deus, Ele te ama demais e gostaria muito que se aproximasse dEle, o que pensa sobre isso?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • marcelo avelino disse:

    o texto trás uma tão grande transparência não deixando qualquer dúvida em relação aos versículos sitados,o que realmente precisamos é de mas texto com conteúdo só tenho a agradecer por ter o privilégio de ler um conteúdo tão rico em esclarecimento.

  • CLOVIS disse:

    BEM ESCLARECEDOR,GOSTEI MUITO,É ENGRAÇADO QUE TEM COISAS QUE NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO.

  • Henrique disse:

    ôlá, bom dia gostei do artigo, uma boa redação, facilita o coração, não deixa as palavras escaparem facilitam a compreensão. Fiz uma brigadeira com muita sinceridade de coração, a rede precisa de mais páginas como essa, infelismente encontramos muito material que não constro uma conciencia lebertadoura, em particular sou preocupado com a juventude, os modos como se vive a liberdade no mundo tecnologico está levando as crianças auma banalização de tudo, como sou daqueles que acredita que só construiremos uma sociedade forte a partir dos pricipios e valores cristãos. obrigado

Comente este artigo

Comente este artigo