Deus reina sobre as nações; Deus está sentado sobre o seu santo trono. - SALMOS 47:8

É aconselhável para um cristão praticar capoeira?

Publicado em: 18/10/2012  |   16:45

A atividade física é uma benção para a saúde. E nos dias atuais nunca foi tão necessário praticarmos algum esporte.

Além de avaliar o tipo de benefício físico e mental que o esporte irá nos proporcionar, precisamos também avaliar sua influência espiritual.

A capoeira¹ é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Hoje em dia ela é considerada um esporte nacional no Brasil.

Mas embora não defenda uma religião e para muitos não tenha nada a ver com adoração, seria esse esporte coerente com os princípios bíblicos?

Vamos apresentar aqui alguns textos bíblicos e no em seguida o depoimento de um mestre da capoeira. A conclusão final é sua.

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.” 1 Coríntios 10:23

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” 1 Coríntios 6:19-20

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1-2

“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nEle andai,
arraigados e edificados nEle, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.
Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:6-8

Agora, veja o depoimento do Mestre Decânio:

“Mestre Decânio, o mais idoso “Filho de Bimba” ainda vivo, decano da Capoeira Regional, médico e filósofo, pesquisador da capoeira, contribuiu recentemente com interessantes observações sobre a questão da origem da capoeira. Estudando os ritmos do candomblé, percebeu que o ritmo básico de Logunedê corresponde às batidas do pandeiro na capoeira.
Podemos concluir:
“O candomblé é a fonte mística… donde brota a magia da capoeira!”
Há grande similitudes entre os movimentos da capoeira e os movimentos das danças rituais do candomblé, e outras semelhanças: no candomblé, o ritmo dos atabaques é o nexo entre “os Orixás e o Vodunce”, assim como na capoeira, o estilo do jogo acompanha a musicalidade do toque.

A capoeira é o processo complexo constituído pela fusão ou caldeamento de fatores de várias origens… dos africanos herdamos os movimentos rituais fundamentais do candomblé…” ²

“Algumas músicas tradicionais falam de santos e orixás e ainda hoje, alguns capoeiristas dedicam letras de músicas a seus “santos protetores”.” ³

Diante disso, deixamos a resposta final para você em oração!

“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.” Romanos 15:13

“Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.” Salmos 105:4

¹ FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 344.
² www.capoeiradobrasil.com.br
³BRITO, Elton Pereira de. Capoeira e religião. Goiânia: Graset, 2004

66 respostas para “É aconselhável para um cristão praticar capoeira?”

  1. Me ajudou mt esse site, tirou mt dúvidas de mim, sou capoeirista mais tmb sou cristã !

  2. Luciene disse:

    BEM PRIMEIRAMENTE BOM DIA,
    Sou cristã e estou verdadeiramente cansada de ouvir pessoas que tentar adivinhar os planos de Deus. Eu leio a bíblia como todos aqui “imagino” eu e a única coisa que tenho a dizer é que no final Deus e somente ele separará a ovelha dos lobos e somente ele sabe quem são as ovelhas e os lobos. Quem somos nós para dizer quem está certo ou errado?
    Enquanto você condena, Deus ama!!
    Muito negros(as) escravizados que sobreviveram tinham fé em algo. Eu não sou evangélica presa a uma placa, eu sou o que cristo deseja para mim. Quando eu precisei de algo não foram os evangélicos preconceituosos que me ajudaram.
    Muita gente fala da Umbanda sem ao menos conhecer os seus princípios e esquecem que existem religiões que são até “desconhecidas” que fazem rituais malignos.
    Já param para pensar que existem erros graves na religião evangélica piores, bem piores que os erros na Umbanda?

  3. Carlos Henrique disse:

    Meus Deus, esses pensamentos que diverge do proposito do evangelho.. O reino divido não subsistira… Sodoma e Gomorra só não teve um final feliz por falta de justos e puros naquela região. Mas Abraão orou pela cidade. Gn 18:22.. Se em um esporte de capoeira estiver 180 justos e 20 idolatra, os 180 irão para o inferno? Muitos confundem adoração com apreciação. Vamos Parar de hipocrisia.. Estamos igual os fariseus querendo coar mosquitos e engolindo camelo.. Coisas mais importantes para lutar…A crise da Igreja, a falta de amor ( sobre esse assunto), a comunhão dos irmão… 90% das artes marciais são ocidentais, isto é, tem seus deuses, hiduismo, budista, deus sol etc…A verdade que o Brasileiro não valorizar nada dele. É melhor importar o que não conheço.. F c Deus

  4. francelli disse:

    Querido li com atenção todas as respostas ainda sim fico com dúvida pois minha filha tem 2 anos e na escola esta acontecendo esta modalidade. Os professores nao sao cristãos sao católicos mas dizem que as músicas sao musicas para crianças como a, e, i, o, u dentre outros . Os amiguinhos estao fazendo fico com do dela ter que ficar na sala enquanto ouve os demais se divertirem e ao mesmo tempo nao sei como explicar. Sera que alguém pode me ajudar? ??

    • debora disse:

      Olá, Fracelli!
      Você leu o artigo, agora ore a Deus e
      peça que Ele confirme a vontade dEle quanto a isso.
      Lembre-se que nessa idade o caráter dela está sendo formado.
      Estamos orando por você!

  5. Nivas disse:

    A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

    – Moisés, Josué e muitos outros, nos conta a Bíblia que eles destruíram muitas vidas para libertar seu povo, a Capoeira nasceu da necessidade de libertação de um povo, e a forma de religião foi de esconder dos feitores o aprendizado da luta. Tornou-se cultura, folclore, dança e luta. O ritual é bem semelhante só muda a forma e a divindade

  6. Leandro disse:

    Não havendo os cantos que são bem característicos da “macumba “ não vejo nada de errado para uma pessoa que é temente a DEUS e segue seus princípios

  7. Denise Terra disse:

    Eu, como professora de Educação Física, creio que a capoeira como atividade física tem o seu valor,mas não posso me separar da minha condição de cristã-evangélica e sei que a capoeira tem fortes ligações com o Candomblé e sei que todos os ritos não agradam a DEUS visto e lido na sua palavra. Para as pessoas que nos acham ignorantes leia o que o mestre Bimba diz sobre as batidas e letras que são faladas,acima leia o que ele diz. Se a Capoeira não tivesse ligação com o Candomblé seria para mim uma ótima atividade física a fazer! Veja na Palavra de Deus,Ele condena qualquer tipo de adoração que não for para ELE e abomina qualquer ligação com feitiçaria. Seja sincero você já prestou atenção nas letras cantadas ou jogam capoeira sem saber a quem estão adorando?

    • Benvindo Calixto da Mata disse:

      A Comissão de Educação aprovou agora há pouco um projeto de Lei (PLS 17/2014) que reconhece o caráter educacional da capoeira e permite que a modalidade seja praticada nas escolas como manifestação cultural.

      O Brasil e o mundo já reconhecem a importância da capoeira para a cultura, o esporte e a inclusão, agora reconhecemos seu valor educacional. Este reconhecimento do parlamento é importantíssimo, porque permite a contratação de mestres de capoeira diretamente, pessoas que aprenderam o esporte por ancestralidade, sem frequentar cursos.

      O relator Otto Alencar fez uma defesa apaixonada do projeto. Ele nos contou a história da capoeira, iniciada como uma técnica de defesa dos negros. Em seguida, ele me presenteou com um berimbau e encantou a todos tocando o instrumento e descrevendo os versos da Ladainha da Libertação. “Bimba dizia que a pior dor do negro, na Bahia, não foi só ter apanhado no pelourinho e ter lutado para se libertar. A pior dor do negro é ter chegado aonde ele chegou, em 1970, e não ter tido a oportunidade de se educar”.(Romário Faria)

      Gostou?

    • Danilo Santos disse:

      Estou contigo.

  8. ALISSON(SAGUI) disse:

    ESTOU EM DÚVIDA AINDA MEUS AMIGOS.
    POIS COM 8 ANOS EU ERA PRATICAMENTE ´´FILHO´´DA RUA POR CAUSA DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E POR NÃO TER UM ENSINAMENTO EM CASA. POIS MINHA MÂE TRABALHAVA O DIA INTEIRO O SALARIO NÃO SUSTENTAVA A CASA E MINHAS IRMÃS QUE ERAM DUAS NA ÉPOCA.
    GRAÇAS A DEUS conheci um projeto de capoeira e o mestre que tem muita sabedoria. a CAPOEIRA me dava muita paz e fazia com que eu esquecesse os problemas e me educava fazia com que eu tivesse paciência em casa mas agora aos 16 anos
    bateu essa dúvida.__

    • debora disse:

      Olá Alison,

      Qual é exatamente a sua dúvida?
      Em geral os esportes incentivam a disciplina e trazem benefícios físico e mental.
      Contudo é importante considerar sempre a questão das influências espirituais,por isso aconselhamos você a
      orar ao Senhor sobre isso, e decidir com sabedoria o que você vai fazer a partir de agora.

      Deus te abençoe com a revelação da Sua vontade!

    • Noel José do Nascimento disse:

      A PAZ DO Senhor Álisson , eu sou mestre de capoeira e pratico a capoeira há 29 anos , sou um mestre muito conhecido ,e sou evangélico , as pessoas falam muitas coisas da capoeira ,mais os que falam que a capoeira tem haver com candomblé, são justamente os que não a praticaram, a capoeira nasceu no Brasil, criada pelos negros escravos que sofriam dia e noite num regime de escravidão, a musicalidade era porque eles não podiam, praticar uma luta, ou portar algum tipo de arma, então eles colocaram a musica para enganar os seus donos , eles praticavam a capoeira, com seus golpes de luta e quando se aproximava alguém eles mudavam toda a sua forma de luta para dança, para enganar os patrões e feitores , dai ficou essa tradição de lutas com música, as músicas de capoeira não tem nada haver com as músicas de candomblé, até o toque do atabaque tem que ser diferente, nunca cante nada que venha a ser da religião afro. o berimbau, pandeiro atabaque agogô e reco-reco são apenas instrumentos, assim como ,a bateria o teclado ,o baixo a guitarra e o violão porque são usados em vários tipo de religião. Sou evangélico há dez anos, e descobri que cantar e diferente de adorar, esteja onde estiver adore a Deus e nunca se esqueça que Jesus pode te conceder tudo que a ele pedires, dobre seu joelho e peça sabedoria a Ele que Ele te dará. sua decisão tem que vir de Deus, pois Deus te guiará, e te mostrará o caminho certo a seguir, Deus te abençoe, fique na paz do Senhor.

  9. Francisco PAZ disse:

    Deus não leva em conta o nossos erros em tempos de ignorância(passado) tudo é jogando no mar do esquecimento, somos novas criaturas, deixemos de ser religiosos, vamos parar de ver demônios espíritos em tudo, aff, sinceramente, maioria se não todos aqui que comentaram são hipócritas, se for demonizar a capoeira vamos demonizar todos os outros esportes, é questão de escolha, vc tem uma faca na mão vc pode corta uma carne para comer ou vc pode matar alguém, a ferramenta está na sua mão vc usa ela para o bem ou para o mau, se vc gosta da capoeira pratique esse esporte maravilhoso, exclua o que é ruim, e retenha o que é bom, não sejamos ignorantes, sejamos menos religiosos e sejamos mais sábios, Quando me converti, não quis mais saber de capoeira, porque sabia de muitas coisas de dentro da capoeira que não servem para um cristão, como: músicas consagradas, o batismo, a luta, as adorações a entidades e outros… Porém, certa vez voltando do culto da Igreja, senti uma enorme vontade de ensinar capoeira para ganhar vidas e ensinar o evangelho do Senhor, fui à casa do meu pastor e falei com ele se haveria algum problema de ensinar a capoeira com o propósito de ganhar vidas para o Senhor. Incrível! Ele não só concordou como também cedeu algumas salas da Igreja para que eu pudesse ensinar capoeira. Um grande Pastor amigo meu, esperou quatro anos ao decorrer do ministério pra me dizer algo! No inicio de 2008 ele me perguntou: Gilson me mostra onde esta na bíblia que capoeira é ministério? Eu lhe respondi em nenhuma parte da bíblia, ele disse: é verdade não existi ministério de capoeira, porém se você colocar ministério evangelistico de capoeira ai você passa e ter respaldo bíblico, pois esta escrito em Ef 4:11, “E ele mesmo concedeu uns para Apóstolos, outros para profetas, outros para EVANGELISTAS e outros para Pastores e Mestres”. Pois a capoeira tem sido um instrumento de evangelismo, para pregar a palavra e de ganhar vidas.
    Foram situações e afrontas que tivemos que enfrentar pra chegar até aqui, mas foi preciso passar por todas elas para que estabelecêssemos esse trabalho no alicerce de Jesus Cristo, ao qual ninguém pode fazer nada sem a sua permissão.
    Meu Amado você acha mesmo que Deus vai deixar algo vir à existência se Ele não tiver um plano ou um propósito? Será que Deus vai chamar alguém para ser missionário e pregar o evangelho as nações, sem um plano? Será que você pensa mesmo tão alto quanto Deus? Acho que não!
    Depois de você ler tudo isso que eu escrevi direcionado pelo Espírito Santo, e tendo começado esse documentário somente com 06 meses que aceitei a Jesus sem nunca ter lido a bíblia ou freqüentado uma Igreja evangélica, pense se Deus realmente não criou todas as coisas ou se existem por um acaso!
    Amado não negligencie tudo isso. Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito ( Tiago 1:22-25).

    Lembre-se: DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESSE MUNDO PARA ENVERGONHAR AS SÁBIAS E ESCOLHEU AS FRACAS DESSE MUNDO PARA ENVERGONHAR AS FORTES.
    E DEUS ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES DO MUNDO, E AS DESPREZADAS, AQUELAS QUE NÃO SÃO PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO. AFIM DE QUE NINGUÉM SE VANGLORIE NA PRESENÇA DE DEUS.
    I CO 1:27-29

  10. Eu sou crente batizada e faço Capoeira e não misturo nada , pois Capoeira é cultura, esporte,luta. Muitos quando praticam Capoeira mistura a Umbanda e Candomblé eu já vi mas o meu Grupo de Capoeira Cordão Dourado só tem crentes e nunca misturamos. É facil julgar mais ninguém procura pesquisa.Então antes de falar pense e fale com DEUS pois não faria Capoeira sem a permissão do meu Senhor.

  11. Rizolange patricia disse:

    todo mundo tem suas opinioês sim tem!mas eu vejo assim Capoeira é uma arte,uma cultura um esporte….e tbm foi uma forma dos escravos se libertarem.Eu tenho 16 anos e faço Capoeira faz 1 ano,e minhas colegas,cunhado,irmâos dizem q é p eu sair,eles dizem q é macumba e tudo mas….mas eu ainda sinto o prazer de permanecer e continuar praticando esse esporte maravilhoso q é a Capoeira e ñ vejo a menor logica de sair,pq esse esporte faz nosso corpo ficar flescivel.Na Capoeira ñ vejo nada de subliminar ,nada de nada…….eu so digo uma coisa:ñ vou desistir tão sedo e vc tbm ñ deveria ..so axo!
    BEijos…!!!!

  12. luciana disse:

    Queridos irmãos, acredito que tudo o que existe nessa Terra está ligado há algo espiritual, isso é fato! Porém, tudo vai do ângulo que vc vê, se a capoeira for praticada pelo lado esportivo, nada contra. Agora quem a pratica leva também o seu lado espiritual como as cançoes, aí é escolha de cada um e Deus cobrará a todos conforme suas obras. Falo isso porque meu filho de 5 anos praticou a capoeira como esporte e de um grupo evangélico cantando louvores e o ajudou a se disciplinar e gastar energia (eu como mae agradeço. Senão o que poderíamos dizer sobre os esportes orientais (artes marciais), cujo samurais praticavam para guerrear??? e hoje são praticados por muitos e em vários lugares deste mundo com boas intenções de se defenderem e se auto disciplinar. Portanto reafirmo que tudo vai da sua intenção!!! Que a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos! Amém.

  13. junior disse:

    a própria bilbia nos diz: em 1joão- Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15.olha o que diz mais:Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1
    Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1
    Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17..entao esta claro e bem claro quer mais:Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.fik a dica leia a palavra e aprenda e viva aquilo que vc ler…só assim nao será levado por bla bla bla do mundo e daqueles que querem ser igual a ele(mundo).que DEUS ABENÇOE A TODOS!!

    • Benvindo Calixto da Mata disse:

      o que é ser uma nova criatura quando vc fala morre para o mundo e nascer para cristo? é deixa de fazer todas as coisa que faiamos antes né? então deixa de andar,comer,fazer sexo,falar da vida dos outros,etc. para ver o que acontece amigo obrigada.

  14. Fábio disse:

    “REFRÃO”
    A base de tudo é o conhecimento, não existe momento, para se conhecer.
    A base de tudo é o conhecimento, por isso a todo tempo, eu quero aprender.
    Eu andei muito para chegar onde cheguei, muito até que cansei, hoje eu estou aqui, mais hoje dizer-te -ei com alegria, que em cada passo dado foi onde eu aprendi.
    “musica de capoeira para “Jesus”.
    Sou instrutor, compositor, cantador, cristão, missionário, evangelista em ônibus, servo, pregador, intercessor, líder de célula. Deus me chamou através da capoeira e do circo.
    Só não tenho títulos, pois isso é questão de chamado, não de escolhas.
    Shalom of God.

  15. heber moraes disse:

    Eu não acredito que para ser salvo tem que ter capoeira nas igrejas pra tirar as almas do mundo do pecado…pq ela veio de lá.A palavra de Deus purifica de todo o pecado atraves de Jesus Cristo…Capoeira e pratica do mundo e nos crente temos ser a diferencia…Eu gostava de capoeira e praticava, mas quando fui liberto,não precisei de capoeira para ir para igreja para ser salvo mas a Santa palavra de Deus.E vi que isso era pratica do mundo e não da palavra de Deus..Leiam mais a Biblia meu caro amigo que Espirito Santo te Guiará!!!!

  16. Eu sou cristão ha 13 anos e faço parte de um ministério chamado
    Frente Missionária Capoeiras de Cristo.
    Venham conhecer e depois me digam “o que é impossível para Deus”?
    paz em cristo

    https://www.facebook.com/capoeirasdecristo

  17. MESTRE TATU disse:

    ANTES DE FALAR TEM QUE CONHCER , É UMA PENA QUE EXISTE AINDA PESSOAS ASSIM.

  18. Maria disse:

    Eu sou testemunha de Jeova e jogo capoeira. É muuuiiittoo legal. Eu me divirto.
    Eu sou muito grata ao grupo de capoeira nova tradiçao que me ensina capoeira.
    Eu acho isso uma bestera achar que capoeira tem espiritismo.
    bj povo

  19. acho que podemos praticar a capoeira sim porque e bom para o corpo e na hora dos canticos cantarmos musicas de deus porque nao da pra treina tranquilo sem problema nenhum

  20. “””Eu gosto de orar. ..vas conversacoes deixa pra la. conserve sua vida na pureza .tudo q nao provem da fe e pecado..o q vc faz e por fe??, vc tem duvidas???? quer um sporte??suba ao monte cmigo vamos orar. .. paz p vcs”””..

  21. thiago disse:

    preconceito e muito feio, a capoeira apareceu como uma forma dos negros se libertarem da opressão que sofriam ai eu pergunto para vocês, por um acaso não pode ter sido Deus que deu sabedoria aos negros para que eles criassem a capoeira como uma forma de se defenderem para poderem se libertar da escravidão? lembrando que Davi, josue e outros reis de israel tiveram que lutar derramar sangue para poderem conquistar aquilo que Deus tinha para a vida deles, hoje em dia não precisamos mais disso mais a capoeira esta ai como um esporte uma arte cultura popular brasileira. Mantenham-se distantes desse preconceito claro que musicas rituais praticados na capoeira não e licito para um cristão pratica-los mais como esporte a capoeira e excelente.

  22. Deyse Paiva disse:

    Sinceramente as musicas q meu irmao (praticante) escuta da dor de ouvido em surdo…Entao eu fico a pensar… será que o doce Espirito Santo do Senhor habitaria no meio “disso”? Acho que não né gente? O Senhor habita entre os louvores,o Senhor é o mesmo ontem ,hoje e eternamente.Ele não muda de acordo com a cultura ou com modernização. O Senhor é paz e não luta .

  23. Romulo... disse:

    Mas pq ñ seria aconselhavel ? Apenas algumas musicas tem nomes de orixas , exus ,em suas letras. E isso não quer dizer que e camdomble.

  24. capoeirista cenorinha de ibejis disse:

    na verdade muitos penssam que a capoeira e forma de expressar como terreiro mais na verdade nao e e principalmente como nome de exu onde ja se viu so por causa que os negros touxe ela para o brasil com as religiao banta que eo candomble a capoeira pode ser tanbem axé pastor

  25. Sou Cristão lavado e remido pelo sangue de Jesus há 48 anos, vim para igreja através da estratégia do Espirito Santo de Deus usando a capoeira. Essa estratégia usada pelo Pr. Valdivio de Oliveira Coelho, para atrair as crianças e adolescente colocou a capoeira na igreja Batista Sião em Salvador Bahia. Sou Mestre de Capoeira há 43 anos, tenho um Ministério de capoeira com o nome ” Aluta do Leão de Judá”, ministério esse que tira crianças das drogas e os mesmos estão se convertendo juntamente com suas mães as quais em sua grande maioria eram prostitutas e as mesmas estã se convertendo a Jesus porque estão testemunhado a mudança de comportamento do seus filho através das aulas de capoeira. E agora eu pergunto a vocês uma coisa, quando foi que você viu na Biblia ou fora da Bilblia o diabo salvando vidas? faço outra pergunta a vocês, quantas vidas vocês já levaram a Jesus este ano ? Essas perguntas respondam ase mesmo.
    No ponto de vista histórico vocês leram em que fonte histórica que a capoeira é de candomble, acho que vocês estão repetindo as tolices de pessoas leigas no assunto.
    Vou lhes dar uma dica, a capoeira não foi criada com cunho religioso e sim de sobrevivência do negro contra os senhores feudais ( fontes do Antropólogo e historiador Valdeloir Rego ).
    O próprio patrono da capoeira Mestre Bimba não tinha religião definida.

    Quer me conhecer ? Mestre Raimundo Carneiro sou assessor da Primeira Igreja Batista do Brasil em Salvador Bahia, tenho um Ministério A Luta do Leão de Judá (capoeira), site ministerioalutadoleao.com.br

    • Luciene disse:

      Parabéns a você pelo seu trabalho e valorização da cultura negra. Sou Cristã e creio que a parti do momento que estamos ajudando as pessoas a terem um futuro melhor isso é válido. Eu particularmente não julgo nenhuma crença, apenas tenho uma visão diferente em relação à fé, mas isso nunca me impediu de valorizar essa cultura tão maravilho que veio com os negros. EU SOU NEGRA E VALORIZO MINHA CULTURA!!!
      E digo a todos: Construam em vocês um opinião, uma fé verdadeira porque ir a uma igreja é fácil, transformar vidas como esse cara isso é difícil.

  26. REISE disse:

    posso dizer que atravez desses comentários que quem tinha alguma duvida já decidiu q caminho seguir… eu já tentei frequentar capoeira mas aquele gingado e a musica em si sendo as originais ou as que enventaram agora com letra cristã, nunca me deixaram avontade… realmente não quero participar e nem motivar pessoas a se perderem por tal luta! Deus os guie!

  27. Estevão Rodrigues de Oliveira disse:

    MUITOS COMENTARIOS SEM CONHECIMENTO DA PRATICA, ME DISOPONIBILIZO A TIRAR DUVIDAS, CAPOEIRA NÃO VEIO DE DANÇA ALGUM É BRASILEIRA LUTA DE LIBERTAÇÃO!

  28. Estevão Rodrigues de Oliveira disse:

    BOM PRA INICIO DE CONVERSA , A CAPOEIRA É UMA ARTE MARCIAL COMO QUALQUER OUTRA , SUA PRATICA VEM PASSADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO PELOS MESTRES (PROFESSORES DA ARTE GRAU MAXIMO, COMO UM PROFESSOR DE QUALQUER COISA), E TEM COMO PRATICA A DEFESA PESSOAL, ASSOCIADA COM O RITMO E INSTRUMENTOS QUE NELA SÃO USADOS (O USO DE CANTOS E ASSOCIAÇÃO DA MACUMBA É RELACIONADA DE ACORDO COM QUEM ENSINA A PRATICA MISTURAR). A CAPOEIRA FOI O MODO QUE OS ESCRAVOS APRENDERAM PARA SE LIBERTAR , FOI CRIADA NO BRASIL SEM A INFLUENCIA DE QUALQUER CRENÇA, CONSIDERO QUE A POSIÇÃO DA IGREJA ESTÁ EQUIVOCADA POIS INCITA A PRECONCEITO , SE FOR PRA CONSIDERAR ISSO, EXCLUA O KUNG-FU, JIU-JITSU, KARATÊ, MUAY-TAY, ENTRE OUTROS QUE APRESENTAM LIGAÇÕES (INCLUSAS NOS ENSINAMENTOS) DE ESPIRITISMO E FILOSOFIAS. É DO PRATICANTE DISTINGUIR E PROCURAR OS BONS DOS NEGATIVOS , LEMBRANDO QUE ATÉ O FUTEBOL TEM ASSOCIAÇÃO COM SANTOS (CATOLICISMO, 1º MANDAMENTO).

  29. Winston Monteiro disse:

    Concordo plenamente com o Alexandre Miranda. Parabéns por escolher a Jesus e obrigado por seu testemunho pessoal. Deus o abençoe!!!

  30. mytla disse:

    eu não concordo com vocês, sou cristã e luto capoeira há um ano e nunca tive nenhum preceito quando ao candomblé, ambos são da cultura africana mas não são a mesma coisa. existem inclusive igrejas evangélicas que através da capoeira resgataram almas para jesus, vamos deixar o preconceito de lado e dar valor para a obra de Deus.

  31. Lucas disse:

    Concordo com o Pr. Gustavo Cruz, não devemos ter por contaminado aquilo que Deus purificou, Ele tem poder para isso. Além disso, se formos condenar todas as coisas (artes marciais ou qualquer outro movimento cultural) que não tiverem origem essencialmente cristã evangélica, é melhor viver isolado, como os habitantes do vale do amanhecer…

  32. willian maciel disse:

    “QUE LEGAL,UM CRISTÃO PRATICANDO CAPOEIRA E CANTANDO MÚSICAS VOLTADAS AOS DEMONIOS”,E ALGUNS QUE SE DIZEM CRISTÃOS ACHAM ISSO CERTO,MEU QUERIDOS VCS PRECISAM NASCER DE NOVO….DEIXEM O ESPÍRITO SANTO FALAR EM SEUS CORAÇOES…

  33. Aldair disse:

    Caro amigo , não são comentários ridículos, quando se tem respaldo da palvra de Deus ajuda muitos que podem estar vivendo em costumes deste mundo, que afastam as pessoas de Deus , mas tem pessoas que acham que podem fazer de tudo que não tem nada , Paulo disse: todas coisas me são lícitas, mas nem todas me convem.

  34. João disse:

    O movimento não tem nada ver o caso ai são as musicas que é cantada falando de orixás e outros demõnios do candomblé

  35. Alexandre Miranda disse:

    Antes de me converter fui praticante de artes-marciais chinesas por muitos anos. O grande problema do cristão praticar artes-marciais (seja ela qual for incluindo a capoeira), ao meu ver é a “auto-confiança” que o atleta adquire. Numa situação em que ele precisar se auto-defender acabará instintivamente recorrendo à suas próprias habilidades levando-o a confiar mais em si mesmo do que em Deus. O Senhor nos ordena a não reagir em situações de violência (Mateus 5 : 39-40) e além disso, as artes-marciais foram criadas para a guerra, não para a paz, e sendo assim muitos espíritos “guerreiros” são atraídos quando praticamos tais “artes”. Arte-marcial pode até ser bonita mas carrega o estigma da violência. Lembrem-se do que Paulo disse: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Tessalonicenses 5 : 22)

  36. Djeison disse:

    O meu mestre é Jesus! Que Deus abençoe a todos!

  37. João Calixto disse:

    ACHEI ESTE ASSUNTO MUITO ESCLARECEDOR E OPORTUNO.
    QUERO APENAS ACRRECENTAR O SEGUINTE VERSO BÍBLICO :
    Filipenses 4:8, PARA DIZER QUE NO MUNDO “ATUALIZADO”,
    “MODERNO” NÃO DEVEMOS SER “PRECONCEITUOSOS” NEM TER
    POSIÇAÕ DIFERENTES DOS DEMAIS,MESMO QUE ESTA POSIÇAO
    SEJA DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.ORA SE O PRÓPRIO
    JESUS CRISTO FOI REJEITADO QUANDO DIZIA QUE DEVÍAMOS
    NOS SEPARAR DO MUNDO,PRATICAR O AMOR AO PRÓXIMO,
    O PERDÃO.QUANTO MAIS NÓS E NOSSAS AFIRMAÇÕES BASEADAS
    NESTE ENSINAMENTOS.
    DEVEMOS SIM MESMO QUE PASTORES,BISPOS OU QUEM QUER QUE
    SEJA DISCORDAREM,SEMPRE CHAMAR O PECADO PELO NOME,SEMPRE
    TER A BIBLIA COMO RESPOSTAS PARA ESTAS PRÁTICAS QUER SEJAM
    ESPORTIVAS,CULTURAIS ,RELIGIOSAS E SOCIAIS.POIS NUNCA ,REPITO
    NUNCA JESUS CRISTO,O ESPIRITO SANTO OU DEUS PAI,SERÁ CONIVENTE
    COM QUALQUER ESPORTE QUE TENHA VIOLÊNCIA . POIS PRÁTICAS COMO
    ESTAS VÃO COMPLETAMENTE CONTRA A NATUREZA DE DEUS 1 Jo 4:8.
    QUE O SENHOR ABENÇÕE A TODOS AQUELES QUE SE COLOCAR DISPOSTO
    A OBEDECÊ-LO NESTE MUNDO MDERNIZADO . AMÉM

  38. Aldair disse:

    O Senhor Jesus disse que naquele dia muitos dirão que em seu nome fizerão milagres,pregaram,etc.. Más ELE dirá: apartai-vos de mim maldito para o fogo do inferno pois não vos conheço. Existe igrejas para todo tipo de gosto,onde se pode fazer de tudo que é normal.Apóstolo Paulo disse que todas as coisas são lícitas , mas nem todas convém. Muitos são chamados e poucos os escolhidos, aqui na terra pode de tudo,só não pode entrar no reino do céu.O homem carnal não entende as coisas espirituais. Quer seguir a Cristo? Negue-se a sí mesmo e siga-o.

  39. Cristiele disse:

    Isso é um absurdo!! A capoeira quando surgiu foi sim através de escravos que foram trazidos ao Brasil obrigados, com forte influencia africana… Mas na época que surgiu os primeiros indícios da capoeira as pessoas negras não podiam entrar em igreja simplesmente pelo fato de serem negras, e dessa forma mentiam sua tradição através do candomblé que é uma religião africana.. Mas com passar do tempo essa tradição ” Africana ” foi deixada de lado..
    Ou seja, cristãos podem sim praticar capoeira, pois esses ensinamentos já não pertencem mais ao candomblé..
    Obs: se se movimentar é algo errado nos Princípios de Deus então não era pra ninguém dançar em igrejas também não.. Não é verdade?!!
    Deus ama os que fazem sua obra com amor, ou seja, você pode sim praticar capoeira e incentivar outras pessoas a fazer também, ganhando vidas pro Senhor!!

  40. C.E. disse:

    Como posso compartilhar este link para o Facebook?

  41. vilmar disse:

    Não vos embriagueis com vinho que traz libertinagem mas,enchei-vos do espírito.A verdade é que muitos que se dizem cristãos,ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo e procuram preencher seu vazio através de um esporte,dança,etc;com isso passam a vida inteira recheando suas bagagens com futilidades que adquiriram no Egito.Qem está em Cristo nova criatura é,as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo.Não vos conformeis com este mundo.

  42. José Ricardo S Ramos disse:

    O diabo não é dono de nada!!! A biblia diz o diabo é o pai da mentira, ladrão e assassino. Só isso! A capoeira pode estar a serviço de Deus como também outras práticas corpóreas. Ela foi uma ferramenta de libertação do povo negro.

  43. alessandro disse:

    os nomes dos da semana são nomes pagãos, os dados aos jovens hebreus foram pagãos, nem por isso influenciou na opinião dele, os horários das atividades que realizamos no dia da semana é baseado no calendário romano, só diferenciamos no dia de sábado…

  44. veronica disse:

    Como entao a igreja Cristo Vive de Sao Paulo (Bispa Sonia) tem projetos de capoeira para as crianças?

  45. Gustavo Cruz disse:

    Vocês já conheceram algum trabalho sério dos capoeiras de Cristo? Eu conheço um trabalho em Olinda-PE e certifico a vida exemplar de todos os líderes do grupo que almejam ganhar vidas pra Cristo e dar disciplina bíblica a todos os que entram no grupo. Estes irmãos cantam louvores a Deus com alegria que muitas vezes não percebo em muitas igrejas. Eles praticam capoeira sem contato físico, bem vestidos, com bíblia e oração. Eles dançam sim, a final de contas dançar nunca foi pecado na bíblia e se os afro-brasileiros, portadores da imagem e semelhança de Deus inventaram uma dança, isso não os faz donos da dança, eles apenas usam a criatividade que Deus errando o alvo que deus estabeleceu, se eles usarem a sua malemolência para expressar alegria em Cristo, como é comum na África, Deus certamente receberá. Portanto, meus amados, não julguem impuro aquilo que Deus purificou a semelhança dos animais que Pedro considerou impuros e Deus mandou ele matar e comer, numa visão. Não estou aqui dizendo que você deve participar de um grupo de capoeira não cristão, pois ali tudo ainda está sendo feito, consciente ou inconscientemente, para falsos deuses e não para Deus. Espero ter colaborado. Em amor: Pr Gustavo Cruz.

  46. marquinhos disse:

    Creio q quando vc se torna um cristão Deus t faz nova criatura.
    Mas eu fui praticante por 10 anos.. kung-fú, box chinês, capoeira…

    Já dei aulas, tive varios alunos, me tornei um fanatico, cheguei ao ponto d m dedicar só as artes marciais , queria ir mais longe ultrapassar meus limites fisicos, superar a todos . e ensinava meus alunos o que aprendi com varios estilos de artes marciais: a se defender pra vencer. É simples pare seu adversario de uma vez! Me perguntavam: como? E eu dizia, é tão simples: uma arvore para ficar de pé ela precisa de raiz, uma casa para estar firme ela precisa ter um alicerce firme se não tudo cai abaixo, então eu dizia o q mt mantem de pé em, m diziam as pernas eu dizia pois então é só quebrar, e vc não tem mais adversario.

    Hoje sinto vergonha de muitas coisas que passei para alunos , tecnicas que poderiam deixar pessoas deficientes para o resto dos dias.. e q ganhei com isso? nada nada. Hahh tenho alguns premios sim, um joelho machucado por excesso de exercicios, algumas lesões nos musculos..
    Ainda bem graças a Deus que ele me chamou em tempo m fez despertar de sentimentos mundanos e seguir não a um si-fú mais sim jesus q é o unico mestre a ser seguido, pois ele me ensinou uma nova arte: o amor para com o próximo, perdão, e recebi de deus uma missão, agora ensino a vencer as tentações, e a derrotar satanás q é o único adversário a ser vencido, q Deus os abençoe…

  47. Aldair disse:

    Não vejo nenhum dos servos verdadeiros de Deus na bíblia praticando tais esportes, isso chama-se modernidade.Quer ter saúde? coma coisas saudaveis!Quer emagrecer? feche a boca e faça jejuns!Saia para evangelizar e ganhe almas para o Reino de Deus, ao inves de ficar frequentando academias e trajando roupas sensuais que cria escandalos com o nome do Senhor Jesus Cristo , mas apalavra de Deus adverte, aí por quem vier os escândalos.Jesus é o mesmo ontem,hoje e sempre , Ele não muda, somos nós que mudamos e queremos acompanhar este mundo para não sermos tachados de caretas e quadrados. Esquecemos que seremos perseguidos,caluniados,etc… por causa do seu nome.Cuidado com laços que tiram a salvação, oque é mais importante? Jesus está voltando e muitos que se dizem cristãos vão ficar. Amém.

  48. Luis Arias disse:

    O assunto da capoeira é um pouco delicado, pois quem não tem conhecimento pode fazer afirmações carregadas de preconceito. Pra quem já praticou e estudou sobre o assunto sabe que a capoeira se originou de uma dança chamada N’golo, onde os jovens imitavam as zebras dando coices, num ritual de emancipação tribal. Com o passar do tempo, a prática passou a ser uma estratégia de preparação para o combate por parte dos escravos, já no contexto do Brasil. Neste ponto, houve a mistura da dança que virou “capoeira” por ser praticada nas capoeiras e da fé dos escravos que invocavam seus Exus para “ajudá-los” nos combates, “fechando o corpo”, dito por eles, como forma de proteção. Hoje Existem duas vertentes principais: Capoeira Angola e Capeira Regional. A primeira não há dúvidas sobre seu envolvimento com as entidades do candomblé, exus, rituais de entrada na roda, reverenciamento, etc. Já a capoeira regional, desenvolvida pelo mestre bimba, foi criada para ser a capoeira marcial, que chegou a ser utilizada inclusive pelo exército brasileiro. Se existe uma capoeira que desvinculada do candomblé, seria a capoeira regional. O problema é que, por mais desvinculada que ela esteja, onde a maioria dos rituais foram dispensados, ainda estão presentes detalhes que nunca sairão da capoeira, que é o reverenciamento do mestre, as músicas da roda citando, reverenciando e até invocando santos e exus, o Makulelê, respeito ao berimbau, o batismo e a incitação a violência, ainda que muito pequena, mas presente. É uma pena, por que a capoeira como esporte é muito boa, completa, de rápido resultado, força e flexibilidade juntas. Mas quem presta atenção, percebe o perigo.

  49. Edvalda disse:

    Pois é…porque não procurar qualquer outro esporte que não traga dúvida, confusão ou escandalo? devemos ter critérios nas nossas escolhas, isso sim agrada a Deus. Importa agradar a Deus. E a luta de box? a nossa fé evangélica também deve ser confrontada diante desse e qualquer outro esporte semelhantemente. Tudo é lícito mas nem tudo convém a Santos e amaddos de Deus. Um abraço. Deus ama o pecador… beijos.

  50. Carlos disse:

    Eu também pratiquei capoeira por aproximadamente 10 anos antes de me tornar evangélico. Posso dizer concerteza que não havia menção explícita ao candoblé, repito explícita.
    No entanto no momento do “combate” ou roda sob a supervisão de alguém mais “responsável” ou quem sabe mais capoeira os toques dos instrumentos musicais e palmas ao seu redor acabam lhe motivando sim a violência e por isso deixei a capoeira, por acreditar que violência contraria aos ensinamentos de Cristo, “Amem-se uns aos outros como eu os amei.”
    João 15:12
    Sou uma pessoa calma e controlada, mas só consigo dizer que aos 33 anos de idade “quase” nunca briguei. O quase é em função de uma roda onde dei uma rasteira para tentar acalmar um orgulhoso de sua capoeira que não deixava ninguém mais treinar. Depois desse dia parei pra pensar mais sobre capoeira.

    Conselho meu… pensem bem antes de jogar capoeira, brigar ou quase brigar, ou a oportunidade de viver em Cristo.

  51. Rui disse:

    O satánas usa de varias formas para enganar os Cristãos até nas artes marciais que aparentam inofensiva aos olhos mas por trás ha uma crença maligna.Orai e Vigiai

  52. SONIA LIMA disse:

    Deus fez o Ser humano a sua imagem e semelhança.e quando ele vê pessas brigando entre si,mesmo que seja so treinando, com certeza esta ferindo o seu coração.

  53. edileuza disse:

    gostei da materia foi otimopara mim,o meu filho de 8 anos estava fazendo na escola e eu comecei senti ele diferente agressivo,coisa que ele nao e.

  54. Lílian Mendonça disse:

    Mil desculpas, mas essa é uma visão preconceituosa, porque a capoeira é um esporte sim, pode não ser oficializado mundialmente e não estar nas olimpíadas,mas é esporte, é uma arte marcial que significa sistemas para treinamento de combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos) assim com taekwondo originado da Corea que é predominantemente budista; o caratê originado da china que é budista, taoísta, confucionista; o muay thai que é tailandês que segue ao budismo, se perguntassem de alguma dessas duvido que a resposta seria a mesma. Já pratiquei capoeira quando era mais jovem e não era evangélica e nenhum mestre meu fazia ritual de adoração aos exus e muito menos nos incentivavam a seguir o candomblé e outros.
    Agora a implicância toda é que é uma arte marcial criada no Brasil e pelo povo negro que a séculos atras quando surgio seguiam ao candomblé ou eram educados no catolicismo porque nesta época o protestantismo (assembléia e batista) ainda não havia chegado ao Brasil e ainda estava sendo propagado na Europa.
    Então abandonemos ao preconceito, e vamos dissociar a capoeira da macumba.

  55. Rafael disse:

    Muito bem esclarecedor. Ótimo texto.

  56. Márcio disse:

    Obrigado.. eu estava pensando em praticar capoeira, mas agora sei que é melhor não praticar :)

  57. Yuri disse:

    Muito esclarecedor, até mesmo porque devemos parar e pensar no tal do “nada a ver”, que eu mesmo já usei tantas e tantas vezes pra justificar coisas que sabia(ou não) que estavam erradas mas queria fazer assim mesmo, temos que deixar de lado esse tipo de idéia e parar pra pensar e refletir se aquilo agrada a Deus ou não, claro que se não temos conhecimento necessário é bom que procure, com cuidado, pois existem muitas informações enganosas no mundo hoje em dia, aconselho que sempre que houver dúvida, pense melhor, creio que quando surge dúvida se algo é licito ou não, é o espirito santo que habita em nós tentando nos dizer algo.

Deixe uma resposta

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações