Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. - SALMOS 91:11

Game incentiva a leitura da Bíblia

Publicado em: 05/12/2012  |   15:53
Compartilhe:

Você sabia que, coletivamente os habitantes do planeta gastam 3 bilhões de horas por semana jogando? Uma pesquisa da Entertainment Software Association , revelou que nos Estados Unidos:

• 97% dos jovens dedicam-se a jogos de computador ou videogames.
• 40% dos jogadores são mulheres.
• 68% dos jogadores tem até 18 anos.
• 33% jogam nos celulares.

Esses dados sugerem que existe uma enorme quantidade de tempo sendo gasta inutilmente. No entanto, apesar do aspecto negativo de que algumas pessoas se tornam viciadas em jogos, por outro lado eles também estão sendo usados de maneira positiva em diversas áreas como, por exemplo, educação , saúde e negócios.

“Gameficação” é o nome do novo conceito que vem sendo utilizado em várias empresas para fidelizar  clientes e mudar os hábitos dos funcionários. Karl Kapp, professor de tecnologia da Bloomsburg University, na Pensilvânia, afirma que a gameficação significa ir além da diversão “estamos falando de recriar radicalmente os processos de ensino e as técnicas motivacionais, usando os mecanismos dos jogos para estimular o aprendizado, motivar a ação, alterar condutas e ajudar na solução de problemas” .

Foi seguindo esse conceito de usar os elementos positivos dos jogos para estimular o aprendizado que foi desenvolvido o “Game Reavivados Por Sua Palavra”. Essa é uma primeira experiência que tem como objetivo motivar e engajar os jovens e adolescentes a lerem a Bíblia diariamente numa espécie de jogo.

O jogo consiste na exibição de um capítulo da Bíblia que o jogador precisa ler para responder as perguntas do desafio do dia. Cada ação no jogo gera pontos. Quanto mais participa e compartilha, mais recompensas recebe. Também existem missões surpresa que se realizadas ao longo do dia geram medalhas e troféus. É possível ainda acompanhar a pontuação de outros amigos no jogo.

Para os organizadores é importante que o jogador tenha a noção de que está fazendo parte de algo maior. Na medida em que ele lê, aprende mais sobre a Bíblia, desenvolve o hábito diário de leitura, gasta tempo com coisas espirituais e incentiva outros amigos a fazerem o mesmo.

No Game Reavivados Por Sua Palavra a leitura de cada capítulo gera pontos. Cada livro da Bíblia representa uma nova fase e a duração prevista do jogo vai até 2015, quando o jogador terá lido toda a Bíblia.

O jogo lançando inicialmente no Facebook em breve estará disponível para os smartphones. O endereço é apps.facebook.com/gamereavivados

 

__________________________
Fontes:
Mcgonigal, Jane. A Realidade em Jogo. Editora Best Seller. (Rio de Janeiro, 2011), p.17.
theesa.com/facts/gameplayer.asp
www.serfamilia.com.br/artigos/os-videogames-na-educacao-um-desafio-para-pais-e-professores.html
theesa.com/facts/research_0612.asp
Landa, Luz. A Gameficação e Você. HSM Management. (Set-out 2012), p. 96.

8 respostas para “Game incentiva a leitura da Bíblia”

  1. Quero fazer parte de um povo que vai morar no céu, busco melhor conhecimento
    em aprender e conhecer este Deus grande e maravilhoso, que me chamou a fazer
    parte desta família feliz….

  2. Francyele Ramos de Carvalho disse:

    Amei!!! Só vou aguardar sair para android pois estou sem face por alguns meses. Valeu a iniciativa todos precisamos nos encher de Deus a cada novo dia. Que Deus continue abençoando vocês.

  3. OLÁ DESEJO QUE TODOS POSSAM FAZER PARTE DESTE QUADRO. É SEM DÚVIDA MUITO BOM; POIS ESTAMOS ALIMENTANDO A ALMA . O ESPIRITO SE ALEGRA EM NÓS. ABRAÇO A TODOS. PAZ E BEM.

  4. EDUARDO MANCINI JUNIOR disse:

    Um otimo game; se for corrigido alguns bugget’s tal como: não apresentar uma print screen para salvar jogos anteriores; e mais alguns como: poder ser integrado a algumas Biblias on line; ou, até mesmo off line que seria melhor ainda. É quanto a sossiabilidade com a base dos android’s já que este e um jogo para se jogar enguanto logado no FACEBOOK. É PODERIA SER UM JOGO PARA SER JOGADO A QUALQUER HORA. Mais tirando isto e um otimo game comforme eu já me fiz saber.

  5. Marilia disse:

    Muito boa a iniciativa, curti demais. Deus continue dando sabedoria a voces.

  6. lucvania rosa da silva disse:

    gostei muito pois eu amo ler a biblia e o alimento do ceu assim com precisamos nos alimenta todos tambem precisamos da palavra de deus

  7. Amei. Acredito que vai motiva muitos jovens a pesquisar a biblia com mais facilidade e rapides. Temos carencia de lermos a biblia.
    Acredito que chegou em boa hora. O mundo esta muitíssimo desagradável pra se viver, estamos chegando na reta final deste seculo.

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações