biblia.com.br

Arrebatamento – Estudo Teológico

apocalipse

5 de fevereiro de 2018

Uma análise bíblica sobre a doutrina do secreto e invisível arrebatamento instantâneo da Igreja.

Dr. Samuele Bacchiocchi*

Quando Jesus prometeu aos Seus discípulos: “Eu voltarei” (João 14:3), Ele criou uma esperança que têm ardido no coração de quase todos os cristãos por 2.000 anos. E, raras vezes desde o primeiro século dC. tem esta esperança queimado mais intensamente nos corações dos cristãos do que hoje.

Esta esperança é escurecida, no entanto, por uma sombra. Segundo a Bíblia, um momento terrível de angústia, muitas vezes chamado de “tribulação” – terá lugar na Terra pouco antes da segunda vinda de Cristo. Por quase 1.800 anos, os cristãos acreditavam que todo o povo de Deus iria passar por essa tribulação. No entanto, cerca de 200 anos atrás, uma nova teoria foi proposta – que Deus levará os verdadeiros cristãos para fora do mundo e os transportará para o céu antes da Tribulação. Aqueles que ficarem para trás passarão pela Tribulação, durante a qual milhões de judeus serão convertidos ao cristianismo. A segunda vinda de Cristo ocorrerá no final da Tribulação.

A deportação dos santos para o céu antes da Tribulação é chamada de “arrebatamento”. Segundo os que defendem essa teoria, o arrebatamento será secreto no sentido de que, num primeiro momento, ninguém vai saber que ele ocorreu. Aqueles que são deixados para trás na terra só irão perceber que isso aconteceu quando eles se tornam conscientes de que muitas pessoas desapareceram de repente, sem qualquer razão. Uma série de filmes religiosos tentou retratar este arrebatamento nos últimos anos. Estes filmes mostram tipicamente pessoas espantadas perguntando o que aconteceu com seus amigos e entes queridos. Outra cena comum é a de carros desgovernados e aviões caindo, porque seus motoristas e pilotos foram “arrebatados”.

Em certo sentido, esta visão do fim do mundo poderia ser chamada de uma teoria dupla da segunda vinda, porque divide o retorno de Cristo para o nosso planeta em duas partes, o arrebatamento antes da Tribulação e a Segunda Vinda na sua conclusão. Neste artigo, examinaremos a evidência bíblica sobre o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo.

Quatro razões para questionar o arrebatamento secreto

Um estudo cuidadoso da Bíblia sugere pelo menos quatro razões principais para questionar o ponto de vista de uma segunda vinda de Cristo em duas fases:

1. O vocabulário do Segundo Advento não oferece respaldo para tal ponto de vista

Nenhuma das três palavras gregas usadas no Novo Testamento para descrever o retorno de Cristo ou seja, parousia-vinda, apokalypsis-revelação, e epiphaneia-aparecimento, sugere um arrebatamento secreto antes da tribulação (muitas vezes chamado de “arrebatamento pré-tribulacionista”) como objeto da esperança cristã no Advento.

Os pré-tribulacionistas alegam que em 1 Tessalonicenses 4:15, Paulo usou a palavra parousia-vinda para descrever o arrebatamento secreto. Mas em 1 Tessalonicenses 3:13, ele usou a mesma palavra para descrever “a vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos” (NVI) – uma descrição, de acordo com os pré-tribulacionistas, da segunda fase da volta de Cristo. Em 2 Tessalonicenses 2:8, Paulo de novo emprega o termo parousia para se referir à vinda de Cristo que causará a destruição do anticristo – um evento que, de acordo com os pré-tribulacionistas, supostamente ocorrerá na segunda fase da vinda de Cristo (ver também Mateus 24:27, 38, 39). Da mesma forma, as palavras apokalypsis-revelação e epiphaneia-aparecimento, são utilizadas para descrever tanto o que os pré-tribulacionistas chamam de arrebatamento (1 Cor 1:7; 1 Tim 6:14) como o que chamam de Retorno, ou segunda fase da Vinda de Cristo (2 Tess 1:7-8, 2:8). Assim, o vocabulário da Bendita Esperança não propicia base alguma para uma distinção da volta de Cristo em duas fases. Seus termos são utilizados para descreverem um único, indivisível, pós-tribulacional Advento de Cristo que vai trazer salvação aos crentes e retribuição aos descrentes.

2. O Novo Testamento não contém traços de um secreto e invisível arrebatamento instantâneo da Igreja.

Na verdade, 1 Tessalonicenses 4:15-17, que dá a descrição mais notória do Segundo Advento, sugere exatamente o oposto. Ela fala que o Senhor desce do céu “dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus” . . . “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares”. “(versículos 16, 17).

A ”palavra de ordem”, ”a trombeta”, e o grande ajuntamento dos vivos e santos ressurretos dificilmente sugeriria um evento secreto, invisível e instantâneo. Pelo contrário, como tem sido freqüentemente apontado, essa talvez seja a passagem mais barulhenta da Bíblia. As referências a uma trombeta ressoando em paralelo com as passagens de Mateus 24:31 e 1 Coríntios 15:52 corroboram a natureza pública do Segundo Advento. Nenhum traço de um arrebatamento secreto pode ser encontrado em qualquer uma destas passagens.

3. As Passagens bíblicas sobre a Tribulação não oferecem suporte para um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja.

Em seu discurso no Monte das Oliveiras, Jesus falou da grande tribulação que irá preceder imediatamente a Sua vinda, prometendo que “por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”(Mateus 24:22). Argumentar que ”os eleitos” são  apenas os crentes judeus e não membros da igreja é ignorar o fato de que Cristo estava se dirigindo a Seus apóstolos que representavam não só o Israel nacional, mas também a igreja em geral. Isto é confirmado pelo fato de que tanto Marcos como Lucas, que escreveram seus evangelhos para a Igreja gentílica, relatam o mesmo discurso (Marcos 13:20, Lucas 21).

Notável também é a semelhança entre a descrição de Cristo da Sua segunda vinda em Mateus 24:30, 31 e a de Paulo em 1 Tessalonicenses 4:16, 17. Ambos os textos mencionam a descida do Senhor, a trombeta que soa, os anjos acompanhantes e a reunião do povo de Deus. No entanto, os pré-tribulacionistas dizem que a passagem de 1 Tessalonicens descreve o arrebatamento antes da Tribulação, mas a passagem de Mateus descreve a segunda vinda de Cristo após a tribulação. O paralelismo entre as duas passagens indica claramente que o arrebatamento da Igreja não precede, mas, pelo contrário, segue-se à grande tribulação.

4. Por fim, Paulo e o livro do Apocalipse negam a noção de um arrebatamento secreto pré-tribulacional.

Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo refutou um equívoco que era predominante entre os cristãos de Tessalônica. Aparentemente, eles acreditavam que o dia do Senhor já tinha chegado. Para refutar esse equívoco, Paulo citou dois grandes eventos que devem ocorrer antes da vinda do Senhor, ou seja, a rebelião e o aparecimento do ”homem da iniqüidade” que perseguirá o povo de Deus (2 Tessalonicenses 2:3). Se Paulo esperasse que a Igreja fosse arrebatada deste mundo antes da tribulação causada pelo aparecimento do anticristo, ele dificilmente teria ensinado que os crentes veriam tal evento antes da vinda do Senhor.

O livro de Apocalipse trata dos eventos associados com a grande tribulação em maior detalhe do que qualquer outro livro do Novo Testamento, eventos tais como o aparecimento de uma besta que persegue os santos de Deus e o derramamento das sete  últimas pragas (Apocalipse 8-16).

Embora João descreva estes eventos tribulacionais em grande detalhe, ele nunca menciona ou sugere um Advento de Cristo secreto e pré-tribulacional para levar embora a Igreja. Isto é tanto mais surpreendente tendo em conta o expresso propósito de João de instruir as igrejas a respeito dos eventos finais. Na verdade, João explicitamente menciona uma incontável multidão de crentes que passarão pela grande tribulação: “Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).

Os pré-tribulacionistas argumentam que esses crentes são todos da raça judaica, supostamente porque, durante os eventos descritos em Apocalipse 4 à19, a igreja não está mais na terra mas no céu. Este raciocínio é desacreditado, em primeiro lugar, pelo fato que em nenhum lugar João faz uma distinção entre os santos judeus e gentios, na Tribulação. Ao contrário, João afirma explicitamente que os crentes vitoriosos da Tribulação vêm “de toda nação, tribo, povo e língua “(Apocalipse 7:9). Esta frase ocorre repetidamente no Apocalipse para designar não exclusivamente os judeus mas inclusivamente muitos membros da família humana, independentemente da sua origem étnica ou nacional (Apocalipse 5:9; 10:11, 13:07, 14:6). Obviamente, Cristo não resgatou somente judeus, mas pessoas de todas as raças.

Em Apocalipse 22:16 Jesus reivindica ter enviado o Seu anjo a João “para testificar estas cousas à Igreja”. É difícil ver como as mensagens dadas pelo anjo a João poderiam ser um testemunho para as Igrejas se a Igreja não está diretamente envolvida nos eventos descritos nos capítulos 4 à 19, em outras palavras – na maior parte do livro.

O fato é que o Apocalipse descreve a Igreja como sofrendo perseguição por poderes satânicos durante a tribulação final mas não como sofrendo a ira divina. Como os antigos israelitas desfrutaram da proteção de Deus durante as dez pragas (Êxo. 11:7), assim o povo de Deus será protegido quando Sua ira divina cair sobre os ímpios. O Apocalipse representa essa divina proteção através de um anjo que sela os servos de Deus em suas testas (Apoc. 7:3) para que sejam protegidos quando a ira de Deus sobrevir sobre os impenitentes (Apoc. 9:4). Por fim, o povo de Deus será resgatado pelo glorioso Retorno de Cristo (Apoc. 16:15; 19:11-21). O apocalipse então, não retrata um arrebatamento pré-tribulacional da Igreja, mas um Retorno pós-tribulacional de Cristo.

Em face das razões aqui discutidas, concluímos que o ensino popular de uma Vinda Secreta de Cristo para arrebatar a Igreja antes da tribulação final é desprovida de qualquer apoio bíblico. Tal crença torna a Deus culpado de dar tratamento preferencial à Igreja removendo-a da terra, deixando os crentes judeus a sofrer a tribulação final. As Escrituras ensinam que a Segunda Vinda de Cristo é um evento único que ocorre após a grande tribulação e será experimentada pelos crentes de todas as eras e de todas as raças. Esta é a Bendita Esperança que une “toda nação, e tribo, e língua e povo” (Apoc. 14:6).

Arrebatamento Atrasado

Quanto tempo se espera que levará para o desaparecimento maciço dos verdadeiros cristãos de todas as nações? Muitos acreditam que esse evento está iminente porque sua principal pré-condição, ou seja, o restabelecimento do Estado de Israel e a posse da antiga Jerusalém, já tiveram lugar.

De acordo com cálculos iniciais de Hal Lindsey, em seu livro “The Late Great Planet Earth”, esse arrebatamento secreto da Igreja já passou do prazo. Em 1970 ele predisse que “em quarenta anos desde 1948 [ano da formação do Estado de Israel], ou por volta disso, tudo isso poderia ter lugar. Lindsey calcula os “quarenta anos” da duração bíblica de uma geração e alega, com base na parábola da Figueira (Mateus 24:32-33) que a formação do Estado de Israel em 1948 assinala o início da última “geração” (Mateus 24:34) que verá primeiramente o arrebatamento, daí os sete anos de tribulação, e finalmente o Retorno de Cristo em glória. Sendo que o arrebatamento, de acordo com Lindsey e a maioria dos dispensacionalistas, ocorre sete anos (Daniel 9:27) antes do Retorno visível de Cristo em glória, já deveria ter ocorrido em 1981 ou 1982. O que isso significa é que o tempo já se esgotou para essas predições sensacionais, porém sem sentido.

Equipe Biblia.com.br

_______________

*Samuele Bacchiocchi, Ph.D. em História Eclesiástica.

Onde Jesus esteve dos 12 aos 30 anos de idade?
Mundo novo

Comentários

Josival

A escatologia adventista é fraca e anti-biblica.

BRUNA

Se o próprio Jesus disse “assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem.” Podemos crer de todo o coração, a volta de Jesus, será o maior evento que acontece humanidade já presenciou. Nos dias que vivemos hoje, a nossa maior esperança é a VOLTA DE CRISTO. Mas também não podemos ignorar que como seres humanos, pecadores, falhos, vivendo em um mundo onde a maioria das pessoas não conhecem realmente ao Deus que servem. Onde muitos não aceitam a vontade de Deus, diante de sofrimentos e provações, e questionam a Deus de porque isso porque aquilo. Afinal somos seres humanos, sujeitos a doenças, sofrimentos. Creio que como está em romanos 8:28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Deus se preocupa e cuida de cada um de nós! O que temos que fazer é exercer a fé, crer realmente no amor de Deus por nós. Porque não existe amor maior do que está em João 3:16.

Gilvan Medeiros

Há uma confusão nas interpretações da palavra sagrada. Por isso que está escrito não acreditar nos falsos profetas. Quem é quem para dizer a verdadeira interpretação?

Evandro Cavalcante dos Santos

O que precisamos é nos prepararmos para a volta do Senhor, colocar nossa fé no altar de Cristo e vivermos uma vida de oração,levando a palavra das Escrituras Sagradas ao conhecimento de todos.

marcos

o que entendo sobre arrebatamento e sobre os 144 mil dentre as doze tribos de juda serão levados 12 mil de cada tribo

Nylton Ferreira

Muito bom estudo, achei muito esclarecedor pois já tive muitas dúvidas sobre este assunto, tendo em vista q muitas igrejas não esclarecem este fato de uma terceira vinda de Cristo.Ficava procurando e só me davam Mt 24 vers 40 e 41, mas tais fatos ocorriam depois da grande tribulação em Mt 24 vers 15 à 28. Por isso parabéns!!!

lismarque

EU SOU LISMARQUE FERREIRA SOU DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. SOU SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO FIZ DISCIPULADO 1 E 2,ESCATOLOGIA,TEOLOGIA BÁSICA,ESCOLA DE OBREIROS, FUI PROFESSOR DE DISCIPULADO DE UMA IGREJA NESSA IGREJA O PASTOR ME TIROU DO CARGO DE PROFESSOR PORQUE QUERIA QUE EU ENSINASSE OS ALUNOS QUE O ARREBATAMENTO VAI SER ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO E EU NÃO ENSINEI TAL COISA POIS A BÍBLIA NÃO RELATA ISSO. NÃO QUERO CARGO PARA QUE EU VENHA ENSINAR O ERRADO ESSE ESTUDO FOI BOM PARA MELHORAR OS MEUS CONHECIMENTOS GRAÇAS A DEUS!

elvis o lindo

Meus amigos os originais da bíblia nos abre a mente em muitas coisas,Parabéns pela matéria
muitos versículos na nossa biblia não existem nos originais e muitos de nossos lideres não aceita que estudemos os originais e assim aprendamos muitas coisas boas sobre Deus, Glória Deus!

Joab

Prezado Edson,
I Tess. 4:15-17 fala da volta do Senhor nas nuvens, onde os ressuscitados e os vivos transformados encontrar-se-ão com com Jesus. O texto diz que ele estará voltando sim, à Terra, mas que estará nos ares. Apocalipse 1:7 diz: “Eis que ele vem com as NUVENS e TODO OLHO O VERÁ, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele.” Mateus fala sobre o que acontece “depois da tribulação daqueles dias”. Mt 24:29-31 diz: “Depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados. Então APARECERÁ no céu o sinal do Filho do Homem, e TODAS AS NAÇÕES DA TERRA SE LAMENTARÃO e VERÃO o Filho do Homem VINDO NAS NUVENS DO CÉU com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com GRANDE SOM DE TROMBETA e estes reunirão os seus eleitos de dos QUATRO VENTOS, de UMA A OUTRA EXTREMIDADE DOS CÉUS.

erli de arruda

QUERO PARABENIZAR A EQUIPE NOVO TEMPO PELA EXCELENTE MATÉRIA
GOSTEI MUITO.

Edson de Alvarenga Sodré

Dr. Samuel Bacchiocchi.
Com todo o respeito,o Senhor não entendeu a questão do arrebatamento, pois ele é um fato. I Tessalonicenses 4:15-17 fala claramente do encontro do Senhor com os seus nos ares.Pois o texto não diz que ele estará voltando a terra,pois isso só acontecerá quando ele voltar para reinar por mil anos,e,com ele todos os que foram arrebatados pois serão sacerdote com ele no milênio em seguida o juízo,quando acontecerá a segunda ressurreição.
Apocalipse 20:5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos.Esta é a primeira ressurreição.
E os mortos que não ressuscitaram na primeira muitos são salvos e estarão entre eles para cumprir a palavra que Jesus disse em Mateus 25:31-34 Então,dirá o rei aos que estiverem à sua direita:vinde,benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
A palavra diz que muitos são chamados,mas,poucos,escolhidos.Estes são os arrebatados para as bodas do cordeiro,que passarão pelo o tribunal de Cristo,e serão galardoados e sacerdotes com Cristo.Os mortos que não reviveram está de acordo com o Evangelho de João 6:37-39 Todo aquele que o Pai me dá,esse virá a mim;e o que vem a mim,de modo nenhum o lançarei fora.Porque eu desci do céu,não para fazer a minha própria vontade,e sim a vontade daquele que me enviou.
E a vontade de quem me enviou é esta:que nenhum eu perca de todos os que me deu;pelo o contrário,eu o ressuscitarei no último dia.
No dia do arrebatamento não haverá nenhum barulho pois isso acontecerá no rino espiritual e, só os que forem arrebatados ouvirá o estrugir da trombeta.A Bíblia diz que nos céus há louvor e adoração,no entanto não conseguimos ouvir.Graça e paz,Pastor Edson.

Edson de Alvarenga Sodré

Esse barulho que estão afirmando não acontecerá, pois isso é sobrenatural de Deus. Pois ninguém consegue ouvir o louvor e adoração que há nos céus constantemente.Paz e graça, Pastor Edson.

Edson de Alvarenga Sodré

Leonardo R. Martins
Você está certíssimo pois isso está de acordo com Tessalonicenses 4:17 Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens,para o encontro com o Senhor nos ares.A Bíblia diz que no céus há constante louvor e adoração, no entanto ninguém ouve nada, assim será o estrugir da trombeta, só os que serão arrebatados ouvirá, Paz e graça, Pastor Edson.

PEDRO GUTEMBERG PINHEIRO DE SOUZA

A BÍBLIA NÃO FALA QUE JESUS VEM BUSCAR DENOMINAÇÃO A OU B E SIM OS QUE OUVIRAM SUA PALAVRA E CRERAM NELE COMO SEU SALVADOR E FORAM FIEIS ATE O FIM. O ARREBATAMENTO VEM SIM PARA TODOS OS CRENTES FIÉIS DE TODAS AS DENOMINAÇÕES. DEUS NÃO ESTÁ DISCRIMINANDO NINGUÉM, SE ELAS OUVEM A PALAVRA E NÃO CREEM SERÁ COMO OS DIAS DE NOÉ, QUANDO PREGOU SOPRE O DILÚVIO E NINGUÉM CREU E O DILÚVIO VEIO

Werner

Quanto a haver 144 mil já escolhidos por Deus, então não haveria a necessidade de Jesus ter morrido por nós. A luta contra o mal e o inimigo de Deus é diária e o livre arbítrio nos dá a escolha de querermos estar com Jesus nas mansões celestiais ou não. A teoria Calvinista não tem embasamento bíblico.

Helena

Algo que creio precisamos tomar muito cuidado na biblia è: tempo, datas e anos. O tempo do homem nao è o tempo de Deus! Yeshua-Jesus disse: O dia e hora ninguèm sabe. Se vc soubesse a hora que seria assaltada, vc chamaria a polìcia antes que os ladroes chegassem.

Helena

Eu jà tenho muitos anos de evangelica e jà vì vàrias denominaçoes pregarem
sobre a volta de Cristo, mas quando leio apocalipse, creio que a Igreja vai passar sim um pouco de tribulaçao. E tribulaçao nao è tentaçao. Tentaçao “aparentemente” parece uma “coisa boa”, como foi com Eva, jà a tribulaçao è, ser despresado, criticado, injustiçado etc….. pelo mundo, pelo fato de crer no verdadeiro Deus.

ELIANE REGINA ALVES

Amados o filme que as pessoas falam e procuram e (DEIXADOS PARA TRAZ)TEM O 1,2,E 3; MUITO BOM REALMENTE, UMA HISTORIA ROMANTICA ENTRE DEUS E OS CRISTÃOS,PORÉM VAZIO PELO QUE ENTENDEMOS DE TEOLOGIA, QUE É O ESTUDO ESSENCIAL QUE TODOS OS CRISTÃOS DEVERIAM BUSCAR, ENTENDER A PALAVRA DE DEUS, ESSE É O UNICO CAMINHO, O REAL E O VERDADEIRO, NÃO DEVEMOS NOS EMOCIONAR COM FABULAS E DOUTRINAS, POIS ESSAS ENGANARA A MUITOS, CREIA NO SENHOR TEU DEUS E SERÁ SALVO TU E TUA CASA; NÃO IMPORTA A HORA QUE JESUS VIRA; A VERDADE É QUE ELE VIRÁ, DEVEMOS ESPERA-LO COM PACIÊNCIA, EXEMPLO E AMOR DE FIEIS CRISTãOS .

aline

e conhecereis a verdade e a verdade vos libertarar…

Janio

A BÍBLIA É CLARA COM RESPEITO A VOLTA DE JESUS, NÃO HÀ NECESSIDADE DE ACRESCENTAR TEORIAS,(ARREBATAMENTO SECRETO). APOCALIPSE 1 VERSO 7 DIZ QUE TODO OLHO VERÁ. BEM, PARA CONFIRMAR TAIS TEORIA HUMANA,É USADO O TEXTO DE DANIEL 9:27, PERGUNTO; COMO FICA O RESTANTE DO CAPITULO? O VERSO 25, DAS SETE SEMANA MAIS SESSENTA E DUAS SEMANA? VERSO 26 QUE SERÁ MORTO O UNGIDO(OBSERVANDO QUE O TEXTO ESTAR NO SINGULAR E NÃO NO PLURAL)?
TERMINO MINHAS CONSIDERAÇÃO COM O TEXTO DE HEBREUS 9:27, DEPOIS DA MORTE NÃO TEMOS MAIS SEGUNDA OPORTUNIDADE,A BÍBLIA DIZ QUE VERÁ O JUÍZO. A OPORTUNIDADE QUE TEMOS É AGORA VAMOS ESTUDAR A BIBLIA COM MUITO CUIDADO PARA DEPOIS NÃO SERMOS COBRADO POR AQUELE QUE TUDO DEVEMOS PRESTAR CONTA. HEBREUS 4:13.
DEUS OS ABENÇOE.

Pb. Evandro Azevedo

Amados!
Graça e Paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O mais importante disso tudo, é que cremos na volta do nosso noivo, do SENHOR da casa, conforme ilustrações e ensinos através de Parábolas e explicações do nosso Amado e Senhor Jesus.

Na Palavra há fortes indícios de acontecimentos extraordinários pertinentes ao assunto abordado. Independente disso, todo esse assunto, não implica na nossa salvação, uma vez que as questões humanas, são discutíveis, pois o homem e a mulher, são seres intermintens e variam muito nos seus pensamentos.

Temos que ter apenas o máximo cuidado de dizemos o que é a verdade ou não. A Única verdade que conhecementos é o Senhor Jesus, através da Bíblia e que esse mesmo senhor voltará. Agora especular os detalhes desta volta e aplicar tais detalhes como verdade, é muito perigoso.

Com isso, todos nós sabemos que há vários pensamentos a respeito de vários assuntos que na minha modesta opnião, os seres humanos não têm condições de definir plenamente. Claro que defendemos pontos vitais referente a doutrina cristã,pertinente a nossa salvação e a salvação da humanidade.Mas neste caso, sinceramente não vejo problemas que implique em nossa ida para o céu. Há pelo menos 4 ou 5 grandes escolas principais que falam desse assunto de forma diferenciada, mas que todos acreditam de que um dia, receberemos a justiça e a recompensa de nosso Deus.

Que o Senhor Jesus, continue abençoando a todos e que todos nós venhamos a dissiminar o mais importante para a humanidade, que é a salvação em Cristo Jesus. Mudança de Vida, Mudança de Carater, Curas se for preciso, Lutas e Grande vítorias na nossa caminhada com Cristo e principalmente nossa eternidade no final da nossa caminhada, da nossa trajetória.

God Bless you. Deus abençoe vocês!

srl

é notoria a vinda do Senhor,que pena que muitos estão se preocupando com as coisas dessa vida,como o Senhor relata la em lucas cp10 vs38. “marta, marta estás ansiosa e fadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e maria escolheu a boa parte, a qual não será tirada”

MARCIO

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. Oséas 4-6

Francisco

Concordo com o ensino, pois o próprio Jesus disse no evangelho de João 4 vezes, que Ele ressuscitaria no último dia aquele que cresse, … e último dia é último dia e não sete anos antes.

THIAGO DE SOUSA RIBEIRO NETO

dia 20/02/2013

A escritura está para cada um de nós interpretarmos os textos de acordo com a hermenêutica da lei sagrada e segui-la. Dúvidas e contradições vão sempre existe.Por esse motivo, nós temos a Bíblia para ler, interpretar e seguir.

A PALAVRA É A DO SENHOR

AMÉM

THIAGO DE SOUSA

eliquecio rocha

é muito bom termos uma esplanaçao tão embasada como essa…
porem receio q a leitura se torna um pouco massante.
Sugiro tornar mais dinamica e prática a escrita do artigo para assim
alcançar mais e mais pessoas desejosas pelo conhecimento
abraços

Rubens Alpha Junior

Não precisa procurar muito na Bíblia para ver que NÃO EXISTE arrebatamento secreto e sim arrebatamento dos mortos reestruturados e transformados e os vivos transformados com todos os olhos vendo, muito barulho.e os não salvos sendo mortos. Só NÃO consegue ver quem NÃO sabe ler.

Venilto

As sete cartas para as sete igrejas da ásia indicam, além da mensagem para aquelas igrejas naquele tempo, períodos pelos quais a igreja de Cristo passaria na terra, e para a igreja de Filadélfia ele diz “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo para tentar os habitam na terra” não há razões para a igreja de Cristo passar por essa tribulação ou prova; foi dito que ele nos guardaria da hora da tentação, não na hora da tentação.

Arthur

Cada vez que alguém propor uma data como sendo certa, pode ficar tranquilo que naquela data nada acontecerá… pode ser um dia antes, ou mesmo um dia depois… porque ninguém sabe a data, nem homem, nem anjo.. só Deus o Pai.
.
Saber quando não é relevante.. o relevante é: ser um dos santos… busque viver cada dia como se fosse o ultimo.. e um dia será.. busque manter-se santo cada dia, como se fosse o ultimo dia para que seja garantido a sua salvação.. pois não sabemos quando morreremos ou mesmo quando nosso Senhor retornará.
.
Eu penso que as pessoas que se preocupam muito em saber quando o Senhor retornará, devem estar com medo da morte… alimentam uma esperança desnecessária de ser arrebatado vivo… oro para que a visita da morte não tire a paz do irmão no ultimo minuto da sua vida… já imaginou que tristeza seria perder a salvação no ultimo minuto de vida? Não alimente o medo da morte.. confie no Senhor.. cada dia aumente seu relacionamento com o Pai.. busque a sua santificação.. viva em serviço ao próximo, guardando o dia do Senhor e divulgando o evangelho: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (marcos 1:15).
.
“Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” (1co 9:14)

Josilane Soares Figueiredo Sant’Anna

O livro de Apocalipse é um livro muito falado,ate porque quem gosta muito de falar sobre o assunto que esse livro aborda, acaba falando o que não deve. Mais nesse estudo deu para esclarecer bastante as minhas dúvidas e olhem que não eram poucas. Amei esse estudo, e eu gostaria de saber mais sobre esse livro que é um mistério para todos.

Ester

Estou feliz por ver um assunto tao interessante e agora, mto discutido, eu tmb acredito q a vinda do Senhor sera bastante barulhenta…

José Flávio

Analisem esse dois textos:”Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel”Apocalipse 7:4;”Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.”Apocalipse 14:1.Eles não nos dizem os que serão arrebatados? Obs: As tribos de Israel citada no primeiro texto Ap.7:4,não seria uma nova forma de organização do povo de Deus escolhidos da terra?

Elissandra

MUITO OBGADA POR ESTE ESTUDO, PRECISAMOS ALERTAR A IGREJA E A NAÇÃO EM GERAL SOBRE ESTE ASSUNTO QUE TEM SIDO DETURPADO DENTRO DAS IGREJAS! DEUS ABENÇOE SUA VIDA DR. SAMUELE

RPAC

muito bom esse estudo. esclarece com muito precisão um tema q deixa muitas dúvidas na mente do cristão

VERA LUCIA fOGAÇA

ASSISTI ONTEM NO PROGRAMA NA MIRA DA VERDADE E GOSTEI DA ESPLANAÇÃO DESTE TEMA.CONSIDERANDO TER ASSISTIDO O FILME NA MINHA IRMÃ CRISTÃ E DE SANGUE.
E ELA TEVE AQUILO COMO VERDADE,POREM EU CONTESTEI.SOU PELA ANUNCIAÇÃO DAS TROMBETAS E QUE MUITO BARULHO SERÁ FEITO QDO DA SUA VINDA.
PARABENS, POR TRATAR DE UM TEMA TÃO POLEMICO E PRESENTE NOS DIAS ATUAIS,
CREIO ESTAR BEM PROXIMO ESSE DIA.

Aldair

É difícil imaginar como será a grande tribulação,mas melhor ainda é saber que a nossa esperança está na volta de Cristo.

rosana alex braga aires

A BÍBLIA NOS DIZ QUE:” OLHAI TUDO RETENDE O QUE FOR BOM”, SÓ CONCORDO QUE O ARREBARAMENTO É UM EVENTO ÚNICO, GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA NA BÍBLA QUE HAVERÁ MILHARES DE JUDEUS CONVERTIDOS, PELO O QUE EU SEI SÃO 144 MIL.
ESTOU DISPOSTO A MUDAR DE IDEA SE ESTIVER ERRADO FIQUE À VONTADE PARA MANDAR QUALQUER ARGUMENTO PARA O MEU EMAIL.

Eliane Nascimento Rodrigues

Gosto muito de aprender sobre escatologia,e sempre ouvi sobre o arrebatamento parcial,porém a bíblia não nos fornece detalhes sobre isto.Mas o importante mesmo é nos dedicarmos ao Senhor sermos fiéis a ele.

Andréa

Obrigada pela explicação.
Assisti a vários filmes sobre arrebatamento mas, sempre achei muito estranho e diferente do que a Bíblia ensina.É sempre bom recorrermos as Escrituras.

ines

Não importa quando será, se antes ou depois disso ou daquilo, o que importa realmente e tem que interessar a nós é que ELE virá e que possamos nos preparar para este momento, não importa mais nada e sim como nos preparar para este evento.Esta é a minha simples opinião.

antonio jose teixeira

ESTOU PELA PRIMEIRA VEZ ENTRANDO NESTE ESTUDO PELA INTERNET
ESPERO SER DE BOM PROVEITO POIS TENHO MUITA VONTADE DE ESTUDAR
A PALAVRA DE DEUS. NUNCA É DEMAIS ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.
JÁ FAZ MAIS DE 30 ANO QUE SIRVO A DEUS. FUI RESGATADO DO MUNDO
PELA MISERICÓRDIA. JESUS ME ACHOU. ESTOU MUITO FELIZ. A PAZ DO SENHOR.

Marcela Santos Torres

Fico muito grata!! Acho muito importante tirarmos todas as nossas dúvidas, e vocês proporcionam mais que isso!!

wcgl

o estudo é até bem interessante, mas alguns assuntos tratados aqui me pareceu em partes tendencioso. Para a denominação a qual pertence a publicação

KDLJAJDF

por isso jesus se fez carne…. porque naquele tempo o que havia era desacordo das leis… teorias de cada um que prevalecia mais do que a própria fé….creio que basta somente crer…. se creres verás a glória de Deus.
fariseus. escribas saduceus esses ai….. só viviam debaixo do aio da lei,,
então Cristo veio esclarecer a tal…..
se crer ou não crer… crer em DEUS e em suas maravilhas. e aguardam a vinda de seu filho amado.
fiquem em desacordo com o pecado, a apostasia, o mudanismo, e se uma benção.

KDLJAJDF

QUANDO HOUVER UMA FALSA PAZ E SEGURANÇA AI SIM EU VIREI DO CÉU……..