Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. - SALMOS 25:18

Lealdade e devoção

Publicado em: 01/06/2015  |   12:40
Compartilhe:

A quem você dedica a sua lealdade e devoção?

Zemanta Related Posts Thumbnail

“Não terás outros deuses diante de mim”. Êxodo 20:2.

“Não farás para ti imagem… Não as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20:4,5).

Uma pesquisa feita pela revista Seleções revelou que 95% dos brasileiros acreditam em Deus. Certamente esse é um número extraordinário. Mas há um problema: a mesma pesquisa também revelou que 32% dos brasileiros acreditam que Deus é uma força impessoal; 51% dos brasileiros acreditam no mau olhado; 22% acreditam em horóscopos; 21% acreditam em bruxaria e feitiços.[1] Para completar esse quadro, pesquisa Datafolha revelou que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin.[2]

Se bem que esses números se referem ao Brasil, é bem provável que demonstrem uma infeliz verdade: em todo lugar, as pessoas não estão levando a sério a lealdade a Deus. O coração está dividido, e homens e mulheres têm se mostrado cada vez mais leais – simultaneamente – a forças antagônicas.

De maneira que o tema da lealdade – anunciado em Êxodo 20:2 – é mais necessário do que nunca. Afinal, 95% dos brasileiros acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo a vida das pessoas é governada por um panteão de deidades: profissão, posses, ambição, autoestima, família, entretenimento, amigos, moda, estudo, beleza, etc.[3]

Lealdade na rotina da vida

Somos desleais a Deus quando adoramos, confiamos, invocamos ou agradecemos a outros no lugar dEle. E isso pode ocorrer, infelizmente, na rotina de nossa vida.

Que deidade tem nossa lealdade no sábado? Nossa esperteza? Nossos talentos? A roupa nova que vestimos?

E no domingo? Você confia em Deus ou em sua habilidade e charme para conquistar a garota ou garoto de seus sonhos? Você confia unicamente em seu poder de galanteio para convidar sua garota ou garoto para um passeio?

E na segunda-feira? Você confia unicamente em sua inteligência para se preparar para a prova da matéria mais difícil de seu curso? Confia unicamente em sua capacidade para tomar uma decisão profissional importante?

E na terça-feira? Quando enfrenta um problema, a quem você primeiro liga? A quem você escreve? A quem você pede ajuda?

Enfim. Durante toda a semana, vive você como cristão autêntico e é leal a Deus a cada instante? Está Ele presente em sua rotina? Ou você se lembra dEle apenas quando aparece um problema?[4]

Culto correto

A devoção está intimamente ligada à lealdade. Enquanto a lealdade prescreve a necessidade de sermos fieis a Deus, a devoção prescreve a necessidade de oferecermos culto único, exclusivo e correto a Ele.

Querendo ou não, nós prestamos culto. Porque prestar culto é muito mais do que estar presente numa reunião onde se canta, ora e alguém prega; prestar culto é mais do que isso. Prestar culto é dedicar tempo, esforço, sacrifício, afeição, reverência, confiança em favor de algo ou alguém. E todos nós fazemos isso.

A proibição de devoção a outro ser que não seja Deus estabelece que Ele não quer ser confundido com imagens e caricaturas; e também não quer ser confundido com deuses falsos. Em outras palavras, temos que adorar de modo correto ao Deus correto, em plena lealdade.

Deus quer ser exclusivo em nossa vida

Em todo relacionamento sério, a lealdade é fundamental. Nenhum namorado, em sã consciência, admite que sua namorada partilhe suas afeições com outros admiradores. Nenhuma namorada admite que seu namorado carregue em sua carteira uma foto dela, e de outras. Cônjuges não aceitam concorrência; exigem exclusividade.

Igualmente, Deus insiste em ser o único amor de nossa vida, o único Deus a quem devotamos lealdade e devoção completas. E ele também insiste em ser adorado do modo correto: com respeito, em espírito e em verdade. Nada de ídolos para dar sentido à adoração; nada de ídolos para direcionar a adoração. Deus deve ser adorado na beleza da Sua santidade. Ele quer ter conosco um relacionamento exclusivo, direto, pessoal e mediado pela Sua Palavra escrita. Assim, não é suficiente adorarmos ao Deus correto; devemos adorar corretamente ao Deus correto.[5]

Deus diz a você: “Seja leal a Mim, adore-me da maneira correta, e Eu lhe prometo que muito em breve poderemos desfrutar de amizade eterna. Sim, Eu vou recompensar sua lealdade e culto exclusivos a Mim. Sabe como? Vou dar a você a vida eterna, vou dar a você uma bela casa na Nova Jerusalém. E, acima de tudo, vou cuidar de você por toda a eternidade, para que você seja eternamente feliz. Mas tudo isso tem um preço: Lealdade ao Deus correto, e culto correto ao Deus correto”.

[1] http://www.selecoes.com.br/em_que_você_acredita.

[2] http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2010/04/715507-59-dos-brasileiros-acreditam-em-deus-e-tambem-em-darwin.shtml.

[3] Michael Horton. A Lei da Perfeita Liberdade: A Ética Bíblica a Partir dos Dez Mandamentos. São Paulo: Cultura Cristã, 2000, p. 34

[4] Os itens foram adaptados de Michael Horton. A Lei da Perfeita Liberdade, p. 40.

[5] Adaptado de Michael Horton. A Lei da Perfeita Liberdade, p. 79.

Por Adolfo Suárez

Fonte: noticias.adventistas

2 respostas para “Lealdade e devoção”

  1. Camiri disse:

    DEUS usa seus escritores para deixar coisas tão proveitosas e de enriquecimento espiritual grandiosa principalmente na hora em que mais necessitamos de ouvir. Provai e vede!

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações