Eis que me vou como a sombra que declina; sou arrebatado como o gafanhoto. - SALMOS 109:23

Ganhou a guerra e perdeu a glória

Publicado em: 03/04/2013  |   0:00
Compartilhe:

debora_baraqueBaraque é o ilustre quase desconhecido da Bíblia, de hoje. Viveu na época dos juízes, em Israel. Um período difícil, pois com muita freqüência os israelitas eram escravizados pelos povos vizinhos. Quando a coisa realmente apertava, o Senhor Deus levantava um líder no meio do povo que comandava Israel até a vitória.

Baraque foi intimado para a guerra por uma mulher. Na verdade, era uma profetiza. Chamava-se Débora. O desafio era vencer Jabim, rei dos cananeus (Juízes, capítulo quatro). A história bíblica deixa claro que Baraque não acreditava muito na vitória, apesar de ter reunido um bom número de soldados voluntários.

O curioso é que só foi para a luta mesmo quando conseguiu convencer a profetiza para ir junto. Ela concordou, afirmando, porém, que a glória pela vitória na batalha seria de uma mulher e não de Baraque. Débora, não estava falando dela mesma. Referia-se a Jael, uma camponesa que tirou a vida do comandante das tropas inimigas.

Depois da guerra, Baraque e Débora entoaram um cântico, chamado de o “cântico de Débora” onde atribuem a vitória ao Senhor Deus. Está em Juízes, capítulo cinco.

Baraque virou referência de um vencedor para o profeta Samuel, anos depois (Primeiro livro de Samuel, capítulo doze, versículo onze). E mais: na famosa galeria dos heróis da fé, de Hebreus, capítulo onze, lá está o nome de Baraque. É citado como exemplo de um homem de fé.

A dupla Baraque e Débora ou Débora e Baraque obteve sucesso e Israel ficou em paz por quarenta anos. Estavam unidos num mesmo propósito: força e fé. Coragem e submissão.

Que o exemplo de Baraque, um homem que só foi para a guerra sabendo que o Senhor Deus estaria com ele através da palavra e presença profética, nos inspire nas atividades e lutas do dia de hoje. Conseguiremos a vitória na guerra contra o eu, contra o pecado e suas armadilhas, se levarmos na mente e no coração a certeza de que o Deus dos exércitos está ao nosso lado em cada passo, em cada decisão que precisaremos tomar.

(Da série “personagens quase desconhecidos” da Bíblia, que estou escrevendo)

Uma resposta para “Ganhou a guerra e perdeu a glória”

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações