biblia.com.br

Aprenda a estudar a Bíblia

inspirada

15 de janeiro de 2018

Este artigo vai ensinar a você cinco passos para interpretar corretamente o Livro Sagrado.

Dicas para aproveitar melhor a leitura do Livro Sagrado

Matemática se estuda fazendo cálculos. Português, com leitura e redação. Inglês, com listening espeaking. E a Bíblia? Este artigo vai ensinar a você cinco passos para interpretar corretamente o Livro Sagrado.

Ore

Ninguém melhor para explicar um livro do que o seu autor. Antes de estudar uma passagem da Bíblia, peça a iluminação dAquele que a inspirou. Depois, ore agradecendo as bênçãos recebidas por meio do estudo e peça forças para praticar o que aprendeu.

Deixe a Bíblia interpretar a si mesma

Antes de buscar ajuda de fora – de algum livro ou professor – procure outros textos bíblicos que esclareçam o que você selecionou. Para isso, veja se sua Bíblia tem umas letrinhas sobrescritas no texto e referências no rodapé da página ou na coluna do meio. Se você procurar as passagens indicadas, descobrirá mais informação sobre o assunto. Bíblias de estudo, concordâncias e dicionários bíblicos são ferramentas que podem ajudar.

Analise o contexto

Há um ditado que diz que “um texto fora do contexto vira um pretexto”. Ao estudar as Escrituras, leve em consideração o capítulo e o livro em que se encontra o trecho que você escolheu, bem como os versos que estão antes dele e os que vêm depois. Com a ajuda de um comentário bíblico, procure entender quem escreveu e quando, onde, para quem e por que escreveu. Procure também descobrir o que acontecia na época em que o texto foi escrito.

Compare

A Bíblia é uma só, mas sua linguagem depende da tradução. Se você tiver dificuldade em compreender o vocabulário mais clássico de versões como a Almeida Revista e Corrigida e a Revista e Atualizada (SBB), opte por versões contemporâneas como a NVI (Bíblica Brasil) e a Almeida Século 21 (Vida Nova). Compare várias versões para ter uma compreensão mais ampla do texto.

Aplique

Não adianta nada conhecer a Bíblia de capa a capa e não viver o que ela ensina. Após o estudo, pergunte a si mesmo: Que lições posso extrair deste texto? Diante disso, o que devo fazer? Anote suas respostas nas margens da página ou em um caderno e releia periodicamente o que você escreveu. Isso ajudará você a não perder o foco.

Equipe Biblia.com.br

_______________

Fontes:

George W. Reid (ed.), Compreendendo as Escrituras (Unaspress, 2007);

Roy Zuck, A Interpretação Bíblica (Vida Nova, 1994);

Wilson Paroschi (Faculdade Adventista de Teologia – Unasp), “Hermenêutica” (anotações de classe, 2009).

Mundo novo
A corrupção tem cura

Comentários

Denise Cypreste Pereira

Bom dia! muito bom essas coisas que estão escritas nesta página pq hoje aprendi como devemos ler a Bíblia. orar antes de ler e depois agradecendo tudo que leu e entendeu.

Zilda da Silva Ribeiro

Excelente estudo

Elizete Borges do nascimento

Amém

Flávia Oliveira

Creio que vou conseguir estudar melhor a bíblia sagrada agora

Marcelo de Salles Scola

Boa tarde irmãos !!
Me converti a 2 anos, gosto da palavra e acompanho os programas da novo tempo e do pastor IVAN Saraiva e gosto muito. Porém gostaria de entender e aprender mas sob a palavra de Deus. O que vocês me indicam para aprender a palavra?

Mariana Barros Caldeira

Bom dia e a paz do Senhor JESUS CRISTO!
Gostaria muito de estudar a Bíblia Sagrada mas tenho dificuldade de interpretar. Gostaria se possível de receber livros que me ajude a entender. Sou de outro denominação, mas sou encantada com os ensinamentos de vcs o carinho o jeito de ensinar. Tenho sede e fome da palavra de Deus. Tenho uma lojista e ouço o dia inteiro. Também sou anjo a mais de 3 anos por amor ao trabalho de vcs de levar a palavra. É o mínimo que posso fazer por este trabalho tão grandioso e belo. Deus abençoe este trabalho sempre

Jurandir Silva

Quero aprender a ler a bíblia de maneira pratico e conhecer melhor. Saber ser guiado por conhecimento bom onde posso te aproveitou desta obra bíblia…

Ana Maria de souza

Eu quero receber um estudo bíblico

Dailton Serrano Borges

Boa noite! Estou muito interessado a aprender interpretar a Bíblia.
Ja fui até um pregador da palavra,mas creio que muitas vezes me faltava discernimento.(visão de Deus). e isso me afastou da igreja que congregava.
Por tanto se vcs puderem me ajudar a voltar aos caminhos de Deus,seria o melhor presente que eu já estaria recebendo em minha vida.preciso de Deus na minha vida. Fiquem com a paz de Deus.e muito obrigado.fico aguardando um retorno.

juliana

ola gostaria de ganhar o estudo da biblia mais moro em zona rural e nao chega correio aqui como faço

Alberto Quimuanga(Betico)

Bom dia prezados irmãos e amigos

Tem sido muito bom e abençoado,fazer os estudos Bíblicos por esta via a partir de Angola, mais tenho encontrado muitos constrangimentos,no que concerne ao cadastramento,tem campos que são obrigatórios e que a nossa realidade não se aplicam,gostaria se possível reverem muito bem consoante as realidade de cada País.

Maranata!

Azenaide Sapalo

Sei quase nada sobre a Bíblia, mas anseio imenso aprender sobre como estudá-la primeiramente e, com isso, poder ajudar aos outros de certa forma. Agradeceria muito se a equipe Bíblica me ajudasse nesse e outros aspectos.

socorro araujo

Quero uma maneira mais facil de aprender a bíblia

Rosangela Jorge

Me batizei na igreja adventista há quase seis meses e quero muito aprender mais e mais sobre a Bíblia desde já agradeço a oportunidade.

Ricardo Lopes da Cunha

Gostaria de receber o estudo do dvd que o Tito da mira da verdade estar oferecendo gratuito

Lizete

Obrigada pela dica sou adventista do sétimo dia, e nunca tinha visto a Bíblia desta maneira, obrigada.

Jose Dey

Amados irmaos, Graça e a Paz de Cristo Jesus, eu quero aprender a estudar a biblia, por qual curso devo começar, pois alem de aprender quero guarda-la no meu coracao, Deus abenções voces. amem

Antonio Calurindo Da silva

Olá irmão, gostaria de receber um estudo bíblico grátis por escrito, modelo de livro ou revista. Como estudar a Bíblia? (…) Assisto a Novo Tempo na NET Tv, canal 184, congrego na Congregação Cristã no Brasil há 50 anos. Eles não fazem curso de teologia. Por isso, quero aprender mais com vocês. Tenho aprendido com as pregações na TV Novo Tempo. E quero estudar muito mais com vocês. Obrigado, graça e paz.. Antonio Calurindo Da silva.

Maria Helena da Costa Sousa

Gosto muito da palavra de Deus. É gostaria de ter mais conhecimento. Prego a palavra de Deus. Gostaria de ajuda das sagradas Escrituras

lucelia santos de araujo

gostaria muito de aprender um pouco mais sobre a biblia.

uillian augusto da cruz

quero fazer. mais estudo biblico .

Darlene Lucia Rodrigues

Tenho feito vários cursos, mas peço o material visto que tenho dificuldade de guardar memórias recentes. Mas, estou adorando cada curso que fiz porque aprendi muito.
O curso Fique Leve me ajudou demais.

ronis pereira de freitas

muito bom.gostaria aprender.

Garcia Bernardo Dala

Deus seja lovado, desejo realizar um curso Bíblico on-line.

Sandra

Boa tarde, a paz do Senhor! amei essa página comecei a assistir os vídeos do Arena e estou amando, todos os dias assisto no meu celular enquanto trabalho e tem me edificado muito porque também posso passar para outras pessoas, que o Senhor os abençoe. Nesse momento estou ouvindo o vídeo sobre o dizimo grande abraço.

Claudia

Boa tarde,eu tenho muita vontade de entender a Bíblia,leio mas tenho dificuldade de entender.

Sonia savergnini zucarato

Gostaria muito de estudar a Bíblia e entender muitas coisas que não entendo. Obrigada!

josefa maria da silva

meu maior desejo é saber interpretar a palavra de Deus. gosto muito de fazer a obra de Deus, mas muitas vez sou chamada para pregar e muitas vez fico triste porque não tenho muito entendimento da Palavra. por isso tenho desejo de aprender a Bíblia.

elizabete sampaio

bom dia na paz do senhor quero muito fazer esse cuso

Antonio paz de senna

É tão bom quando temos a Deus para nos orientar na direção certa.

Magaly Maria da Silva Oliveira

Gostaria muito de ganhar o estudo: “Como estudar a Bíblia”.
Desde já, quero agradecer e dizer que amei encontrar esse canal. Sou grata a Deus, pois o canal Novo Tempo tem me ajudado muito. Obrigada!
Graça e paz.
Deus os abençoe!
Abraços.

Aprenda com a Bíblia

Gostei demais desses artigos, tenho aprendido coisas interessantíssimas. Desejo que todos tenham um ótimo proveitos dos mesmos!!

Eraldo Pardini da Silva

Eu gosto muito dos ensinamentos da novo tempo ensina sem complicações, ensina com mais prática, com muito entendimento e autoridade na Palavra; faz com que eu sinta muita confiança e fé graças ao bom Deus! que o nosso bom Deus em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo abençoe a cada um dos amigos irmãos da Novo Tempo. Amém!

Luiz Felipe Sydulovicz

Achei muito bençao seu site ! esclareceu muitas duvidas !! Deus abençoe .

José Carlos Gomes de Almeida

Olá irmão.. Muito obrigado pelos artigos publicados. Estão me ajudando e muito.Olhem gostaria muito de participar do curso bíblico online sobre descobertas bíblicas,mas morro em Cabo Verde e não estou conseguindo me registar..por favor me ajudem…MARANATA

Neide

Olá, gostaria de estar participando de um grupo online para estudar a biblia, vc poderia estar me indicando algum, pois tenho muita dificuldade em estudar sozinha.
Obrigada

paticia caetano

Obrigada.