Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de saber o seguinte. Uma pessoa cristã casada, cometeu adultério, quebrou o sétimo mandamento, mas ninguém ficou sabendo. O pecado foi confessado e deixado, e foi pedido completo perdão a DEUS e houve mudanca, mesmo assim esta pessoa deve pedir disciplina ou exclusão da igreja? CD

Esta pergunta é delicada. Na resposta vou usar a primeira pessoa, independentemente de quem tenha cometido este pecado. Fica mais fácil responder imaginando que estou conversando com a pessoa envolvida.

Quero lhe animar a olhar para Jesus como nosso sumo sacerdote. Ele está à direita do Pai intercedendo por nós pecadores. Se uma pessoa pecou, e se arrependeu sinceramente, já recebeu o perdão do Pai mediante a intercessão de Jesus.

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:34 RA)

“o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,” (Gálatas 1:4 RA)

“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pedro 2:24 RA)

“e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” (1 João 2:2 RA)

Se ninguém ficou sabendo não há necessidade de confissão pública.

Provavelmente não haverá benefício em contar à igreja. Apenas haverá apontar de dedos e uma situação muito desconfortável.

Quanto a contar para a esposa, o mesmo raciocínio se aplica. Ela provavelmente já saiba que você não está muito apegado à ela. Pois as mulheres tem muita sensibilidade. Mas existe uma diferença em ter uma dúvida de algo e saber por meio de palavras claras e diretas. Muitas esposas não suportam saber este tipo de informação. Ocorre uma ferida nos sentimentos que pode nunca mais cicatrizar.

Não estou recomendando você a mentir. Mas apenas a seguir o caminho que trará conseqüências menos desastrosas.

E se sua esposa lhe perguntar a respeito?
Talvez você possa dizer o seguinte:

“Querida, eu amo você mais do que tudo nesta vida. Quero viver ao seu lado e fazer você feliz. Mas deixei de honrar você algumas vezes em pensamento e ação. Não gostaria de entrar em detalhes. Mas quero que saiba que quero ser mais puro em meus pensamentos. E quero ser um melhor esposo para você.”

Se você tem algum cargo na igreja recomendo fortemente que você entregue seus cargos. Será uma auto-disciplina. No futuro, se o pecado for descoberto e tornado público, você pode mencionar perante o pastor ou a comissão que você voluntáriamente se afastou dos cargos por reconhecer a gravidade do que praticou. Seis ou nove meses depois, você poderá voltar aos cargos. Durante este tempo reconheça a importância da santidade e da consagração pessoal.

Se alguém lhe perguntar porque está deixando os cargos, você pode dizer: sinto que preciso orar mais e ler mais a Bíblia. Preciso de um tempo especial com Deus, depois retornarei aos cargos. Não entre em detalhes. Ninguém precisa saber de sua vida, a não ser Deus.

Se algum dia sua esposa vier a saber do ocorrido, não minta à ela. Apenas diga que não falou nada para poupá-la do sofrimento. Ao contar não mencione detalhes. Pois quanto mais detalhes, mais machuca, e mais difícil é esquecer.

Parabéns por saber que mesmo caindo você é uma pessoa amada e escolhida por Deus para a salvação.

“e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,” (Apocalipse 1:5 RA)

Que Deus lhe abençoe!
Equipe Biblia Online

Comentarios

Este artigo teve "58 Comentários"

  • Mislane disse:

    Olá gostaria que vocês entrassem em contato comigo, pois estou passando por um momento muito difícil e preciso de uma orientação, prefiro não comentar sobre meu estado mas estou sufocada com o pecado. Queria que vocês me ajudassem, espero sua resposta..

  • anonimo disse:

    eu também cai neste pecado e confessei minha esposa não e fáci,,,,,,,,ador foi muito maior por ver ela machucada como dizem por ai se arrependimento matasse eu já estava morto

  • paty disse:

    Não consigo me arrepender só sinto remorso,estou com medo de não conseguir me arrepender nunca mais e perder minha salvaçao, nao sei se nao me arreoendo por meu marido ja ter me.traido varias vzs..

    eu quero me arrepender pelo que eu fiz mas só sinto remorso

  • Anônimo disse:

    Prezado(a),
    Gostaria de conversar com alguém sobre este assunto. No momento estou sofrendo muito e não tenho com quem conversar.
    Obrigado.

  • Inajá disse:

    É muito difícil falar sobre pecado.Porque muitos fazem comparações quem adulterou, roubou ou mentiu ou seja lá que transgrediu não existe escala de este pecado é maior e este é menor.Portanto a bíblia diz que nenhuma condenação há para aquele que está em cristo Jesus. Melina se vc confessou a seu marido basta agora vc se perdoar.”Vais e não peques mais”Um forte abraço e fique na paz do Senhor.

  • Melina disse:

    Pastor, me ajude com sua orientação, por favor.
    Eu trai o meu marido, ele soube, eu pedi perdão, ele diz que me perdoou. Isso tem um ano já. Depois disso não voltei a cometer, me deu vontade sim, mas não cometi. Eu orei muito a Deus, pedi muito perdão a Ele, por eu ter traído o meu marido e pedi a Ele que me ajudasse, me desse força pra suportar tudo isso. Pastor, as vezes me sinto um lixo por ter feito isso, acho que eu que não me perdoou por ter cometido isso contra o meu amado, eu amo muito o meu marido, me arrependo de todo o meu coração por te-lo traído, se eu pudesse eu voltaria no tempo, mas infelizmente não dá. Pastor, sinto um enorme sentimento de culpa, que ás vezes me da vontade de tirar minha própria vida, será que Deus me perdoou? Será que ele está me castigando por eu ter cometido esse pecado, estou muito desorientada, me sinto muito culpada, espero que o Senhor Jesus use o sr pastor para me dá uma direção, obrigada.

  • Gilberto disse:

    Eu pequei, adulterei e levei indireta a minha exposa a adulterar, bem claro que ela ja me expulsava de casa a muito tempo, mesmo antes de trai-la não quero me justificar apenas dizer que eu PEQUEI!

    • Instrutor disse:

      Que ótimo saber que se arrependeu querido irmão GILBERTO, você pediu perdão a Deus e a sua esposa por isso?

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • José disse:

    O site é uma benção ajuda a que realmente precisa de um aconcelhamento q lhes abençoe em nome de Jesus!

  • SILVIO disse:

    EU ESTAVA LENDO ESTE ARTIGO E ME SURGIU UMA DUVIDA , CORRETO , A PESSOA QUE TRAIU PODE OPTAR POR NO CONTAR AO CONJUGE PARA EVITAR TRANSTORNOS, CORRETO ? MAS E QUANDO A BIBLIA FALA SOBRE DEIXAR A OFERTA NO ALTAR E IR ATE SEU IRMAO E CONSERTAR ? COMO ASSOCIAREMOS UM FATO AO OUTRO ? O FATO DE TRAIR , CONFESSAR A DEUS , LUTAR PARA NAO FAZER MAIS , E NAO CONTAR PARA O CONJUGE EVITANDO ASSIM TRANSTORNOS , PODE INTERFERIR NA SALVAÇÃO ?

    • Instrutor disse:

      Ótima pergunta querido irmão, não interfere na salvação caso a pessoa tenha se arrependido, confessado a Deus e principalmente tenha mudado de comportamento, além, de ter um relacionamento muito próximo com a Palavra do Senhor.
      Estaremos aguardando sua opinião, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar sempre, que Deus te abençoe muito, um grande abraço.

  • Rute Pereira de Brito Borges disse:

    Bom dia, Meu esposo está semana confessou que está com uma garota 12 anos mais nova que ele. Ele está afastado da igreja e eu continuo em comunhão com Cristo. nos conhecemos a 10 anos e estamos casados a 8 anos e ainda não temos filho, ele tem um filho, quando eu o conheci tinha 1 ano, fruto de uma noite quando não era crente e mora com avó materna. Me pontuou as minhas falhas quanto esposa que fui falha quando ele me procurava durante a noite e que isso, provocava uma baixa estima quanto o papel de homem.
    Reconheço meu erro e sei que poderia ser diferente, me disse também que quando me procurava na cama queria poder conversar e nem sempre eu estava disposta. Ele me disse que a conheceu a um ano atrás e somente nesses 2 meses que se envolveu com ela.
    Estou sofrendo muito, pois ele me disse que continua com ela, sabe que esta em pecado e que não está arrependido. Que não sabe o que fazer, pois ele gosta dela e que não tem nenhuma vontade de terminar, pois, ela o ouviu quando ele mais precisava e que ela também passava e passa por momentos dificil e não tem coragem de virar as costas para uma pessoa que o ajudou quando o mais precisava.
    Ela passa mensagens no celular para ele e ele retorna e me disse que não vai mentir para mim que vai deixá-la só para me satisfazer, pois, eu não sei o que passa em seu coração. E que ele sofre tanto quanto eu.
    Me disse que me ama e que ela sabe disso e que nunca vai me deixar por mulher nenhuma. Que tem medo de me perder e que eu sou tudo na vida dele e que pelo seu pecado eu estaria livre se eu assim quiser e que muitas vezes pensar em sumir no mundo para não me vê sofrendo. Que não me deixará só eu o deixar mas que ele não pensa em separar.
    Me trata com carinho, me dar atenção, cumpre com seu papel de esposo, se declara todo instante que me ama e que sou a sua menina, que sou linda, apesar de ser 3 anos mais velha que ele.E ele diz que um dia volta para igreja não sabe quando pois está em pecado.
    Não tenho dúvida quanto as palavras sinceras, mas sofro. Pois ele mesmo diz que não sabe até quando vai durar esta relação com ela. Ela é filha única e essa semana terminou com o namorado. Ele foi fazer um trabalho da faculdade e me disse que estaria se encontrando com ela quando perguntei.
    Já parei de Chorar e estou orando nas madrugadas pedindo a Deus que entre
    com providencia para restaurar meu casamento.
    ão estou fazendo cobrança, nem pressionando, pois, tenho receio que isso influencie jogá-lo nos braços da outra. Ele me diz; Que mesmo me amando que como homem sente necessidade de sexo e que já procurar entender e não consegue explicação básica para isso. Depois de sua confissão o trato com carinho, escuto o que tem a falar e acima de tudo corrigindo meu erro para com os deveres de esposa.
    Não sei se isso foi uma forma de poder enxergar as necessidades dele. Mas estou sofrendo muito em saber que é algo presente. Como devo me posicionar na reconquista.

    • Instrutor disse:

      Pois é querida irmã, vemos cada dia mais o quanto satanás tem atacado as famílias e o casamento, é justamente isso que está acontecendo em suas vidas, porém, isso ocorre, quando nos distanciamos de Deus, perceba que, com seu marido, falta um relacionamento mais próximo com Deus para que siga verdadeiramente a Palavra do Senhor.
      Desta forma, nem ele, nem você nem esta moça serão felizes, e isso nos é certo, pois quando não seguimos as vontades de Deus, de acordo com a Bíblia, sofreremos neste mundo.
      O melhor a fazer neste momento é conversar com ele sobre isso, diga a ele que vocês podem ter um relacionamento maior com a Palavra de Deus, não necessariamente indo na igreja, mas podem estudar a Bíblia e orar diariamente, será que ele aceitaria?
      Enquanto ele não se arrepender do que está fazendo realmente será muito complicado para vocês e se ele persistir neste relacionamento extra-conjugal realmente você terá que tomar uma outra atitude, pois jamais será feliz desta forma e esta não é a vontade de Deus para sua vida.
      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço.

  • ovelha disse:

    Bom dia.
    Eu meu esposo nos decepcionamos na igreja,saímos e começamos a ter vida errada.ficamos fracos e ele me traiu e eu ele.Mas isso já faz 3 anos atrás.
    eu pedi perdão a Deus e n sinto culpa,estamos bem hj na igreja .Depois de 3 anos ele confessou para mim sobre o pecado que cometeu a 3 anos atrás disse que n tava aguentando o erro ,pois deus a incomodava.eu já n senti o mesmo peso.
    Será que devo confessar esse pecado de 3 anos atrás a ele?
    é verdade que n terei salvação caso eu n toque mais nesse assunto.

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, vocês estão reiniciando uma nova vida ao lado de Cristo, tentando esquecer de tudo que aconteceu. Vocês caminharam distante de Deus por um período e viram o quanto isso é prejudicial para nossas vidas não é mesmo?
      Deus já te perdoou mas seria interessante você conversar com ele sobre isso para que fique aliviada, pois caso contrário irá acontecer o mesmo que ocorreu com ele.
      O maior objetivo de Deus para suas vidas é a vida eterna, sua salvação não depende disso, mas com certeza você ficará mais tranquila.
      Depois nos diga o que pensa sobre isso, que as bênçãos de Deus repousem sobre sua vida, Ele te ama muito, um forte abraço dos amigos do EE.

  • Amarildo dos santos moreira disse:

    ela esta noiva do rapaz e vai casar com ele mesmo vivendo essa situação eu não sei oque falar.aguardo uma orientação grato

  • Amarildo dos santos moreira disse:

    do rapz

  • Amarildo dos santos moreira disse:

    conheço uma jovem que esta noiva e teve um envolvimento com seu pastor e agora os dois vivem em guerra pra superar essa situação mais não tem sido facil ela disse que vai apressar o casamento tentar esquece-lo.isso é a solução?

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão, será uma alegria enorme podermos conversar sobre isso. Só nos esclareça uma coisa, ela está noiva do Pr ou de outro rapaz?

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • sarah disse:

    obrigada pelas suas palavras instrutor! como é dificil sentir-se culpada, pelos erros que cometemos na vida, por uma simples aventura.

    • Instrutor disse:

      Com certeza não é fácil querida irmã e amiga, mas Deus está te dando uma oportunidade, as coisas podem se tornar diferentes, Ele te perdoa porque te ama muito, se Ele te perdoa, não se culpe, continue se aproximando de Deus, o que acha de estudar a Palavra do Senhor por e-mail, isso te ajudaria muito, você aceitaria?

  • Maria Clara disse:

    Bom dia!

    Estou mim sentido muito triste,tenho 26 anos nasci no berço evangélico e nunca me desviei dos caminhos do Senhor, sou casada a dez anos, meu marido é um bom homem. Aconteceu em minha vida o que eu mais temia, trai meu esposo me envolvi com uma pessoa da minha igreja que exerce o cargo de diácono, de inicio achei que ia conseguir me livra sem acontecer nada entre a gente, só que foi muito mais longe do que pensei, acabei cedendo, e não apenas uma vez várias.Agora não estou bem, emagreci bastante não tenho mais animo pra nada. Meu esposo nota que não estou bem, mais não tem noção do que aconteceu, apenas comenta que mudei bastante, diz que me distancie dele de repente. Preciso de ajuda sinto-me frágil, sem forças de ir pra igreja sem coragem pra nada estou vivendo um momento em minha vida que nunca imaginei, sempre achava que mulheres que traiam os esposos eram safadas, e agora mim sinto um lixo.E o pior é que tenho que levar esse segredo pro túmulo por que meu marido nunca me perdoaria, não suporto a ideia de separação. Enfim preciso de ajuda estou lutando o máximo, pra me sair desse estado. Socorro…

    • Instrutor disse:

      Olá querida irmã, estaremos entrando em contato com você por e-mail para podermos conversar melhor sobre o assunto, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, Ele te ama muito, um grande abraço.

  • sarah disse:

    bom dia! hj estou aqui com uma dor muito grande em meu coração,conheci uma pessoa á quase um ano tentei varias vezes me afastar e qd mais eu tentava me afastar mais ele se aproximava, cometi adultério á uma semana, to me sentindo muito culpada, qd estou com meu marido me sinto um lixo por te-lo enganado,tenho uma linda familia, meu marido é maravilhoso e sei que me ama muito, sempre fez d tudo pra me agradar mas cai em pecado sou evangélica e tenho cargo na igreja,quero entregar o cargo mas não sei como entregar sem falar o motivo, a doutrina da minha igreja prega que o adultério nao tem perdão diante de DEUS.Que a alma que pecar essa morrerá, nao quero me separar, sei o tamanho da gravidade do meu erro e nunca teria o perdão do meu marido e todos me acusaria, pq eu nao consegui evitar isso antes de acontecer? e pq agora depois q aconteceu eu tenho mais força de evitar mais uma traição? oq eu faço agora da minha vida? será que Deus nunca vai me perdoar? estou condenada a ir direto p inferno como prega a minha igreja? como será a minha vida daqui p frente sabendo que pequei? a Deus e a mim mesma eu nunca poderei omitir esse erro tão grave….preciso de uma palavra…Deus abençoe.

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã,estaremos entrando em contato contigo por e-mail para podermos conversar e te ajudar sobre esta questão, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Andiara disse:

    Instrutor, mais uma vez obrigada!
    Nós buscamos diariamente estar mais perto de Deus, sentimos que Ele está conosco porque O buscamos de coração e somente Ele sabe e entende o que se passa em nossos corações e mente. Estudamos Sua Palavra e oramos juntos todos os dias, sempre buscamos atividades para que não esfriemos e para que ainda possamos ajudar nossos amigos.
    Quando fazemos isso, sentimos uma grande paz dentro de nós e não sentimos a condenação que muitas pessoas dão para nossa união. Afinal, se pregamos a respeito de um Deus misericordioso, tardio em irar-se e sempre pronto a amar e perdoar, porque não sentiríamos isso em nossas vidas?!
    Eu e ele temos planos de nos casarmos um dia e cumprirmos a vontade do Senhor também na nossa vida familiar. Mas queremos aproveitar mais essa fase de conhecimento para sair, conhecer novos amigos e então depois, organizarmos esse dia tão especial e esperado.
    Temos sido muito felizes, apenas a dúvida que nos cercava tirava por alguns momentos o sorriso de nossos rostos. Mas não só seus conselhos, como os de outras pessoas tem nos mostrado que não estamos perdidos, que não estamos andando distante de Deus. Nunca desejamos isso.
    Que Deus possa abençoar você e sua equipe!

    • Instrutor disse:

      Amém querida irmã e amiga, nos perdoe pela demora na resposta, saiba que pode contar sempre conosco, Deus tem lindos planos para suas vidas, confiem sempre nEle, um grande abraço.

  • May disse:

    Ola Instrutor! Boa Tarde.
    Eu conversei com o meu marido, nós resolvemos tentar ser feliz, mas eu percebo que ta infeliz :/
    sabe irmao, o jeito eh esperar em Deus! Pois sinto muito temor em Deus e eu nao quero fazer nada contra a palavra Dele..
    Deus abencoe pelos conselhos, estao todas guardadas em meu coracao!
    Deus abencoe a todos beijos!

    • Instrutor disse:

      Que ótimo saber disso querida irmã e amiga, o melhor a fazer é aumentar o relacionamento com Deus, procurem se aproximar de Deus e de Sua Palavra , estudando a Bíblia e orando juntos diariamente, o que acha?
      Aguardamos seu retorno, Deus está muito feliz pela decisão que estão tomando e irá transformar suas vidas, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Andiara disse:

    Olá equipe, obrigada pela atenção.
    A resposta a separação judicial é sim, inclusive os documentos já estão nas mãos do pastor que cuida da igreja dele.

    • Instrutor disse:

      Imagina querida irmã e amiga, se a separação judicial já ocorreu não há problema algum, o ideal agora é que ambos se aproximem da Palavra de Deus juntos, vocês estão fazendo isso?
      O casamento já fi marcado então?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito vocês, um grande abraço.

  • May disse:

    Ola irmaos a paz de Deus, tenho uma certa duvida..
    Eu xometi um adulterio perante Deus, ninguem sabe, soh Deus e eu, me sinto culpada, eu nao tive culpa emme apaixonar por outra pessoa fora do casamento, ja me confessei a Deus, ha 3 anos eu luto contra esse amor proibido, estou prestes a me separar, mas tenho medo de me separar e Deus nao estar na minha vida, algum servo(a) de Deus usado por Deus poderia me dar um conselho? Deus abencoe irmaos!

    • Instrutor disse:

      Olá querida irmã, realmente é um momento muito delicado em sua vida, isso está acontecendo devido a enorme batalha espiritual do bem contra o mal, vemos que satanás tenta atrapalhar os planos de Deus para nossas vidas e entre estes planos está o casamento e também a família.
      A melhor coisa a fazer irmã é sempre seguir as orientações de Deus, pois somente isso nos traz alegria e paz, quando deixamos de cumprir as vontades de Deus podemos até termos uma alegria passageira ou até de alguns anos, mas irmã, tenha certeza que depois de tomar a decisão de se separar as coisas não serão como são hoje, os problemas virão e a tristeza baterá a porta do seu coração e sabe porque?
      Exatamente por não estar andando conforme a vontade do Senhor, saiba que ninguém te ama mais que Deus neste mundo, Ele está sempre ao seu lado e estará te ajudando a vencer esta batalha.
      Você já chegou a conversar com seu marido sobre o relacionamento de vocês?
      Aguardaremos seu retorno, queremos poder te ajudar nesta questão, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Andiara disse:

    Olá, estou em um relacionamento há quase 4 meses onde o meu parceiro é divorciado. Ele se casou e permaneceu casado por um ano e ambos se arrependeram de terem dito “sim” um para o outro. A moça não quis se casar na igreja e pressionou um pouco para que não caíssem em “pecado”, já que queria ter relações e antes de casar não poderiam. Foi um casamento turbulento onde não se entendiam. Não quero defender a parte dele ou dela, mas gostaria de saber, se em um caso desse, tão delicado, Deus poderia dar uma segunda chance para ambos serem felizes e perdoar suas escolhas precipitadas ou insistiria para que tentassem permanecer juntos e encontrar a felicidade, por mais que demorasse. Sei que ele tentou várias vezes evitar o divórcio e manter o casamento estável, mas não conseguiu. Ela tentou também, mas sempre saía de casa por motivos bobos. Ambos aceitaram depois a separação com grande facilidade. Nós dois buscamos e oramos a Deus diariamente pedindo orientação e também pela nossa salvação. Alguns dizem que podemos namorar, mas não casar, a não ser que a outra pessoa tenha um relacionamento com outra e tenha relações com ela, outros dizem que nem namorar é certo. Enquanto casados ambos foram fiéis, mas acredito que se não conseguiam ser felizes um com o outro querem uma nova chance e fazer segundo o que Deus instrui. Sei que Deus odeia o divórcio, em sua Lei há o mandamento para que não haja adultério, Paulo aconselha a quem se divorciar que permaneça só a não ser que haja adultério ou morte. Mas estamos confusos ainda, queremos ser salvos, queremos estar no Céu. Não nos conhecemos ontem e nem a pouco tempo, ele quis se relacionar comigo há cerca de 4 ou 5 anos, mas só agora, infelizmente depois disso é que estamos juntos. O que vocês nos aconselham?

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã, ficamos muito felizes em poder conversar contigo sobre este assunto, realmente Deus tem em alta conta o casamento. Para Ele quando duas pessoas se casam estão assumindo um compromisso que deve durar para toda a vida. Entretanto muitas pessoas não têm conseguido viver a altura destes ideais e a separação e o divórcio ocorrem.
      Não vamos entrar aqui no mérito da separação. Este é um assunto muito pessoal em que as pessoas envolvidas já sofreram o suficiente. Queremos apenas analisar se existe uma saída para alguém cujo casamento não deu certo. Pela Bíblia, podem elas casar-se de novo?
      Jesus disse que o único motivo lícito para a separação e um novo casamento (caso a pessoa deseje) é o adultério.
      Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
      Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. – (MT 5: 31 e32)
      As palavras de Jesus são claras: não é da vontade de Deus que duas pessoas se separem. A única exceção é quando ocorre adultério de uma das partes. Ainda assim a parte inocente pode perdoar o cônjuge, se assim o desejar.
      Mas a pergunta em parte ainda permanece:
      Que dizer de uma pessoa que tenha sido infiel querer casar-se novamente?
      Que dizer de pessoas que se separam, não por motivo de uma traição, e querem uma nova chance?
      Nos dois casos acima:
      • Se a pessoa já era conhecedora do evangelho, e o outro cônjuge permanece sem estar casado, muitas igrejas cristãs, não aceitam a comunhão desta pessoa, e consequentemente do novo casal, como membro da igreja.
      • Se a pessoa não conhecia ainda o evangelho de Cristo em sua plenitude, se separou e casou-se de novo, então as igrejas cristãs levam em conta este aspecto e geralmente aceitam o segundo casamento.
      Nestas questões devemos evitar ao máximo julgar quem quer que seja. São assuntos muito delicados, que somente Jesus, o justo juiz, sabe analisar perfeitamente.
      Há casos em que o segundo casamento pode ser desfeito e o primeiro casamento reatado. Nem sempre isso é possível ou recomendado. Cada caso deve ser analisado com muita oração e com o auxílio do Espírito Santo.
      De qualquer modo é imprescindível que a pessoa que já passou por uma separação faça uma análise bastante profunda se compensa realmente casar-se novamente.
      Talvez a pessoa irá sofrer menos se permanecer sozinha – seja para poupar sofrimentos a ela própria ou mesmo para poupar sofrimentos a outras pessoas.
      Se a pessoa decidir enfrentar os riscos de um novo relacionamento amoroso, e conseqüentemente assumir as responsabilidades de um novo casamento, deve ter em mente que pode não ser aceita por uma igreja cristã como membro.
      Cada pessoa nesta situação deve entender que só Deus compreende seu caso nos mínimos detalhes e principalmente nos motivos que estiveram por trás de cada ação e reação. O envolvido pode pedir para ser membro de uma congregação cristã, mas jamais deve exigir isto. A fim de zelar pelas doutrinas bíblicas, pelo bom nome da igreja, e também devido a fatores culturais, muitas igrejas Cristãs não aceitam essa situação.
      Acima de tudo lembre-se de que só Deus conhece o coração. Ponha em Jesus a sua confiança. Porque ele é a nossa paz – (Efésios 2:14)
      Nos diga uma coisa, eles já se separaram judicialmente?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • hudson disse:

    ola, passei por essa situaçao 3 meses antes do casamento, minha esposa me confessou um mes depois de casados q havia me traido. ja estamos com 5 meses de casamento, a perdoei mais ainda nao sinto segurança em confiar nela como confiava antes, oq devo fazer?

    • Instrutor disse:

      Realmente é muito complicado querido irmão, o perdão é algo que devemos fazer e está de parabéns por isso, porém, a confiança é algo que vai retornando aos poucos, o mais importante neste momento é que vocês se aproximem de Deus, Ele deseja restaurar o casamento de vocês para que possam ser muito felizes, o que acha?
      Conte sempre conosco, Deus ama muito vocês, um grande abraço.

  • joyce disse:

    sou pastora e tenho uma ovelha que caiu em adultério com um pregador casado não sei que atitude toma ele não faz parte da nossa igreja mas conhecemos a esposa tamben estou excluindo ela de todas as atividades da igreja sera q estou fazendo o certo ?????????só Deus pra nos conduzi

    • Instrutor disse:

      Olá querida Pastora e irmã, que ótimo poder conversar com a sra, realmente é uma situação delicada, nos diga se a sra já conversou com ela sobre isso, eles se arrependeram ou não?
      Queremos conversar mais sobre isso e podermos te ajudar nesta questão, conte sempre conosco, que Deus te abençoe e oriente muito nesta decisão que terá de tomar, um grande abraço.

  • Amarildo dos santos moreira disse:

    eu tenho um amigo que caiu em adulterio.ele se arrependeu mais não consegue esqucer a essa pessoa os dois vivem em uma luta constante para não terem uma recaida.oque eles devem fazer?obs,ele é pastor e ela esta noiva.

    • Instrutor disse:

      Puxa vida querido irmão, realmente é delicado este tipo de coisa, a melhor forma de esquecer isso é se aproximar ainda mais de Deus, estudando a Bíblia e orando diariamente, quanto mais próximos de Deus eles estiverem mais fortalecidos estarão para suportarem este tipo de coisa, você concorda conosco?
      Conte sempre coma gente, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • Nzinga disse:

    O que devo fazer para estudar a biblia convosco?

    • Instrutor disse:

      Olá tudo bem?
      Será uma alegria enorme podermos estudar a Palavra de Deus contigo, podemos estudar por e-mail, o que acha?
      Entraremos em contato contigo para podermos iniciar os estudos, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • joão disse:

    olá boa noite, gostaria de saber uma coisa .
    eu desdo meus 13 anos que tenho relações com homens sempre tentava para mais naum conseguia hj já estou lutanto por isso gostaria de saber se pressiço pedir perdão na igreja
    obs:sou menbro da Assembléia de DEUS

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, o mais importante é você se arrepender e conversar com Deus, após pedir perdão tenha certeza que Ele te ajudará a ter uma nova vida, não há a necessidade de pedir perdão para a igreja apenas para Deus.
      Saiba que o relacionamento com Deus é muito importante para que consiga ter uma vida diferente, somente através de Cristo conseguiremos mudar de vida, realmente é uma batalha muito forte mas saiba que você não está sozinho, Deus te ama muito e está sempre ao seu lado.
      Gostaria de te convidar a estudar a Bíblia conosco por e-mail, ficaríamos muito felizes em estudar contigo e podermos conversar mais a respeito e te ajudar nesta batalha, você aceitaria?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Amarildo dos santos moreira disse:

    nem todos estão preparados ouvir uma confissão dessa proporção.o mais correto é não fazer mais e buscar as misericordias de Deus

  • joel daniel disse:

    muito obrigado meus queridos irmãos em cristo vcs me ajudaram muito… que Deus vos abençõe muito mesmo…

    • Instrutor disse:

      Deus seja louvado querido irmão, Ele tem lindos planos para sua vida, ninguém te ama mais neste mundo que Ele, conte sempre conosco, um grande abraço.

  • Édine disse:

    Você deve falar para conjuge como também a Deus, pois você pecou contra seu conjuge e contra Deus, Deus te perdoa se o arrependimento for do “coração”, e abandorares a pratica desse erro, pois o que se arrepende e deixa alcança misericordia, porém seu conjuge deverá perduar você, mas tem o direito de se separar de você. Tudo isso segundo a palavra de Deus. Sim você deve se afastar dos cargos da igreja e não mintir nem omitir, pois se não cairá em outros erros, o de omissão e mentira. Olha o exemplo de Davi quando dulterou.
    Mostre carater, pois todos erramos.
    Deus é bom e rico em misericordia ele vai te ajudar nesses momentos, seja fiel a ele, Deus já sabia antes de você nascer que você iria cair nesse erro, assim como sabia de Davi, Salomão e outros tantos. Porém te digo que a gloria da segunda casa é maior que a da primeira, Sansão derrotou mais inimigos na sua morte do que enquanto esteve livre.

    A paz irmão(a) Deus te ilumine e console teu conjugê e esteja pronto pra servir a Deus, ele precisa de você. As vezes precisamos cair para não deixar a soberba e sermos humilde. O cair é do homem mas o levantar é de Deus, Creia.

  • marcio luciano disse:

    olha, quando uma pessoa casada, cai em adultério ela não peca só contra si mesma, mas também contra a outra parte, então é fundamental que tal pessoa confesse não só a Deus, mas também ao seu conjuge, pois são uma só carne, deve haver primeiro perdão entre eles, ai então devem pedir perdão a Deus.

  • MARCOS LUIZ disse:

    Jesus disse: “Muitos escandalizarão, mas ai daquele pelo qual vir o escandálo”. Deve-se primeiramente abandonar o pecado, buscar a santidade, arrepender-se de verdade e pedir direção divina. Se ninguém o soube de seu delito, vá apresenta-te perante o Senhor, peça perdão. Caso uma ou duas pessoas viram seu ato pecaminoso, converse com seu pastor e diga a ele o que ocorreu e peça conselhos e aceite o que ele te disser, porque as pessoas ficarão escandalizadas dizendo: Olha aquele homem alí, é crentão na igreja e mundano fora dela. É recomendado afastar-se de cargos da igreja por algum tempo. Mas confesso que a disciplina, se for usada com sabedoria edifica e não destroi.
    Mas antes de cometer qualquer pecado, pense primeiro…, nunca que um prazer, ou um momento será mais importante que sua comunhão com Deus. As consequencias do pecado vêm, independente se você pediu perdão ou não.

  • gabriel disse:

    Se houve perdão entre as partes um acordo; Amém; nem tudo que confessamos a Deus, devemos confessar aos homens, pois somos escarnecedores por natureza e o nosso Deus é grandioso em perdoar; deixo pra essa pessoa; I João 1:9… Que Deus e Vc, tenham Sarado essa ferida, tenha realmente sarado… Deus seja Louvado; Amém

  • Feliz com Jesus disse:

    No inicio do testo eles foram bem claros quando disse “Na resposta vou usar a primeira pessoa, independentemente de quem tenha cometido este pecado. Fica mais fácil responder imaginando que estou conversando com a pessoa envolvida.” Então não quer dizer que seja homem ou mulher, foi apenas uma forma mais facil de responder.
    Quem somos nós para julgar, as vezes quem ama trai sim, não sabemos o motivo que vos levaram a isso, o inimigo é sujo e vai lançar setas em todas as areas e as vezes somos fracos, claro que temos que orar mais, buscar mais intimidade com Deus pra que não erramos, mas estamos sujeitos a isso sempre, e caso você erre novamente, peça perdão novamente, e se errar peça perdão denovo, somos seres humanos e estamos sujeitos ao erro sempre, como eu disse, devemos buscar mais e ter mais temor, mas isso não quer dizer que podemos julgar quem erra, Deus conhece o coração de cada um, só Ele tem o poder pra saber se a pessoa arrependeu de coração ou não.
    Abraços.

  • tania disse:

    mas a biblia nos dis que o pecado tem qe ser confesado ao anjo da igreja que e o pastor.

    • Administrador disse:

      Olá Tânia, a afirmação que devemos confessar pecados ao pastor não é Bíblica. A Bíblia ensina que não existe ninguém bom e todos somos pecadores. O único perfeito e que pode nos perdoar é Deus.

  • jorge disse:

    Onde diz que o caso se refere a um homem?,Nao poderia ser uma mulher?.
    Em primeiro lugar,quem ama não trai e se traiu deveria contar a verdade para o outro,para saber se realmente o outro perdoa. É fácil pedir perdão a deus e dizer que foi verdadeiro e foi perdoado,e depois pecar novamente.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *