biblia.com.br

A Lei de Deus não pode mudar com o tempo

11 de abril de 2012

Que leis podem mudar com o tempo? Por que outras leis não podem ser mudadas?

Para compreendermos, precisamos considerar algumas leis registradas na Bíblia que funcionavam somente como leis internas para o povo de Israel. Então, temos:

– leis civis (impostos, serviço militar, cargos públicos e outras)

– leis religiosas (circuncisão, sacrifício de cordeiros, deveres dos sacerdotes e outras)

– hábitos e costumes regionais (não cozinhar o cabrito no leite da mãe, não cortar o cabelo e outras )

As leis mencionadas acima são leis que mudam com o tempo. Pois a sociedade muda e os seus costumes também. Entretanto, também encontramos na Bíblia as leis de saúde. Muitos estudantes da Bíblia veem que os mesmos conselhos dados por Deus na antiguidade, a respeito de saúde, são indispensáveis na atualidade.

3 João 1:2 – “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” Como Deus é o Criador, certamente ele sabe que alguns alimentos, descritos em Levítico 11, não fazem bem ao homem. Da mesma forma, o uso de bebidas alcoólicas não é aprovado pela Bíblia. Sendo assim, as leis de saúde são universais, isto é, para todas as pessoas independente de cultura.

Agora procuremos entender Os Dez Mandamentos da Lei de Deus (ver Êxodo 20). Essa lei é o reflexo do caráter de Deus, e o caráter de Deus não muda. A lei foi dada pelo próprio Deus, e é imutável. Por isso a Bíblia refere-se a essa Lei como a Lei Perfeita.

Tiago 1:25 – “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade” (porque somos livres para aceitá-la ou não, e Deus respeita nosso livre arbítrio, mesmo que tenhamos de colher os frutos de nossas escolhas erradas) “e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Isso não quer dizer que seremos salvos por guardar a Lei de Deus. Não! A salvação é apenas pela graça, mediante a fé em Cristo (Efésios 2:8). Mas Jesus deixou bem claro que a pessoa que O ama, guarda os Seus mandamentos – a Sua Lei – por amor a Ele. Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o coração?