Resgata-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos. - SALMOS 119:134

Como lidar com o fracasso

Publicado em: 23/05/2013  |   0:00
Compartilhe:

fracasseiÉ interessante notar os diferentes modos de Judas e Pedro enfrentarem o fracasso. Ambos negaram o seu Senhor e o traíram. Judas o vendeu aos sacerdotes; Pedro recusou-se a admitir que O conhecia quando indagado no pátio, durante o julgamento de Jesus. Ambos o desertaram.

Mas quão diferentes foram as maneiras de lidarem com o fracasso! Judas não aguentou o seu fracasso e enforcou-se; Pedro, emocionalmente desfeito, chorou. Judas tomou o castigo em suas próprias mãos; Pedro, com o tempo, confiou no perdão de Cristo. Um pôs fim à vida, o outro chegou ao fim da vida antiga e começou de novo. Pedro era, deveras, a pedra, mas uma pedra que se rachava. Mais tarde, Cristo atingiu o íntimo de Pedro, dando-lhe nova comissão. Como um homem quebrado, Pedro recebeu a graça.

Como se lida com o fracasso? Através da autocondenação? Muitos se enforcam lentamente no remorso que cresce até se transformar em ódio de si mesmos. “Por que é que fui fazer isso?” “Como é que eu pude dizer isso?” Julgamo-nos ineficazes e sem valor algum. Outros, contudo, estão descobrindo o que Pedro descobriu: nossos fracassos não passam de prelúdio para uma compreensão mais profunda do amor e do poder capacitador de Cristo. Perdão e novo começo encontram-se apenas à distância de uma oração. Cristo está ouvindo neste mesmo instante. O que você precisa dizer-lhe? Como é que você O tem negado: A vida em Cristo é uma sucessão de novos começos. Por que não começar de novo hoje?  (Escrito por Lloyd Ogilvie)

5 respostas para “Como lidar com o fracasso”

  1. Eu ja me senti assim quando cai num pecado e me sinto com muito remorso e muito longe de Deus se ao menos eu sentisse o seu PERDAO. mas eu presumo que esse pecado É algo tao grande pra mim. eu gostaria de voltar a ser amigo de DEUS.

    • debora disse:

      Paz, Delson!

      O perdão de Deus é maior do que qualquer pecado.
      O que acontece é que muitas vezes achamos que Deus perdoa da mesma forma que o ser humano. Temos que perder este costume de achar que Deus trata com o pecado e o pecador com o mesmo sentimento que nós; Deus é Deus e não homem. Se para nós é difícil perdoar (mesmo assim Deus quer que perdoemos – Mt 6:12-15), não devemos achar que para Deus o é, pois sua natureza é infinitamente superior à nossa, Seu amor é infinitamente maior que o nosso, Ele mesmo é o amor (1 Jo 4:8 e 16) e todo o amor que existe no universo provém dEle.

      A superioridade da natureza de Deus (e sua capacidade de amar até o ser mais maligno de todos) faz com que Deus “seja rico em perdoar” (Is 55:7) e que possa nos desculpar no mesmo momento. Para Ele, que é o amor em pessoa é fácil faze-lo. Se entendermos isto, não iremos duvidar que estamos perdoados.

      Outra possibilidade para não nos sentirmos perdoados é porque nossa consciência é pecaminosa – Apesar de nossa consciência ser um instrumento do Espírito Santo para nos convencer do pecado, ela está corrompida pelo mal e não é totalmente confiável: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?”(Jr 17:9). O nosso coração (neste verso tem o sentido de nosso “interior”) é enganoso e por isso não podemos confiar muito no que ele está nos insinuando.

      Quando somos perdoados por Deus, somos justificados na hora (Sl 32:5; Sl 103:12; Is 43:25; 1 Jo 1:7 e 9). Deus simbolicamente “lança nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7:19), então, quando nosso coração (interior, consciência) nos faz sentir que não estamos perdoados, não devemos aceitar, pois é uma errada mensagem. Repito: isto acontece porque nossa consciência está corrompida pelo pecado.
      Mesmo que nossa consciência nos acuse, Deus é maior que ela e seu perdão também. Demos ouvidos à Palavra de Deus quando diz que “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Sl 103:12) e não ao sentimento que nos atormenta. Creiamos na Palavra de Deus e oremos a Deus para que possamos cada vez mais sentir o seu perdão. Vá a Jesus do jeito que você está; para Deus, você tem muito valor. Sua salvação custou muito caro para Deus; pense nisto.

      “Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele
      quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.” 1 João 3:19-20

      Continue orando ao Senhor pedindo que lhe dê a paz e uma mente renovada, livre da culpa!

  2. JOANA disse:

    O PERDÂO É algo que nos faz forte e crentes na fé,no Deus vivo tdo podemos,basta o escutamos…

  3. Tathiana Furtado Borelli disse:

    Belas palavras que consolam a nossa natureza humana. Estava em oração quando o Senhor me trouxe essa mensagem. Essa semana eu falhei muito como crista e o Senhor me fez ler essas palavras… Não podemos entender esse amor que excede todo o entendimento humano. Obrigada Rei dos reis Senhor dos Senhores. Meu Senhor do perdao a Ti gloria e honra pra sempre.

  4. É já passei por um momento assim, momento de flagelo, sentir-me só, abandonado por muitos em quem acreditava, mas aprendi que maior é quem tá em mim, Cristo Jesus, ator e consumado da minha fé…
    Devemos olhar pra Jesus, nosso símbolo de esperança, fé e graça, Deus nós abençoe..

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações