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As mãos eram empregadas tanto metaforicamente como cerimonialmente. (a) Beijar a mão de alguém era um ato de adoração (Jó 31.26,27): ‘Se olhei para o sol, quando resplandecia,…beijos Lhe atirei com a mão… ‘ *veja também 1 Rs 19.18. (b) Prestar juramento era acompanhado em todas as nações do ato de levantar a mão. (c) Dar a mão sempre significou paz, amizade e confiança (2 Rs 10.15). (d) Sentar-se alguém à mão direita era indicio de alta mercê (Sl 16.11 – 77.10), sendo o Filho de Deus muitas vezes representado como estando sentado à mão direita de Seu Pai (Hb 1.13 – *veja também Sl 110.1). Satanás estava à mão direita do sumo sacerdote Josué como acusador (Zc 3.1) – mas, sob outro ponto de vista, o Salmista diz: ‘o Senhor, tenho-o sempre à minha presença – estando ele à minha direita não serei abalado’ (Sl 16.8). (e) A imposição das mãos compreende-se de diferentes maneiras no Antigo e Novo Testamento. Muitas vezes se toma no sentido de ordenação e consagração de sacerdotes e ministros entre judeus e cristãos (Nm 8.10 – At 6.6 – 13.3 – 1 Tm 4.14). Deus designou Moisés para pôr as suas mãos sobre Josué, como seu sucessor (Nm 27.18). Jacó pôs as suas mãos sobre Efraim e Manassés, quando os abençoava (Gn 48.14). Quando o sumo sacerdote proferia a bênção, ele tinha a sua mão levantada sobre o povo (Lv 9.22). Semelhantemente, quando os israelitas apresentavam no tabernáculo ofertas pelos pecados, os sacerdotes punham as suas mãos sobre as vítimas, para expiação (Lv 1.4). Neste testemunho o ofertante reconhecia pelos seus pecados que era digno da morte, sendo compreendido que esses pecados apagavam-se no sacrifício, consagrando-se ele a Deus. A mão das testemunhas se levantava contra o idólatra para executar a sentença de morte (Dt 13.9 – 17.7). o nosso Salvador pôs as mãos sobre as cabeças das crianças, quando as abençoava (Mc 10.16) – e o Espirito Santo era conferido aos que eram batizados, pela imposição das mãos dos apóstolos (At 8.17 – 19.6). Pilatos lavou as mãos em sinal de inocência (Mt 27.24).