biblia.com.br

Não orar pode ser pecado?

Textos

18 de agosto de 2012

Alguma vez já passou por sua mente o fato de que não orar pode ser um ato pecaminoso? Tiago 4:17 diz “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando?”. Esse texto confronta-nos com uma realidade que não podemos negar. Se passarmos pela vida apenas preocupados em não fazer coisas erradas, mas não permitirmos que o Espírito de Deus nos leve a praticar as coisas certas, estamos correndo um perigo terrível na vida espiritual.

Alguma vez já me perguntei que poder tinha Pedro para dizer na porta do templo ao paralítico: “Levanta-te e anda”? Onde está o poder prometido por Jesus à Sua igreja? Por que ainda continuamos falando do poder como de algo que virá no futuro? Onde está o nosso grande problema?

Uma vida cristã sem oração estará sempre destituída de poder. A nossa vida sem oração é talvez o grande pecado que impede que o mundo conheça a Jesus. A humanidade espera muito dos chamados cristãos e nós não temos nada para oferecer-lhes, a não ser reuniões sem vida, monótonas e que não estão respondendo aos anseios do coração humano.

O que fazer para ter uma vida de oração? Temos que separar tempo para fazê-lo. Este assunto de tempo para orar é como o dízimo. Se você esperar que sobre dinheiro para devolver o santo dízimo a Deus, certamente você nunca o fará. E se você estiver esperando que sobre tempo para orar, esqueça, você nunca será um homem de oração.

O primeiro passo para sermos homens de oração é determinar uma hora para fazê-lo. Escolha a hora que for melhor dentro de seu programa de trabalho, mas anote-a na sua agenda de compromissos. Essa hora é para seu encontro com Deus, o Rei dos reis, Criador do Universo. E se você se esforçar para cumprir seus compromissos com seres humanos, não permita que nada se interponha em seu compromisso com Deus.

Talvez você possa estar pensando: Pastor, o senhor não conhece meu intenso programa de vida. Eu sou um homem muito ocupado. Bom, Martinho Lutero costumava dizer quando seu dia de trabalho estava muito sobrecarregado: “Estou tão ocupado hoje, que preciso passar três horas em oração”. Por que não tenta você? De repente dá certo. Se deu certo na vida de Jesus, de Moisés, de Enoque e de tantos outros vitoriosos, por que não pode dar certo na sua?

Mas não adie o plano para amanhã. Sabe que “amanhã” é a palavra predileta do inimigo? O amanhã está sempre impedindo que oremos hoje. O inimigo tem razão. Não podemos condená-lo por isso. Afinal de contas, ele sabe que se todos os cristãos se ajoelhassem e conversassem com Deus uma hora por dia, ele estaria perdido. Portanto, seu trabalho é fazer com que o cristão continue adiando sempre seus planos de oração.

Que Deus nos ajude a entender hoje, que uma vida sem oração é uma vida de pecado e nos dê forças para ir a Ele.

(Alejandro Bullón)

***********

Conheça e envolva-se com um projeto de oração intercessora, o OROPORVOCE.COM. Há poder no Deus que ouve as orações!

Quem está salvo? Como ter certeza da sua salvação.
Senhor, dá-me esperança!