Tu conheces o meu opróbrio, a minha vergonha, e a minha ignomínia; diante de ti estão todos os meus adversários. - SALMOS 69:19

O capítulo que não devia existir

Publicado em: 05/09/2012  |   0:00
Compartilhe:

O capítulo 11 do segundo livro de Samuel não deveria nunca ter sido registrado na Sagrada Escritura. Este capítulo é o retrato de toda a miséria e vileza de que o ser humano é capaz quando rompe sua comunhão diária com Deus. Mas o capítulo está ali, como uma prova de que por mais doloroso que seja, o pecado é parte da experiência humana. É justamente por isso que Jesus Se fez homem: a fim de solucionar esta triste situação.

Adultério e homicídio juntos. Como pôde aquele pastorzinho inocente, que em nome de Deus matava ursos e leões e acabara com o gigante Golias, que escarnecia do povo de Deus, ter sido capaz de um duplo pecado, tão repugnante aos olhos da sociedade?

O incidente registrado neste capítulo deveria sempre lembrar-nos de que não somos sequer capazes de imaginar a que profundezas podemos descer se soltarmos o braço poderoso de Jesus.

Às vezes, diante da notícia de alguém que se feriu na luta contra o pecado, perguntamos: “Como foi capaz de fazer isso?” O homem carnal é capaz disso e muito mais. O capítulo 1 da carta aos Romanos mostra o quadro do homem que nega um lugar a Deus em sua existência. Ele é entregue à “paixões infames”, à “imundícia” e à “concupiscência de seu coração”.

Graças a Deus que não existe apenas o capítulo 11 em II Samuel. Louvado seja o Senhor pelo capítulo 12. Obrigado a Deus pelo confronto do homem com sua própria consciência, que não é outra coisa senão a voz do Espírito Santo; e obrigado, acima de tudo, porque a graça redentora do Pai é capaz de tocar o coração do filho. Davi caiu em si, reconheceu a miséria de sua situação, viu-se um monstro, achou-se longe do reino de Deus, na terra da culpa, loucura e morte e de lá gritou: “Senhor, pequei, tem compaixão de mim”.

O Salmo 51 registra a oração penitente de um homem que enxergou a grandiosidade de seu pecado, o grito desesperado de alguém que sente que Deus deve fazer um transplante de coração em sua vida. Davi reconhece que nasceu pecador, que o vírus do mal está em cada partícula de seu ser, mas não se conforma com essa situação, e clama: “Purifica-me e serei limpo, lava-me e serei mais branco do que a neve”.

Quando o Espírito Santo nos mostra nossa realidade, não é para levar-nos ao desespero e ao suicídio, é para ajudar-nos a entender o valor do remédio! “Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.

Convencer-nos só do pecado não teria valor sem a justiça de Cristo, ao passo que mostrar-nos só a justiça não teria muito sentido sem mostrar-nos o futuro, o qual devemos enfrentar sem medo, apesar de nosso passado escabroso, porque ele já foi perdoado por Jesus. (Alejandro Bullón)

Uma resposta para “O capítulo que não devia existir”

  1. Carlos Sabino Martins disse:

    A Biblia Sagrada é a Palavra de DEUS falando ao coração da pessoa humana. não podemos questionar se um capitulo pode ou não ser escrito na Biblia Sagrada, pois se assim o fezermos estamos julgando O Próprio autor dela, O Espiríto Santo, que usou pessoas para escreverm divinamente inspirados. Acerca do grau de pecado, isso é apenas uma avaliação humana. o pecado real de Davi iniciou-se com o egoismo “pensar só nos prazeres dele sem em momento algum pensar no seu amigo soldado Urias. O EGOÍSMO mata mais que o adultério e o homicidio (Ler Mt 5:27-30) Irmão Carlos – 28/09/2.012

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações