Reis de exércitos fogem, sim, fogem; as mulheres em casa repartem os despojos. - SALMOS 68:12

Quem está salvo? Como ter certeza da sua salvação.

Publicado em: 18/08/2012  |   3:14
Compartilhe:

Eduardo Leite, 24,  sobreviveu após ter a cabeça atravessada por uma vergalhão da grossura de um dedo polegar. A barra de ferro entrou pela parte posterior do crânio e saiu entre os olhos. O comprimento do material era cerca de três metros e caiu do quarto andar do prédio em construção. Ele permaneceu consciente após o impacto. O operário passa bem e está lúcido. “Ela entrou como uma flecha, mas não doeu muito”. disse. No local, bombeiros chegaram a cortar parte do vergalhão exposto. A cirurgia para a retirada demorou cerca de três horas. Houve ainda reconstituição da base do crânio furada pela barra. O neurocirurgião disse crer que “um milagre” salvou o operário de não ter qualquer sequela. Para ele, o vergalhão atingiu partes não funcionais do cérebro, motivo pelo qual Leite não perdeu os sentidos.

Milagre não se explica, aceita.

Corremos riscos a todo instante e devemos estar preparados, sempre. Você está salvo? Calma, nem tudo está perdido. Veja o que a Bíblia diz sobre a certeza da salvação:

  • ó 19:25 e 26 – “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a Terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.”
  • Salmo 23:6: – “Bondade e misericórdia certamente me seguirão por todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”
  • Isaías 45:22 – “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”
  • João 5:24 – “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
  • João 10:28 – “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
  • Atos 16:30-31 – “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?  Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
  • Romanos 5:1 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
  • Romanos 8:16 – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
  • 2 Coríntios 1:22 e 5:5 nos afirmam que Deus nos outorga o penhor do Espírito. A palavra grega para penhor é arrabon, significando no grego clássico o dinheiro pago como entrada ou primeira prestação para realizar um negócio. Tornou-se uma promessa ou garantia legal, que o devedor pagaria o restante. De modo idêntico, ao nos convertermos, recebemos de Deus a dádiva do Espírito Santo como penhor, a garantia da convicção de que Deus, com toda a certeza, no futuro, nos concederá nossa herança.
  • Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”
  • 2 Timóteo 2:12 – “Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará.”
  • Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

Agora veja o que uma respeitada escritora fala a esse respeito:

“Nem a morte, nem a vida, altura ou profundidade, nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; não porque a ele nos apeguemos com firmeza, mas porque ele nos segura com Sua forte mão. Se nossa salvação dependesse de nossos próprios esforços não nos poderíamos salvar; mas ela depende de Alguém que está por trás de todas as promessas” (Atos dos Apóstolos¸ p. 553)

“A aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurança perfeita” (Parábolas de Jesus, p. 420).

“Satanás deleita-se em fazer com que os filhos de Deus andem penosamente, com temor e tremor sob contínua dúvida” (Mensagens aos Jovens, p. 63).

A escritora Ellen G. White prossegue dizendo que, fixando o olhar em Cristo, as dúvidas e incertezas se desfarão. “Até sua saúde física melhora pelo senso de sua confiança em Cristo” (Conselhos Sobre Saúde, p. 28).

Aqueles que afirmam ter certeza da salvação, confiando em suas forças, e também os que erroneamente pensam que aceitando o Salvador estão salvos para sempre correm perigo. Alguns receiam declarar que têm certeza da salvação, porque isso parece cheirar farisaísmo. Será realmente, se a pessoa pensar que a salvação depende de boas obras e em crer que ela é melhor do que o próximo. Não será quando, conscienciosamente, se crê que a certeza da salvação vem pela aceitação do sacrifício que Cristo fez por nós.

Se nos submetermos ao plano divino da salvação e a toda a orientação das Escrituras, poderemos afirmar com toda a certeza de que em Cristo estamos salvos. Não ter certeza da salvação é indicação de falta de fé. Os heróis da fé do capítulo 11 de Hebreus nos comprovam que tiveram absoluta certeza da salvação.

A declaração paulina de Colossenses 1:27:

“Cristo em vós, esperança da glória”, deve solidificar a nossa segurança. Confiando em nós mesmos, não há nenhuma certeza, mas confiando no poder e no amor divinos por nós, temos absoluta certeza. Rendamos sempre graças a Deus por esta sublime salvação.

Creia nisto. Seja feliz!

J.Washington
Pedro Apolinário

11 respostas para “Quem está salvo? Como ter certeza da sua salvação.”

  1. EDSON LOPES disse:

    Eu Edson Lopes, tenho a pura certeza que quem fizer a obra do senhor excelentíssimo Deus mesmo com o caminho estreito e as provas e as dificuldade que passamos, eu creio que a fé e a obra são feitas junto. a vitória é certa, e esperar a volta do Senhor JESUS CRISTO, amém

  2. FÁBIO disse:

    A salvação é somente por intermédio de Jesus cristo e a sua vinda está próxima, mas o critério de sua escolha é subjetiva, a questão da santificação é interpretativa e ele dirá somente naquele dia e não cabe a nós dizermos que somos salvos ou não, é sim nos esforçarmos para darmos bom testemunho.

  3. Miguel Boente disse:

    O entendimento que Deus me deu, diz que para sermos salvos, temos que praticar a salvação, e não nos escorarmos nela como se a mesma fosse uma carteirinha atestando a mesma, e a gente continuasse praticando os mesmos erros de sempre.

    Para mim entre ter a fé da certeza da salvação, e a arrogância pela certeza da mesma é um fio.

    Creio que muitos por falta de informação, ou até mesmo por não querer aceitar toda a verdade da palavra de Deus, prega que é salvo, e muitas vezes não pratica essa suposta salvação.

    Vejo muitos cristãos se dizendo salvos e condenando outros ao inferno.

    Nenhum de nós tem condições de julgar a situação do outro, e muito menos condenar, mas vejo muitos irmãos cristãos batendo o martelo a favor de si e contra os outros.

    Aprendi que podemos estar salvos a vida toda e perder esse status no último suspiro, assim como aquele que a vida toda não esteve salvo, mas nos seus últimos momentos entendeu sua situação e conseguiu alcançar a salvação.

    Eu prefiro ter minha humildade de crer que não sou salvo “não que não creio no sacrifício de Jesus, muito pelo contrário” mas por saber que vivo num mundo rodeado de pecados e que posso cair neles a qualquer momento.

    Aquele que se diz santo e perfeito é mentiroso! Só um foi assim, Jesus, o resto é apenas uma tentativa de ser assim “tentativa válida”.

    A soberba em torno do status de salvo pode fazer o individuo ser mais pecador que um não cristão.

    Conheço um monte de gente com comportamento duvidoso, mas que se acham santos e salvos pq creem no nome de Jesus apenas.

    Repito, ser salvo é praticar a salvação, perseverar nela até o último dia de vida.

    Ter carteirinha de salvo e tentar barganhar com Deus, como se comprando um lugar no céu, isso não é comigo.

  4. Jose Alves gonçalves disse:

    A morte e a ressurreição de Jesus Cristo garantiu a salvação a toda humanidade. Mas só isso não basta. É preciso que a pessoa aceite o presente ofertado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo. Se aceito o presente, a pessoa terá que: 1) ter fé no salvador; 2) ser batizado; e 3) viver os mandamentos, que, resumidamente, são dois: amor a Deus e amor ao próximo. Está de acordo com a doutrina cristã pensar e agir assim?
    Gostaria de acrescentar ao meu comentário acima o seguinte: as três atitudes, ou seja, crer, ser batizado e observar os preceitos, por si só, não garantem, a salvação eterna. Tais atitudes são, no mínimo, o essencial para “sensibilizar” Deus no sentido de estender sua infinita misericórdia, já que pela justiça divina ninguém se salva. Seremos salvos pela misericórdia divina e não por méritos nossos.
    Afetuoso abraço!

  5. angelica disse:

    gente tem que cre e sofrer como participantes das dores de cristo.nao e de qualquer maneira que iremos subir com cristo.sem obras a fe e morta e as obras sao essas que soframos deixando o mundo e seus prazeres,e se assim nao for estamos longe de cristo.

  6. Mereles Gomes disse:

    Ao homem é impossível mas a Deus na sua Misericordia tudo é possível oa que crê.
    Temos que acreditar e esforsar-mos a ser obedienntes a Deus em Jesus Cristo.
    A Bíblia é o nosso manual de instrução,e o Espírito Santo é o nosso intersessor e nosso guia, temos que invoca-lo sempre e ser obediênte,esta sempre próximo de Jesus ele é nosso amigo com serteza se for-mos fiel a ele mesmo com nossas fraquezas ele nos levara ao Céu.

  7. Fátima disse:

    A salvação é individual; depende não só da nossa fé mas também das nossas atitudes perante a vida; atitudes que tomamos diariamente que podem sim fazer com que nos percamos no caminho para a vida eterna. Salvo só mesmo Jesus, o grande Eu Sou pois todos nós somos seres imperfeitos que cultuamos a perfeição “Jesus” . Se conseguirmos pelo menos amar como Jesus amou e perdoar como Jesus perdoou estaremos a alguns passos do Pai e da salvação; mais só se mantivermos o coração puro e aberto ao amor e perdão.

  8. jean carlos souza dos santos disse:

    Quando acompanho um debate de ideias, de como eu acho, penso e aceito como sendo verdade na palavra de DEUS, observo que cada um tenta colocar o seu ponto de vista sitando versiculos da palavra de DEUS.Jesus disse ESTA CONSUMADO,a obra da cruz para a tua salvação, agora procure aprender na palavra de DEUS como proceder para alcansar tamanha salvação,é certo que tera que te esforsar, negar-se a sí mesmo,tomar a tua cruz, renuciar a tudo e perder a tua vida por amor de CRISTO… isto tu vais encontra no palavra de DEUS. Não olha para os outros nei oque disem, mas olha para o autor e consumador da nossa fé JESUS… um abraço do irmão jean.

  9. Administrador disse:

    A Bíblia ensina que a única condição para a salvação é a fé no sacrifício de Jesus. A questão das obras, obediência e guarda dos mandamentos se entende da seguinte maneira.
    1. A obediência é resultado da salvação. Jesus disse em João 14: “Se me amais guardareis os meus mandamentos”. Aqueles que recebem a salvação irão querer obedecer a Deus.
    2. A fé sem obras é morta. Em Tiago 2 encontramos: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
    Tiago 2:17-19

    Fé e obras caminha juntas. Uma sem a outra é sinal de que algo está errado. A Salvação pela fé efetua uma transformação na vida da pessoa e o desejo dela passa a ser obedecer e agradar a Deus em tudo que faz.

  10. José Carlos Alves disse:

    Eu acredito na palavra de Deus,mas em Mt.24:13, diz: Aquele que perseverá até o fim, esse será salvo. O homem tem ainda ,altos e baixos,isso deixa agente ate um pouco aflito com os pecados dia a dia. Oq fazer?

  11. Luciene Lopes disse:

    Boa noite a todos, a paz esteja convosco!

    Somente pela vontade de DEUS passaremos por todas as provações deste mundo até a chegada de JESUS, onde somente os puros de coração serão salvos, eu creio nessa palavra, e a nossa salvação esta em JESUS CRISTO.

    DEUS abençoe a todos.

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações