Antes estejam sempre perante o Senhor, para que ele faça desaparecer da terra a memória deles! - SALMOS 109:15

Suicídio: tem salvação pra quem se mata?

Publicado em: 20/08/2012  |   20:22

A mulher ameaçou se suicidar após matar o sobrinho em uma briga de família. Equipe de resgate e parentes conseguiram impedi-la de cometer suicídio no topo de um prédio em Zhanjiang, na província chinesa de Guangdong.  Diante desse fato, podemos refletir: existe salvação para o suicida?

Nova chance: familiares salvam chinesa da morte.

Até na Bíblia, há um caso de um suicida(Jz 16:30) que foi salvo (Hb 11:32). Deve-se ressaltar, também, queninguém será condenado por um ato isolado. De algo tenho absoluta certeza: tudo o que poderia ter sido feito para a salvação, o Espírito Santo o fez, e: Jesus irá julgá-lo (Jo 5:22) da maneira mais justa que existe“Deus é justo juiz…” Salmo 7:11, primeira parte. “Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade” (Sl 98:8-9). Aliado a isto está o fato de a base de Seu trono e justiça ser a misericórdia:

Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso” (Sl 116:5).

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4:16).

“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR (Jr 9:24).

“Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos” (Sl 25:10).

 Sua compaixão é infinita: “Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens” (Sl 57:10).

Ainda que não tenha muita esperança no futuro, lembre-se de que Deus nunca o abandonará. ABíblia diz em 2 Coríntios 4:8-9 “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.Para Deus, você vale muito. A Bíblia diz em Lucas 12:6-7 “Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos”.

Deus lhe ama e sempre está pensando em você. A Bíblia diz em Salmos 139:17-18 “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo”. Deus promete-lhe um futuro maravilhoso. A Bíblia diz em Jeremias 29:11 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”.

Acreditamos que nenhum ser humano possa responder plenamente a pergunta inicial, pois este tipo de julgamento pertence a Deus (ver Ez 18:30, 34:20, Mt 16:27, Ap 14:7, 22:12), o ÚNICO que é capaz de sondar o íntimo de cada criatura (cf. Sl 7:9, 17:3 e 139:1). Não temos como avaliar plenamente até que ponto uma pessoa depressiva tem responsabilidades por seus atos na visão do Senhor. Sabemos, sim, que Ele dá a todos nós forças para que cortemos maus pensamentos, de modo que estes não venham a criar maus frutos (cf. Fp 4:8 e 13). Entretanto, é bom atentarmos para o fato de que há diferentes fases na depressão, uma na qual a pessoa está sem forças mentais para resistir ao desejo de se matar. Em Sua misericórdia, Deus levará isso em conta, com certeza.

Creia nisto. Seja feliz!

J.Washington
Leandro Quadros

 

Comentarios

Este artigo teve "19 Comentários"

  • Andreia Betiolo Duta disse:

    Bom gostei muito do artigo sobre salvação para quem se mata…tive muito interesse pois perdi um irmão de 26 anos,estava com depressão e se suicidou a 4 meses.Uma pessoa de bom coração,irmão maravilhoso, e tonho toda certeza q Deus já teve misericordia da alma dele, era filho de Deus também batizado em nome de Jesus,amado por seus familiares e amigos…por isso tudo acredito q o julgamento de Deus é bem maior queo o julagamento dos homens e sua misericordia é infinita…que assim seja…Jesus eu confio em vós.

  • ismael disse:

    no caso de sansão,foi uma oportunidade a parte ,onde so Deus pode jugar. mas abiblia condena o omicidio.

  • Sammuel disse:

    Simples assim…Deus é grande demais…é muito maior que nossa imaginação…que nossa capacidade de pensar..Deus é doador e mantenedor de toda, absolutamente de toda, a vida… na imensidão da sua PLENITUDE!!!Então, bendito seja o SALVADOR e …. bendito seja o JUIZ… simplesmente SENHOR DA VIDA!!!!!!! Senhor, obrigado por nos amar de tal maneira…!!!!

  • Ana Paula disse:

    Vejo quanta diferença entre o que o espiritismo diz e o que li aqui.Eles dizem que quem se suicida vai diretamente para o inferno,repete várias vezes a cena…Deus,quanta crueldade assustar as pessoas assim!Há pessoas que desistem da própria vida por conta de doenças,de uma imensa dor que ninguém tem o direito de julgar!Eu acredito em Deus e não acredito que possamos falar com quem já partiu!Deus é piedoso e ama a todos,Ele olha para o fundo do coração de cada um e sabe que destino dar.Espiritismo é uma grande mentira e tolos são os que acreditam nela.

  • Elisabete disse:

    A mente é algo muito complexo e sensível. A linha entre o racional e o irracional é tão tênue que temos que estar em comunhão constante com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para não romper essa linha. Creio que Deus vai levar em conta sim as circunstâncias que levaram alguém ao suicídio. Já tive dois momentos em minha vida em que cheguei a planejar isso para minha vida. Mas, graças à bondade e misericórdia de Deus, recobrei o raciocínio e não cheguei a fazê-lo. Mas, teve um outro momento em que não tinha domínio sobre minhas ações, estava agindo de forma irracional, mas Deus, novamente, colocou pessoas em meu caminho para tomaram todas as providências e me livrar.
    Como disse os autores do artigo: só nosso Criador, que conhece o íntimo de cada um que criou, para avaliar e julgar a todos. Amém.

  • adriana freitas disse:

    Que Deus toque no coração de todos aqueles que por algum motivo perderam a esperança a fé.Que livre-nos de todos os males e da presença do maligno,pois cada vez que acontece uma coisa horrível como um suicídio ele vibra.Senhor tende piedade daquele que se foram sem conhecer a sua misericórdia!Obrigada Senhor por não esquecer de mim nem da minha família.Toda honra e toda glória devo a ti Senhor.

  • Elson Barbara. disse:

    A palavra no senhor ordena para que ninguem cometa crime ou seja diz de maneira clara não mataras e se uma pessoa comete suicidio ou seja se mata é claro que ele vai morrer sem arrependimento e como tal ele não vai estar convertido ao senhor e portanto tal pessoa morre sem salvação.
    Agora desde que uma pessoa peque e não importa gual seja o pecado e venha se arrepender de todo coração e peça perdão a Deus em nome de Jesus Cristo tal pessoa esta salva desde que permaneça neste estado de arrependimento e buscando sua santificação porque a biblia diz bucai a paz com todos e a santificação sem a qual nimguem vera o Senhor. Que Deus Em cristo voz abeçoe.

  • weverson disse:

    olha sim, cada um de nós devemos ter a certeza de salvação, mas julgar não!
    Jesus ensina a não fazer julgamento. mas devemos deixar a palavra de Deus, nos ensinar, e a palavra diz todo aquele que crer em mim e for batizado será salvo, mas ao contrário disso ja está condenado,livro de marcos. jesus tmbm traz em joão 3:5-7 a importancia de nascer de novo, poq o batismo sig.morte do velho e nasc. do novo. nova “pessoa disposta a amar obedecer perdoar servir’; uma pessoa suícida ou que comete o tal, não está em seu juizo perfeito, ou está em depressão, ou sua mente é dilubriada por uma distorcida visão da vida sendo cega a ponto de cometer tal ato. ninguém em seu juizo perfeito tira sua própria vida, ou é indusica por satanás, ou uma forte pressão de certas seitas. quem comete suicido está dizendo com seu ato que não quer mais viver, que a sua vida não tem valor! oremos pois e lutemos pregando e levando o evangelho aos lares, pq enquanto muitos estão em seus sofares assistindo novelinhas jogos desenhos filmes, outros estão pedendo suas vidas. “ide pregai o evangelho a toda criatura”

  • Ivanilda Canella disse:

    O SENHOR! pagou o preço na cruz, foi pago com sangue, não devemos tirar nossa vida seja qual for o motivo, devemos ser forte se vc, busca o senhor em espirito e em verdade, nunca sera tentado são muitas as tribulações mais o sorroro há de vir. confia no senhor! A PALAVRA DE DEUS E NOSSA ARMA DE GUERRA…

  • Boaventura Matessa disse:

    Que a graça de nosso Senhor Jesus esteja conosco. O assunto de suicídio eu olho como qualquer um pecado cometido, neste caso especifico a violação do 6 mandamento (Êxodo 20:13).Se a salvação fosse mediante as obras essa seria um direito nosso, reclamariamos de Deus esse direito porque teríamos comprido com o requisito para ser salvo, a guarda dos 10 mandamentos, mas todo o ser humano sera salvo pela graça que é o nosso Senhor Jesus Cristo.Se o juizo Divino definir que a pessoa que no ultimo minuto da sua vida estiver a cometer mentira, consultando espiritas, violando o sabado, adorando imagens, cobiçando os bens de outrém vai morrer eternamente tambem podemos concluir que o suicida tambem morrera, mas se apesar dos erros cometidos a Graça (Jesu Cristo) ecoar la do trono da Graça dizendo “Pai pelo pecador indigno morri na Cruz do Calvário para alcançar a eterna Luz” e o pecador for perdoado e salvo tambem o suicida sera salvo.
    Querido irmão em Cristo não podemos discutir o assunto de quem será salvo e quem não será, a mente Humana é finita para entender a tamanha misericórdia do Senhor.

  • Dayane disse:

    Irmãos, tenho a plena certeza de que Deus em sua infinita sabedoria, não levará em conta o último ato apenas, mas julgará uma vida inteira.
    que Deus nos abençoe…

  • José Carlos Alves disse:

    Bom saber da imensa misericórdia do SEnhor.Nós não devemos julgar e claro , dizer q tal atitude pode ser compensada por Deus,nem citar para pessoas depressivas. Bom mesmo é saber q Jesus alivia nossos fardos. Amém

  • sergio luiz nunes folgado disse:

    De fato só Deus pode julgar, pois só Ele sabe o que vai no íntimo do nosso coração, mesmo nas horas de desespero. Confie em Deus e viva feliz, Ele te ama e quer te salvar agora neste instante, fale com Ele, Ele está te ouvindo.

  • Marta Afonso disse:

    Realmente,só Deus sabe com certeza a resposta dessa pergunta tão complexa. Mas é melhor não pagar pra ver.Enquanto há vida, há esperança,por isso é melhor lutar do que se matar e descobrir que foi condenado ao inferno.O suicídio não resolve problemas de ninguém.Melhor orar e deixar o tempo passar,pois o dia de amanhã pode trazer boas suspresas.

  • lucieuda disse:

    tem coisas que só deus tem a resposta.
    cada um vai ser julgado pelos seus atos,mais não cabe a nós,e sim a deus.
    deus esta no controle, ele sabe todas as coisas.
    que o senhor jesus nós abençoe.
    a paz de deus para todos os irmão.

  • Jailson disse:

    É absurdo seria propor a um pré suícida que tome a decisão final afinal Jesus sempre salva mesmo.

  • maria disse:

    de acordo com a passagem citada na resposta.jz.16;30, sansaçãonão foi porque quis ir. ele foi levado até o lugar citado para servir de diversão para os outros veja emjz,16.25. ele vendo quenão havia outro jeito, se aproveitou da cituação, e arependeu-se de ter feito o que fez. não podemos ler um testo sem o contesto.

  • kattia disse:

    eu tb fiquei chocada com esta reportagem! é importante termos dominio próprio diante da dor e do sofrimento! o texto sobre suicidio é esclarecedor!

  • Marcelo disse:

    Eu tenho dúvidas com relação a salvação de quem comete suicídio, tendo em vista que foi sua última atitude em vida, seu último desejo, o que lhe impede de se arrepender. A palavra do senhor diz que devemos nos arrepender de nossos pecados para sermos salvos, no entanto o suicida não tem esse tempo de arrependimento, pelo menos pensamos que não tem. O artigo apresentado acima tem muita coerência, pois Deus, é Justo e Misericordioso, com certeza será um julgamento mais Justo visto por todos nós. O melhor é cada um de nós fazermos de tudo para que as pessoas não cheguem a tomar essa atitude. Se voltando para Deus, seguindo seus caminhos. A paz do senhor a todos.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *


Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações