Tu esmagaste as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. - SALMOS 74:14

É pecado beber uma cervejinha…?

Publicado em: 19/01/2016  |   8:34
Compartilhe:

beer-wallpaper-1440x900“Gostaria de saber se é pecado beber uma cervejinha, só uma mesmo, pelo menos um dia na semana. Eu não bebo direto, mas quando está aquele calor dá uma vontade de beber uma cervejinha! Minha esposa não gosta muito. Não é pra sentir algum tipo de sensação alcoólica, é só pra refrescar. O que faz mal é o vício, não é? Por favor, me ajudem.”

Já experimentou tomar água gelada? Refresca, hidrata, alimenta e foi Deus que fez! Fica a dica.rs

Na Palavra de Deus somos avisados sobre os perigos das bebidas alcoólicas.
Deus diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio.” Provérbios 20:1.

Sei que você vai me dizer que não é vencido pela bebida, mas escute isso: não se engane! Um gole aqui, um gole ali, muito de vez em quando, pode fazer um estrago a longo prazo! Você, com certeza, não sabe o que uma simples “latinha” pode fazer com você.

Evidências científicas confirmam os avisos da Bíblia sobre bebidas fortes. O álcool é um veneno. Cada gole de qualquer bebida alcoólica destrói células preciosas do cérebro. Uma vez destruídas, essas células nunca mais são substituídas. Sabe o que isso significa? Com o tempo, você provavelmente terá dificuldades em se concentrar, raciocinar, aprender coisas complexas, sem contar que o seu poder de discernimento estará comprometido…

Deus se comunica com a gente através da mente, não esqueça…

Como as bebidas alcoólicas afetam aqueles que as tomam?

A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35: “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”

Sei de muitos corpos doentes e lares desfeitos por causa do álcool. Através dos anos tornei-me um grande inimigo do uso de bebidas alcoólicas. Algumas vezes meus amigos tinham pena de mim quando não me unia a eles para tomar as usuais bebidas de Natal ou Ano Novo. Na manhã seguinte, eu era quem tinha pena deles enquanto tentava tratá-los de suas miseráveis ressacas.

É importante nos lembrarmos que Cristo não veio restringir nossa liberdade, como alguns pensam, mas que desfrutemos de uma vida cheia de riquezas, com Ele. “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10.

Nossa alimentação tem muito a ver com nossa religião! Deus disse: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.

O sexto mandamento diz: “Não matarás”. A maioria dos religiosos concorda que isso inclui o suicídio. Mas alguns cristãos têm a ideia de que o suicídio é pecado apenas se for cometido repentinamente. Se cometido aos poucos, parece que não importa. Note o que Paulo diz à igreja de Corinto: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1Coríntios 6:19.

No terceiro capítulo do mesmo livro, ele declara essa mesma verdade numa linguagem ainda mais forte: “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” 1 Coríntios 3:16,17.

O cuidado com a saúde é um assunto sobre o qual muitos falam, mas não fazem quase nada a respeito. No entanto, é algo muito importante. Saúde é o que as pessoas mais desejam no mundo. É uma prioridade!

Por que Deus quer que nos cuidemos? Pela mesma razão que você pede a alguém querido que se cuide. É porque você lhe ama. Deus nos ama tanto que quer que sejamos saudáveis e felizes. Ele diz: “Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” 3 João 2.

Uma das maiores necessidades do coração humano é sentir-se amado e querido. Satisfazer a necessidade de quem amamos e saber que essa pessoa satisfaz nossa necessidade é a base de um verdadeiro companheirismo. Um casal que tem esse tipo de experiência juntos é verdadeiramente feliz. Quando pais e filhos compartilham essa experiência, o conflito de gerações desaparece. Deus nos ama e deseja nos ensinar não só o que quer para nós, mas também o que quer para Ele. Ele não restringe nosso regime alimentar para nos privar de prazeres! Ele diz: “Eu o amo, então, por favor, cuide-se!”.

Quanto Deus nos ama? A única medida que temos é a cruz do Calvário. Seu valor para Deus não pode ser calculado. Para mostrar sua gratidão e amor para com Ele, você pode cuidar do maravilhoso corpo que Ele lhe deu.

Você vale muito, portanto cuide-se!!

Jesus demonstrou o amor dEle por você no Calvário. Seu valor para Deus não pode ser calculado. Para mostrar sua gratidão e amor para com Ele, você pode cuidar do maravilhoso corpo que Ele lhe deu.

Algumas perguntas para a sua reflexão e análise:

Gostaria de saber sua resposta as seguintes perguntas:
Por que igrejas não servem bebidas alcoólicas?
Você acredita sinceramente que Deus é glorificado no ato de beber uma cerveja?
Por que as bebidas alcoólicas são proibidas para menores?
Por que são consideradas drogas?
Você considera o vício uma doença ou pecado?
Como se começa um vício?

A Bíblia diz:

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.” Romanos 13:13-14

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,” Efésios 5:18

Uma pessoa cheia do Espírito vai mesmo ter necessidade ou prazer de beber socialmente?
Deus nos abençoe com a plenitude do Santo Espírito!

Equipe Bíblia.com

11 respostas para “É pecado beber uma cervejinha…?”

  1. J- C- S disse:

    Ola, paz de Cristo a todos.

    Porque Paulo fala que um pouco de vinho é bom

    • Moderador disse:

      Olá, João!

      Quando Paulo aconselha a Timóteo a não continuar bebendo “somente água”, mas também “um pouco de vinho”, a razão é puramente medicinal, como evidencia a explicação “por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (1 Timóteo 5:23). Paulo também exorta os crentes a não se embriagarem “com vinho, no qual há dissolução” (Efésios 5:18) e aos diáconos a não serem “inclinados a muito vinho” (1 Timóteo 3:8). Alguns alegam, com base nessa última declaração, que não podemos consumir “muito vinho” fermentado, mas um pouco, sim. Porém, à luz de outras declarações de Paulo (ver 1 Coríntios 3:16, 17; 6:19, 20; 1 Timóteo 3:2, 3, 11), podemos inferir que a mera diminuição no consumo de vinho fermentado não é o ideal divino, mas apenas um paliativo que deve culminar na completa abstinência.

      Em resposta aos que procuram justificar o uso moderado de vinho fermentado, Samuele Bacchiocchi afirma em seu livro Wine in the Bible: A Biblical Study on the Use of Alcoholic Beverages (Berrien Springs, MI, Biblical Perspectives, 1989, p. 248), que “adicção a algo que é intrinsecamente mau é sempre moralmente errado, quer seja moderado ou excessivo”.

      Paz!

  2. Priscila disse:

    É verdade o álcool provoca mais de 40 tipos de doenças e síndromes, além de vários cânceres. Este artigo me lembrou um amigo. Ele foi pra faculdade, ele era crente e iria ser pastor. Um dia um colega o chamou pra beber um gole no intervalo. Daí em diante foi uma, depois duas, três. Depois parou de ir a igreja e começou a ficar bêbado nas baladas. Bêbado e doido. Até que um dia o segurança teve que o tirar de cima da mesa porque ele estava dançando loucamente embriagado.

  3. Sylvio disse:

    Sei não, mas acho que Deus se comunica conosco através do coração, depois sim, vai para a mente, o que acha?

    • Moderador disse:

      Olá, Sylvio!
      O coração na Bíblia está relacionado com as emoções. A Bíblia também diz que o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9). A comunicação que Deus deseja ter com o ser humano é racional, tem a ver com nos conscientizar de Sua vontade, do pecado, da justiça, de Seu amor, do juízo; está relacionada com a percepção de sua presença, não se trata de algo simplesmente emocional. A fé é algo racional, baseada na certeza da Palavra dEle e não em sentimentos ou impulsos, por isso entendemos que a comunicação acontece na mente, contudo Ele pode usar inúmeros meios para Se revelar e nos impressionar quanto ao que deseja nos dizer.

      Veja esse texto de uma autora cristã:
      “Os nervos do cérebro, que se ligam com o organismo todo, são o intermédio pelo qual o Céu se comunica com o homem e afeta a sua vida íntima. O que quer que estorve a circulação da corrente elétrica no sistema nervoso, debilitando assim as forças vitais e diminuindo a suscetibilidade mental, vem tornar mais difícil o despertar da natureza moral.” Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2), p.446

      Veja essa informação científica de um neurocirurgião:

      “A fé a ciência estão conversando. Está diferente. Trabalhos neurocientíficos mostrando como trabalha o cérebro durante a oração já mostraram que algumas áreas como o lobo frontal, que está relacionado com a concentração e a atenção e a parte emocional do cérebro – o sistema límbico – ficam mais funcionantes durante a oração”.
      (neurocirurgião Fernando Gomes)

      Paz!

  4. Adilson disse:

    Bom dia,
    Gostei da materia e minha opnião é que devemos usar nosso livre arbitrio,pois tudo que é forçado vai contra os principios de Deus….nos devemos ter uma mentalidade voltada para os caminhos de Deus e superar todos os obstaculos que aparecem…muitas pessoas usam seu conhecimento para julgar outros,,quando deveriam aprender e ensinar mais,foi muito bom essa materia…agradeço muito…um bom dia a todos.

  5. Severiano Ramos disse:

    É pecado beber uma cervejinha, tudo aquilo que contraria a vontade de Deus é pecado, Portanto cai fora deste laço.

  6. Severiano Ramos disse:

    O inimigo faz uma maquiagem bonita, gostosa, mais o fim é
    muito amargo. O BOM É JESUS CRISTO.

  7. Wellington disse:

    Se for sobre saúde e muito melhor tomar um copo de cerveja de que um copo de refrigerante alem da cerveja ser diuretica um copo não te faz mal algum enquanto o refrigerante te apodrece, com respeito ao tema que temos que cuidar do templo do Espirito Santo que somos nos somos no que se refere ao mandamento não matarás que o pastor comentou sobre suicidio entende-se que não devemos tambem fumar, evitar comida gordurosa como frituras etc, fornicacao, raiva, embriaguez, além de termos a consciência de que temos de fazer exercício físico constante porque sedentarismo também e uma forma de suicídio kkkk

    • Moderador disse:

      Olá, Wellington!
      Entre a cerveja e o refrigerante, o melhor é a água.
      Suas considerações sobre alimentos e atitudes prejudiciais são corretas, mas inclua a cerveja na lista.
      Devemos evitar tudo o que faz mal a saúde, e o que faz bem consumir com equilíbrio.
      Paz!

  8. Maria disse:

    Boa tarde,

    Eu vejo a bebida alcoólica como uma porta de entrada para o inimigo entrar mansamente, e depois causar uma grande destruição, até hoje eu nunca vi bebida alcoólica dar felicidade para alguém. O inimigo faz uma maquiagem linda tudo muito gostoso mais o fim e muito amargo..

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações