biblia.com.br

Casamento com primos e tios. Pode ou não?

casamento

3 de agosto de 2012

“Com o passar dos séculos houve uma degeneração geral da humanidade. Casamentos entre primos, e até tios ou sobrinhos, começaram a ser perigosos...

“Com o passar dos séculos houve uma degeneração geral da humanidade. Casamentos entre parentes próximos, começaram a ser perigosos devido a problemas de má formação do feto e deficiências mentais na descendência. Portanto, a proibição bíblica está mais ligada às leis da saúde”1.

Há também o fator biológico: uma gravidez incestuosa põe em risco a saúde da mãe e do bebê por causa da consanguinidade. A humanidade multiplicou-se pela união sexual entre parentes (Gênesis 4:13-16 juntamente com Gênesis 5:4).

Naquela época, tal atitude não era considerada incesto por dois principais motivos: 1) Porque a lei referente às uniões matrimoniais (Lv 18) não havia sido dada; 2) Porque naquela época o ser humano não era tão corrompido geneticamente; sendo assim, não havia riscos de comprometer a estrutura física ou mental da criança.

Segundo o Dr. Thomaz Gollop, especialista em Medicina Fetal e Genética na Universidade de São Paulo, “Primos em primeiro grau têm, de fato, um risco aumentado de virem a ter um filho comprometido por afecção genética. Enquanto este risco é de 3% na população geral (de não consanguíneos), ele passa a ser de 9% em primos de primeiro grau ” 2. Apesar de problemas genéticos não se apresentarem em diversas pessoas que contraíram núpcias com primo(a), conheço alguns que se casaram e tiveram filhos totalmente defeituosos e aleijados. Em vista de que a degeneração do pecado na estrutura física da raça humana está acentuando-se cada vez mais e proporcionando uma incompatibilidade sanguínea maior, deve-se AVALIAR BEM se é recomendável este tipo de união matrimonial.

A oração a Deus, pedindo-Lhe conselho, a realização de exames médicos (fale com um especialista sobre isto) e um bom diálogo, tanto entre o casal quanto com os pais e outras pessoas aptas a aconselhar, são os meios mais seguros para que uma decisão correta seja tomada. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37:5).

J.Washington
Leandro Quadros


1 Citação extraída dos arquivos da Escola Bíblica.

2 Fonte: saudevidaonline.com.br/c7.htm

Curso Apocalipse - O Fim Revelado
Calendário Bíblico Temático