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diácono

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É o título usualmente aplicadoaos sete, a que em Atos 6 se faz referência. os Apóstolos, tomando em consideração as queixas que os judeus gregos faziam de que as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano, convocaram a multidão dos crentes com o fim de serem eleitos sete homens, ‘cheios do Espírito Santo e de sabedoria’, a quem pela oração e imposição das mãos fosse confiado o dever de servirem às mesas e distribuírem as esmolas da igreja. Em geral a igreja Primitiva julgava ter tido a ordem de diácono a sua origem nos sete, de que se fala no cap. 6 de Atos. Deve-se observar que os sete nunca são chamados diáconos nos Atos dos Apóstolos. Pelo fim da vida de S. Paulo já há claros indícios de aparecerem os diáconos, como fazendo parte regular da organização da igreja. Eles são mencionados com os ‘bispos’ da igreja filipense (Fp 1.1) – e, em 1 Tm 3, S. Paulo estabelece regulamentos para ambos os cargos. Devemos notar que a palavra diácono (diákonos) se usa no N.T. no sentido geral de servo ou agente (como de um rei, Mt 22.13 – ‘de Deus’, Rm 13.4 – ‘de Jesus Cristo’, 1 Tm 4.6). É neste sentido que S. Paulo fala de si próprio, como de um diácono ou ‘ministro’ do Evangelho (Cl 1.23), e da igreja (Cl 1.25).