Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer. - SALMOS 22:8

É Correto Comemorar o Natal?

Publicado em: 02/12/2015  |   16:11
Compartilhe:

Prof. Leandro Soares de Quadros

Acerca da comemoração do Natal, farei alguns comentários para que juntos possamos analisar os fatos. Particularmente não acredito que seja um pecado – ou mesmo um erro – utilizar a data (25 de Dezembro) a fim de comemorar o nascimento de Cristo e inclusive trocar presentes. Explico:

Certamente Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, isto é um fato inegável. Mas supormos que seja errado utilizar essa data para comemorar o nascimento do Mestre, para falar do seu amor e salvação (esse deve ser o motivo principal de fazermos uso da data) talvez seja um pouco de extremismo de nossa parte. Digo isso porque no dia 25 de Dezembro é o momento no qual os corações se tornam mais sensíveis, e as pessoas estão mais dispostas a ouvir acerca de Jesus, pois o espírito de natal contagia a todos. Por isso, temos de aproveitar essa oportunidade. O apóstolo Paulo fazia isso: adaptava-se ao modo de pensar das pessoas (não contra os princípios divinos) a fim de ganhá-los para Cristo (leia atentamente 1 Coríntios 9:19-23). Creio que podemos fazer o mesmo. Tenho absoluta certeza de que se usarmos corretamente esse dia, se não nos afastarmos da essência da celebração do mesmo (falar de Jesus e Sua salvação) não estaremos errando.

Não celebrar o Natal apenas pelo fato da data ter sido celebrada pelos povos pagãos não é um argumento convincente. Esses povos contribuíram inclusive para que surgisse a escrita e se avaliarmos por esse prisma, então teríamos de admitir que não deveríamos também escrever. O utilizar uma data não é uma questão moral, que afete nossa espiritualidade e relacionamento com Deus. Se o fosse, o caso seria diferente.

Jamais devemos nos esquecer da essência da religião: servir. Comemorar o Natal juntamente com aqueles que não conhecem a Jesus é uma grande oportunidade de colocarmos em prática o que de realmente mais importa para a religião de Cristo: ajudar aos necessitados e levar-lhes o evangelho.

Equipe Biblia.com.br

31 respostas para “É Correto Comemorar o Natal?”

  1. Péper disse:

    Eu comemoro o natal, o importante é que Jesus nasceu. Ninguém sabe a data correta, a bíblia não menciona qual é o dia, então vamos aproveitar e pregar o evangelho.

  2. Julio disse:

    A Paz do Senhor Jesus!
    Temos que falar de Jesus sempre, não tem uma data especifica, devemos estar levando o evangelho de Cristo a toda criatura em qualquer época do ano, sendo assim estaremos obedecendo, o ide é para todos que nele crê.

    Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
    Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
    Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    2 Timóteo 4:1-4

  3. elias santana disse:

    em nenhun momento da historia segundo as escrituras, foi resgistrado a comemoração de aniversario dos homens que seguiram o nosso salvador yaohushua;
    sendo assim,se ele não comemorou por que temos que comemorar?

    • debora disse:

      Olá Elias,
      Agradecemos por nos escrever.
      A celebração do nascimento de Cristo é opcional, não obrigatória.
      Mas vale lembrar que deveria inspirar os cristãos a celebrar todos os dias!
      Paz!

  4. joao silva disse:

    Melhor comentario que ja vi parabens!!

  5. rute borges garcia disse:

    Gostei muito desses comentário, porque me ajudou a entender e tirar muitas dúvidas sobre o natal. DEUS abençoe esta pessoa q teve esta luz, comecei a ler e vou terminar de ler aos poucos, porque tem pessoas q nao entendem e deveria ler +, amem. sou ADVENTISTA DO SÈTIMO DIA

  6. Thulio Lopes disse:

    O apóstolo Paulo usou o erro – um altar pagão escrito “deus desconhecido” – para levar ao povo de Atenas o Evangelho, a salvação, dizendo que o Deus que eles desconheciam é o Deus que criou o mundo e é o Deus além de qualquer deus. Ele estava errado? Não. Deus também aproveita o erro para nos apresentar Sua Verdade. Se o dia de Natal for um erro vindo do paganismo, qual é o problema de utilizarmos esse dia para pregar que um dia Jesus nasceu para nos salvar? Grande parte das pessoas sabem que o Natal é um dia em que se comemora o nascimento de Jesus, mas elas carecem de entender, porque sabem, que Jesus nasceu para nos salvar do pecado e da morte eterna. Utilizemos esse meio para levar amor e salvação para o povo. E vamos parar de brigas porque é disso que Deus não se agrada. Por esse motivo vemos muitos irmãos se apostatando de nossas igrejas, pois ao invés de encontrarem paz só encontram mais problemas. Oremos.

  7. GINA MARA disse:

    A paz do Senhor para os irmãos,eu acho que ao invés de ficar dando estudos sobre natal o que é certo ou errado,devemos estar nas ruas nos prostibulos, nos bares,e ao encontro dos jovens que estão sendo tragados pelo inimigo de nossas almas.Com certeza o Senhor Jesus esta mais preocupado com estas vidas que precisam ser resgatadas do que com lições de paganismo e etc…porque não adianta falar tudo isso e ficar de braços cruzados enquanto vidas la fora estão precisando ouvir falar de Jesus para poderem ser resgatadas das garras do inimigo de nossas almas.Vamos discutir menos e agir mais,pois Jesus está voltando vamos nos colocar na posição de soldados que somos.Desejo que Deus de a todos sabedoria,autoridade,dissernimento,entendimento do que Ele realmente quer dos servos dele.Agradeço a atenção e fiquem verdadeiramente com a Paz do Senhor Jesus.

  8. clarice de carvalho disse:

    eu aproveito esta data justamente para a palavra tocar nos corações e também falo que; Jesus não nasceu assim como se comemora mas que o Natal é todo dia porque a cada dia pertence a Ele e faz como quer e deseja a nossa liberdade em seu NOME. Um abraço a todos

  9. Eduardo Marques disse:

    A paz do Senhor a todos.
    Na minha opinião, realmente Jesus não nasceu no dia 25 dezembro mas eu e minha família não comemoramos o dia 25 de dezembro. Comemoramos o fato de Jesus sendo Deus, veio ao mundo para salvar todo aquele que estava perdido.

    Como mencionado acima, devemos comemorar todos os dias o nascimento do Nosso Salvador. Pouco importa a data.

    Se começarmos perder tempo com estes pensamentos que não estão relacionados à fé Cristã, perderemos a oportunidade de lembrar fatos (fatos não datas) importantes relacionados às bênçãos de Deus. Com certeza a Páscoa não foi na data difundida, vamos deixar de comemorar tudo que não bater com o calendário cristão.

  10. Marcelo M Rodrigues disse:

    Espiritualmente o Natal é bom para quem o comemora com consciência cristã, e mau para quem comemora o feriado (pagão). Pra mim considero como ótimo, pois é uma data em que vemos os parentes que vêem de longe, trocamos, sim, presentes. Fazemos amigo-secreto. Monto árvore de natal com um monte de lampadinhas que as criancinhas ficam vidradas! Levamos tbm algumas compras de alimentos voltados para a data para algumas famílias carentes que conhecemos, com presentinhos pras crianças e tudo.
    Também não concordo com o consumismo exagerado. Nunca gastei além de minhas possibilidades e sempre dei preferência para fazer primeiro o natal de algumas famílias carentes, depois o meu. Não fosse assim eu não conseguiria estar em paz pra ceiar.
    Não há problema algum no natal, o problema são as pessoas. Ninguém vai ficar mais puro ou pecador pelo natal, mas por suas atitudes e pensamentos individuais.
    A circuncisão não salvava ninguém, nem condenava.
    Podem ver aqui que não fiquei recorrendo a passagens bíblicas, embora seu conhecimento não me falta, mas busquei o amor, até no que pode ser mau.
    Paz e Bem!

  11. Maria Carvalho disse:

    Dou graças a Deus todos os dias por ter enviado Jesus até nós, e por isso,
    comemoro o Nascimento de Jesus todos os dias incluindo o dia 25 de dezembro.
    Deus abençoe a todos!

  12. João Manoel Alexandre de Farias disse:

    Enquanto alguns cristãos ficam discutindo questões que não contribuem em nada para crescermos espiritualmente a fim de nos tornar a cada dia que passa mais e mais semelhantes ao nosso senhor e salvador JESUS CRISTO, as pessoas la fora estão morrendo sem nunca terem tido a oportunidade de asseitar e confessar que CRISTO JESUS é o único e suficiente salvador de suas vidas.
    Irmãos,não coloquemos fardos pesados nas costas uns dos outros.
    Que diferença faz se ele nasceu no dia X ou Y, o que importa é que ele veio a este mundo um dia para cumprir o propósito do Pai que era reconciliar o homem com DEUS.
    Resgatando-nos das trevas para o reino do filho do seu amor.
    O importante é que ele veio como cordeiro e servo para nos salvar,e voltara como leão e rei para nos julgar segundo nossas obras.
    Pensem nisso,e que DEUS os abençõe.
    Amém.

  13. amanda lins disse:

    comemorar ninguem quer, mas não ir trabalhar e fiacr em casa curtindo o feriado do dia 25 ai pode neh!!!!!!! é so saber como comemorar!

  14. Rita Falcão disse:

    Porque as pessoas tentam deturpar o q esta escrito.Na minha casa não fazemos arvore nem tem compra de presentes mas aproveitamos para ler a Biblia,fazer oracão e ceiar(antes da meia-noite),o ideal é convidar pessoas q ficam sós a cear e mostrar Jesus,o que gostaria que fizessemos.OREMOS que o Senhor nos mostrará o melhor.

  15. Marcela Vieira Moreira disse:

    Leandro vc disse td junto à amiga Ana Paula.
    O resto, que acha que comemorar a data do nosso Salvador é festa pagã é só resto!!! Imaginem não comemorar o nascimento de quem deu a vida por nós, Amor Maior que esse não existe. Comércio faz quem quer meus queridos. Na minha casa só entra presente quando há necessidade ou seja, precisa de uma roupa não tem data certa, Natal é para louvar a data que o nosso SALVADOR veio ao mundo.

  16. Sergio Simoes disse:

    Muito bem colocado esta explicação…parabéns!

  17. Helena disse:

    Prezada Ana Paula Freitas,

    Parabens pelo seu comentario, inteligente e bastante esclarecedor. Todos deveriam le-lo, principalmente os aparentes legalistas.

    Deus te abencoe.

  18. Carlos Sabino Martins disse:

    Salto, 25 de Dezembro de 2012
    Para mim o dia de natal vem apenas acrecentar a recordação de que DEUS nasce em mim a todo momento e não só numa simples data. Este reforço que o momento me gera “dia 25/12” leva-me a pensar no dia em que ELE realmente nasceu em minha vida “dia em que O aceitei como meu Unico Mestre, Salvador, Rei, Senhor e principalmente como o meu Unico DEUS Verdadeiro. Carlos.

  19. pedro nzuzi disse:

    eu agora acho que a honra e a gloria ao nosso Salvador é para todo o sempre, e quando digo todo sempre é, dia, mês, ano

  20. Gabriella disse:

    POR FAVOR IRMÃOS LEIAM O MEU APELO.
    Gostei muito deste artigo, é impressionante como Deus responde com clareza as nossas dúvidas, pois semana passada mesmo eu estava me perguntando como comemorar o natal em Cristo (Pois este ano foi cheio de bençãos e revelações de Deus para mim e nestas descobertas, eu vi que eu estava seguindo um caminho errado e me converti.Mas infelizmente eu não posso me batizar ainda por ter 13 anos e meu pai não concordar e aproveitando a ocasião, orem por mim por favor.)e hoje Ele me deu 2 respostas, uma pelo site e uma no culto hoje de manhã, mas o único problema é que eu não passarei o natal com a minha família por ser pequena então eu passarei na casa dos pais do amigo do meu pai e lá eles só pensão em bebedeiras e comida, dá até dó das crianças, por favor irmãos orem por mim para que eu consiga ter um natal santo e talvez levar a palavra de Cristo naquela casa.

  21. Norma Coupey Mendes disse:

    Gostei muito dos textos acima, que mostram como todos estão empenhados em dar melhor de si pra Nosso Senhor Jesus Cristo e ressalto em especial os escritos por Leandro Quadros que dispensa qualquer comentário, mas o de Ana Paula Freitas que além de bem escrito mostrou um raciocinio lógico e humano bastante ponderado e também equilibrado.Devemos sempre lembrar da grande e fantástica mensagem do Homem de Nazaré que por sinal sabe tudo a nosso respeito e principalmente o que se passa em nossa mente e coração,portanto devemos sempre lembrar que atras de qualquer atitude está ali o ser humano, o qual foi e é objeto do Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.E eu peço sempre a Êle que me fortaleça na minha fé e me de discernimento pra saber lidar com as dificuldades terrenas que não só advem do inimigo, mas muitas vezes do nossos desjos e maus pensamentos. FELIZ NATAL a todos.Que no ano que irá começar “DEUS NOS GUARDE PELO SEU AMOR”.

  22. magna helena disse:

    vivemos em um continente onde se professa a fé cristã,independente de religião raça ou cor.como cristãos devemos sim ter uma data para comemorar o nascimento de nosso salvador,Cristo na noite que partiu o pão disse: fazei isso em memoria de mim…….se lembramos de sua morte e ressurreição ,porque não lembrrmos tambem de uma data simbolica para seu aniversário de nascimento,nos como humanos gostamos de lembrar e festejar o nosso aniversário,porque não lembrarmos daquele que nos deu a vida?
    se essa data veio de povos pagãos não importa não adoremos o deus deles ,mas,aproveitemos o feriado para adorarmos o nosso Deus com nossa familia e com nossa igreja.

  23. SONIA LIMA disse:

    NATAL SO NATAL QUANDO DEIXAMOS JESUS REALMENTE NASCER DE FATO E DE VERDADE EM NOSSO CORAÇÕES NAO SO EM DEZEMBRO MAS TODOS OS DIAS E PRINCIPAMENTE SE PRATICAR-MOS A GENEROSIDADE COMO ELE FAZIA

  24. jarbas thompson disse:

    O importante nessa época de final de ano não é estarmos preocupados se é pecado ou não comemorar o natal e sim louvar a Deus que enviou o seu único filho para morrer em morte de cruz por todos nós.Afinal para aqueles que estão convicto em Cristo Jesus feliz boa nova: Jesus nasceu,morreu e ressuscitou ao terceiro dia e está vivo.Ôh glórias!!

  25. Evanoel disse:

    Importante o seu comentário no assunto. Concordo! Assim que Cristo seja lembrado ao invés do símbolo capitalista que o mundo quer impor.

  26. ELIAS GUTEMBERG disse:

    Olha amados, acho que todos temos nossos pontos de vista e isso varia de uma pessoa á outra. porém, o que não pode variar e nem deixar perder força é a evangelização…Tem muitos ai fora, que não o conhecem e precisam dele…o procuram em todos os lugares, bebidas, drogas, orgias, etc… Nossa meta e obrigação é levar a palavra de deus onde quer que for, até mesmo no natal, pagão, romano, comercial, católico, não importa temos que levar Jesus. Hoje, prego Jesus até no Carnaval, onde fui líder por décadas e estou lá sempre nos ensaios falando de Jesus pra eles…Força amados. Paz do senhor Jesus

  27. Rogério disse:

    Bem, Paulo disse em uma das cartas aos filipenses:

    Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.

    Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

    Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
    Filipenses 1:15-18. no contexto Cristo é pregado e feliz dos que se salvam, amem.

  28. ROBERTO WAGNER disse:

    concordo…” o apóstolo paulo disse que tenho que pregar em tempo e fora de tempo.mas infelizmente no natal as pessoas não estão tão focada em jesus mas sim em fazer festa.
    mas quando tiver a oportunidade é necessário mostra para elas o verdadeiro sentido do natal;que é adorar a Deus.

  29. Diego disse:

    Muito bom!
    Bela explicação,
    vamos usar essa data para levar o evangelho eterno!!!!

  30. Maria Aparecida disse:

    Gostei da msg. Temos que fazer de fraco para ganhar os fracos,levar a Palavra do Senhor em tempo oportuno,pois sua volta esta proxima. Que Deus abençoe a sua vida,Pastor..

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações