Muitos são os meus perseguidores e os meus adversários, mas não me desvio dos teus testemunhos. - SALMOS 119:157

Quem foram os pais da esposa de Caim?

Publicado em: 07/01/2016  |   11:41
Compartilhe:

corfe_castle_mist_dorset_united_kingdom-wallpaper-960x640“Minha dúvida e sobre de onde surgiu a esposa de Caim? Como citado no Gênesis 5:4 Adão gerou filhos e filhas. Mas no entanto, Caim já tinha casado, então, como poderia ser sua irmã, se ainda Adão não tinha gerado filhos e filhas? Gostaria muito de tirar está duvida. Obrigado!”

Vamos a algumas perguntas para começar:

Então, eles eram descendentes de quem? Quais versículos confirmam suas afirmações? Devemos ficar com o que a Bíblia diz, e ela não cita em momento algum a existência de outra descendência da humanidade além da originada por Adão e Eva no Éden.

Há um texto que esclarece a sua dúvida:

De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” Atos 17:26

Desconhecer o que a Palavra diz e confiar nos achismos, abre espaço para muita especulação e apenas especulação… Quer um exemplo? Mas especulação por si só, quando contestada com a Palavra não se fundamenta.

“Se houvessem outra nação, eles também teriam saído do Éden? Então, se eles supostamente não foram incluídos na maldição, por que teriam sido expulsos do jardim ?

Poderia ter havido uma linhagem com pecado e outra sem? Mas como eles foram parar em Node?

Creio que não há fundamento nisso, pois contrariaria o verso de Atos 17:26 e esse aqui:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

Poderíamos crer, então, que os supostos pais da esposa de Caim continuaram no Éden, e mais tarde também comeram do fruto e foram expulsos de lá?

Não podemos crer dessa maneira, pois a Bíblia é clara:

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12

Logo, entendemos que Adão tenha sido o primeiro a pecar e só depois disso gerou filhos, gerando-os já em pecado.”²

“Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmos 51:5

Em suma, “a repentina menção da mulher de Caim não deve criar problemas. Gênesis 5:4 declara que Adão “teve filhos e filhas” além dos três filhos cujos nomes são mencionados. Os primeiros habitantes da Terra não tinham outra escolha exceto se casarem com seus irmãos e irmãs a fim de cumprirem a ordem divina: “Sede fecundos e mutliplicai-vos.” (At. 14:26). O fato de que esse costume permaneceu por longo tempo é visto no casamento de Abraão com sua meia-irmã Sara. Tais casamentos foram mais tardes proibidos (Gênesis 1:28; Levíticos 18:6-17).” ¹

As genealogias

A genealogia diz que Adão gerou Sete aos 130 anos.

Já na genealogia de Caim não encontramos menção da idade em que ele tenha gerado seus filhos. E há o relato de apenas 7 gerações, “não como aqueles da sagrada descendência (cap. 5), onde temos três versículos referentes a cada um. Eles são contados apressadamente, como se não fossem valiosos ou festejados, em comparação aos escolhidos de Deus.”³

Provavelmente quando Sete nasceu não houvesse se passado muito tempo desde o assassinato de Abel. E assim como nem todos os nomes de todos os filhos de Adão e Eva foram relatados na genealogia (os nomes de Caim e Abel não são citados), podemos crer que muitos outros filhos nasceram, antes de Sete, além de Caim e Abel o que aponta para o fato de que Caim já estivesse casado com uma irmã quando matou Abel.

[Equipe Biblia.com]

_______________________

[¹] SDABC, pg. 228
[²] Roberto Soares
[³] Comentário Bíblico Antigo Testamento – Gênesis a Deuteronômio (Edição Completa)

Os comentários estão desativados.

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações