Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. - SALMOS 122:6

As Coisas Novas de Deus

Publicado em: 11/10/2016  |   15:09
Compartilhe:

sky_clouds-wallpaper-1440x900“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” Isaías 43:18

Em uma rápida leitura do verso de hoje, poderíamos concluir que Israel estava sendo convidado a esquecer-se de seu passado negativo. Não deveria se lembrar dos capítulos escuros, de fracassos, idolatria, prostituição e desvios da vontade de Deus. Sem dúvida, havia na história do povo escolhido muito para ser esquecido.

Contudo, em uma leitura mais atente, os versos 16 e 17 parecem indicar, pelas referências às intervenções divinas, que o que deveria ser esquecido era o passado positivo, e isso pode parecer mais confuso. Deveriam se esquecer do êxodo, da travessia do Mar Vermelho e da vitória sobre o arrogante Faraó?

Todos nós temos um passado negativo que deve ser esquecido. Falhas, desvios ou ocasiões em que fomos vítimas inocentes dos caprichos da vida. Muitos vivem em casas muradas, amedrontados por fantasmas do “ontem”. Nenhum avanço é possível enquanto estamos olhando a vida pelo retrovisor, perdendo novas oportunidades. Por outro lado, há o perigo de nos tornarmos prisioneiros do passado positivo, em que o sucesso, realizações e mesmo bênçãos concedidas tornam-se grandes obstáculos para qualquer avanço. Assim como há os que vivem assustados pelas experiências do passado negativo, há também os que são prisioneiros em palácios de recordações, nostalgia e saudosismo, sem nada esperar do futuro. Vivem acomodados naquilo que “aconteceu”. Isso é uma realidade em muitas áreas da vida. No casamento ou na vida profissional.

O verso 19 sugere outra realidade: “Eis que faço coisa nova”. A questão não é simplesmente esquecer o passado, mesmo que ele seja positivo, mas não permitir que o passado nos limite, como se Deus não tivesse nada mais para fazer por nós. Desse ponto de vista, o texto de Isaías que nos orienta a não nos lembrarmos “das coisas passadas” tem um extraordinário apelo para nós neste primeiro dia do ano. As coisas novas de Deus não nos permitem ficar acomodados. Não importa o que Ele já tenha feito em seu favor, você ainda não viu nada. Isso é verdade não por causa de nossa criatividade, mas por causa dEle, que sempre Se excede no que faz. Olhe com confiança para o que está à sua frente. Ele fará coisas novas por você, em sua vida espiritual, em seu casamento, família, atividades, estudos e realizações. Creia, o melhor está à frente!

Amin Rodor
[Meditações Matinais Encontros com Deus]

3 respostas para “As Coisas Novas de Deus”

  1. Ana Alice Silva Lopes disse:

    O estudo da palavra divina é alimento para a alma, fortalece e faz-nos perceber o quanto Deus nos ama. Todos os dias tem bençãos!

  2. Antonio Clementino de Souza disse:

    Muito bom esses ensinamentos; As coisas novas de Deus: vou estudar todas as leituras.

    • Moderador disse:

      Bendito seja o Senhor! Graça e paz lhe sejam multiplicadas assim como o conhecimento do amor e da Palavra do nosso Deus!

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações