Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

DIZEM QUE O PATO É IMUNDO, MAS AVERIGUANDO UM SITE JUDEU VI QUE ELES NÃO COMEM AVES PREDATÓRIAS MAS O PATO NÃO É PREDADOR O PATO É REALMENTE IMUNDO???

Como bem sabemos em Deuteronônio 14 e Levítico 11 Deus fez distinção entre animais limpos e imundos. Em relação aos mamíferos tal diferença é bem clara, pois há uma especificação de função (os que ruminam e os que não ruminam); entretanto, acerca das aves, não há uma especificação de função (se rumina ou não), mas somente de parentesco ou espécie, o que nos dificulta um pouco a compreensão.
Apesar de não ser dada uma regra geral para distinguir entre as aves limpas e as imundas, citam-se vinte delas que são abominação, e suas espécies. Se analisarmos os versos 18 e 19 de Levítico:
“e a gralha, e o cisne, e o pelicano,
e a cegonha, e a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.”

e Deut. 14:17 e 18, “o cisne, o pelicano, o corvo-marinho,
a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa, e o morcego”.
Encontraremos o pelicano e o cisne, que são aves palmípedes aquática, assim como o pato. O marreco, o pato e o ganso, pertencem a família dos Anatídeos : sendo assim são todos da mesma espécie, e inadequados para a alimentação de acordo com a Bíblia.
O pato além de pertencer a família dos Anatídeos e ser palmípede é também lamelirrostras .

Palmípedes = Que tem os dedos dos pés unidos por membrana.
Anatídeos = Família de aves anseriformes, com pés palmados, que inclui os patos, gansos, cisnes e marrecos.
Lamelirrostras = Que tem o bico largo e achatado.

Texto elaborado pela Escola Biblica da Novo Tempo

Comentarios

Este artigo teve "7 Comentários"

  • Gildson disse:

    O pato é imundo PARA O JUDEU. A pergunta é: você é judeu ou cristão?

  • eliandro disse:

    não existe ponto e vírgula no hebraico antigo. Todos os animais nesse conjunto são imundos.

  • Lana disse:

    De acordo com o texto, há pontuação no mesmo que não apóia esta interpretação, veja bem:
    ” Eis as que não podereis comer: águia, falcão, águia-marinha, milhafre, gavião de qualquer espécie; toda espécie de corvo; avestruz, coruja, gaivota e qualquer ave de rapina; mocho, corujão, cisne, pelicano, abutre e corvo-marinho; a cegonha e a garça de todas as espécies, apoupa e o morcego;” Deuteronômio 14: 12 a 18.
    Nota-se que a separação com ponto e vírgula demonstra uma longa pausa, separando os animais que estavam sendo citados antes dos que foram citados depois. Além disso, quando o animal e suas espécies são abrangidos, ficam bem claro, como no caso do corvo “toda espécie de corvo”. Acredito que, quando estudamos bem os tipos de interpretação que podem ser realizadas com base em qualquer texto, podemos perceber que existe rol taxativo e rol enumerativo de coisas como estas, e, no caso das aves, o rol não deixa claro que se refere ao cisne e suas espécies… é como se o cisne fizesse parte do rol taxativo: somente o cisne. Como vocês explicam esse tipo de interpretação? Com relação ao porco, ao corvo, e a tantos outros animais, o rol é taxativo… com relação ao pato, por exemplo, me parece ser pura especulação!

  • Jesus e o fundamento de nossa fe.So a uma maneira de sermos limpos,somente atraves do sangue de cristo derramado na crus do calvario e do perdao e da misericordia de CRISTO en nossas vidas.Se voce come ou nao comidas impuras isso talves venha a prejudicar sua saude,mas ao homem o que realmente conven e que se arrependa de todo o pecado e deixe a CRISTO governar sua vida.Paulo disse quando sou forte estou fraco[porque o homen quando se sente forte ele deixa de depender de DEUS].Mas Paulo disse novamente:e quando estou froco e que me sinto forte[isso e porque o homen necessita a cristo para todo e tudo].Com CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES.Um planta,outro rega,mais quem faz crescer e CRISTO.

  • todos os animais sao obra da mao do DEUS vivo

  • Mariana disse:

    Desculpa, mas os gansos, marrecos e patos não são da mesma espécie, eles são da mesma família…Entenda-se família como muitas características em comum, gênero com mais características em comum e espécies são idênticos.

  • nilce rodrigues disse:

    eu sabia do porco que é imundo mas pato não

Comente este artigo

Comente este artigo