Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. - SALMOS 29:6

Como encarar o fardo da depressão

Publicado em: 24/08/2012  |   0:00
Compartilhe:

Pode um cristão ficar deprimido? A depressão no cristão não é indicação de que ele não confia em Deus? É pecaminoso o sentimento depressivo?

Antes de considerar o assunto, vejamos algumas declarações de Davi: “Por que está abatida, oh! minha alma?” (Salmo 42:5). “Sinto abatida dentro de mim a minha alma” (Salmo 42:6). “Por que te perturbas dentro de mim?” (Salmo 42:5). Agora vejamos a declaração de outros homens bíblicos. Elias disse: “Toma agora, ó Senhor a minha alma” (I Reis 19:4); e Jonas: “Melhor me é morrer do que viver” (Jonas 4:3). Quer ir um pouco mais adiante? Veja o que Jesus falou: “A Minha alma está profundamente triste até a morte” (Mateus 26:38).

Geralmente, quando uma pessoa está deprimida, fica com o rosto triste, o semblante descaído, chora, perde o apetite e sente como se sua situação não tivesse saída. Para completar, a pessoa sente-se culpada porque acha que o cristão não pode ficar deprimido e aí o problema se complica mais.

O que fazer quando na vida surgirem momentos difíceis que nos levam ao desânimo? O conselho do salmista é: “Lança o teu fardo sobre o Senhor e Ele te susterá”.

O que significa isto? Primeiro: aceite-se como você é. Não tenha medo das situações adversas. Deus nos criou com temperamentos diferentes. Uns são mais duros e dificilmente tremem; outros, por sua vez, são mais sensíveis e sujeitos a sentir-se fracos diante da adversidade. Aceite-se a si mesmo do jeito que você é. Isto não quer dizer que a personalidade distorcida que podemos trazer antes da conversão deve dominar a nossa vida. Mas, deixe que o Espírito Santo complete em você a obra que iniciou. Então não desespere. Reconheça sua realidade e aceite-a.

Em segundo lugar, louve o nome de Deus mesmo que não sinta que deve louvar. Louve-O porque o amor de Deus, Sua misericórdia e as bênçãos que Ele está disposto a derramar sobre você, não dependem de como você se sente, mas de quanto você significa para Ele. Você é a coisa mais importante para Deus, ao ponto de enviar Seu Filho Unigênito para salvá-lo.

A palavra fardo [ou cuidados] usada em Salmo 55:22, no original hebraico é yehab e significa “carga pesada”. A Septuaginta usa a mesma palavra, mérinma, que significa “cuidado”, “ansiedade”, “preocupação” pelo que ainda não aconteceu.

O conselho divino para nós é então: “Filho, Eu o amo. Você não tem que andar preocupado pelos problemas que ainda não apareceram. Confie em Mim, lance sobre Mim o seu fardo. Eu o ajudarei a chegar descansado ao porto seguro.”

O dia de hoje está diante de você. Ao seu lado, embora você não possa vê-Lo, está Jesus, pronto a carregar o fardo que o oprime. Aceite o convite e parta para a luta na companhia dAquele que nunca falha. (Alejandro Bullón)

24 respostas para “Como encarar o fardo da depressão”

  1. joselita santana disse:

    Acredito muito em Deus e sempre serei sua serva.

  2. Rosemary Marques Da Silva disse:

    Lindas mensagens de Deus, amei tudo.Olha estou bem no momento.Tinha ansiedade,estava no grupo de saúde mental,já faz 3 mês que, não tomo mais remédios antidepresivos.

  3. Encontrei nesse texto minha resposta…desde 2010 tomo antidepressivo devido uma crise de stress envolvendo doença, profissão, acumulo de responsabiblidades na igreja, no começo me senti mal diante de Deus por isso, passei por uma psicologa cristã que me orientou que depressão não é pecado e me recomendou usar a medicação e cuidar do meu corpo que é o templo do espírito Santo…segui o conselho dela, orei , clamei a Deus por sabedoria…e agora estou na eminencia de encerrar o tratamento…e lendo esse texto se encerra mais um capítulo da minha historia de vida com meu Deus…toda glória seja dada a Ele.
    paz

  4. Regina disse:

    Deus abençõe pela publicação deste artigo.
    Estou muito depressiva.Procurarei orar mais para que Deus me ajude.

  5. juliana gomes macedo disse:

    Agradeço a Deus, por estar ao meu lado nessas horas tão difíceis.

  6. clautenes disse:

    estou passando pela mesma situação, mais sei que Deus vai me dar vitória.

  7. Luana Dias disse:

    Paz do Senhor amados..Realmente essa situação é bem complicada, pois como podemos
    admitir pra nos mesmos seguidores de Cristo que estamos depressivos..Tenho chamada
    de Deus para conselheira de casais ,me sinto na obrigação de estar sempre bem resolvida
    pra poder ministrar outras vidas..E se um dia eu passar por isso, pois todos nós estamos
    sujeitos, Deus não desamparará…Temos que seguir confiando e olhando pro Senhor…

  8. cesar henrique neves disse:

    muito bom mesmo

  9. Edwald giosue disse:

    Muito bom o artigo.

  10. joana do socorro souza silva disse:

    Muitas pessoas estão precisando, ler essa mensagem maravilhosa vinda de Deus. Inclusive muitos cristãos.

  11. Este comentário foi muito importante pois estou atravessando momento de muitos problemas, e estava quasi me entregando a depressão pois ja a tive ha vários anos atrás. Hoje sou cristão e sempre rezo e peço proteção so senhor que apesar de tudo que ja passei na vida aos meus 74 anos de idade, ele sempre me acudiu.Deus é fiel, a gente pecador é que de vez em quando deixa que o inimigo penetre na nossa cabeça, com o que não devemos nos entregar

  12. joel da silva peçanha disse:

    de grande valia o texto. Sinto-me depressivo porem melhor agora. Muito obrigado. Deus nos abençoe.

  13. JOÃO SINARIO ANGELINO GAMA disse:

    ME CONVERTI À CRISTO EM 1998, DEPOIS DE 10 MESES DEIXEI OS CAMINHOS DO SENHOR. MINHA VIDA PASSOU A TOMAR OUTRO SENTIDO, PORQUE COMEÇOU UMA INSÔNIA E ATÉ NOS DIAS DE HOJE DEPENDO DE REMÉDIOS PARA DORMIR. RETORNEI AOS CAMINHOS DO SENHOR Á 3 ANOS HOJE TENHO MAIS DISPOSIÇÃO. MAS, ÁS VEZES TENHO RECAÍDAS DE TRISTEZAS, GRAU DE INFERIORIDADE E MUITO DESÂNIMO. CREIO QUE NO TEMPO DE DEUS SEREI LIBERTO EM NOME DE JESUS.

  14. Emilia Amancio de Andradre disse:

    Estou passando essa mesma situação,mais sei que jesus vai me ajuda.

  15. JÉSSICA M. MATOS disse:

    Só queria testemunhar, aos amigos e irmãos que passam por esse vale
    escuro que é a depressão (de todos os tipos) que é real, passei por isso
    em minha vida, já até tentei desistir de viver, mas Ele me alcançou,
    mesmo quando achamos que não dá mais, não podemos suportar, Ele, o Pai
    de amor nos encontra. Deus não tem prazer no sofrimento do ser humano e
    esta sempre disposto ajudar. Hoje, vivo normalmente, um dia de cada vez,
    na graça do Senhor… Espero que esse pequeno testemunho anime quem passa
    por esse mal. Ele tem a cura. Confie!

  16. adriano rodrigues disse:

    gostei muito desse artigo,e espero que o mesmo venha ajudar à muitas outras pessoas, que Deus abençõe a todos.

  17. Amanda disse:

    Deus está sempre presente em nossas vidas,basta confiar e saber esperar e ele agirá…

  18. WALQUIRIA FONSECA disse:

    PASSEI POR ISSO E QUASE NINGUEM ENTENDIA QUE ERA ESPIRITUAL,FOI UMA BATALHA TREMENDA CONTRA A MINHA MENTE,MAS GRAÇAS AO MEU SENHOR ESTOU DE PE,SE NAO FOSSE ELE INTERCEDER POR MIM EU NAO SEI O QUE SERIA DE MIM.

  19. Estou atrevessando uma turbulência mais ou menos semelhante,mais o meu consolo é o Meu Deus é infinitamente suparior a tudo e que nesta vida tudo passa, mnos a misericórdia de Deus.

  20. Giselle Rodrigues disse:

    Excelente artigo!
    O que mais me chamou atenção foi a frase: AS BENÇÃOS QUE DEUS QUER DERRAMAR SOBRE VOCÊ, NÃO DEPENDEM DE COMO VOCÊ SE SENTE, MAS DO QUANTO VC SIGNIFICA PARA ELE.
    Tenho passado por um deserto, mas a única coisa que me tira das crises é o meu apego com Deus, lendo a bíblia, artigos deste site etc. Indico para aqueles que procuram ajuda o curso Emoções e sentimentos, ensina-nos um pouco mais a como lidar com esta tribulação.
    Lembrando sempre de que você não está só e de que Deus é fiel.
    Beijo no coração para o Pr.Alejandro e todos que lerem este artigo.

  21. Candida Araujo da Silva disse:

    Estive em um estado crítico de depressão e em meio a essa crise resolvi me chegar mais a Deus e criar mais intimidade com Ele, mas como ainda as vezes me sinto um pouco triste estava me culpando por isso, o que me afastava do eu propósito de intimidade com Deus. Agora que li esse artigo se que não devo me culpar pois Deus me aceita como estou para que o Espirito Santo trabalhe em mim, e também na tristeza devo buscar mais a presença dEle na minha vida.

  22. Jane de souza Israel disse:

    Essa matéria estar sendo muito importante para mim, porque estou passando pela mesma situação, mais sei que Deus vai me dar vitória.

  23. Cássia Barbosa disse:

    Graça e paz! Estou vivendo essa situação, sou batizada na igreja Batista, e dou estudo biblico para Jovem senhora, faço parte do Ministerio de Mulheres e ajudo na liderança do Grupo Familiar do meu bairro. Eu estava com vergonha de pedir orações para meus irmãos da igreja, pois se eu orava e ensinava aos outros, como eu me encontrava nessa situação (depressiva). E esse artigo me ajudou muito, pois eu estava sendo muito cobrada por mim mesma, não me achando digna de fazer a obra do Senhor Jesus.

  24. maria ruselene silva disse:

    li este artigo e pude entender o poder de DEUS sobre nossas vidas e muito nos ensina o caminho correto a seguir que é olhar para DEUS e no mais ELE fara.

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações