biblia.com.br

Por que Moisés demorou 40 anos para atravessar o Sinai?

deus

Qual a lógica de ir pelo caminho mais longo?

“A rota direta, ao longo da costa, que teria demorado quinze dias.”¹
Mas havia um propósito para que eles fossem conduzidos pelo caminho mais longo:

“Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar. Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Êxodo 13:17, 18, 20-22.

“Se tivessem tentado passar pela Filístia, seu prosseguimento teria sido impedido; pois os filisteus, considerando-os como escravos escapados aos seus senhores, não teriam hesitado em mover-lhes guerra. Os israelitas estavam mal preparados para um encontro com aquele povo poderoso e aguerrido.

Tinham pouco conhecimento de Deus e pequena fé nEle, e ter-se-iam aterrorizado e desanimado. Estavam desarmados, e não tinham o costume de guerrear; seu espírito estava deprimido pelo longo cativeiro, e sentiam-se embaraçados pelas mulheres e crianças, ovelhas e gado. Guiando-os pelo caminho do Mar Vermelho, o Senhor revelou-Se como um Deus de compaixão bem como de discernimento.

“Os israelitas partiram de Sucote e acam¬param em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Êxodo 13:20-22. Diz o salmista: “Estendeu uma nuvem por coberta, e um fogo para os iluminar de noite”. Salmos 105:39.” ²

O capítulo 13 de Números “marca o ponto culminante de toda a viagem através do deserto. Israel revelou que ainda não estava devidamente preparado para entrar na Terra Prometida e uma geração inteira destinava-se a morrer no deserto. A esperança de Moisés de entrar brevemente em Canaã foi apagada de um golpe e o período de julgamento requerido por Deus foi substituído.
Estas são das mais dramáticas páginas de toda a Bíblia, já pela situação descrita, já pelas inúmeras lições espirituais de que estão recheadas.” ³

«Continue lendo e saiba por que os israelitas maiores de vinte anos morreram no deserto, e não entraram na Terra Prometida…»

Leia também:

«Existe algum relato fora da Bíblia de que as pragas no Egito tenham mesmo acontecido?»
«Arqueólogos contestam o Êxodo bíblico»

*Imagem
¹ Êxodo (Novo Comentário da Bíblia) p.33
² Patriarcas e Profetas, p. 197
³ Números (Novo Comentário da Bíblia) p.44

É Correto Comemorar o Natal?
40 anos no deserto antes de chegar a Terra Prometida (1/2)